Especialista da Área:

Como Fazer Leite de Castanha – Receitas e Dicas

🕐 27/12/2019

As castanhas fazem parte de um grupo de aproximadamente oito ou nove arbustos e árvores que pertencem à mesma família. As castanheiras produzem uma noz comestível popularmente chamada de castanha que é consumida em todo o mundo. Veja a seguir como fazer leite de castanha caseiro, além de conferir algumas receitas com o leite e outras dicas de consumo.

Curiosamente, as castanhas também são consideradas frutos, e isso ocorre porque as frutas são tecnicamente definidas como o produto de uma planta com flores, e a maioria delas se enquadra nessa categoria.

Com um sabor levemente adocicado, elas podem ser facilmente adicionadas a uma grande variedade de receitas e  podem ser consumidas cruas. O leite de castanhas está se tornando cada vez mais popular, tanto entre as pessoas que seguem uma dieta vegana (aquelas que procuram por uma alimentação saudável devido a todos os seus benefícios para a saúde) tanto entre as que são intolerantes a lactose.

Aproveite para conferir também como fazer outras opções de leite vegetal e mais dicas para seguir uma dieta vegana deliciosa e variada, sem sentir falta de produtor de origem animal no seu dia a dia.

Como fazer leite de castanha caseiro

Este tipo de leite vegetal pode ser encontrado pronto para consumo em mercados e lojas de produtos naturais, porém, ele também pode ser feito em casa.

Há diferentes maneiras de fazê-lo; veja agora uma receita prática.

Ingredientes:

  • 1 litro de água potável;
  • 24 castanhas assadas e descascadas que ficaram de molho por 8 horas;
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • Uma pitada de sal.

Modo de preparo:

Em um recipiente com tampa, cubra as castanhas com água e deixe na geladeira por pelo menos 8 horas ou até uma semana. Escorra, lave as castanhas e substitua a água diariamente se você as manter por mais de 8 horas.

Coloque no liquidificador ou processador um litro de água, coloque as castanhas que ficaram de molho, o açúcar e o sal.

Misture por um minuto ou até que as castanhas estejam completamente reduzidas a migalhas e deixe a mistura descansar por cerca de 10 minutos. Filtre em um pedaço de pano fino ou gaze, coloque o que sobrou das castanhas e esprema para retirar as últimas gotas do leite.

Normalmente, este leite tem um sabor melhor depois de 2 horas, que é o tempo necessário para descansar e desenvolver os seus sabores.

Os pedacinhos de castanha que sobraram, você pode secar no forno em temperatura baixa, transformando-os em farinha de castanha, que pode ser usada nas mais variadas receitas.

Você pode misturar adoçantes e ingredientes a este leite ou fazer as mais diferentes receitas. Mantenha-o coberto e refrigerado por até 5 dias mexendo antes de usar. Esse leite vegetal também pode ser congelado por até 3 meses.

Como usar leite de castanha caseiro

Devido ao seu sabor adocicado, o leite de castanha costuma ser mais usado em batidas, lattes e doces. As pessoas que gostam de colocar açúcar em seus chás normalmente gostam de adicionar esse leite vegetal.

Para saber como usar o leite de castanha caseiro, a maneira mais simples de se pensar é que ele funciona como um substituto do leite de vaca em assados e sobremesas.

Agora que você já sabe como fazer leite de castanha caseiro, é hora de colocá-lo em sua dieta, pois ele proporciona muitos benefícios para a saúde, não contém a lactose, sendo ideal para as pessoas com intolerância.

Se comparado com o leite de vaca, contém menos da metade da gordura, menos de um quarto das calorias e, embora contenha menos proteína, contém também menos carboidrato.

Benefícios da castanha para a saúde

1. Contém antioxidantes

Além de fornecer muitas vitaminas e minerais, as castanhas também possuem uma boa quantidade de antioxidantes.

Um estudo realizado pelo Departamento de Biotecnologia da Universidade de Chosun, na Coréia, demonstrou que o extrato de flor de castanha continha propriedades antioxidantes potentes e inclusive ajuda a proteger contra danos causados por melanoma ou câncer de pele.

Esses antioxidantes são substâncias que ajudam a neutralizar os radicais livres nocivos, que são compostos que podem se acumular causando danos às células e doenças crônicas. Essas substâncias benéficas têm sido associadas a vários benefícios para a saúde, que vão desde a luta contra doenças cardíacas até a prevenção do câncer.

2. Melhora a digestão

Um estudo publicado na revista acadêmica Food Microbiology descobriu que o extrato de castanha possui um efeito protetor na tensão dos probióticos, um tipo de bactéria benéfica que mantém o intestino saudável e ajuda a melhorar a digestão que é encontrada no trato gastrointestinal.

Além disso, elas são ricas em fibras, que resistem à digestão quando passam pelo trato gastrointestinal e ajudam no movimento dos alimentos através do trato digestivo.

Suas fibras também podem aliviar a constipação, promover a saciedade, ajudam a nutrir as bactérias benéficas encontradas no intestino e a estabilizar o açúcar no sangue.

3. Ajuda a regular o intestino

Quando você consome fibra, ela se move sem ser digerida por todo o seu corpo, e isso pode ajudar a dar volume às fezes e facilita a passagem pelo corpo para combater a constipação.

Uma análise publicada no World Journal of Gastroenterology analisou cinco estudos que mediam os efeitos da fibra alimentar, e os pesquisadores descobriram que o aumento da ingestão de fibras estava associado a um aumento na frequência das fezes.

4. Melhora a função cerebral

As castanhas são alimentos ricos em várias vitaminas do complexo B, incluindo vitamina B6, folato, tiamina e riboflavina, que são essenciais para manter a saúde do cérebro e proteger contra doenças.

Ter deficiência em qualquer uma dessas vitaminas pode causar problemas com a cognição. Por exemplo, a deficiência de tiamina pode levar ao delírio, enquanto que a deficiência de folato pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro em crianças.

Foi realizado um estudo em que pessoas idosas consumiram suplementos de ácido fólico por um ano, e como resultado, descobriu-se que ele ajudou a melhorar o desempenho cognitivo, reduzindo os níveis de certos marcadores de inflamação.

Um outro estudo publicado no Nutrition Journal mostrou que o aumento da ingestão de vitaminas do complexo B estava positivamente associado à função cognitiva em idosos com comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer.

5. Protege o coração

Foi comprovado que alguns tipos de castanhas têm um efeito protetor para o coração, e isso ocorre parcialmente porque elas contêm antioxidantes que podem reduzir a inflamação e melhorar a saúde do coração.

Esses frutos também contêm potássio, que é um mineral importante que pode diminuir alguns dos fatores de risco que estão associados às doenças cardíacas. Uma revisão de estudos descobriu que o aumento da ingestão de potássio poderia efetivamente reduzir a pressão arterial e até mesmo reduzir em 24% o risco de derrame.

6. Promove a saúde dos ossos

As castanhas possuem manganês, que é um mineral extremamente importante para o funcionamento normal das células, e alguns estudos também comprovaram que esse mineral também pode desempenhar um papel central na saúde dos ossos podendo fornecer proteção contra certas doenças.

Aproximadamente 43% do manganês é armazenado nos ossos, e ao consumi-lo em combinação com outros minerais que são bons para a construção óssea, ele pode ajudar a prevenir a perda óssea, principalmente em mulheres mais velhas.

Em um estudo realizado em 2004, foi descoberto que uma cápsula contendo manganês, cálcio, vitamina D, boro e zinco aumentava a densidade óssea em 334 mulheres com ossos fracos, por isso, incluir castanhas em sua dieta juntamente com outros nutrientes pode ajudar a manter os ossos fortes e afastar a osteoporose.

Devido a todos esses benefícios, parece primordial aprender como fazer leite de castanha, um ótimo substituto do leite animal. Experimente agora mesmo!

Você já sabia como fazer leite de castanha caseiro? Pretende experimentar em casa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

1 comentário em “Como Fazer Leite de Castanha – Receitas e Dicas”

  1. Esta castanha é de caju ou é castanha do Pará? Se a castanha for do Pará, qual a quantidade que dever ser ingerida pois a Castanha do Pará existe um limite de consumo diário por unidade. Já Pensou as consequência se consumir 24 castanhas do Pará por dia, isso no Leite.

Deixe um comentário