8 benefícios do Coco para saúde e boa forma

Especialista da área:
atualizado em 02/01/2021

Você conhece os benefícios do coco para a saúde? Além de ser delicioso, o coco é uma ótima fonte de fibras, minerais e vários outros nutrientes importantes para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Não só nutritivo, mas também o coco é um alimento muito versátil que pode ser consumido de diversas formas.

Quer saber mais sobre os benefícios do coco e o quais propriedades podem favorecer a sua saúde e boa forma? Então continue lendo.

Propriedades nutricionais do coco

O coco, conhecido cientificamente pelo nome de Coco nucifera, é considerado a semente, a noz ou o fruto da árvore da família das palmeiras – o coqueiro.

Nativo de regiões tropicais, o coco pode ser aproveitado de diversas formas, já que a partir dele podem ser extraídos a água de coco, o leite de coco, o óleo de coco e a sua polpa.

Por apresentar um alto teor de gordura saturada, o coco foi desprezado por muito tempo porque estudos mostravam que uma dieta rica em gordura saturada pode prejudicar a saúde do coração.

Mais recentemente, pesquisas têm mostrado que a gordura saturada não é tão prejudicial assim – e que pode inclusive ser benéfica – desde que utilizada com moderação.

Assim, mesmo sendo rico em gordura saturada, o coco apresenta diversos nutrientes essenciais que variam em quantidade, dependendo da forma de consumo.

Polpa do coco

Uma porção de 30 gramas da polpa do coco, por exemplo, apresenta:

ComponenteValor por 30 g
Calorias187 kcal
Gorduras Totais18 g
Gordura Saturada16 g
Carboidratos7 g
Açúcar2 g
Proteína2 g
Fibras5 g
Informação nutricional polpa do coco

A polpa do coco apresenta alto teor de fibras e alta quantidade de minerais como o potássio e o ferro. Apesar dessa parte do coco ser rica em gordura saturada, ela é livre de colesterol e apresenta pouco sódio.

  Continua Depois da Publicidade  

Dica: No final deste artigo você pode conferir a tabela nutricional completa da polpa do coco in natura.

Leite de coco

Já uma porção de cerca de 230 mililitros de leite de coco pode conter até:

ComponenteValor por 230 ml
Calorias552 kcal
Gorduras Totais57 g
Gordura Saturada50 g
Carboidratos13 g
Açúcar8 g
Proteína5,5 g
Fibras5 g
Informação nutricional leite de coco

O leite de coco contém minerais como o sódio, o potássio, o ferro e o magnésio.

Água de coco

A mesma porção de 230 mililitros de água de coco contém:

ComponenteValor por 230 ml
Calorias46 kcal
Gorduras Totais0,5 g
Gordura Saturada0,4 g
Carboidratos9 g
Açúcar6 g
Proteína2 g
Fibras3 g
Informação nutricional água de coco

A água de coco contém minerais importantes como o cálcio, o potássio, o magnésio e o sódio.

Óleo de coco

Uma porção de 1 colher de sopa de óleo de coco apresenta:

ComponenteValor por 1
colher de sopa
Calorias121 kcal
Gorduras Totais13 g
Gordura Saturada11 g
Informação nutricional óleo de coco

Uma colher de sopa de óleo de coco apresenta 121 calorias e, se não usado com cautela, o limite diário recomendado de gordura saturada pode ser ultrapassado facilmente.

Essa comparação permite assumir que todas as partes do coco podem ser aproveitadas e cada uma delas apresenta propriedades nutricionais únicas.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, o valor nutricional do coco pode variar de acordo com qual parte dele está sendo consumida. Ou seja, os nutrientes que você irá obter dependem muito da forma através da qual você vai consumir o fruto.

Além das propriedades nutricionais, o coco apresenta propriedades bactericidas, antiparasitárias, antivirais e antifúngicas que auxiliam na prevenção e no tratamento de diversas doenças.

Benefícios do coco para saúde e boa forma

Leite de coco

Alguns dos benefícios do coco são destacados abaixo:

1. É rico em fibras

Por ser rico em fibras, há diversos benefícios que o coco pode trazer para a saúde, como:

  • Melhora o trânsito intestinal e ajuda a prevenir e tratar a constipação
  • Reduz a absorção de carboidratos e gorduras, ajudando a controlar os níveis de açúcar e colesterol.  

2. Ajuda no controle do colesterol e saúde do coração

Aproximadamente metade da gordura saturada presente no coco é proveniente do ácido láurico. Esse composto ajuda a aumentar os níveis de colesterol do tipo HDL (colesterol bom). O coco também pode ajudar no controle dos níveis de colesterol do tipo LDL (colesterol ruim).

Dessa forma, consumir quantidades moderadas de óleo de coco diariamente pode ajudar a proteger a saúde do coração e a evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Além disso o coco é rico em potássio, um mineral que tem efeitos nas paredes dos vasos sanguíneos, tornando-os mais elásticos. Esse efeito foi demonstrado em um estudo publicado no periódico International journal of cardiology em 2017.

3. Saúde dos ossos e dentes

O consumo frequente de coco ajuda a melhorar a saúde dos ossos e dos dentes, pois ele aumenta a capacidade do organismo de absorver minerais como o cálcio e o manganês, que são nutrientes essenciais para dentes e ossos saudáveis, o que pode ajudar inclusive a combater a osteoporose.

Não só isso, mas estudos indicam que aplicar óleo de coco na boca, por exemplo, pode reduzir a formação de placa bacteriana e gengivite.

4. Ajuda a regular o sistema imunológico

Esse efeito se dá pela ação dos antioxidantes presentes no coco no combate aos efeitos dos radicais livres sobre o DNA das células. Assim, os antioxidantes do coco auxiliam o corpo na prevenção de alguns tipos de câncer.

Além disso, sabe-se que as doenças inflamatórias e autoimunes são causadas por uma reação exagerada do sistema imunológico. Assim, o consumo de alimentos que ajudam na regulação da imunidade, como coco, pode ser útil na prevenção dessas doenças.

5. Bom para a saúde da pele

Por fim, o óleo de coco é bastante eficaz para hidratar a pele, principalmente as mais secas.

Além disso, os antioxidantes presentes no coco podem ajudar a conter os efeitos dos radicais livres no envelhecimento precoce da pele. E esse efeito pode ser visto tanto com o uso tópico, no caso do óleo, quanto com o consumo do coco.

6. Hidrata e repõe sais minerais

A água de coco é muito rica em minerais importantes para o equilíbrio eletrolítico do organismo. A presença de minerais como o potássio ajuda a manter o corpo bem hidratado.

7. Bom para mulheres grávidas

O coco é muito benéfico para mulheres grávidas, já que a água do coco ajuda a melhorar a imunidade, prevenir infecções e a aumentar os níveis de líquido amniótico, o que contribui para a saúde do feto.

8. Perda de peso – uma questão controversa

Um estudo publicado em 2017 no periódico científico European Journal of Clinical Nutrition analisou a relação do óleo de coco com a perda de peso, já que muita gente afirma que o alimento pode ajudar na queima de gordura e a reduzir o índice de massa corporal (IMC) e a circunferência da cintura.

O coco em si e o óleo de coco extraído dele são ricos em calorias, o que dificulta o uso do alimento para promover a perda de peso. No entanto, a presença de ácidos graxos de cadeia média no coco supostamente acelera o metabolismo e contribui para o emagrecimento.

Porém, nenhuma dessas alegações foi totalmente comprovada pela ciência e, assim, mais estudos precisam ser realizados para atestar esses benefícios do coco.

Óleo de coco

Dicas

As maneiras de consumir o coco são inúmeras:

Além disso, existem diversas receitas nas quais você pode incluir esse ingrediente. A farinha de coco, por exemplo, pode substituir outras farinhas no preparo de um pão, de um bolo ou de uma torta. A mesma dica vale para o leite de coco, que pode ser substituto de outras variedades de leite.

Ao optar por coco seco, é importante verificar se o mesmo contém ingredientes adicionados, já que alguns podem apresentar adição de açúcar em sua composição.

E o mais importante: combine o coco, em qualquer uma de suas formas, com uma dieta saudável e equilibrada, que contenha alimentos como legumes, frutas, grãos integrais e boas fontes de proteína e gordura.

Tabela nutricional

Porção de 100 g da polpa do coco in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias423 kcal
Carboidrato10,4 g
Proteína3,69 g
Gorduras42 g
Fibra alimentar5,38 g
Colesterol0
Gorduras saturadas30 g
Gorduras monoinsaturadas1,5 g
Gorduras poliinsaturadas0,3 g
Gorduras trans0
Cálcio8,69 mg
Ferro1,15 mg
Sódio15,3 mg
Magnésio44,8 mg
Fósforo70,8 mg
Potássio307 mg
Zinco1,59 mg
Cobre0,24 mg
Selênio10,9 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,3 mg
Vitamina B60,03 mg
Vitamina C2,49 mg
Equivalente de folato28 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TBCA)
Fontes e Referências Adicionais

Você já imaginava que existiam tantos benefícios do coco para a saúde? Pretende consumi-lo mais frequentemente? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média 4,83)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário