Benefícios da Amêndoa – Para que serve e como usar

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atualizado em 05/12/2020

Propriedades antioxidantes, retarda o envelhecimento da pele e combate o diabetes: conheça todos os benefícios da amêndoa e para que serve.

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Amêndoas são oleaginosas ricas em fibras, proteínas, vitamina E, magnésio, vitamina B2, fósforo. Além disso, o alimento é um poderoso antioxidante, bastante versátil e que pode ser adicionado de diversas maneira na dieta.

Embora nem todos saibam, o número de benefícios da amêndoa, mesmo de uma pequena porção, é surpreendente. Isso porque ela tem propriedades que são muito efetivas na perda de peso e na prevenção a certas doenças. De quebra, é uma fonte potente e saudável de energia!

Propriedades e benefícios da amêndoa

pote de amêndoas

Veremos agora para que serve a amêndoa, entendendo seus benefícios para a saúde, bem estar e boa forma.

1. Colesterol na medida certa

Apesar de ser rica em gordura, a amêndoa é uma grande aliada para quem precisa diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL). Ela aumenta o colesterol bom (HDL) , e ao fazer isso, diminui o risco de ataques cardíacos.

Um estudo publicado no Journal of Nutrition em 2015, relatou que uma dose baixa de amêndoas (10 g / dia) consumida antes do café da manhã pode aumentar o colesterol HDL, além de melhorar outros marcadores do metabolismo lipídico.

Outro estudo publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics em 2009 descobriu que o consumo de 25 a 168 g por dia de amêndoas por dia ajudou a baixar o colesterol LDL.

Além disso, elas ainda são uma boa fonte de ácido fólico e vitamina E e diminuem o nível de homocisteína – fatores importantíssimos para a saúde das artérias.

2. Retarda o envelhecimento da pele

Os antioxidantes da amêndoa têm propriedades que protegem a pele contra o estresse oxidativo e a ação dos radicais livres. Além disso, criam uma proteção mais efetiva contra os raios UV, prevenindo o envelhecimento precoce.

A maior parte dos antioxidantes estão na casca, então não a descarte. A vitamina E presente nas amêndoas também protege as proteínas de colágeno e elastina essenciais para uma pele firme e saudável.

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3. Aumenta a saciedade e ajuda a emagrecer

Esse é um dos benefícios da amêndoa mais desejados e que as pessoas menos têm conhecimento. Por serem ricas em proteína, fibras e gordura monoinsaturada, as amêndoas aumentam muito a sensação de saciedade.

Embora sejam ricas em lipídios, as gorduras encontradas em sua composição são saudáveis. Além disso, elas são famosas por contribuir com o metabolismo.

4. Ideal para diabéticos

Amêndoas ajudam a diminuir o nível de glicose e insulina depois das refeições e portanto, são uma boa maneira de evitar picos de açúcar no sangue.

Entre 25% e 38% dos quem sofre com diabetes tipo 2 tem deficiência de magnésio e a amêndoa pode resolver isso. Apenas 56 gramas de amêndoas provêm 150 mg de magnésio por dia, sendo que o indicado é consumir de 310 mg a 420 mg.

5. Ajuda a ganhar músculos

Entre os benefícios da amêndoa, está o desenvolvimento muscular. Elas são uma excelente fonte de proteínas, que é essencial para ganhar músculos. Por exemplo, um quarto de uma xícara de amêndoas tem 8 gramas de proteína, 2 gramas a mais do que um ovo.

6. Ajuda o cérebro a permanecer saudável

Estudos mostram que consumir amêndoas periodicamente traz benefícios para o sistema nervoso como um todo.

Alguns de seus nutrientes são muito importantes para crianças em fase de crescimento, enquanto outros potencializam a atividade cerebral e criam novas conexões neurais, reduzindo o risco de Alzheimer nos mais velhos.

7. Ajudam a fortalecer ossos e dentes

Apenas 92 gramas de amêndoas fornecem 24% da quantidade de cálcio que o corpo precisa por dia, o que é essencial para a saúde dos ossos.

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Como se não bastasse, elas ainda são uma boa fonte de magnésio e fósforo, que também são importantes para a saúde dos ossos e dentes e para evitar a osteoporose.

8. Muito mais energia

Se você está precisando de energia extra e não quer se consumir gordura ruim e açúcares, existem muitos benefícios da amêndoa para você.

Isso porque ela é um alimento com grande quantidade de calorias de qualidade, rico em nutrientes que ajudam a converter essas calorias em energia durável. Além disso, a presença do manganês, cobre e riboflavina aumenta a produção de energia e acelera o metabolismo.

Como usar: veja dicas e aproveite os benefícios da amêndoa!

A maneira mais comum de aproveitar os benefícios da amêndoa é consumi-la como um lanche entre as refeições, já que um punhado delas pode promover saciedade e segurar sua fome até a próxima refeição.

Uma das formas diferentes de consumo de amêndoa é por meio do leite feito a partir dessa oleaginosa. Saiba como fazer leite de amêndoas e assim você poderá consumi-lo até mesmo como pré-treino ou antes de praticar esportes para o ganho energético.

Já a farinha de amêndoa permite que muitas receitas sejam feitas como substituta da farinha de trigo sem glúten e com muito menos carboidratos.

Confira, portanto, algumas receitas low carb feitas com farinha de amêndoa e coma sem prejudicar a sua dieta. Além disso, vale a pena conhecer também como fazer a farinha amêndoa e ter a sua própria em casa.

Aproveite para conferir vídeos da nossa nutricionista mostrando para que serve e como fazer receitas com amêndoas.

Propriedades nutricionais da amêndoa

ComponentesPorção de 100 gPorção de 30 g
Calorias632 kcal189 kcal
Carboidrato total21,5 g6,46 g
Carboidrato disponível9,04 g2,71 g
Proteína21,1 g6,34 g
Gorduras49,9 g15 g
Gorduras saturadas3,8 g1,14 g
Gorduras monoinsaturadas31,6 g9,47 g
Gorduras poliinsaturadas12,3 g3,7 g
Gorduras transNANA
Fibra alimentar12,5 g3,75 g
Colesterol00
Cálcio269 mg80,7 mg
Ferro3,71 mg1,11 mg
Sódio1 mg0,3 mg
Magnésio270 mg81 mg
Fósforo481 mg144 mg
Potássio733 mg219 mg
Zinco3,12 mg0,94 mg
Cobre1,03 mg0,31 mg
Selênio4,1 mg1,23 mg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)25,6 mg7,69 mg
Tiamina0,2 mg0,06 mg
Riboflavina1,14 mg0,34 mg
Niacina3,62 mg1,09 mg
Vitamina B60,14 mg0,04 mg
Equivalente de folato44 mcg13,2 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios da amêndoa? Agora que conhece as propriedades e sabe para que serve, pensa em incluí-la na sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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35 comentários em “Benefícios da Amêndoa – Para que serve e como usar”

  1. Fiquei surpresa ao saber dos benefícios da amêndoa. Eu sou vegana e vou passar a consumir o leite de amêndoa, a partir das informações fornecidas pela Dra. Patricia Leite.
    Agradecimentos.

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  2. Descobri recentemente que o miolo de amêndoa é excelente para quem sofre de azia ou refluxo gástrico. Mastigar bem até ficar uma pasta leitosa e depois engulir passa imediatamente todo o ardor.

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