Como usar ora-pro-nóbis para diabetes

atualizado em

O uso da ora-pro-nóbis para diabetes provavelmente já apareceu nas pesquisas de quem busca informações sobre a planta ou a doença. Mas antes de usá-la na prevenção ou tratamento da diabetes, é importante saber quais podem ser os efeitos da ora-pro-nóbis em relação à condição.

A ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) é uma planta alimentícia não convencional (PANC) conhecida por ser rica em fibras, proteínas, ferro, vitamina A, vitamina B3, vitamina C, vitamina E e vitamina K. Popular no estado de Minas Gerais, ela possui folhas verdes escuras e tem o apelido de “carne de pobre”.

Além do cultivo próprio, a ora-pro-nóbis pode ser obtida em feiras e lojas de produtos naturais na forma fresca, desidratada ou como farinha.

Antes de seguir em frente, que tal conhecer a ora-pro-nóbis ainda melhor, com a ajuda do vídeo abaixo? Aproveite também para se inscrever no nosso canal do YouTube, clicando no botão a seguir:

A diabetes

A diabetes é uma doença que ocorre quando as taxas de glicose no sangue, conhecidas ainda como os níveis de açúcar no sangue, estão muito altas. A saber, a glicose é a principal fonte de energia do organismo, que pode ser produzida pelo corpo, mas também é obtida por meio dos alimentos.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, quando falamos na doença, precisamos mencionar a insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, que tem a função de ajudar a glicose a chegar nas células para ser usada como energia.

Isso porque em um quadro de diabetes, o organismo não produz uma quantidade suficiente ou qualquer quantidade de insulina ou não utiliza o hormônio apropriadamente. Com isso, a glicose permanece no sangue e não chega às células. Conheça os sintomas da diabetes do tipo 1 e da diabetes do tipo 2.

Diabetes
A diabetes é uma doença que ocorre quando as taxas de glicose no sangue estão muito altas

A ora-pro-nóbis para diabetes

Por ser rica em fibras, acredita-se que a ora-pro-nóbis pode colaborar para a prevenção da resistência à insulina, condição associada a um aumento do risco de desenvolver diabetes do tipo 2, e da própria diabetes.

Isso porque as fibras contribuem para o controle dos níveis de glicose (açúcar) no sangue ao diminuir a velocidade de absorção dos carboidratos. 

  Continua Depois da Publicidade  

Quando uma pessoa consome um alimento com carboidratos, o seu sistema digestivo quebra os carboidratos que são digeríveis na forma de açúcar, que então parte para o sangue.

Por sua vez, as fibras são um tipo de carboidrato que o corpo não consegue digerir. Embora a maior parte dos carboidratos seja quebrada na forma de moléculas de açúcar, as fibras não podem ser decompostas na forma dessas moléculas e passam pelo organismo sem serem digeridas.

Então, elas auxiliam a regular o uso de açúcar por parte do organismo, ajudando a manter o açúcar no sangue e a fome sob controle. As fibras apresentam um efeito metabólico no trato gastrointestinal, retardam o esvaziamento gástrico e o tempo do trânsito intestinal, reduzindo a absorção da glicose.

A ora-pro-nobis não é considerada um tratamento direto para a diabetes, no entanto, acredita-se que o seu alto teor de fibras, que pode contribuir para a regulação dos níveis de açúcar no sangue, pode ser útil para as pessoas que sofrem com a doença.

Mas, é fundamental ter em mente que a diabetes é uma doença complexa e cada quadro pode apresentar características e necessidades próprias. Portanto, a condição precisa contar com um tratamento abrangente, individualizado e monitorado por profissionais de saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso significa que a ora-pro-nóbis não é uma planta mágica para controlar os níveis de açúcar no sangue, embora tenha características positivas nesse sentido. Então, quem tem diabetes precisa seguir todo o tratamento indicado pelo médico, que pode incluir o uso de medicamentos, uma dieta específica para diabetes e a prática de atividades físicas.

Além disso, para o paciente diabético que quiser testar a ora-pro-nóbis na dieta para ver se ela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, é importante consultar o médico para saber qual a forma mais indicada de usar a planta, tendo em vista o seu quadro em particular.

Cuidados e como usar

Ora-pro-nóbis
São necessários alguns cuidados, uma vez que a planta aé fonte de um antinutriente chamado oxalato

Em entrevista para o Blog Comida de Verdade, o nutricionista, palestrante e mestrando em nutrição Adriano Gonçalves Caceres explicou que existem basicamente três espécies de ora-pro-nóbis no Brasil e que todas são comestíveis, porém são necessários alguns cuidados, uma vez que ela é fonte de um antinutriente chamado oxalato.

Segundo o nutricionista, o oxalato não é uma substância tóxica e algumas bactérias intestinais até se alimentam dele, mas o seu excesso está associado à redução da absorção de minerais no intestino e à formação de pedras nos rins.

Portanto, recomenda-se minimizar a ingestão de oxalato. A espécie mais conhecida e cultivada de ora-pro-nóbis, a Pereskia aculeata, tem uma flor branca, espinhos curtos e teor médio de oxalato.

  Continua Depois da Publicidade  

Já a Pereskia grandiflora apresenta uma flor rosa, espinhos longos e um alto teor de oxalato. Por sua vez, a Pereskia bleo é a única espécie de ora-pro-nóbis que pode ter as folhas ingeridas in natura ou desidratadas.

As espécies de flor branca e de flor rosa, Pereskia aculeata e Pereskia grandiflora respectivamente, devem ser branqueadas antes do consumo, para que fiquem mais nutritivas e seguras.

O processo consiste em cortar as folhas em pedaços pequenos, levar para cozinhar na água fervente por três minutos, escorrer a água do cozimento em uma peneira e jogar essa água fora, uma vez que ela fica rica em oxalato.

Feito isso, as folhas podem ser usadas em receitas como molhos, ovos mexidos, refogados, saladas e sopas, por exemplo.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar do uso de ora-pro-nobis para diabetes? Possui a condição e pretende experimentar? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

4 comentários em “Como usar ora-pro-nóbis para diabetes”

  1. Eu costumo consumir naturalmente gosto muito do ora pro nobis,tenho diabetes tomo insulina tomara que amenize um pouco gostaria da receita de chá do ora pro nobis

    Responder
  2. Cada pessoa tem a sua particularidade,Já testei muitos produtos naturais e não consegui baixar minha pré-diabetes. Consigo controlar com dieta de Carboidrato e açúcar. A saúde em primeiro lugar, dei adeus à muitos alimentos e bebidas,minha alimentação básica é a base de proteínas, legumes e verduras para manter sempre abaixo de 101, se abusar chega à 140.

    Responder