Benefícios do Inhame – Para que serve e como usar

Especialista:
atualizado em 02/12/2020

O inhame é um dos legumes mais versáteis e saborosos, dentre os alimentos saudáveis, que você poderá utilizar na sua dieta.

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Muito consumido em vários países da América Latina, África e Ásia, o inhame é rico em fibras solúveis e fonte de carboidratos complexos.

Sua ampla quantidade de vitaminas, aminoácidos e minerais o tornam um importante aliado da saúde feminina, do coração, do cérebro e do sistema imunológico.

Então continue lendo para descobrir 6 benefícios do inhame que o farão pensar seriamente em começar a inseri-lo em sua dieta diária. Você descobrirá também para que ele serve e se precisará tomar algumas precauções antes de consumi-lo.

Para que serve?

Inhame ou mandioca

Por ser um tubérculo muito versátil ele pode ser utilizado em várias receitas como purês e até sucos. Pode ser assado, cozido na panela, a vapor e até mesmo frito como você faz com as batatas.

Se você entrar em uma loja de produtos naturais, pode encontrá-lo até mesmo na forma de suplemento em pó. Entretanto, você deve estar se perguntando por que esse tubérculo tão pouco atraente à primeira vista é considerado tão importante.

O inhame é uma excelente fonte de fibras, carboidratos e proteínas, além de conter uma quantidade insignificante de gordura. Seu baixo índice glicêmico o torna uma ótima opção para quem faz exercícios e para quem está tentando emagrecer.

Nele também podemos encontrar vitamina A e betacaroteno, quantidades significativas de vitamina C e vitaminas do complexo B. Com relação aos minerais, o inhame possui também potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre.

Se você está fazendo algum tipo de dieta que tenha restrições de carboidratos ou tem intolerância à glúten, também vai gostar de saber se o inhame tem carboidrato ou glúten.

Veja também: Calorias do Inhame – Tipos, Porções e Dicas

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Portanto, se você ainda não está convencido a ir correndo agora mesmo à feira livre mais próxima e levar alguns quilos de inhame para casa, vou te mostrar o quanto ele pode beneficiar sua saúde e mantê-lo em boa forma. Veja a seguir os benefícios do inhame.

1. O inhame é importante para a saúde feminina

O inhame possui um fitoesterol chamado diosgenina que, no corpo humano, ajuda a sintetizar vários hormônios femininos.

Nesse sentido, algumas pesquisas – como a pesquisa publicada em 2005 no Journal of American College of Nutrition – relatam os vários benefícios no consumo desse tubérculo para a saúde das mulheres. Como por exemplo:

  • Ajuda a amenizar cólicas menstruais;
  • Diminui os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM);
  • Aumenta a fertilidade;
  • É útil para a menopausa.

2. O inhame é importante na prevenção do câncer

Um estudo publicado na revista científica Preventive Nutrition and Food Science revelou que o betacaroteno e a vitamina C, compostos antioxidantes presentes no inhame, protegem o nosso corpo da ação dos radicais livres (agentes que podem provocar mutações no DNA e levar a vários tipos de câncer).

Além disso, o fitoesterol diosgenina presente no inhame, é muito útil nesse combate. Pesquisas têm mostrado que ele é capaz de impedir a proliferação de células cancerígenas e estimular a morte de células leucêmicas.

3. O inhame é um aliado do coração

Rico em fibras, o inhame ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, cujo excesso é associado à ocorrência de doenças cardíacas.

Além disso o inhame é rico em B6 (piridoxina) e B9 (ácido fólico), vitaminas que ajudam a reduzir os riscos de problemas cardiovasculares através da diminuição do colesterol ruim (LDL).

E por fim o inhame é uma ótima fonte de potássio, um mineral que ajuda a reduzir a pressão arterial.

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4. O inhame ajuda a combater o mal de Alzheimer

Um estudo publicado em 2017 no periódico Nutrients mostra que a diosgenina presente no inhame estimula o crescimento dos neurônios e contribui para a melhora da função cerebral, podendo ajudar na prevenção da doença de Alzheimer.

5. O inhame ajuda a emagrecer

Dados de um estudo feito com animais publicado no British Journal of Medicine & Medical Research em 2013, mostram que os ratos que consumiram quantidades maiores de um extrato de inhame roxo apresentaram redução no apetite, maior perda de peso e uma melhor regulação nos níveis de glicemia.

Além de pouca gordura, o tubérculo apresenta carboidratos complexos, o que faz com que a glicose seja liberada de maneira gradativa na corrente sanguínea. Dessa forma, além de ter menos fome ao longo do dia, você também se sentirá mais ativo nos treinos.

As fibras do inhame também causam uma sensação de saciedade, logo, você também comerá menos. Saiba mais sobre as propriedades do inhame para emagrecer.

6. O inhame ajuda a evitar a anemia

Um dos tipos muito comuns de anemia é a causada pela deficiência de ferro no sangue.

Nesse sentido o inhame é fonte de ferro, mineral fundamental para a produção de glóbulos vermelhos. Além disso possui cobre e vitamina C, substâncias que auxiliam o corpo a absorver o ferro consumido.

Também conta com quantidades significativas de vitamina B6 e ácido fólico que ajudam na produção de hemoglobina e na maturação de células sanguíneas.

Precauções

  • Converse com seu médico a respeito do uso do inhame. O funcionamento do sistema endócrino é bastante delicado e integrado, e a diosgenina do tubérculo pode alterá-lo, mesmo que discretamente;
  • Grávidas e lactantes devem evitar o consumo do inhame;
  • Coma sempre com moderação.

Como utilizá-lo?

Agora que você já está mais do que convencido dos benefícios que o inhame pode fazer para o seu corpo, você pode testar uma infinidade de receitas com esse tubérculo delicioso. Comece pelas 10 melhores receitas com inhame para emagrecer.

Independente da sua variação e todas as maravilhas que ele pode fazer para a sua saúde, é muito importante entender se o inhame interfere de alguma maneira no sistema digestivo. Em outras palavras, vale a pena conferir se inhame prende ou solta o intestino.

Se você está fazendo algum tipo de dieta que tenha restrições de carboidratos ou tem intolerância a glúten, também vai gostar de saber se o inhame tem carboidrato ou glúten.

Informações nutricionais

Veja abaixo as informações nutricionais por 100 g de inhame cru:

ComponentesQuantidade por 100 g
Calorias88 kcal
Carboidrato total20,3 g
Proteína2,27 g
Gorduras0,14 g
Gorduras saturadas0,05 g
Gorduras monoinsaturadastr
Gorduras poliinsaturadas0,05 g
Gorduras trans0 g
Fibra alimentar1,59 g
Cálcio15,5 mg
Ferro0,03 mg
Sódiotr
Magnésio28,2 mg
Fósforo65 mg
Potássio510 mg
Zinco0,47 mg
Cobre0,15 mg
Selênio0,9 mcg
Vitamina A (RE)5,25 mcg
Vitamina A (RAE)2,63 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)1,67 mg
Tiamina0,07 mg
Riboflavinatr
Niacinatr
Vitamina B60,09 mg
Vitamina C4,99 mg
Equivalente de folato17,8 mcg
Fonte: TBCA – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / tr = traços

Quer saber mais sobre os benefícios do inhame? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como ele pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Fontes e Referências Adicionais

O que achou dos benefícios do inhame? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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