Berinjela Emagrece? Como Ela Te Ajuda a Emagrecer?

Especialista:
atualizado em 05/11/2019

A berinjela é tão versátil que pode ser cozida de muitas formas diferentes – omelete de berinjela, berinjela à parmegiana, berinjela cozida no vapor, e a lista continua. Deliciosa como prato principal e acompanhamento, não há nada em uma berinjela que seja difícil de gostar. Além de seu sabor, a berinjela emagrece e também tem muitos outros benefícios à saúde. Confira abaixo!

1. Conteúdo Calórico

Se você está procurando um alimento que te dê saciedade por um tempo para que você possa emagrecer, uma berinjela com muitos carboidratos e poucas calorias vale a pena. Uma xícara de berinjela cozida tem 35 calorias e 89% delas vêm de carboidratos. Calorias de proteína e gordura são 6% e 5% respectivamente.

2. Poucos Carboidratos

O conteúdo total de carboidratos de uma xícara de berinjela cozida é relativamente pequeno. Ela tem apenas cerca de 8,6 gramas de carboidratos a cada 100 gramas. Ela é um fantástico alimento pouco glicêmico, o que quer dizer que é digerida lentamente, não produz nenhum pico de insulina e mantém o açúcar no sangue estável.

Carboidratos provenientes de fibras são 2,5 gramas o que é 10% da quantidade diária recomendada. O melhor disso é que, não apenas você está conseguindo a energia que precisa para te sustentar durante o dia, mas você também está dando ao seu corpo a ajuda que ele precisa para ter uma boa digestão.

Berinjela, picada, cozida
1 xícara(100 gramas) IG: baixo
NUTRIENTES BÁSICOS E CALORIAS
nutriente quantidade
Proteína 0,82 gr
Carboidratos 8,64 gr
Gordura – total 0,23 gr
Fibras 2,47 gr
Calorias 34,65

3. Pouca Gordura, Colesterol e Sódio

Além de poucas calorias, outra coisa que faz da berinjela um ótimo alimento é sua pouca quantidade de gordura saturada, colesterol e sódio. Esses 3 são os componentes de alimentos que os especialistas aconselham que se consuma apenas um mínimo. Altos níveis deles são ligados a várias doenças. Pode-se dizer que a berinjela emagrece porque consumindo-a, essa é a menor das suas preocupações.

4. Contém Ácidos Graxos

Outra coisa boa sobre a berinjela é seu conteúdo de “gorduras boas”. Ômega 3 e 6, também conhecidos como ácidos graxos essenciais, estão presentes na berinjela. Eles são conhecidos por seu papel na promoção de função cerebral adequada, prevenção de câncer e doenças cardiovasculares, e muito mais.

5. Vitaminas

A melhor forma de descrever o conteúdo vitamínico da berinjela é “um pouco de tudo”. Não há nenhuma vitamina com mais de 5% da dose diária recomendada por porção. A mais próxima disso é a Tiamina, com 5%, seguida de perto pela vitamina B6 e vitamina K. O resto das vitaminas encontradas em pequenas quantidades são as vitaminas A, C, E, riboflavina, niacina, ácido fólico e ácido pantotênico.

6. Conteúdo Mineral

O mineral mais abundante na berinjela é o manganês. Esse mineral é mais conhecido por sua função no metabolismo de gordura e carboidratos. Ele também é importante para uma função cerebral adequada. Outros minerais presentes na berinjela são cobre, potássio e magnésio. Pequenas quantidades de cálcio, ferro, fósforo e zinco também podem ser encontrados na berinjela.

De forma geral, a berinjela emagrece e é ideal para quem está de dieta. Ao comer berinjela, você consegue alguns dos nutrientes que seu corpo precisa, com poucas calorias, o que é ideal para conseguir emagrecer.

7. Como Selecionar e Armazenar

Escolha berinjelas que estejam firmes e pesadas. A pele deve estar suave e brilhante, e sua cor, seja roxa, branca ou verde, deve ser vívida. Ela não deve ter descolorações, cicatrizes e marcas, que geralmente indicam que a carne por baixo está danificada e possivelmente podre.

A haste e o topo, de cada lado da berinjela, deve ter uma cor verde brilhante. Como você faria com outras frutas e vegetais, evite comprar berinjela que foi encerada. Para testar a maturação de uma berinjela, pressione a pele gentilmente com seu dedão. Se ela voltar, a berinjela está madura, mas se um afundado ficar, ela não está.

Embora elas pareçam duras, berinjelas são muito perecíveis e deve-se tomar cuidado com seu armazenamento. Berinjelas são sensíveis ao frio e ao calor, e devem ser armazenadas a cerca de 10°C. Não corte a berinjela antes de guardar, já que ela perece rapidamente após sua pele ser furada ou sua parte interna exposta.

Coloque a berinjela inteira e sem lavar em um saco plástico e guarde na geladeira, onde ela poderá ficar por alguns dias. Se ela for muito grande para a gaveta de legumes, não tente forçá-la, isso irá danificar a casca e fazer a berinjela estragar. Ao invés disso, coloque-a em uma prateleira dentro da geladeira.

Se você comprar berinjela enrolada em plástico filme, remova-o o mais rápido possível, já que ele irá impedir a berinjela de respirar e tirará o seu frescor.

8. Dicas de Preparo e Cozimento

Quando cortar uma berinjela, use uma faça de inox, já que aço carbono reage com seus nutrientes e faz com que ela escureça. Lave a berinjela primeiro e então corte as pontas.

A maioria das berinjelas podem ser comidas com ou sem sua casca. Entretanto, as grandes e aquelas que são de cor branca geralmente têm cascas duras que podem não ser boas ao paladar. Para remover a pele, você pode tirá-la antes de cortar ou, se você for assá-la, você pode tirar a casca quando já estiver assada.

Para amaciar a textura e remover um pouco do sabor naturalmente amargo, você pode suar a berinjela com sal. Após cortar a berinjela da forma desejada, jogue um pouco de sal por cima e deixe por 30 minutos. Esse processo irá retirar um pouco da sua água e torná-la menos permeável a qualquer óleo no cozimento.

Enxaguar a berinjela após “suá-la” irá remover a maioria do sal.

Berinjela pode ser assada ou cozida no vapor. Se for assá-la inteira, fure a berinjela várias vezes com um garfo para fazer pequenos buracos para o vapor escapar. Asse a 180°C por 15 a 25 minutos, dependendo do tamanho. Você pode testar se está pronta com uma faca ou garfo para ver se eles passam por ela facilmente.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Como você costuma tirar proveito do fato de que a berinjela emagrece? Você a consome de qual forma geralmente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

2 comentários em “Berinjela Emagrece? Como Ela Te Ajuda a Emagrecer?”

  1. eu amo ..comecei uma dieta….e as vezes pra nao jantar como uma beringela cozidinha e bem temperadinha…..e realmente mata a fome….