10 melhores ervas que emagrecem

Especialista da área:
atualizado em 22/02/2021

Quem deseja perder peso certamente já ouviu falar de ervas que emagrecem. Mas você sabe quais são elas?

  Continua Depois da Publicidade  

Essas ervas não são milagrosas, então elas não dispensam a adoção de uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas. Mas não há como negar que essas ervas ajudam na perda dos quilinhos extras.

Por isso, vamos agora conhecer quais são as 10 melhores ervas para emagrecer, além de entender como elas funcionam.

10 melhores ervas para emagrecimento

ervas que emagrecem

1. Damiana

A Damiana é uma planta nativa da América Central, e é conhecida por agir no sistema digestivo, ajudando a soltar o intestino, combatendo a constipação.

Mas esse não é o seu único efeito pois a Damiana também ajuda a controlar o apetite, uma vez que ela mantem a sensação de saciedade por mais tempo. Assim, ela ajuda a reduzir o número de calorias ingeridas durante o dia.

Mas é preciso ter cuidado com essa erva, pois ela pode, quando ingerida em excesso, causar problemas no fígado. Por isso, a quantidade recomendada é de uma xícara por dia apenas.

2. Cúrcuma

A cúrcuma, ou açafrão da terra, é uma especiaria bastante conhecida, principalmente em países asiáticos.

Mas ela também pode ser uma ótima aliada para quem quer ou precisa perder peso. Isso se deve à presença de curcumina, uma substância que acelera o metabolismo e reduz o acúmulo de gorduras.

3. Alho

alho

Geralmente usado para temperar diversos tipos de alimentos, o alho traz muitos benefícios para a saúde, além de ajudar no emagrecimento.

Esse efeito se deve a várias pequenas ações que, somadas, levam à perda de peso, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Redução do apetite;
  • Maior queima de gordura;
  • Redução do acúmulo de gordura.

4. Erva-mate

A erva mate, muito usada na preparação de chás e do tradicional chimarrão, é uma das queridinhas de quem quer perder peso.

Ela possui uma forte atividade antioxidante, além de acelerar o metabolismo e ter um leve efeito diurético. Por isso, ela leva não só à perda de peso, mas também ajuda a combater a retenção de líquidos.

5. Ginseng

O ginseng é comumente usado na medicina tradicional chinesa, devido a sua ação positiva na saúde.

Entretanto, ela também contribui para o emagrecimento, pois ela ajuda a reduzir a absorção de gorduras pelo intestino, além de acelerar o metabolismo e promover a sensação de saciedade.

6. Pimentas

As pimentas, independentemente do tipo, são ricas em uma substância chamada capsaicina, que ajudam na perda de peso através da redução do apetite e do acúmulo de gorduras, além de acelerar o metabolismo.

Veja também: 10 tipos de pimenta e seus benefícios

7. Gengibre

gengibre fatiado

Essa raiz, de sabor picante característico, é muito usada em diversas culturas como erva medicinal.

Mas, além de ajudar a prevenir e tratar diversos problemas de saúde, o gengibre também contribui para a perda de peso, uma vez que causa algumas mudanças no organismo, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Reduz o apetite;
  • Acelera o metabolismo e a queima de gorduras;
  • Diminui a absorção de gorduras.

8. Canela

A canela é usada tipicamente no preparo de chás e de receitas doces, como bolos, tortas e biscoitos.

Mas quando se fala em emagrecimento, a canela é uma das primeiras especiarias lembradas, uma vez que ela acelera a queima de gorduras, estimula o metabolismo, reduz o apetite e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

9. Feno-grego

Essa especiaria, apesar de não ser muito conhecida, pode ajudar bastante no emagrecimento. Esse efeito se deve a sua capacidade de reduzir o apetite e, consequentemente, a ingestão de calorias.

10. Orégano 

oregano

Além de dar um sabor bem característico aos alimentos, o orégano também pode ajudar no emagrecimento. Isso se deve à presença de uma substância chamada carvacrol, que reduz o acúmulo de gordura no corpo.

Outras ervas que também ajudam a emagrecer

Além das listadas acima, existem outras ervas muito conhecidas pelo seu efeito na perda de peso. São elas:

Dicas e cuidados

As ervas mencionadas acima contribuem para a perda de peso, mas elas não funcionam de maneira isolada. Por isso, seu uso deve sempre estar associado a uma dieta balanceada e à prática de atividades físicas.

Além disso, caso não note nenhuma mudança após o início do uso dessas ervas, não aumente a quantidade ingerida, pois o excesso de qualquer uma delas pode trazer efeitos colaterais.

Você tem o costume de consumir muitas destas ervas que emagrecem? Quais são as suas preferidas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média 3,83)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “10 melhores ervas que emagrecem”