As castanhas fazem parte de um grupo de aproximadamente oito ou nove arbustos e árvores que pertencem à mesma família. As castanheiras produzem uma noz comestível popularmente chamada de castanha que é consumida em todo o mundo. Veja a seguir como fazer leite de castanha caseiro, além de conferir algumas receitas com o leite e outras dicas de consumo.
Curiosamente, as castanhas também são consideradas frutos, e isso ocorre porque as frutas são tecnicamente definidas como o produto de uma planta com flores, e a maioria delas se enquadra nessa categoria.
Com um sabor levemente adocicado, elas podem ser facilmente adicionadas a uma grande variedade de receitas e podem ser consumidas cruas. O leite de castanhas está se tornando cada vez mais popular, tanto entre as pessoas que seguem uma dieta vegana (aquelas que procuram por uma alimentação saudável devido a todos os seus benefícios para a saúde) tanto entre as que são intolerantes a lactose.
Aproveite para conferir também como fazer outras opções de leite vegetal e mais dicas para seguir uma dieta vegana deliciosa e variada, sem sentir falta de produtor de origem animal no seu dia a dia.
Como fazer leite de castanha caseiro
Este tipo de leite vegetal pode ser encontrado pronto para consumo em mercados e lojas de produtos naturais, porém, ele também pode ser feito em casa.
Há diferentes maneiras de fazê-lo; veja agora uma receita prática.
Ingredientes:
- 1 litro de água potável;
- 24 castanhas assadas e descascadas que ficaram de molho por 8 horas;
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
- Uma pitada de sal.
Modo de preparo:
Em um recipiente com tampa, cubra as castanhas com água e deixe na geladeira por pelo menos 8 horas ou até uma semana. Escorra, lave as castanhas e substitua a água diariamente se você as manter por mais de 8 horas.
Coloque no liquidificador ou processador um litro de água, coloque as castanhas que ficaram de molho, o açúcar e o sal.
Misture por um minuto ou até que as castanhas estejam completamente reduzidas a migalhas e deixe a mistura descansar por cerca de 10 minutos. Filtre em um pedaço de pano fino ou gaze, coloque o que sobrou das castanhas e esprema para retirar as últimas gotas do leite.
Normalmente, este leite tem um sabor melhor depois de 2 horas, que é o tempo necessário para descansar e desenvolver os seus sabores.
Os pedacinhos de castanha que sobraram, você pode secar no forno em temperatura baixa, transformando-os em farinha de castanha, que pode ser usada nas mais variadas receitas.
Você pode misturar adoçantes e ingredientes a este leite ou fazer as mais diferentes receitas. Mantenha-o coberto e refrigerado por até 5 dias mexendo antes de usar. Esse leite vegetal também pode ser congelado por até 3 meses.
Como usar leite de castanha caseiro
Devido ao seu sabor adocicado, o leite de castanha costuma ser mais usado em batidas, lattes e doces. As pessoas que gostam de colocar açúcar em seus chás normalmente gostam de adicionar esse leite vegetal.
Para saber como usar o leite de castanha caseiro, a maneira mais simples de se pensar é que ele funciona como um substituto do leite de vaca em assados e sobremesas.
Agora que você já sabe como fazer leite de castanha caseiro, é hora de colocá-lo em sua dieta, pois ele proporciona muitos benefícios para a saúde, não contém a lactose, sendo ideal para as pessoas com intolerância.
Se comparado com o leite de vaca, contém menos da metade da gordura, menos de um quarto das calorias e, embora contenha menos proteína, contém também menos carboidrato.
Benefícios da castanha para a saúde
1. Contém antioxidantes
Além de fornecer muitas vitaminas e minerais, as castanhas também possuem uma boa quantidade de antioxidantes.
Um estudo realizado pelo Departamento de Biotecnologia da Universidade de Chosun, na Coréia, demonstrou que o extrato de flor de castanha continha propriedades antioxidantes potentes e inclusive ajuda a proteger contra danos causados por melanoma ou câncer de pele.
Esses antioxidantes são substâncias que ajudam a neutralizar os radicais livres nocivos, que são compostos que podem se acumular causando danos às células e doenças crônicas. Essas substâncias benéficas têm sido associadas a vários benefícios para a saúde, que vão desde a luta contra doenças cardíacas até a prevenção do câncer.
2. Melhora a digestão
Um estudo publicado na revista acadêmica Food Microbiology descobriu que o extrato de castanha possui um efeito protetor na tensão dos probióticos, um tipo de bactéria benéfica que mantém o intestino saudável e ajuda a melhorar a digestão que é encontrada no trato gastrointestinal.
Além disso, elas são ricas em fibras, que resistem à digestão quando passam pelo trato gastrointestinal e ajudam no movimento dos alimentos através do trato digestivo.
Suas fibras também podem aliviar a constipação, promover a saciedade, ajudam a nutrir as bactérias benéficas encontradas no intestino e a estabilizar o açúcar no sangue.
3. Ajuda a regular o intestino
Quando você consome fibra, ela se move sem ser digerida por todo o seu corpo, e isso pode ajudar a dar volume às fezes e facilita a passagem pelo corpo para combater a constipação.
Uma análise publicada no World Journal of Gastroenterology analisou cinco estudos que mediam os efeitos da fibra alimentar, e os pesquisadores descobriram que o aumento da ingestão de fibras estava associado a um aumento na frequência das fezes.
4. Melhora a função cerebral
As castanhas são alimentos ricos em várias vitaminas do complexo B, incluindo vitamina B6, folato, tiamina e riboflavina, que são essenciais para manter a saúde do cérebro e proteger contra doenças.
Ter deficiência em qualquer uma dessas vitaminas pode causar problemas com a cognição. Por exemplo, a deficiência de tiamina pode levar ao delírio, enquanto que a deficiência de folato pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro em crianças.
Foi realizado um estudo em que pessoas idosas consumiram suplementos de ácido fólico por um ano, e como resultado, descobriu-se que ele ajudou a melhorar o desempenho cognitivo, reduzindo os níveis de certos marcadores de inflamação.
Um outro estudo publicado no Nutrition Journal mostrou que o aumento da ingestão de vitaminas do complexo B estava positivamente associado à função cognitiva em idosos com comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer.
5. Protege o coração
Foi comprovado que alguns tipos de castanhas têm um efeito protetor para o coração, e isso ocorre parcialmente porque elas contêm antioxidantes que podem reduzir a inflamação e melhorar a saúde do coração.
Esses frutos também contêm potássio, que é um mineral importante que pode diminuir alguns dos fatores de risco que estão associados às doenças cardíacas. Uma revisão de estudos descobriu que o aumento da ingestão de potássio poderia efetivamente reduzir a pressão arterial e até mesmo reduzir em 24% o risco de derrame.
6. Promove a saúde dos ossos
As castanhas possuem manganês, que é um mineral extremamente importante para o funcionamento normal das células, e alguns estudos também comprovaram que esse mineral também pode desempenhar um papel central na saúde dos ossos podendo fornecer proteção contra certas doenças.
Aproximadamente 43% do manganês é armazenado nos ossos, e ao consumi-lo em combinação com outros minerais que são bons para a construção óssea, ele pode ajudar a prevenir a perda óssea, principalmente em mulheres mais velhas.
Em um estudo realizado em 2004, foi descoberto que uma cápsula contendo manganês, cálcio, vitamina D, boro e zinco aumentava a densidade óssea em 334 mulheres com ossos fracos, por isso, incluir castanhas em sua dieta juntamente com outros nutrientes pode ajudar a manter os ossos fortes e afastar a osteoporose.
Devido a todos esses benefícios, parece primordial aprender como fazer leite de castanha, um ótimo substituto do leite animal. Experimente agora mesmo!
Esta castanha é de caju ou é castanha do Pará? Se a castanha for do Pará, qual a quantidade que dever ser ingerida pois a Castanha do Pará existe um limite de consumo diário por unidade. Já Pensou as consequência se consumir 24 castanhas do Pará por dia, isso no Leite.