Diabético pode comer Batata Doce?

Especialista da área:
atualizado em 22/03/2021

A diabetes é uma doença que atinge mais pessoas a cada ano, e por isso sempre surgem dúvidas sobre quais alimentos o diabético pode comer, e um deles é a batata doce.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas essa dúvida não envolve apenas a batata doce, e é comum ouvir as mesmas perguntas sobre outros alimentos, como no caso da batata, da cenoura e da abóbora.

Por isso, vamos agora descobrir se diabético pode ou não comer batata doce, além de entender um pouco mais sobre a doença.

O que é diabetes?

Uma pessoa é diagnosticada com diabetes quando seu organismo não é capaz de produzir insulina (tipo 1) ou não consegue utilizar adequadamente o hormônio produzido pelo corpo (tipo 2).

E, como explica a Sociedade Brasileira de Diabetes, o hormônio e sua ação são importantes para que o corpo possa utilizar a glicose dos alimentos consumidos na dieta, como fonte de energia.

Por isso, quando existe um quadro de diabetes não controlado, os níveis de glicose no sangue aumentam, o que pode, com o tempo, danificar órgãos, vasos sanguíneos e nervos do organismo.

Assim, é de extrema importância que pessoas com diabetes façam acompanhamento nutricional, para garantir um bom fornecimento de nutrientes, ao mesmo tempo que se evita a ingestão de carboidratos simples.

Diabetes

A influência do índice glicêmico

Alimentos de baixo índice glicêmico e que são compostos por carboidratos complexos são uma boa opção para a dieta das pessoas que sofrem com diabetes.

Mas para entender como isso funciona, é preciso saber que os carboidratos, além de fornecerem energia ao organismo, são quebrados em forma de açúcar quando digeridos.

E, enquanto os carboidratos simples e de alto índice glicêmico são absorvidos muito rapidamente pelo organismo, aumentando rapidamente os níveis de glicose no sangue, os carboidratos complexos – de baixo índice glicêmico – tem uma absorção mais lenta. Isso faz com que os níveis de açúcar não sofram picos.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, a pessoa que sofre com diabetes deve optar pelos alimentos com baixo índice glicêmico, que tornam mais fácil o controle das taxas de glicose no sangue.

Diabético pode comer batata doce?

A batata doce tem um índice glicêmico de 54, que não é considerado alto, e assim, o seu consumo não altera tanto os níveis de glicose no sangue.

Então sim, uma pessoa com diabetes pode comer batata doce, desde que ela esteja inserida em uma dieta equilibrada.

batata doce

O papel das fibras

Outro aspecto importante, que faz com um alimento seja adequado para a dieta de quem tem diabetes, é a quantidade de fibras alimentares.

Isso acontece porque as fibras regulam a absorção de glicose durante a digestão e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.

E é importante lembrar que boa parte das fibras da batata doce está concentrada na casca do alimento.

A quantidade

Embora o índice glicêmico seja baixo e a batata doce seja rica em fibras, isso não quer dizer que devemos ignorar a quantidade de carboidratos presentes na raiz.

Isso é importante porque em 100 g do alimento há 23 g de carboidratos, e essa quantidade deve ser levada em consideração quando o cardápio for planejado.

  Continua Depois da Publicidade  

Veja também: Contagem de carboidratos para diabéticos – Tabela e como fazer

Os acompanhamentos

O ideal é ter na refeição acompanhamentos que contribuam para uma digestão dos carboidratos mais lenta, como saladas e outras fontes de fibras.

Além disso, gorduras boas, como as que estão presentes no azeite de oliva e no salmão, também fazem essa assimilação do açúcar ser mais lenta.

Atenção ao modo de preparo da batata doce 

O modo de preparo pode influenciar a maneira que ele afeta a diabetes, já que pode causar alterações no índice glicêmico do alimento.

Por isso, o ideal é cozinhar a batata no vapor, ou utilizar o azeite de oliva extra virgem, porque ele é fonte de gorduras saudáveis (monoinsaturadas e polinsaturadas), que são os tipos de gorduras que trazem benefícios para a saúde, principalmente de quem tem diabetes.

Dica de horário

Vale lembrar que um bom momento para consumir alimentos com mais carboidratos ou com maior índice glicêmico é logo após uma atividade física, pois o impacto na glicemia será minimizado.

Dicas e cuidados

Mais importante do que saber se diabético pode comer batata doce ou qualquer outro alimento é compreender como toda a dieta do diabético deve funcionar.

Isso porque, assim como qualquer pessoa, o indivíduo que possui diabetes também precisa seguir uma dieta equilibrada, fornecendo todos os nutrientes nas quantidades corretas, para assim suprir as necessidades do organismo.

Portanto, ao ser diagnosticado com diabetes, procure saber prontamente com o médico responsável por seu tratamento como a sua alimentação deverá ser daqui para a frente.

Além disso, busque auxílio de um nutricionista para montar um cardápio que seja apropriado para o seu caso em particular e peça a ele uma lista com os alimentos que você pode comer e os que deve evitar.

Gostou das dicas? Então aproveite e assista aos vídeos abaixo que tratam sobre este assunto.

Fontes e referências adicionais

Você imaginava que diabético pode comer batata doce? Possui essa condição de saúde? Como faz para lidar com as restrições alimentares? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média 4,36)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

5 comentários em “Diabético pode comer Batata Doce?”

  1. Matéria de grande importância .não só para o diabéticos, mas também para os que não são portadores. Uma boa alimentação é a base de tudo. Simples assim. Gostei muito do que li sobre a batata doce.

    Responder
  2. BOM DIA
    LI SOBRE A BATATA DOCE PRETENDO FAZER PARA MEU ESPOSO NA LISTA DELE TEM ESTE PRODUTO NO JANTAR 100 GRAMA ENTAO SERA 20 GRAMA DE CARBOIDRATOS MAIS EU FAREI COZIDA E PESANDO ANTES NAO TEM RISCO DE AUMENTAR O CARBOIDRATOS????? NAO FAREI PURE E ELA PODE SUBSTITUIR O ARROZ ????

    Responder