Ciprofibrato emagrece mesmo? Para que serve?

atualizado em

Se você está procurando saber para que serve ciprofibrato, é bem possível que tenha se surpreendido ao se deparar nas suas pesquisas com a afirmação que diz que o ciprofibrato emagrece. 

O uso de medicamentos para emagrecer é sempre um assunto polêmico. Não é para menos: muitos deles envolvem efeitos colaterais fortes, o que levanta a discussão se realmente é uma boa ideia utilizá-los. Sem contar que alguns deles não foram originalmente formulados para essa finalidade.

Por isso, vamos investigar se ciprofibrato emagrece mesmo e se não existe algum tipo de risco associado à sua utilização com este intuito.

Será que os perigos de tomar remédios para emagrecer se aplicam a este medicamento ou a indicação original de ciprofibrato também inclui o auxílio à diminuição do peso corporal?

Para que serve o ciprofibrato originalmente?

Ciprofibrato
Reprodução: via neoquímica

A bula de ciprofibrato da Neo Química, disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), informa que o remédio pode ser indicado ao lado da dieta e de outras estratégias não farmacológicas, como a prática de exercícios físicos e a diminuição de peso, para os seguintes casos:

  Continua Depois da Publicidade  

O remédio atua no organismo promovendo a diminuição dos níveis elevados das gorduras do sangue (colesterol, triglicerídeos), sendo considerado um complemento eficaz da dieta no controle de concentrações altas do colesterol ruim (LDL e VLDL) e dos triglicerídeos. Ao mesmo tempo, ele aumenta o nível do colesterol bom (HDL).

A venda de ciprofibrato exige a apresentação da receita médica, do tipo branca comum. O medicamento deve ser administrado pela via oral conforme recomendado pelo médico e o seu uso é adulto.

Então, será que ciprofibrato emagrece mesmo? Em quanto tempo isso ocorre?

Agora que já sabemos para que serve ciprofibrato, fica fácil explicar por quais motivos não podemos afirmar que o remédio tem a função de promover o emagrecimento. 

Afinal, como acabamos de ver, a sua bula esclarece que a indicação do medicamento é auxiliar no tratamento de níveis elevados de gorduras no sangue, como o colesterol e os triglicerídeos, mas não cita a perda de peso como uma das suas utilidades.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a bula do medicamento também não menciona a diminuição do peso ou a redução do apetite (uma reação que favorece o emagrecimento) como possíveis efeitos colaterais do remédio. Portanto, não há base que sustente que dizer o ciprofibrato emagrece.

Vale a pena enfatizar que ele não é uma medicação com uso aprovado para emagrecimento. Além disso, os fibratos, de uma forma geral, têm indicação bem restrita para seu uso e são associados a diversos efeitos colaterais (alguns potencialmente graves). 

Existem ainda possíveis interações com vários outros medicamentos que o paciente possa estar utilizando. Isso significa que o ciprofibrato não deve ser utilizado ao mesmo tempo em que certos remédios, pois a combinação pode fazer mal.

Se o seu objetivo é emagrecer e você está tendo dificuldades nesse sentido, consulte o médico de sua confiança e não faça automedicação, pois ela poderá ser prejudicial para você. Aja com segurança e não se exponha a riscos desnecessários.

Mas e se você conhecer alguém que usou ciprofibrato e emagreceu?

Como vimos acima, o uso do ciprofibrato ocorre ao lado de outras estratégias, como dieta, prática de exercícios físicos e diminuição do peso, para ajudar a tratar as elevações de gorduras como colesterol e triglicerídeos no sangue.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, é bem possível que a pessoa tenha emagrecido por conta dessas outras intervenções e não pelo uso do medicamento em si.

Embora a bula afirme que o medicamento promove a diminuição dos níveis elevados de gorduras do sangue, ela não declara que ele reduz algum tipo de gordura em outra região do corpo.

Com isso, se você deseja ou precisa emagrecer, o melhor mesmo é que procure seguir uma alimentação equilibrada, nutritiva, controlada e saudável e que alie essa dieta à prática regular de atividades físicas sob o acompanhamento de um nutricionista e de um profissional de educação física,

Remédio
A melhor tática para emagrecer é seguir uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos

Efeitos colaterais do ciprofibrato

A lista de possíveis efeitos colaterais do medicamento inclui as seguintes reações:

Pele 

  • Frequência comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes): rash (erupções cutâneas), alopecia (perda de cabelos ou pelos)
  • Frequência não conhecida: urticária, coceira, sensibilidade a luz e eczema (inflamação da pele na qual ela fica vermelha, escamosa e algumas vezes com rachaduras ou pequenas bolhas)

Músculos 

  • Frequência comum: mialgia (dor muscular)
  • Frequência não conhecida: miopatia (doença muscular), miosite (doença inflamatória do músculo) e rabdomiólise (destruição das células musculares)

Sistema nervoso 

  • Frequência comum: dor de cabeça, vertigem, tontura e sonolência

Sistema gastrintestinal 

  • Frequência comum: náuseas, vômitos, diarreia, dispepsia (indigestão) e dor abdominal

Hepatobiliares (relativas ao fígado e a vesícula biliar) 

  • Frequência não conhecida: anormalidades nos testes de função hepática, colestase (redução do fluxo biliar), citólise (quebra de células) e colelitíase (formação de cálculos biliares). Foram observados casos excepcionais com evolução crônica.

Respiratórios, torácicos e mediastinal 

  • Frequência não conhecida: pneumonite (inflamação nos pulmões), fibrose pulmonar (formação de tecido fibroso nos pulmões) 

Distúrbios gerais e condições no local da administração 

  • Frequência comum: fadiga (cansaço)

Sistema reprodutivo

  • Frequência não conhecida: Disfunção erétil

Caso sofra com os efeitos colaterais do remédio, especialmente se isso acontecer de maneira grave, informe rapidamente o seu médico a respeito do problema. Por exemplo, a bula orienta a informar prontamente o médico sobre a ocorrência de mialgia (dor muscular), desconforto ou fraqueza muscular.

  Continua Depois da Publicidade  

Contraindicações de ciprofibrato

A medicação é contraindicada em pacientes que se encaixam nos seguintes grupos:

  • Pessoas que sofrem de insuficiência hepática (do fígado) severa
  • Pessoas que sofrem de insuficiência renal severa
  • Mulheres grávidas e que amamentam
  • Pessoas com alergia ao ciprofibrato ou a qualquer componente do produto
  • Pessoas com deficiência de lactase, galactosemia ou síndrome de má absorção de glicose e galactose, devido à presença de lactose na composição do remédio

Além disso, o uso do ciprofibrato também é contraindicação em associação com outros fibratos, por exemplo, clofibrato, bezafibrato, genfibrozila e fenofibrato.

Outras informações do ciprofibrato

Para saber mais a respeito das indicações e posologia do remédio, assim como conhecer em detalhes as reações adversas, contraindicações e demais cuidados que se deve ter com o uso do medicamento, leia a bula de ciprofibrato na íntegra.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que Ciprofibrato emagrece? Conhece alguém que tenha tomado? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário

6 comentários em “Ciprofibrato emagrece mesmo? Para que serve?”

  1. Oiii,quero emagrecer uns 10kg. Tenho 1,73 de altura e peso 98 quilos e tenho 50 anos. Tenho flibeomogia crônica, colesterol alto e triglicérides alto. E tbem sinto muita dores de cabeça.

    Responder
  2. Olá meu nome é Vlamir.
    O cardiologista me receitou ciprofibrato.
    Tomei 2 meses e baixou o triglicérides no tratamento não mudei minha rotina alimentar.
    Eu já sou magro e emagreci 6 kg já faz 10 meses e não consigo engordar. Eu gostaria de orientação.
    Obrigado

    Responder
  3. Tomo ciprofibrato e emagreci bastante em 2 meses emagreci mais de 8 kilos tava muito preocupada porque nem com dieta nunca consegui emagrecer mais fiz um monte de exames e não deu nada…entao no meu caso acredito que seja pelo uso do remedio

    Responder