Casca de Banana é Boa para Bico do Peito Rachado?

Especialista:
atualizado em 15/06/2020

Há quem a casca de banana para tratar o bico do peito rachado. Veja se isso realmente funciona ou não passa de uma receita caseira popular sem efeito.

Que a polpa da banana tem uma série de utilidades e benefícios tanto para a culinária quanto para a saúde do nosso organismo, você provavelmente já sabe. Mas você já utilizou a casca de banana em receitas?

Podem ser aproveitados vários benefícios da casca de banana com elas, mas será que existe algum risco em passar a casca da fruta nos seios para o bico do peito rachado?

Casca de banana para o bico do peito rachado

A banana serve como fonte de nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do organismo humano como carboidratos, fibras, vitamina B6, vitamina C e antioxidantes.

Normalmente, ao consumir o alimento, a casca de banana é descartada. Mas será que ela poderia ter alguma utilidade para o tratamento do bico do peito rachado?

Uma das receitas caseiras para evitar as rachaduras nos seios é passar a casca de banana na região. A crença é que ela fornece efeitos cicatrizantes ao ser aplicada diretamente nas rachadura.

Em uma reportagem do ano de 2004 da Revista Crescer, foi apresentada a história da contadora Arlete Vasconcelos, que sofria com os seios rachados e dor durante a amamentação de sua filha, Laura.

Para tentar solucionar o problema, além de utilizar uma pomada cicatrizante, com a autorização da sua obstetra, Arlete passou a casca de banana nos bicos de seus seios para auxiliar a cicatrização.

Depois de dois meses, os seios melhoraram, a dor foi embora e a contadora deu conta de continuar a amamentar a sua neném. Entretanto, como além de usar a casca de banana, a mulher também aplicou uma pomada cicatrizante, não podemos concluir que os benefícios tenham sido alcançados por conta da casca da fruta.

Até porque já foram relatadas reações adversas em relação à aplicação de casca de banana para tratar bico do peito rachado. Por exemplo, o uso pode provocar o aparecimento de fungos na região.

Além disso, embora as cascas das frutas apresentem vitaminas em sua composição, quando um peito que encontra-se rachado ou com fissuras é colocado em contato com alimentos, são muito grandes as chances de que entrem ali as bactérias provocadoras da mastite (inflamação das mamas).

Uma fissura nos seios não é provocada pela carência de vitaminas, mas sim pelo fato do neném pegar o peito da mãe de modo errado. Ou seja, é possível que ao mesmo tempo em que traz o perigo de expor as mamas às bactérias, a aplicação da casca da fruta não resolva o problema.

Antes de começar a passar qualquer receita caseira ou pomada para bico do peito rachado, o melhor mesmo é verificar e corrigir a amamentação, sempre sob a orientação e supervisão do médico.

Pesquisa estudou a casca da fruta como possível fonte de infecção

O estudo de 2003 “Casca de banana: uma possível fonte de infecção no tratamento de fissuras mamilares”, de autoria de Franz Reis Novak, João Aprígio Guerra de Almeida e Rosana de Souza e Silva, concluiu que existe a possibilidade de que ocorram efeitos danosos como infecção da mama ao usar a casca de banana no tratamento de fissuras na região.

“A avaliação conjunta dos resultados revela a presença de microrganismos potencialmente patogênicos em níveis capazes de comprometer a qualidade microbiológica da casca de banana. A sua aplicação sobre fissuras mamilares para o tratamento destas pode favorecer o início de um processo infeccioso”, descreveram os cientistas.

Os pesquisadores até apontaram que o delineamento da pesquisa não permite analisar a associação entre a aplicação da casca de banana e a infecção e que são necessários novos experimentos com demarcação específica para avaliar a relação entre a casca da fruta e a infecção, além de fazer recomendações quanto ao seu uso para tratar as fissuras nas mamas.

No entanto, os cientistas também advertiram, que até que seja comprovado que o efeito terapêutico da casca de banana para cicatrizar as fissuras nas mamas é maior que os riscos da sua utilização, é prudente evitar usar a casca da fruta para tal finalidade.

Ou seja

Utilizar a casca de banana para tratar o bico do peito rachado de maneira caseira não é a melhor das ideias, principalmente quando o problema é provocado pela amamentação. Isso porque se a mulher arriscar e contrair uma infecção, o aleitamento, que é tão importante para o desenvolvimento do seu neném, poderá ser prejudicado.

Portanto, para a mulher que percebeu que um ou os dois bicos dos seus peitos encontram-se rachados, o ideal mesmo é procurar o auxílio médico para encontrar uma maneira eficiente e segura de tratar o problema.

No caso das mamães que amamentam, também é importante pedir o auxílio do pediatra para verificar se a criança não está pegando o seio erroneamente e saber como corrigir isso.

Você já tinha ouvido falar que passar casca de banana é bom para bico do peito rachado? Consultou um especialista sobre? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário