Benefícios da farinha de jatobá, como fazer e receitas

Especialista da área:
atualizado em 23/12/2020

O fruto jatobá (Hymenaea sp) é quem dá origem à farinha de jatobá. Em 100 gramas, o fruto pode fornecer nutrientes importantes para o organismo, como por exemplo carboidratos, fibras, cálcio, fósforo, ferro, retinol (vitamina A), vitamina B3 e vitamina C.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas será que os benefícios da farinha de jatobá são realmente vantajosos? Vamos falar sobre isso e aprender como o alimento deve ser usado!

Para que serve – 5 benefícios da farinha de jatobá

1. Propriedades nutricionais

A farinha de jatobá é um alimento relevante no ponto de vista nutricional porque serve como fonte de nutrientes importantes ao organismo. Por exemplo, proteínas, cálcio e potássio.

Aliás, o valor de proteínas da farinha de jatobá foi apontado como semelhante ao do fubá de milho e superior ao da farinha de mandioca pela publicação “Jatobá (Hymenaea courbaril L.)”.

Por outro lado, segundo o artigo científico “Utilização da Farinha de Jatobá (Hymenacea Stigonocarpa mart.) na Fabricação de Pão de Forma” a farinha de jatobá tem alto valor energético, baixo teor lipídico e proteico e um teor razoável de minerais.

A saber, o destaque é para o potássio e o magnésio. Além disso, o trabalho, apontou que a farinha de jatobá carrega uma quantidade alta de açúcares e fibras insolúveis.

2. Enriquecimento de alimentos

Pão com farinha de jatobá

Ainda de acordo com o estudo citado acima, é justamente por apresentar uma boa quantia de fibras que utiliza-se a farinha de jatobá como ingrediente para enriquecer o teor de fibras de produtos. Por exemplo, pães, bolos e biscoitos.

Isso é relevante porque as fibras auxiliam a digestão, contribuem com a prevenção da prisão de ventre e colaboram com a sensação de saciedade do corpo.

Mais especificamente, as fibras insolúveis, presentes em boas quantidades na farinha de jatobá, adicionam volume às fezes e, aparentemente, auxiliam os alimentos a passar mais rapidamente pelo estômago e pelos intestinos.

3. Fonte de potássio

Embora exista uma ou outra divergência entre as fontes que mencionamos no primeiro tópico, não podemos deixar de perceber que ambas concordam que a farinha de jatobá é fonte de potássio.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso é uma boa notícia porque o mineral é importante para a construção de proteínas, a decomposição e uso de carboidratos, a formação de músculos e a manutenção de um crescimento corporal normal.

Além disso, o potássio é necessário para a função nervosa, o controle da atividade elétrica do coração e o controle do equilíbrio ácido-base do organismo.

4. Aproveitamento na culinária

Cozinhar com farinha de jatobá

Por exemplo, você pode usar a polpa farinácea do jatobá na preparação de bolos, pães, mingaus, entre outros quitutes. Aliás, você vai aprender como preparar dois deles abaixo.

5. Suporte à sustentabilidade

Fazer a própria farinha de jatobá em casa não é algo tão difícil – conforme você poderá verificar na receitinha ali de baixo. Além disso, pode ser uma atitude que ajuda a exercer um consumo mais sustentável.

Isso porque ao produzir a própria farinha em casa, a pessoa deixa de comprar ou pelo menos diminui a quantidade adquirida das farinhas industrializadas. Esses produtos costumam vir em embalagens feitas com materiais que não são tão bacanas para o meio ambiente.

Como fazer farinha de jatobá

Ingredientes:

  • Jatobás maduros, sadios e sem broca na casca.

Modo de preparo:

Quebrar os jatobás – o martelo deve ser utilizado para fazer isso.

  Continua Depois da Publicidade  

Em seguida, passar os frutos pelo ralador até que apareçam as sementes de cada um para obter a farinha; então, passar pela peneira.

Bater a parte grossa que restar no liquidificador e, logo após, passar pela peneira mais uma vez. Dessa forma, a sua farinha de jatobá estará pronta.

Receitas com farinha de jatobá

Agora que você já sabe como fazer a farinha de jatobá, veja então como inserir em receitas na sua dieta:

1. Biscoitos de jatobá

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de farinha de jatobá;
  • 3 ½ xícaras de chá de farinha de trigo enriquecida com ferro;
  • 1 ½ xícaras de chá de açúcar;
  • 3 colheres de sopa de margarina;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 3 ovos;
  • 1 xícara de chá de maisena;
  • Açúcar com canela a gosto.
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo:

Encher um potinho com o açúcar com canela a gosto e reservar.

Então, colocar o restante dos ingredientes em uma tigela grande e misturar. Logo após, enrolar e cortar a massa em porções pequenas, formando anéis finos;

Passar um dos lados de cada biscoito na mistura de açúcar com canela.

Logo depois, transferi-los para uma assadeira e levar ao forno para assar em fogo médio – 150º C – ao longo de aproximadamente 30 minutos.

2. Bolo de jatobá com fubá de milho

Ingredientes:

  • 1 ½ xícaras de chá de farinha de jatobá;
  • 1 ½ xícaras de chá de fubá de milho;
  • 3 xícaras de chá de leite;
  • 2 colheres de sopa de margarina;
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó;
  • 1 pitada de sal;
  • Açúcar a gosto;
  • 3 ovos.

Modo de preparo:

Bater o fubá de milho juntamente com o leite, fazendo uso do liquidificador.

Então, adicionar o açúcar, as gemas dos ovos e a margarina em uma vasilha e bater.

Logo depois, juntar os ingredientes do liquidificador com os da vasilha e acrescentar a farinha de jatobá. Então, misturar.

Adicionar então as claras dos ovos em neve e o fermento. Logo após, misturar novamente e transferir a massa para uma assadeira untada e enfarinhada;

Levar então ao forno para assar. Antes de desligar o forno, fazer o teste do palitinho: espetar a massa até o fim, e se ele sair sequinho, então já está na hora de desligar.

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia a farinha de jatobá? Já utilizou alguma vez? Então, conte para nós nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 4,67)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

3 comentários em “Benefícios da farinha de jatobá, como fazer e receitas”

  1. Tenho um pé de jatobá e neste ano consegui colher vária frutas. Vou fazer a farinha e chá com as cascas. Vou também experimentar a receita do bolo…

    Responder
  2. Bom muito bom… tenho pés de jatobás vou fazer farinha e me dedicar as receita de culinária…
    Parabéns pelas informações…

    Responder