Comendo muito doce

Comer Muito Doce Causa Diabetes?

Um quadro de diabetes é desenvolvido quando o organismo não é capaz de produzir insulina ou não consegue utilizar adequadamente o hormônio produzido pelo corpo, que trabalha no controle da quantidade de glicose (açúcar) encontrada no sangue.

Muitas pessoas se perguntam se comer muito doce causa diabetes, já que a doença tem essa associação direta com o açúcar. Vamos explorar essa questão agora.

O tratamento da doença pode exigir uma série de medidas, como praticar atividades físicas, checar os níveis de glicemia, aplicar insulina, usar medicamentos, cuidar da saúde bucal, controlar o estresse, abandonar o cigarro, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e promover mudanças na alimentação.

Isso pode parecer trabalhoso, porém, quando a diabetes não é tratada, podem surgir complicações como doença renal, danos nos nervos, má circulação, formigamento, dor, fraqueza e perda de sensibilidade nos pés e membros inferiores, pele seca, aparecimento de calos e problemas nos olhos, conforme informou a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Segundo a Associação Americana de Diabetes, outras complicações associadas à condição são a pressão arterial alta, o aumento das chances de ter um acidente vascular cerebral (AVC), a síndrome hiperosmolar não cetótica (SHNC, caracterizada por hiperglicemia, extrema desidratação e alteração no nível de consciência) e gastroparesia (demora no esvaziamento do estômago).

Comer muito doce causa diabetes? 

Com todas as dificuldades e complicações que a condição pode trazer, o melhor mesmo é lutar para que ela não seja desenvolvida, não é mesmo? Afinal, prevenir é melhor do que remediar. E uma forma de impedir que a diabetes surja é conhecer os fatores que podem causá-la e evitá-los.

Por exemplo, será que comer muito doce causa diabetes? A associação entre o consumo dos doces e o surgimento da doença costuma ser feita porque a condição é caracterizada justamente pelos elevados níveis de açúcar no sangue.

Até existem estudos que mostram que o consumo de alimentos açucarados pode aumentar os riscos de desenvolvimento de diabetes do tipo 2, no entanto, o açúcar não é considerado capaz de causar a doença sozinho.

Por exemplo, uma pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard divulgada em novembro do ano de 2010 na publicação Diabetes Care (Cuidado com a Diabetes, tradução livre) indicou que adicionar uma porção diária de uma bebida que tenha adição de açúcar à dieta pode elevar os riscos de ter diabetes em 15%.

Outra pesquisa, dessa vez publicada em abril de 2009 no The Journal of Clinical Investigation (Jornal de Investigação Clínica, tradução livre), mostrou que o consumo de bebidas com a adição de edulcorantes (adoçantes) gerou uma diminuição na sensibilidade à insulina e uma elevação dos níveis de açúcar no sangue, que são conhecidas como características prognosticadoras da diabetes.

O aumento de peso

A pesquisa de 2009 também mostrou que o consumo das bebidas açucaradas ao longo de 10 semanas resultou em um aumento de peso de aproximadamente 1,8 kg. E quando analisamos o fato de que comer muito doce causa diabetes, não podemos deixar de lado o fato de que o consumo excessivo de açúcar está associado à elevação do peso.

Ainda que o açúcar seja necessário ao organismo humano para o fornecimento de energia, já que o corpo queima a substância justamente para obter o combustível que é necessário para o seu funcionamento, a sua ingestão em exceção não é, nem de longe, saudável.

Quando há muito açúcar no corpo, o fígado, que é o órgão que armazena a substância, fica com a sua capacidade excedida. Com isso, o açúcar a mais é transformado em ácidos graxos, que são enviados para a corrente sanguínea.

De lá, esses compostos partem para outras partes do corpo e são armazenados em forma de gordura em regiões como a barriga, as mamas, os quadris e o bumbum. Em outras palavras: a ingestão elevada de açúcar engorda.

Por que estamos falando isso? O que a diabetes tem a ver com isso tudo? É que o sobrepeso e a obesidade, que podem acontecer, entre outros motivos, por conta da ingestão exagerada de açúcar por um longo período, são classificados como fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes.

Assim, podemos concluir que comer muito doce pode contribuir com o aumento do risco de desenvolver a diabetes. Entretanto, esse não é o único motivo e é preciso entender que existem outros fatores que podem dar origem à doença.

Segundo a Diabetes UK, o ideal não é cortar todo o açúcar da dieta – uma vez que ele é encontrado em importantes alimentos como frutas, vegetais e produtos laticínios -, mas evitar os chamados açúcares adicionados.

Esses não estão presentes somente em chocolates e bolachas – também podem ser encontrados em produtos industrializados e bebidas como refrigerantes e sucos artificiais.

Os fatores de risco da diabetes 

A Diabetes UK também informou que a diabetes do tipo 1 é causada pela destruição das células encontradas no pâncreas que produzem a insulina. E o responsável por essa destruição é o próprio sistema imunológico.

Já em relação à diabetes do tipo 2, além da obesidade e do sobrepeso, existem outros fatores de risco como o histórico familiar da condição, a prática de exercícios físicos menos de três vezes por semana e o fato de já ter tido diabetes gestacional.

Segundo a Federal Internacional da Diabetes (IDF, sigla em inglês), outros fatores de risco para a diabetes do tipo 2 são: a falta de uma alimentação saudável, o envelhecimento, a pressão arterial alta, a dieta de baixa qualidade durante a gestação, questões étnicas e uma condição chamada anomalia de tolerância à glicose, em que os níveis de glicose no sangue são maiores que o normal, mas ainda não atingiram o nível de um quadro de diabetes.

Ainda de acordo com a IDF, os fatores de risco para a diabetes gestacional são: sobrepeso, diagnóstico de anomalia de tolerância à glicose, questões étnicas, histórico familiar de diabetes ou o fato de já ter tido uma diabetes gestacional.

Você imaginava que comer muito doce causa diabetes? Tem o costume de consumir muitos alimentos açucarados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Bem, eu consumo muito açúcar e faço 100 flexoes por dia. Sera que corro risco de ficar obeso ou com diabete?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*