Benefícios da Amêndoa – Para que serve e como usar

Especialista:
atualizado em 02/12/2020

Propriedades anticancerígenas, retarda o envelhecimento da pele e controle ao diabetes: conheça todos os benefícios da amêndoa e para que serve!

Amêndoas são oleaginosas ricas em fibras, proteínas, vitamina E, magnésio vitamina B2, fósforo. Além disso, o alimento é um poderoso antioxidante, bastante versátil e que pode ser adicionado de diversas maneira na dieta.

Embora nem todos saibam, o número de benefícios da amêndoa, mesmo de uma pequena porção, é surpreendente. Isso porque ela tem propriedades que são muito efetivas na perda de peso e na prevenção a certas doenças. De quebra, é uma fonte potente e saudável de energia!

Propriedades e benefícios da amêndoa

Veremos agora para que serve a amêndoa, entendendo seus benefícios para a saúde, bem estar e boa forma.

1. Colesterol na medida certa

Apesar de ser rica em gordura, a amêndoa é uma grande aliada para quem precisa diminuir o nível de colesterol ruim (LDL). Ela aumenta o colesterol bom (HDL) que retira moléculas de gordura do sangue. Ao fazer isso, diminui o risco de ataques cardíacos.

Um estudo publicado no jornal da Associação Dietética Americana explica que a amêndoa é importante para quem precisa diminuir o nível de colesterol ruim porque ela é a maior fonte de vitamina E disponível na natureza.

Outro estudo descobriu que 42 gramas de amêndoas por dia baixa o LDL em 5,3 mg/dl, mantendo o HDL. Além disso, elas ainda evitam que o LDL oxide, o que causa problemas no coração.

1. Retarda o envelhecimento da pele

Os antioxidantes da amêndoa têm propriedades que protegem a pele contra o estresse oxidativo e a ação dos radicais livres. Além disso, criam uma proteção mais efetiva contra os raios UV, prevenindo o envelhecimento precoce.

A maior parte dos antioxidantes estão na casca, então não a descarte. A vitamina E presente nas amêndoas também protege as proteínas de colágeno e elastina essenciais para uma pele firme e com aspecto jovial.

2. Aumenta a saciedade e ajuda a emagrecer

Esse é um dos benefícios da amêndoa mais desejados e que as pessoas menos têm conhecimento. Por serem ricas em proteína, fibras e gordura monoinsaturada, as amêndoas aumentam muito a sensação de saciedade.

Embora sejam ricas em lipídios, as gorduras encontradas em sua composição são saudáveis. Além disso, elas são famosas por contribuir com o metabolismo.

3. Faz bem para o coração

Apesar de ser rica em gordura, a amêndoa é uma grande aliada para quem precisa diminuir o nível de colesterol ruim (LDL). Ela aumenta o colesterol bom (HDL) e diminui o risco de ataques cardíacos. O magnésio e o potássio presente nas amêndoas também ajudam a regular a pressão sanguínea.

Assim como outras sementes, as amêndoas diminuem os riscos de doenças do coração porque são uma incrível fonte de gorduras insaturadas, proteína, potássio e antioxidantes.

Além disso, elas ainda são uma boa fonte de ácido fólico e vitamina E e diminuem o nível de homocisteína – fatores importantíssimos para a saúde das artérias.

4. Ideal para diabéticos

Amêndoas ajudam a diminuir o nível de glicose e insulina depois das refeições e portanto, são uma boa maneira de evitar picos de açúcar no sangue.

Entre 25% e 38% de quem sofre com diabetes tipo 2 tem deficiência de magnésio e a amêndoa pode resolver isso. Apenas 56 gramas de amêndoas provêm 150 mg de magnésio por dia, sendo que o indicado é consumir de 310 mg a 420 mg.

5. Ajuda a ganhar músculos

Entre os benefícios da amêndoa, está o desenvolvimento muscular. Elas são uma excelente fonte de proteínas, que é essencial para ganhar músculos. Por exemplo, um quarto de uma xícara de amêndoas tem 8 gramas de proteína, 2 gramas a mais do que um ovo.

6. Ajuda o cérebro a permanecer saudável

Estudos mostram que consumir amêndoas periodicamente traz benefícios para o sistema nervoso como um todo.

Alguns de seus nutrientes são muito importantes para crianças em fase de crescimento, enquanto outros potencializam a atividade cerebral e criam novas conexões neurais, reduzindo o risco de Alzheimer nos mais velhos.

7. Ajudam a fortificar ossos e dentes

O ômega 3 tem propriedades benéficas para os ossos porque ele aumenta a absorção de cálcio e deixa os ossos mais densos ao melhorar a síntese de colágeno. Apenas 92 gramas de amêndoas fornecem 24% da quantidade de cálcio que o corpo precisa por dia.

Como se não bastasse, elas ainda são uma boa fonte de magnésio e fósforo, que também são importantes para a saúde dos ossos e dentes e para evitar a osteoporose.

8. Muito mais energia

Se você está precisando de energia extra e não quer se consumir gordura ruim e açúcares, existem muitos benefícios da amêndoa para você.

Isso porque ela é um alimento com grande quantidade de calorias de qualidade, rico em nutrientes que ajudam a converter essas calorias em energia durável. Além disso, a presença do manganês, cobre e riboflavina aumenta a produção de energia e acelera o metabolismo.

Propriedades nutricionais da amêndoa

Amêndoas

Porção de 28g (23 unidades):

  • Energia: 164 calorias
  • Carboidratos: 5,6
  • Açúcares: 1,4 g
  • Gorduras: 14,4 g
  • Proteínas: 6 g
  • Fibras: 3,3 g
  • Potássio: 206 mg
  • Colesterol: 0 mg
  • Sódio: 0 mg

Como usar: veja dicas e aproveite os benefícios da amêndoa!

A maneira mais comum de aproveitar os benefícios da amêndoa é consumi-la como um lanche entre as refeições, já que um punhado delas pode promover saciedade e segurar sua fome até a próxima refeição.

Uma das formas diferentes de consumo de amêndoa é por meio do leite feito a partir dessa oleaginosa. Saiba como fazer leite de amêndoas e assim você poderá consumi-lo até mesmo como pré-treino ou antes de praticar esportes para o ganho energético.

Já a farinha de amêndoa permite que muitas receitas sejam feitas como substituta da farinha de trigo sem glúten e com muito menos carboidratos.

Confira, portanto, algumas receitas low carb feitas com farinha de amêndoa e coma sem prejudicar a sua dieta. Além disso, vale a pena conhecer também como fazer a farinha amêndoa e ter a sua própria em casa.

Aproveite para conferir vídeos da nossa nutricionista mostrando para que serve e como fazer receitas com amêndoas!

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios da amêndoa? Agora que conhece as propriedades e sabe para que serve, pensa em incluí-la na sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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35 comentários em “Benefícios da Amêndoa – Para que serve e como usar”

  1. Fiquei surpresa ao saber dos benefícios da amêndoa. Eu sou vegana e vou passar a consumir o leite de amêndoa, a partir das informações fornecidas pela Dra. Patricia Leite.
    Agradecimentos.

  2. Descobri recentemente que o miolo de amêndoa é excelente para quem sofre de azia ou refluxo gástrico. Mastigar bem até ficar uma pasta leitosa e depois engulir passa imediatamente todo o ardor.