Benefícios do Inhame – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 21/08/2020

Melhora da saúde do coração, promoção da saciedade e prevenção da anemia: conheça os benefícios do inhame e como usar!

O inhame (Dioscorea spp. L.) é um dos legumes mais versáteis, saborosos e nutritivos que você poderá utilizar na sua dieta. Cada 100 gramas de inhame cozido fornecem 118 calorias, na sua maioria proveniente de carboidratos, cerca de 28 g. Encontramos também 1,5 gramas de proteína, 3,9 g de fibras e uma quantidade insignificante de gordura (0,2 gramas).

Os tubérculos são uma excelente fonte de fibras solúveis e seus carboidratos são complexos. Antes de conhecer todos os benefícios do inhame, vale a pena descobrir se o inhame engorda ou emagrece e se você está fazendo algum tipo de dieta que tenha restrições de carboidratos ou tem intolerância à glúten, também vai gostar de saber se o inhame tem carboidrato ou glúten.

Quer saber mais sobre os benefícios do inhame? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como ele pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Para que serve o inhame?

Estudos e análises têm indicado quais são os benefícios do inhame. Confira para que serve o vegetal:

  • Saúde da mulher: bom para menopausa, tensão pré-menstrual (TPM), endometriose, doença fibrocística da mama e fibrose uterina;
  • Auxílio à prevenção do câncer por ser rico em antioxidantes e diosgenina;
  • Bom para a saúde do coração;
  • Ajuda na prevenção da doença de Alzheimer;
  • Auxílio ao emagrecimento;
  • Auxílio à prevenção da anemia.

Benefícios do inhame: saiba como usar!

O inhame pode ser preparado cozido, assado ou ao vapor. Também há receitas de sopa light de inhame que você pode preparar em dias mais frios e aproveitar seus nutrientes.

Um purê light de inhame também pode ser uma excelente acomapnhamento para as refeições principais da sua dieta. Até mesmo fazer um suco de inhame traz inúmeros benefícios. Conheça ainda outras receitas com inhame para emagrecer e aproveite esse tubérculo incrível na sua dieta!

Cuidados

  • Converse com seu médico a respeito do uso do inhame. O funcionamento do sistema endócrino é bastante delicado e integrado, e a diosgenina do tubérculo pode alterá-lo, mesmo que discretamente.
  • Grávidas e lactantes devem evitar o consumo do inhame.
  • Coma sempre com moderação;
  • Antes de conhecer todos os benefícios do inhame, vale a pena descobrir se o  inhame engorda ou emagrece, pois dependendo da dieta em que você esteja nesse momento, talvez o inhame não se enquadre nela, mesmo tendo muito benefícios.
Fontes e Referências Adicionais:

O que achou dos benefícios do inhame? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (386 votos, média: 4,21 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

92 comentários em “Benefícios do Inhame – Para Que Serve e Como Usar!”