7 Sintomas que Podem Indicar o Início da Diabetes – Identifique-os e Tenha Tempo de Reverter

Especialista:
atualizado em 10/03/2020

Ter diabetes do tipo 2 não é brincadeira – e isso não somente porque ainda não existe uma cura para a diabetes. Outro problema é que a doença pode resultar no desenvolvimento de complicações graves como doença no coração, acidente vascular cerebral (AVC), pressão alta, aterosclerose, danos nos nervos, danos renais, danos nos olhos, audição prejudicada, apneia do sono e doença de Alzheimer.

Por isso, vale a pena fazer tudo o que estiver em mãos para prevenir a condição, assim como ficar de olho nos sintomas que podem indicar o início do desenvolvimento da doença.

Sim, mesmo antes da diabetes do tipo 2 ser diagnosticada, o organismo dá sinas de que ela pode estar surgindo, em uma condição que é chamada de pré-diabetes.

Mas quais podem ser esses sintomas? Bem, a lista inclui:

  1. Fome exagerada;
  2. Sede excessiva – quando os níveis de açúcar no sangue começam a ficar mais elevados, o organismo pede por mais água para diluir toda essa glicose sanguínea;
  3. Cansaço extremo – pois o açúcar do sangue já não está conseguindo chegar às células da maneira que deveria;
  4. Irritabilidade extrema;
  5. Dificuldade da cicatrização – causada pela maior presença de açúcar no sangue, o que o deixa viscoso e faz com que ele tenha mais dificuldade de se mover pelo corpo;
  6. Formigamento nas mãos e nos pés – provocado pelo mesmo motivo acima;
  7. Disfunção erétil – decorrente do mesmo fenômeno que causa a dificuldade de cicatrização e o formigamento nos pés e nas mãos.

É importante esclarecer que, ao contrário do que acontece com a diabetes do tipo 1, a diabetes do tipo 2 pode não ter uma perda de peso tão notável como um dos seus sintomas. Isso porque na diabetes do tipo 1, que é desenvolvida em uma idade jovem e se trata de uma resposta autoimune, a insulina para de ser produzida de maneira abrupta.

Reconheceu um ou mais desses sintomas? Então, não há outra saída a não ser marcar uma consulta médica para checar se realmente pode ter desenvolvido um quadro de início de diabetes. Para confirmar a suspeita, o médico certamente solicitará exames de sangue e fará um exame clínico.

É somente com a consulta médica que é possível definir se o paciente já está diabético ou se o caso é de uma pré-diabetes que ainda pode ser revertida. Mudanças no estilo de vida como ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos com frequência, perder o excesso de peso e parar de fumar podem prevenir que a pré-diabetes se transforme em diabetes do tipo 2.

Além disso, o médico pode prescrever um medicamento para o paciente com risco elevado de desenvolver a diabetes, assim como remédios para controlar o colesterol e a pressão alta, caso julgue necessário.

Mais informações sobre a diabetes

A doença ocorre quando os níveis de açúcar no sangue, conhecidos ainda como glicose no sangue, encontram-se muito elevados. Vale lembrar que a glicose sanguínea é a maior fonte de energia para o organismo e é proveniente dos alimentos consumidos por meio da dieta.

Ao explicar sobre a diabetes, também precisamos citar a insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas e é responsável por auxiliar a glicose obtida por meio dos alimentos a chegar até as células, onde será utilizada como fonte de energia. Você sabia que a insulina também é relevante para o surgimento da diabetes?

Isso porque em um quadro de diabetes, o corpo não produz insulina o suficiente ou qualquer quantidade do hormônio ou não consegue utilizar a insulina presente apropriadamente. Com isso, a glicose permanece no sangue e não dá conta de chegar até as células.

Ao receber a notícia de que foi diagnosticado com a doença, o paciente precisa seguir direitinho todas as orientações do médico em relação ao tratamento, pois trata-se de uma condição que pode ser bastante perigosa. Uma dessas orientações certamente vai ser seguir uma dieta voltada para diabetes.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências adicionais:

Você já conhecia os 7 sintomas que podem indicar o inicio da diabetes? Pretende procurar um medico? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário