Comer Muito Doce Causa Diabetes?

Especialista da área:
atualizado em 23/12/2019

A diabetes é uma doença causada pela má absorção ou pela produção insuficiente do hormônio que regula a glicose no organismo, a insulina. Você está prestes a conhecer a fundo o que é a diabetes, seus tipos e, principalmente, se comer muito doce causa diabetes ou não.

Um quadro de diabetes é desenvolvido quando o organismo não é capaz de produzir insulina ou não consegue utilizar adequadamente o hormônio produzido pelo corpo, que trabalha no controle da quantidade de glicose (açúcar) encontrada no sangue.

  Continua Depois da Publicidade  

Muitas pessoas se perguntam se comer muito doce causa diabetes, já que a doença tem essa associação direta com o açúcar. Vamos explorar essa questão agora.

Toda alimentação de pessoas com quadros de diabetes deve ser pensada e controlada. Fazer concessões é perigoso e pode causar danos irreversíveis à saúde. Existem frutas tão doces que muitas sobremesas preparadas com elas nem tem acréscimo de açúcares. Você não pode deixar de conferir se diabéticos podem comer frutas.

Controlar a diabetes não é uma tarefa fácil, mas nem de longe é impossível. Existem muitos avanços da medicina nessa área. Descubra se há cura para diabetes e os 10 principais caminhos.

Muito melhor do que saber as restrições, é importante que um diabético conheça o que ele pode e deve comer. Conheça os 16 poderosos alimentos para diabetes. Certamente eles mudarão o seu dia-a-dia.

O tratamento da doença pode exigir uma série de medidas, como praticar atividades físicas, checar os níveis de glicemia, aplicar insulina, usar medicamentos, cuidar da saúde bucal, controlar o estresse, abandonar o cigarro, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e promover mudanças na alimentação.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso pode parecer trabalhoso, porém, quando a diabetes não é tratada, podem surgir complicações como doença renal, danos nos nervos, má circulação, formigamento, dor, fraqueza e perda de sensibilidade nos pés e membros inferiores, pele seca, aparecimento de calos e problemas nos olhos, conforme informou a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Segundo a Associação Americana de Diabetes, outras complicações associadas à condição são a pressão arterial alta, o aumento das chances de ter um acidente vascular cerebral (AVC), a síndrome hiperosmolar não cetótica (SHNC, caracterizada por hiperglicemia, extrema desidratação e alteração no nível de consciência) e gastroparesia (demora no esvaziamento do estômago).

Comer muito doce causa diabetes? 

Com todas as dificuldades e complicações que a condição pode trazer, o melhor mesmo é lutar para que ela não seja desenvolvida, não é mesmo? Afinal, prevenir é melhor do que remediar. E uma forma de impedir que a diabetes surja é conhecer os fatores que podem causá-la e evitá-los.

Por exemplo, será que comer muito doce causa diabetes? A associação entre o consumo dos doces e o surgimento da doença costuma ser feita porque a condição é caracterizada justamente pelos elevados níveis de açúcar no sangue.

Até existem estudos que mostram que o consumo de alimentos açucarados pode aumentar os riscos de desenvolvimento de diabetes do tipo 2, no entanto, o açúcar não é considerado capaz de causar a doença sozinho.

Por exemplo, uma pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard divulgada em novembro do ano de 2010 na publicação Diabetes Care (Cuidado com a Diabetes, tradução livre) indicou que adicionar uma porção diária de uma bebida que tenha adição de açúcar à dieta pode elevar os riscos de ter diabetes em 15%.

  Continua Depois da Publicidade  

Outra pesquisa, dessa vez publicada em abril de 2009 no The Journal of Clinical Investigation (Jornal de Investigação Clínica, tradução livre), mostrou que o consumo de bebidas com a adição de edulcorantes (adoçantes) gerou uma diminuição na sensibilidade à insulina e uma elevação dos níveis de açúcar no sangue, que são conhecidas como características prognosticadoras da diabetes.

O aumento de peso

A pesquisa de 2009 também mostrou que o consumo das bebidas açucaradas ao longo de 10 semanas resultou em um aumento de peso de aproximadamente 1,8 kg. E quando analisamos o fato de que comer muito doce causa diabetes, não podemos deixar de lado o fato de que o consumo excessivo de açúcar está associado à elevação do peso.

Ainda que o açúcar seja necessário ao organismo humano para o fornecimento de energia, já que o corpo queima a substância justamente para obter o combustível que é necessário para o seu funcionamento, a sua ingestão em exceção não é, nem de longe, saudável.

Quando há muito açúcar no corpo, o fígado, que é o órgão que armazena a substância, fica com a sua capacidade excedida. Com isso, o açúcar a mais é transformado em ácidos graxos, que são enviados para a corrente sanguínea.

De lá, esses compostos partem para outras partes do corpo e são armazenados em forma de gordura em regiões como a barriga, as mamas, os quadris e o bumbum. Em outras palavras: a ingestão elevada de açúcar engorda.

Por que estamos falando isso? O que a diabetes tem a ver com isso tudo? É que o sobrepeso e a obesidade, que podem acontecer, entre outros motivos, por conta da ingestão exagerada de açúcar por um longo período, são classificados como fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, podemos concluir que comer muito doce pode contribuir com o aumento do risco de desenvolver a diabetes. Entretanto, esse não é o único motivo e é preciso entender que existem outros fatores que podem dar origem à doença.

Segundo a Diabetes UK, o ideal não é cortar todo o açúcar da dieta – uma vez que ele é encontrado em importantes alimentos como frutas, vegetais e produtos laticínios -, mas evitar os chamados açúcares adicionados.

Esses não estão presentes somente em chocolates e bolachas – também podem ser encontrados em produtos industrializados e bebidas como refrigerantes e sucos artificiais.

Os fatores de risco da diabetes 

A Diabetes UK também informou que a diabetes do tipo 1 é causada pela destruição das células encontradas no pâncreas que produzem a insulina. E o responsável por essa destruição é o próprio sistema imunológico.

Já em relação à diabetes do tipo 2, além da obesidade e do sobrepeso, existem outros fatores de risco como o histórico familiar da condição, a prática de exercícios físicos menos de três vezes por semana e o fato de já ter tido diabetes gestacional.

Segundo a Federal Internacional da Diabetes (IDF, sigla em inglês), outros fatores de risco para a diabetes do tipo 2 são: a falta de uma alimentação saudável, o envelhecimento, a pressão arterial alta, a dieta de baixa qualidade durante a gestação, questões étnicas e uma condição chamada anomalia de tolerância à glicose, em que os níveis de glicose no sangue são maiores que o normal, mas ainda não atingiram o nível de um quadro de diabetes.

Ainda de acordo com a IDF, os fatores de risco para a diabetes gestacional são: sobrepeso, diagnóstico de anomalia de tolerância à glicose, questões étnicas, histórico familiar de diabetes ou o fato de já ter tido uma diabetes gestacional.

Você imaginava que comer muito doce causa diabetes? Tem o costume de consumir muitos alimentos açucarados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média 4,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

1 comentário em “Comer Muito Doce Causa Diabetes?”

  1. Bem, eu consumo muito açúcar e faço 100 flexoes por dia. Sera que corro risco de ficar obeso ou com diabete?

    Responder