Coco Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 19/12/2019

O coco cresce em uma palmeira que pode ser encontrada em áreas de clima tropical, com na maioria do território brasileiro. A carne do coco é o revestimento branco que está contido na dentro do coco. Essa carne pode ser suculenta e macia ou mais grossa e crocante, ou até dura e fibrosa, dependendo de quanto tempo o núcleo ficou armazenado. Pode-se pensar que o coco engorda, mas ao menos comer produtos derivados do coco como óleo de coco ou a carne do coco regularmente tem efeitos positivos profundos na sua saúde geral.

O coco engorda?

O coco cru é rico em gordura e calorias, e qualquer alimento altamente calórico pode levar a ganho de peso se não for encaixado na sua ingestão diária de calorias e regime de exercícios. O coco contém alguns nutrientes e pequenas quantidades de gordura insaturada, ele é geralmente considerado um alimento que deve ser aproveitado em moderação, especialmente se você está tentando perder ou manter seu peso.

Entretanto, é errado pensar que o coco engorda apenas porque ele é um alimento rico em gordura. É completamente diferente comer gordura de carne vermelha e a de coco, como você verá abaixo. É verdade que as calorias importam, na opinião da maioria dos profissionais (médicos, nutricionistas, etc.), mas a forma com a qual corpo lida com o coco é muito interessante e deve-se notar que ele pode ser um parte muito saudável da sua dieta.

Benefícios do Coco

Foro considerados por anos, erroneamente, que o coco engorda, assim como todos os derivados dele, por causa de sua grande quantidade de gordura saturada. Entretanto, cada vez mais estudos têm mostrado que os tipos de gorduras presentes no coco são de fato triglicerídeos de cadeia média.

Quando você come o coco, os triglicerídeos que ele contém são transportados do trato intestinal para o fígado e imediatamente transformados em energia. Isso quer dizer que há muito poucos triglicerídeos restantes para circular e se depositarem nos tecidos de gordura do corpo.

Os triglicerídeos no coco são convertidos em cetona, que mostra potencial como substituto de substratos de energia para o cérebro. Vale a pena mencionar que o cérebro usa a glicose como fonte de energia. Em indivíduos com transtornos neurológicos degenerativos como Mal de Alzheimer, a capacidade do cérebro de usar a glicose é prejudicada, contribuindo ainda mais para o progresso da doença. Comer triglicerídeos do coco pode ajudar a aumentar os níveis de cetona no corpo, potencialmente oferecendo uma terapia alimentar para aliviar os sintomas e possivelmente até prevenir o estabelecimento de doenças neurológicas.

Comer coco parece proteger contra doença cardíaca e AVC também. As quantidades de vitaminas A e E no coco, e polifenóis e fitoesteróis, trabalham juntas para diminuir os níveis de colesterol LDL, que são gorduras que ficam no sangue e pele em níveis altos, um fator de risco para doenças cardiovasculares. Essas propriedades protetoras do coco podem ser a razão pela qual os Kitavans de Papua Nova Guiné ou os Tokelaus da Nova Zelândia, cujo alimento base é o coco, não têm qualquer incidente de AVC ou doença cardíaca em suas populações.

Informações Nutricionais do Coco

Nutrição Quantidade por Xícara (80 gramas)
Calorias 283
Gordura Total

  • Gordura Saturada
  • Gordura Poli-Insaturada
  • Gordura Monoinsaturada
26,8 gr

  • 23,8 gr
  • 0,3 gr
  • 1,1 gr
Colesterol 0mg
Sódio 16mg
Potássio 285mg
Carboidratos Totais

  • Fibras
  • Açúcares
12 gr

  1. 7,2 gr
  2. 5 gr
Proteína 3 gr
Vitamina C 2,6 gr

1. Ácidos Graxos

Uma xícara de coco contém 283 calorias, 26,8 gramas das quais são de gordura. Ele também contém 23,8 gramas de gordura saturada por xícara. Entretanto, elas são ácidos graxos de cadeia média ao invés de ácidos graxos de cadeia longa, que são comumente encontrados em outros alimentos, o que quer dizer que a gordura saturada do coco não afeta seu colesterol. Entretanto, dado sua grande quantidade de gordura e calorias, o coco engorda se for ingerido regularmente e em grande quantidade, como a maioria dos alimentos.

2. Fibras

O coco contém até 7,2 gramas de fibras por xícara, o que é mais de 20 por cento do seu valor diário recomendado. É recomendado que você deve consumir 14 gramas de fibras para cada 1000 calorias. Consumir alimentos ricos em fibras ajuda a te manter se sentindo cheio, assim você tem menos chances de comer demais. Isso ajuda a adicionar massa às fezes, assim os alimentos podem se mover pelo trato digestivo mais facilmente.

3. Manganês

Uma xícara de coco pode oferecer 52% do valor recomendado de manganês para um homem, e 67% do valor recomendado para mulheres. O manganês é usado pelo corpo para metabolizar proteínas, gordura e ajuda o corpo a usar a vitamina E, ferro e tiamina. Ele também ajuda a assegurar que o corpo tem níveis estáveis de açúcar no sangue e assiste com o funcionamento do sistema imune e nervoso.

4. Cobre e Potássio

Uma porção de uma xícara de coco contém 39& da sua recomendação de cobre e 14% da sua recomendação de potássio. O cobre ajuda a produzir a sensação de sabor e células vermelhas do sangue. O potássio ajuda a manter o nível adequado de fluídos nas células e manter os níveis de sódio.

Usos Práticos do Coco:

O coco é tão versátil que pode ser comido cru, cozido ou em conservas. Você pode jogar coco ralado nas suas saladas normais. Você pode usar um liquidificador para colocá-lo em vitaminas também, misturado com iogurte orgânico e frutas como banana e frutas silvestres.

Se você quer um acompanhamento saboroso para suas refeições, você pode fazer um chutney de coco simples. Misture coco fresco ralado, suco de gengibre , hortelã fresco e folhas de coentro, alho amassado, pimenta vermelha em fatias finas, suco de limão e leite de coco em uma tigela. Você pode adicionar um pouco de coco assado antes de servir se quiser adicionar um sabor levemente doce.

Vídeo:

Gostou das dicas?

De que forma você prefere consumir o coco? Com qual frequência você o consome? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (42 votos, média: 4,05 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

24 comentários em “Coco Engorda ou Emagrece?”