Calunga planta emagrece? Para que serve?

Especialista da área:
atualizado em 24/03/2022

A planta calunga é usada na medicina popular como tratamento de uma série de problemas de saúde, mas será que ela também emagrece?

O uso dessa planta, encontrada em quase todo o Brasil, é bastante controverso, devido aos riscos que ela pode trazer para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, ainda assim, algumas pessoas utilizam a calunga, e alegam que ela pode sim trazer benefícios para a saúde.

Então, no decorrer do artigo, vamos conhecer melhor essa planta e seus efeitos no organismo, além de descobrir se ela emagrece ou não.

Veja também: 7 plantas medicinais para emagrecer

O que é a calunga planta?

Aristolochia cymbifera
Imagem: site Brazil Plants

A calunga, ou Aristolochia cymbifera, é uma planta medicinal encontrada em todo o Brasil, principalmente nos estados da Região Sudeste, e tanto suas folhas quanto suas flores são usadas na medicina tradicional.

Ela também é conhecida pelos nomes cassau, angelicó, mil-homens, giboinha, jarrinha, papo-de-perú, caçaú e bastarda, dependendo do local onde é usada.

  Continua Depois da Publicidade  

E então, a calunga planta emagrece?

Até o momento não existem informações seguras e confiáveis que indiquem que a calunga planta emagrece. Além disso, o uso desse tipo de planta não é exatamente considerado seguro.

Além disso, de acordo com informações do Horto Didático de Plantas Medicinais do Hospital Universitário UFSC, a planta é proibida em diversos países e não deve ser utilizada internamente, ou seja, não pode ser ingerida.

Isso deve-se ao fato das espécies de Aristolochia, que inclui a calunga, possuírem uma substância conhecida pelo nome de ácido aristolóquico em sua composição. 

O ácido aristolóquico

Na década de 90, na Bélgica, houve uma contaminação de fitoterápicos chineses, utilizados justamente para o emagrecimento, com o ácido aristolóquico. O incidente levou, de acordo com relatos da época, a dezenas de casos de uma nefropatia (doença nos rins), além da associação com o aumento dos riscos de câncer urotelial (da bexiga).

Entretanto, não foram descobertas associações definitivas entre o ácido aristolóquico e ao problema nos rins em questão. 

Mas, de qualquer maneira, apenas a possibilidade de a planta danificar os rins e o fato dela ter sido proibida em diversos países já deve servir de alerta quanto à sua falta de segurança.

  Continua Depois da Publicidade  

Veja também: 11 importantes sintomas da insuficiência renal

O que fazer?

Existem métodos de emagrecimento mais seguros que a calunga, então, para evitar problemas o melhor mesmo é deixar a planta calunga de lado. 

Mas, se ainda assim você quiser utilizá-la, consulte um médico para conversar sobre a calunga e os riscos que ela pode ou não pode provocar para a saúde.

Além disso, é preciso lembrar que, mesmo quando uma planta é considerada segura, ela pode trazer contraindicações, efeitos colaterais e fazer mal ao ser utilizada ao mesmo tempo em que medicamentos, suplementos ou outras plantas. 

Vale lembrar ainda que não existem plantas ou outros produtos mágicos para emagrecer, e quem deseja ou necessita perder peso deve fazer isso de maneira saudável, seguindo uma alimentação controlada, equilibrada e nutritiva.

Como emagrecer com saúde?

Mulher malhando
A melhor forma de emagrecer sempre vai ser ter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos

Para emagrecer com saúde é recomendável que você procure o acompanhamento de um bom nutricionista, que saberá indicar uma dieta balanceada que ajude a atingir os objetivos, ao mesmo tempo em que fornece todos os nutrientes e energia que o organismo exige para funcionar corretamente.

  Continua Depois da Publicidade  

Neste sentido, também é de grande utilidade praticar exercícios físicos regularmente, pois eles aumentam a queima de calorias, além de ajudar a melhorar a circulação sanguínea e a regular a produção e liberação de hormônios.

Entretanto, os treinamentos físicos devem ser iniciados preferencialmente depois de uma avaliação médica, e precisam acontecer sob a orientação de um bom profissional de educação física, o que garante a segurança e eficácia dos treinos.

Então, para que serve a planta calunga?

Agora que já analisamos que a calunga planta traz riscos para a saúde quando usadas para emagrecer, vamos entender quais são os seus reais usos e benefícios.

Na região amazônica, a decocção das folhas de calunga, quando a planta é fervida em água, é utilizada para tratar cólicas, e o banho com as folhas na água fria é usado para combater as dores de cabeça e as dores musculares.

Já a sua raiz tem usos populares bem diversos, como:

  • Tonificante
  • Estimulante
  • Antisséptica
  • Sudorífica
  • Diurética
  • Anti-histérica e ansiolítica
  • Como tratamento para febres graves
  • Expectorante
  • Problemas intestinais como diarreia, flatulência e vermes intestinais 
  • Contra veneno de cobra.

Entretanto, como já vimos no tópico anterior, o uso interno da planta é contraindicado, e pode trazer riscos para a saúde. Ou seja, usá-la para tratar as condições mencionadas acima pode ser arriscado para a saúde.

Portanto, se você sofre com qualquer um dos problemas mencionados acima ou qualquer outra doença ou condição de saúde, procure o auxílio de um médico para saber qual é o tratamento seguro e adequado para o seu quadro, em vez de se arriscar com uma planta medicinal que não é segura.

Contraindicações e efeitos colaterais da planta calunga

Como vimos acima, a planta possui uma substância chamada ácido aristolóquico em sua composição, o que torna o seu uso interno contraindicado de maneira geral.

Além disso, o uso é ainda mais arriscado em alguns grupos, como:

  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando
  • Crianças e bebês
  • Pessoas com problemas de saúde prévios
  • Pessoas que utilizam medicamentos para tratar outras condições de saúde.

Outro ponto a se prestar atenção é que o uso prolongado de chás das espécies de Aristolochia, como a calunga, provoca o rápido aparecimento da fibrose renal intersticial, além de aumentar o risco de câncer no sistema urinário. 

Fontes e referências adicionais
  • ARISTOLOCHIACEAE, Parte integrante da Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo, vol. 2. ISBN 85-7523-053-0

Você já ouviu falar que calunga planta emagrece? Conhece alguém que tenha a utilizado com esse intuito, mesmo sabendo das contraindicações? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média 3,82)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Calunga planta emagrece? Para que serve?”

  1. Tem um remédio emagrecedor que está fazendo um sucesso na minha cidade. Mtos já emagreceram bem. São ervas naturais( aloé vera, carqueja, marmelinho, garcinea e calunga) e é considerado fitoterápico. E um dos componentes é a Calunga, possuindo 150mg.
    Tinha lido a respeito antes de começar a tomar, mas não vi essa matéria. De toda forma acredito que será melhor não tomar mais.

    Responder
  2. Existe um remédio para emagrecer moder diet Gold extrato de ervas que tem essa planta calunga em sua composição dizem que emagrece muito tenho várias conhecidas que tomam o moder diet Gold extrato de ervas que falam que já emagreceram bastante

    Responder
  3. Meu ex marido fez uso da calunga, e emagreceu muito, precisa perder peso rápido para poder fazer prova de exame físico, não sei o quanto estava pesando ao certo, mais ficou com corpo de menino de 15 anos magro. Tudo isso em 30 dias de uso,

    Responder