Confira se é verdade que o remédio ciprofibrato emagrece, para que serve esse medicamento originalmente e em quanto tempo ocorrem os efeitos.
O uso de medicamentos para emagrecer é sempre um assunto polêmico. E não é para menos: muitos deles envolvem efeitos colaterais fortes, o que levanta a discussão se realmente é uma boa ideia utilizá-los. Sem contar que muitos deles nem servem originalmente para esse propósito.
Por isso, vamos falar a respeito do Ciprofibrato, um remédio que algumas pessoas questionam se ajuda a perder peso. Vamos investigar se Ciprofibrato emagrece mesmo e se não existe algum tipo de risco associado à sua utilização com este intuito.
Será que os perigos de tomar remédios para emagrecer se aplicam a este medicamento? Ou a indicação original de Ciprofibrato também inclui o auxílio à diminuição do peso corporal?
Índice deste artigo:
Para que serve o Ciprofibrato originalmente?
A bula de Ciprofibrato da Eurofarma, disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), informa que o remédio pode ser indicado ao lado de outras intervenções como a prática de exercícios físicos e a diminuição de peso para os seguintes casos:
- Hipertrigliceridemia severa isolada (elevação de gordura do tipo triglicerídeos no sangue);
- Hiperlipidemia mista (aumento de lipídeos como o colesterol no sangue) quando a estatina ou outro tratamento eficaz são contraindicados ou não são tolerados.
O medicamento é de uso oral e adulto. Podemos encontrar o medicamento ciprofibrato 100 mg na forma de comprimidos, completa a bula.
E então, será que Ciprofibrato emagrece mesmo? Em quanto tempo isso ocorre?
Não dá para afirmar que Ciprofibrato serve para emagrecer, uma vez que a sua bula esclarece que a indicação do medicamento é auxiliar o tratamento de níveis elevados de gorduras no sangue como o colesterol e os triglicerídeos, mas não cita a perda de peso como uma utilidade.
Além disso, o medicamento também não menciona a diminuição do peso ou a redução do apetite (uma reação que favorece o emagrecimento) como possíveis efeitos colaterais do remédio. Portanto, não há base que sustente que o Ciprofibrato emagrece.
O Ciprofibrato não é uma medicação com uso aprovado para emagrecimento. Sua indicação recai a casos específicos de dislipidemia (elevação do triglicerídeo). Consulte o médico de sua confiança e não faça automedicação, pois ela poderá ser prejudicial para você.
No caso de Ciprofibrato, a sua comercialização exige a apresentação da receita médica branca comum.
Os fibratos, de uma forma geral, têm indicação bem restrita para seu uso e são associados a diversos efeitos colaterais (alguns potencialmente graves). Existem possíveis interações com vários outros medicamentos que o paciente possa estar utilizando.
Procure um médico e não se exponha a riscos desnecessários.
Mas e se você conhece alguém que usou Ciprofibrato e emagreceu?
Como vimos acima, o uso do ciprofibrato ocorre ao lado de outras estratégias como a prática de exercícios físicos e a diminuição do peso para lidar com as elevações de gorduras como colesterol e triglicerídeos no sangue.
Portanto, é bem possível que a pessoa tenha emagrecido por conta dessas outras intervenções e não pelo uso do medicamento em si.
Até porque a bula do Ciprofibrato explica que a sua ação consiste na promoção da diminuição do colesterol e triglicerídeos no sangue e do aumento do colesterol HDL (bom), servindo como um complemento da dieta no controle das taxas elevadas de colesterol ruim (LDL e VLDL).
No entanto, não afirma que ele reduz algum tipo de gordura em outra região do corpo.
Com isso, se você deseja ou precisa emagrecer, o melhor mesmo é que procure seguir uma alimentação equilibrada, nutritiva, controlada e saudável e alie essa dieta à prática regular de atividades físicas sob o acompanhamento de um nutricionista e de um educador físico.
Outras informações do ciprofibrato
Agora que já analisamos se o ciprofibrato emagrece, para saber mais a respeito das indicações e posologia do remédio, assim como reações adversas, contraindicações e demais cuidados com o uso do medicamento, leia a bula na íntegra a partir deste link da Anvisa.