Cranberry em cápsulas

Cranberry em Cápsulas – Benefícios, Para Que Serve e Como Tomar

Cranberry é um fruto bem pequeno com sabor azedo e cor avermelhada, rico em substâncias antioxidantes que oferecem os mais diversos benefícios para nossa saúde.

Além do fruto, hoje já é possível encontrar cranberry em cápsulas. Elas são produzidas a partir do fruto seco em pó e são uma forma mais fácil de aproveitar todos os benefícios da fruta sem ter que comer o alimento todos os dias ou depender de certas épocas do ano em que a produção é mais alta.

Vamos mostrar os melhores benefícios de usar cranberry em cápsulas, além de explicar para que serve e como tomar as pílulas.

Cranberry

Cranberry é um fruto bem pequeno, levemente azedo e de cor avermelhada que não é tão popular no Brasil. Porém, trata-se de um fruto com muitos antioxidantes e nutrientes importantes para a nossa saúde. Além disso, são frutas pouco calóricas. Para ter ideia, uma porção de meia xícara de cranberries tem apenas 25 calorias a alto teor de nutrientes como vitamina C, vitamina A e vitamina K.

Cranberry em cápsulas – Para que serve 

Essa fruta vem sendo usada desde a antiguidade pelos povos nativos norte americanos principalmente para tratar problemas urinários e doenças renais. Na Inglaterra, os colonos usavam a fruta para tratar problemas de apetite, desconfortos estomacais e distúrbios sanguíneos.

Se a fruta é nutritiva e saborosa, por que usar em cápsulas?

Acontece que o cranberry não está disponível o ano todo e não é comumente encontrada no Brasil. Isso a torna mais cara e difícil de encontrar. Além disso, seria necessário ingerir a fruta diariamente para observar nitidamente os benefícios. Dessa forma, usar cranberry em cápsulas é uma forma mais fácil de aproveitar todos os benefícios do fruto.

Cranberry em cápsulas são pequenos comprimidos feitos de cranberries secas em pó. Essas cápsulas prometem ser tão nutritivas e benéficas quanto a própria fruta fresca. Existem estudos que indicam que as propriedades da cranberry são capazes de atuar em problemas urinários, prevenção de doenças como problemas no coração e alguns tipos de câncer, além de fortalecer o sistema imunológico.

Além disso, algumas dessas cápsulas podem ser enriquecidas com outros ingredientes como vitamina C ou probióticos, potencializando os benefícios para a saúde listados a seguir.

Benefícios da Cranberry em cápsulas 

1. Prevenção de infecções no trato urinário

As cápsulas de cramberry podem ser bastante eficazes na prevenção de infecções recorrentes do trato urinário. Isso se deve à presença de proantocianidinas, que são substâncias que impedem que a bactéria Escherichia Coli se junte ao revestimento da uretra e da bexiga, o que causa a infecção. Quando as bactérias não conseguem aderir aos tecidos, elas não são capazes de se multiplicar, o que reduz o risco de infecções.

Diversos estudos mostram que usar cranberry em cápsulas contendo 36 miligramas de proantocianidinas diariamente pode reduzir de forma significativa a frequência de infecções recorrentes do trato urinário, principalmente em mulheres. Já em outros grupos de pessoas como idosos, alguns estudos não encontraram uma correlação positiva entre o uso de cranberry em cápsulas e menos infecções urinárias.

Desta forma, pode ser que elas funcionem como um tratamento complementar ou preventivo, mas ainda não existem estudos conclusivos sobre o efeito das pílulas de cranberry e o uso dessas cápsulas não deve ser substituído pelo uso de antibióticos tradicionais indicados por um médico.

2. Efeito antioxidante

O cranberry contém muitos antioxidantes em sua composição, que ajudam na proteção contra danos causados por radicais livres no organismo. A presença de radicais livres está associada a muitas doenças crônicas como doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo.

Existem evidências de que os antioxidantes presentes na cranberry são mais eficazes do que a própria vitamina E, que é um dos antioxidantes mais importantes no nosso corpo quanto ao combate aos radicais livres.

Por ser preparada a partir dos frutos secos, a cranberry em cápsulas apresenta uma maior concentração de antioxidantes do que as frutas frescas ou produtos como molhos e geleias de cranberry. Estudos indicam que o uso diário de cranberry em cápsulas reduz de modo significativo os marcadores relacionados ao estresse oxidativo no corpo.

3. Prevenção de doenças do coração

A ingestão regular de suco de cranberry pode ajudar na redução do risco de doenças cardíacas, no aumento do colesterol do tipo HDL (colesterol bom), na redução da inflamação e na prevenção da oxidação do colesterol.

Existem pesquisas realizadas com suco de cranberry que mostraram que ele é capaz de aumentar em até 10% os níveis do colesterol bom no sangue, que resultam em uma redução dos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.

Apesar de não existirem estudos específicos sobre a cranberry em cápsulas, é bem provável que seus benefícios sejam os mesmos para a saúde cardiovascular.

4. Proteção e tratamento contra úlceras no estômago

Algumas substâncias presentes na cranberry podem ajudar a eliminar infecções bacterianas causadas pela bactéria Helicobacter pylori no estômago, reduzindo o risco de úlceras no local. Pesquisas sugerem que usar cranberry por 90 dias pode eliminar totalmente a presença dessa bactéria no organismo.

5. Risco reduzido de câncer

Estudos feitos principalmente em animais e in vitro mostram que os compostos encontrados no cranberry podem ajudar na proteção contra o câncer e também ajudar a retardar o crescimento de tumores. Isso se deve em grande parte à presença de substâncias antioxidantes que ajudam a proteger as células de danos causados por radicais livres que podem levar ao surgimento de câncer.

6. Saúde bucal

As mesmas substâncias que impedem que as bactérias se liguem ao revestimento do trato urinários são as que evitam que as bactérias se desenvolvam na sua boca. Isso reduz problemas bucais como cáries e doenças na gengiva.

7. Aumento da imunidade

Vários estudos sugerem que as substâncias presentes no cranberry podem aumentar a imunidade e reduzir sintomas da gripe e combater outras doenças de forma mais efetiva. A cranberry em cápsulas é muitas vezes enriquecida com vitamina C e antioxidantes, e essas versão são ainda melhores para fortalecer o nosso sistema imunológico e proteger o corpo de doenças.

8. Controle dos níveis de açúcar

Diversas pesquisas comprovam que a cranberry é capaz de reduzir de forma significativa os níveis de açúcar no sangue de pessoas com diabetes. Além disso, não é adicionado açúcar na cranberry em cápsulas, como ocorre na maioria dos sucos preparados com a fruta devido ao seu sabor levemente azedo.

9. Auxílio no emagrecimento e remoção de toxinas

As cápsulas de cranberry também apresentam um alto teor de fibras, que ajudam no processo digestivo e, consequentemente em processos de perda de peso. A redução do teor de colesterol no sangue também ajuda no emagrecimento. Além disso, o cranberry ajuda a reduzir desconfortos como indigestão, azia, refluxo e gases. O teor de fibras também ajuda na remoção de resíduos e toxinas presentes no organismo.

Como tomar 

As cápsulas de cranberry são encontradas em farmácias, em lojas de produtos naturais ou na internet. Geralmente, uma dose de cranberry em cápsulas equivale a um copo de 237 mililitros de suco da fruta puro.

A cranberry em cápsula parece ser totalmente segura. A recomendação geral é de duas cápsulas ao dia cuja, quantidade por cápsula vai depender do fabricante.

Apesar dessa recomendação que pode variar de acordo com o fabricante, pesquisas indicam que tomar até 1500 miligramas de cranberry é seguro. Dosagens mais entre 500 e 1500 miligramas previnem infecções do trato urinário. Já uma dose diária de 1200 miligramas pode ajudar na redução do estresse oxidativo. É importante observar que mais pesquisas são necessárias para determinar a dose ideal.

Efeitos colaterais

Se usadas em excesso, as cápsulas de cranberry podem causar alguns efeitos colaterais indesejados, como: diarreia, enjoos, vômitos, dores abdominais, aumento de micção e desconfortos gastrointestinais.

Dicas e cuidados

Apesar de povos antigos usarem a cranberry para tratar problemas renais, atualmente é indicado que pessoas que apresentam pedras nos rins não usem essas cápsulas, já que pode haver um aumento de micção que pode piorar o problema, além de substâncias chamadas de oxalato, que quando combinadas com cálcio podem aumentar o risco de pedras nos rins. As pesquisas sobre esse assunto são conflitantes e por isso é melhor prevenir e evitar o uso de cranberry nesses casos.

Indivíduos que são alérgicos a componentes da fruta também não devem usar cranberry em cápsulas. Quem é alérgico à aspirina, por exemplo, não deve usar o produto, já que o cranberry é rico em vitamina C.

Também existem relatos de interações medicamentosas com medicamentos anticoagulantes. Por isso, sempre converse com um profissional da saúde antes de usar um suplemento nutricional como as cápsulas de cranberry, principalmente se estiver usando remédios.

Referências adicionais:

Você já experimentou a cranberry em cápsulas por algum desses benefícios que listamos acima? Teve bons resultados com essa suplementação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*