Casca de banana é boa para bico do peito rachado?

Especialista da área:
atualizado em 05/04/2022

Há quem diga que a casca de banana é boa para bico do peito rachado, mas será que isso é verdade mesmo?

A rachadura, ou fissura nas mamas é um problema bastante comum durante a amamentação, principalmente no início, quando mãe e bebê ainda estão aprendendo como interagir.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, é importante conhecer técnicas corretas para tratar o problema, já que em alguns casos ele pode agravar e afetar a saúde e o bem estar da mãe e do bebê.

Então, a seguir vamos entender melhor o que causa o bico do peito rachado e descobrir se a casca de banana é boa para tratar essa condição.

Aproveite e conheça todos os benefícios da casca de banana e aprenda a fazer 10 receitas com casca de banana light.

O que causa rachaduras no peito?

Mulher apalpando os seios
É importante que a mulher investigue a causa das rachaduras no bico do peito

Antes de nos aprofundarmos no uso da casca de banana para bico de peito rachado, precisamos entender melhor o que causa esse problema.

Assim, sabendo das causas, é mais fácil prevenir e tratar esses ferimentos da melhor forma possível.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, a seguir vamos conhecer as principais causas desse problema que afeta tantas mulheres:

  • Pega incorreta do bebê na mama, que faz com que a pressão causada pela sucção do leite machuque a pele do seio
  • Língua presa do bebê, ou freio lingual, que dificulta o posicionamento da boca do bebê durante a amamentação
  • Uso errado da bombinha, no caso de mães que utilizam esse aparelho para retirar o excesso de leite
  • Confusão de bicos, ou seja, quando o bebê tem dificuldades para mamar porque está acostumado com o uso da mamadeira.

Mas, independentemente da causa, as rachaduras, ou fissuras nos mamilos são comuns nos primeiros dois meses de amamentação, e tendem a desaparecer quando a mãe e o bebê se acostumam com o ato da amamentação.

Casca de banana para o bico do peito rachado

Casca de banana
Será que a casca de banana pode servir mesmo?

A banana serve como fonte de nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do organismo humano, como:

E, normalmente, ao consumir o alimento, a casca de banana é descartada. Mas será que ela poderia ter alguma utilidade para o tratamento do bico do peito rachado?

Uma das receitas caseiras para evitar as rachaduras nos seios é passar a casca de banana, e mesmo de outras frutas, diretamente nas rachaduras.

Isso se deve, de acordo com pessoas que utilizam essa técnica, ao fato de que as cascas das frutas contêm vitaminas e outras substâncias em sua composição que ajudam a nutrir as células do seio, melhorar a cicatrização e a prevenir infecções.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Depoimentos

Em uma reportagem do ano de 2004 da Revista Crescer, foi apresentada a história da contadora Arlete Vasconcelos, que sofria com os seios rachados e dor durante a amamentação de sua filha, Laura.

Para tentar solucionar o problema, além de utilizar uma pomada cicatrizante, com a autorização da sua obstetra, Arlete passou a casca de banana nos bicos de seus seios para auxiliar na cicatrização.

Assim, depois de dois meses, os seios melhoraram, a dor foi embora e a contadora conseguiu continuar a amamentar a sua neném. 

Entretanto, como além de usar a casca de banana, a mulher também aplicou uma pomada cicatrizante, não podemos concluir que os benefícios tenham sido alcançados pelo uso da casca da fruta.

3. Riscos do uso da casca de banana

Um estudo chamado “Casca de banana: uma possível fonte de infecção no tratamento de fissuras mamilares”, da pesquisadora Rosana de Souza e Silva, concluiu que o uso da casca de banana pode ser arriscado, tanto para a mãe quanto para o bebê.

Assim, de acordo com a pesquisadora:

  Continua Depois da Publicidade  

“A avaliação conjunta dos resultados revela a presença de microrganismos potencialmente patogênicos em níveis capazes de comprometer a qualidade microbiológica da casca de banana. A sua aplicação sobre fissuras mamilares para o tratamento destas pode favorecer o início de um processo infeccioso”, descreveu a cientista.

Além disso, uma fissura nos seios não é provocada pela carência de vitaminas, mas sim pelo fato do neném pegar o peito da mãe de modo errado. Ou seja, é possível que ao mesmo tempo em que traz o perigo de expor as mamas às bactérias, a aplicação da casca da fruta não resolva o problema.

Por isso, é muito importante utilizar técnicas que realmente ajudem a melhorar o problema, para garantir a continuidade da amamentação.

Tratamento de fissuras mamilares

Amamentação
A maior parte das dicas para evitar as rachaduras no bico do peito é para a amamentação

Agora que sabemos que o uso de casca de banana no tratamento de rachadura nos mamilos não é correto, vamos conhecer algumas dicas para evitar e aliviar esse problema:

  • Melhore a posição do bebê durante a amamentação, para que ele fique confortável para pegar o bico do peito
  • Evite distrair muito o bebê, para que ele possa se concentrar apenas na sucção
  • Você também pode usar o próprio leite materno para tratar essas feridas, pois ele possui um efeito cicatrizante excelente
  • Além disso, higienize as mamas apenas no banho, e deixe os mamilos secarem naturalmente
  • Por fim, evite oferecer bicos ou chupetas para o bebê, se for possível.

Dicas e cuidados

Antes de começar a passar qualquer receita caseira ou pomada para bico do peito rachado, é necessário procurar a orientação de um profissional de saúde, que irá avaliar a pega do bebe e outros fatores que podem estar causando o problema.

Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, o aleitamento materno é recomendado até os dois anos de idade, pois ajuda a desenvolver e manter o sistema imunológico do bebê funcionando corretamente.

Você já ouviu falar que passar casca de banana é bom para bico do peito rachado? Consultou um especialista sobre? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário