A dormência nas mãos é um problema bastante comum e que pode assustar muitas pessoas que não sabem exatamente o que é e quais as causas.
Mas, como veremos a seguir, as causas podem variar bastante, indo desde algo simples e sem riscos, até problemas mais sérios, como o derrame.
Então, no decorrer do artigo vamos entender o que é a dormência nas mãos, suas causas mais comuns e tratamentos, além de saber quando procurar ajuda médica.
Veja também: Neuropatia periférica – O que é, sintomas, tratamento e remédios caseiros
O que é a dormência nas mãos?
Sentir dormência isolada sem a presença de outros sintomas normalmente não é nada para se preocupar, e na maioria dos casos, ela acontece quando existe uma compressão, dano ou irritação de um dos nervos do pulso ou do braço.
Já a compressão, dano ou irritação do nervo pode ter outras causas, que podem ser simples ou graves, a depender do caso.
Mas, de forma geral, a dormência é passageira, e se resolve sozinha em pouco tempo. Mas é importante lembrar que ela pode ser um sintoma de algo mais sério, que requer algum tipo de cuidado médico.
Principais causas de dormência nas mãos
Existem muitas causas possíveis para a dormência nas mãos, e a seguir iremos conhecer as mais comuns:
1. Deficiência de nutrientes
A deficiência de certas vitaminas e minerais pode resultar em uma sensação de dormência ou formigamento que atinge as mãos e em outras partes do corpo.
Isso acontece principalmente com as vitaminas do complexo B, em especial a vitamina B12, que são responsáveis por manter a saúde dos nervos.
Alguns sintomas comuns de deficiência dessa vitamina no corpo podem incluir:
- Fraqueza
- Icterícia (pele e olhos amarelados)
- Dificuldade para andar e se equilibrar
- Fadiga
- Alucinações
- Dificuldade de se concentrar e de raciocinar.
Além disso, a falta de alguns minerais como potássio e magnésio também podem causar dormência.
Veja também: 13 alimentos ricos em vitamina B12
2. Derrame
Na maioria das vezes, a dormência nas mãos não é um sinal de emergência, porém, em alguns casos, o sintoma pode estar associado a um derrame.
Mas, nesses casos, a dormência está associada a outros sintomas, como por exemplo:
- Confusão mental
- Dificuldade para falar ou para entender as pessoas ao redor
- Tontura súbita
- Dor de cabeça intensa e repentina
- Perda de equilíbrio
- Fraqueza repentina ou dormência no braço ou na perna em um lado do corpo
- Dificuldade para movimentar um dos lados do rosto.
3. Uso de medicamentos
Alguns medicamentos específicos podem causar efeitos colaterais como a neuropatia, que é um dano a alguns nervos, e tais danos podem afetar as mãos e os pés.
Exemplos de medicamentos que podem causar a sensação de dormência são:
- Antibióticos: antibióticos como o metronidazol a nitrofurantoína e as fluoroquinolonas podem causar o sintoma em algumas pessoas
- Medicamentos anticonvulsivos: a fenitoína é o exemplo mais comum de medicamento anticonvulsivo que causa dormência como efeito colateral
- Medicamentos usados no tratamento do câncer: a cisplatina e a vincristina usados no tratamento do câncer podem causar dormência nos membros;
- Remédios para tratar a pressão arterial ou problemas no coração: a hidralazina e a amiodarona têm a dormência como um de seus efeitos adversos.
Além disso, esses medicamentos podem causar outros sintomas, como a sensação de formigamento e fraqueza nas mãos.
4. Hérnia de disco
A hérnia de disco ocorre quando um disco na coluna vertebral, que separam as vertebras e as protegem do atrito umas com as outras, acaba se deslocando do seu local de origem.
Esse deslocamento pode pressionar ou irritar um ou mais nervos da coluna, causando formigamento dormência e outros sintomas, como:
- Fraqueza
- Dor no braço ou na perna
- Dor nas costas
- Dificuldade para se movimentar.
5. Síndrome do túnel do carpo
O túnel do carpo é um local estreito que atravessa o centro do pulso onde se encontra o nervo mediano. Tal nervo é o responsável pela sensibilidade dos dedos das mãos, incluindo o polegar, o indicador, o dedo do meio e parte do dedo anelar.
Pessoas que fazem atividades repetitivas com as mãos como digitar, por exemplo, podem ter inchaço nos tecidos ao redor do nervo mediano, que pode pressionar o nervo e causar sintomas na mão aferrada, como:
- Dor
- Fraqueza
- Formigamento
- Dormência.
E, além disso, a síndrome também pode ocorrer por um trauma físico no pulso ou devido à obesidade.
6. Síndrome de Raynaud
A síndrome ou fenômeno de Raynaud é causada pelo estreitamento dos vasos sanguíneos, o que prejudica a circulação do sangue até as extremidades do corpo como as mãos e os pés.
Assim, podem ser observados sintomas como dormência nos pés e nas mãos além de palidez e dor.
Mas, em geral, o problema está associado a alguma doença auto imune, como o lúpus, e surge quando a pessoa é exposta ao frio ou passa por situações estressantes.
7. Diabetes
Uma complicação da diabetes, conhecida como neuropatia diabética, pode causar danos nos nervos, e consequentemente a dormência nas mãos.
Isso acontece quando a diabetes não é controlada, fazendo com que os níveis altos de açúcar no sangue por longos períodos de tempo danifiquem os nervos, causando sintomas como:
- Fraqueza
- Perda de equilíbrio
- Dor
- Queimação
- Sensação de alfinetes e agulhas na pele.
8. Distúrbio da tireoide
A glândula tireoide é responsável por regular o metabolismo do corpo, e quando ocorre uma redução na produção de seus hormônios, chamado de hipotireoidismo, uma série de sintomas podem se desenvolver, como:
- Neuropatia periférica, com dor e dormência nas mãos e pés
- Sonolência
- Fraqueza
- Ganho de peso.
9. Neuropatia associada ao uso de álcool
O consumo de álcool em excesso pode danificar os nervos, fazendo com que pessoas que exageram na bebida desenvolvam formigamento e dormência nas mãos e nos pés, além de outros sintomas como:
- Fraqueza muscular
- Disfunção erétil
- Cãibras ou espasmos musculares
- Sensação de alfinetes na pele
- Dificuldade para controlar a micção.
10. Fibromialgia
A fibromialgia é uma condição de saúde que causa muita fadiga e dor muscular em várias partes do corpo.
A doença também pode resultar em formigamento e dormência em locais como as mãos, os braços, os pés, as pernas e o rosto, além de outros sintomas, como:
- Dificuldade de concentração
- Problemas gástricos
- Dificuldades para dormir
- Depressão
- Dor de cabeça.
11. Esclerose múltipla
Na esclerose múltipla, o sistema imunológico danifica o revestimento que protege os nervos, e assim pode causar dormência, formigamento e paralisia.
Além disso, vários nervos podem ser afetados, o que pode levar sintomas bastante variados, como:
- Visão dupla
- Fraqueza
- Fala arrastada
- Perda de visão
- Sensação de choque elétrico
- Cansaço
- Perda de controle sobre a bexiga ou os intestinos
- Problemas com a coordenação motora e o equilíbrio.
12. Vasculite
A vasculite é um problema que faz com que os vasos sanguíneos inchem e inflamem, e pode diminuir o fluxo sanguíneo para algumas partes do corpo. Por isso, ela pode causar tanto fraqueza quanto dormência nas mãos e pés.
Além disso, outros sintomas também podem aparecer, como:
- Falta de ar
- Dores no corpo
- Febre
- Perda de peso
- Dor de cabeça
- Erupção cutânea
- Fadiga.
Dormência nas mãos na gravidez
Na gestação, as alterações hormonais e o ganho de peso podem causar retenção de líquidos e inchaço, e quando isso ocorre nas mãos, os nervos podem ficar pressionados, piorando problemas como a tendinite e a síndrome do túnel do carpo.
Nesses casos, normalmente não é preciso realizar nenhum tratamento, mas é importante sempre conversar com um médico.
Possíveis tratamentos
Como pudemos ver, existem muitas condições que podem causar dormência nas mãos como um sintoma. Sendo assim, o tratamento depende diretamente da causa, que deve ser diagnosticada por um médico.
Assim, quando o diagnóstico correto é feito, os tratamentos podem incluir:
- Exercícios físicos: A prática de atividades de fortalecimento, alongamento e melhora de postura podem fortalecer os músculos, ajudando a melhorar sintomas de condições como a síndrome do túnel do carpo
- Protetores de pulso: O uso de um protetor de pulso ajuda a manter a região imobilizada, aliviando a pressão no nervo mediano, que pode ser a causa da dormência. Além disso, é recomendado usar esse tipo de proteção durante a execução de tarefas repetitivas e também durante a noite para reduzir sintomas de síndrome do túnel do carpo
- Medicamentos para dor: Anti-inflamatórios não esteroides como a aspirina ou o ibuprofeno, por exemplo, para combater a dor e a inflamação, que muitas vezes acompanham a dormência nas mãos e em outras partes do corpo
- Tratamentos tópicos: Alguns tratamentos tópicos, como adesivos de lidocaína e cremes de capsaicina, podem aliviar a dor associada à neuropatia periférica
- Suplementos vitamínicos: Como algumas deficiências vitamínicas podem ser a causa da dormência, o uso de suplementos podem ajudar no tratamento da condição
- Tratamento cirúrgico: Em alguns casos, a cirurgia pode ser uma boa opção para tratar a causa da dormência
- Outros medicamentos: Em alguns casos, que não respondam ao tratamento convencional, pode ser necessário o uso de medicamentos antidepressivos ou anticonvulsivantes para tratar a dor e a dormência nos membros, como ocorre na fibromialgia.
Quando ir ao médico?
Se a dormência não melhorar em alguns dias ou se você notar que a sensação está se espalhando para outras partes do corpo, é hora de ir ao médico. Mas qual médico procurar?
- Uma emergência, caso os sintomas surjam de forma repentina ou se piorarem muito.
- Um clínico geral, que normalmente é capaz de identificar o quadro clínico e indicar o paciente para um especialista, caso necessário.
- Um reumatologista, caso exista a suspeita de alguma doença autoimune.
Além disso, como geralmente a causa da dormência muitas vezes tem a ver com pressão ou danos aos nervos, a consulta com um neurologista é quase sempre recomendada, principalmente quando há outros sintomas relacionados com a mobilidade física.
E, uma vez feita a consulta com o médico, alguns exames podem ser solicitados, para ajudar no diagnóstico, como:
- Raio X
- Exames de sangue
- Ressonância magnética
- Testes de função nervosa como a eletromiografia
- Tomografia computadorizada.
Fontes e referências adicionais
- Myofascial Pain Syndrome: A Treatment Review, Pain Ther. 2013 Jun; 2(1): 21–36.
- Neuropathy, Diabetes.org
- Fibromyalgia, American College of Rheumatology
- Numbness in hands, Mayo Clinic
Fontes e referências adicionais
- Myofascial Pain Syndrome: A Treatment Review, Pain Ther. 2013 Jun; 2(1): 21–36.
- Neuropathy, Diabetes.org
- Fibromyalgia, American College of Rheumatology
- Numbness in hands, Mayo Clinic
Estou com dormência nas mãos e no braço esquerdo visão ofuscada e uma sensação de frio no pé esquerdo a mais de 20 dias já tirei 4 eletro do coração e não deu nada
Gostei da publicação dessa Pauta sobre Dormência pois estou passando por isso foi bem Esclarecedora valeu Obrigada
Sinto muitas dores e dormecia nos dedos anelares e o maior.
Sim, não consigo dormir. Mãos adormecem tanto que chega a doer muito. E agora um lado da perna direita também adormece, do joelho até quase no quadril.
Todas as noites estão sendo assim.
eu estou com muita dores nas mãos e pés não consigo dormir de tanta dor e dormência e quero saber se tem remédio pra isso por favor obrigado
formigamento
Parabéns pelas informações. Foram muito valiosas.