5 benefícios da farinha de casca de banana – Para que serve, como fazer e receitas

Especialista da área:
atualizado em 27/07/2021

A banana pode ser utilizada em diversas receitas como vitaminas, saladas de frutas, bolos, tortas, mousses, na famosa biomassa de banana verde, e também pode-se fazer farinha com a sua casca, que traz diversos benefícios para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Sim, a casca da banana pode ser aproveitada em diversas preparações culinárias, e ela é muito nutritiva. Uma vez que você passe a conhecer os benefícios da casca de banana, com certeza irá consumi-la com mais frequência, e a sua farinha talvez seja a forma mais prática de fazer isso.

Portanto veja a seguir quais benefícios já foram atribuídos a ela, assim como aprender como prepará-la.

Benefícios da farinha de casca de banana

farinha de casca de banana

Melhor aproveitamento dos nutrientes

A farinha de casca de banana permite evitar o desperdício de nutrientes como potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C. Além disso, ela é rica também em potássio, fósforo, magnésio, cobre, manganês e zinco.

O mais curioso é que a casca da banana apresenta mais nutrientes e benefícios do que a própria polpa do alimento.

Mas para aproveitar todos os nutrientes, e incorporá-la no seu dia a dia, o ideal é que seja ingerida na forma da farinha de casca de banana, que pode ser utilizada em diversas receitas como bolos e sobremesas.

Melhor funcionamento intestinal, saciedade e glicemia

Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) avaliaram os efeitos da farinha de casca de banana verde em voluntárias (40 foram recrutadas de início, mas apenas 25 participaram da conclusão do experimento).

Os cientistas identificaram que a ingestão diária do ingrediente não provocou alterações no peso e na composição corporal das participantes. Observou-se, entretanto, uma redução no perímetro do quadril e consequentemente o aumento da relação cintura-quadril.

Entretanto, mesmo sem observar que a ingestão da farinha da casca da banana verde contribuiu para a perda de peso ou melhora a composição corporal, alguns fatores nos seus aspectos nutricionais chamam a atenção.

Por exemplo, ela é composta por aproximadamente 73,5% de amido, 17,5% amido resistente, e 15% de fibras.

  Continua Depois da Publicidade  

O amido resistente é um tipo de carboidrato que não é digerido nem absorvido pelo intestino delgado, e com isso, ele apresenta alguns dos benefícios das fibras alimentares, contribuindo com o melhor funcionamento do intestino, um aumento na saciedade, menor absorção de gordura pelo organismo, e o controle da glicemia (quantidade de açúcar no sangue).

Além disso, pelo fato de não ser absorvido pelo intestino delgado, quando chega no intestino grosso serve de alimento para as bactérias da microbiota intestinal. Isso faz com que ele seja fermentado, dando origem a diversas substâncias benéficas para a saúde, que ajudam a prevenir várias doenças como câncer e diabetes.

Redução de pressão arterial sistólica e diminuição dos fatores de risco

farinha de casca de banana

Como foi considerado que a resposta de cada mulher à ingestão da farinha de banana verde pudesse variar conforme o estado metabólico de cada uma, as voluntárias do estudo foram divididas em dois grupos: um deles com participantes que apresentavam síndrome metabólica e outro com mulheres que não apresentavam a condição.

A síndrome metabólica é um conjunto de condições que engloba um acúmulo de gordura ao redor da cintura, pressão alta, triglicerídeos elevados, níveis altos de açúcar no sangue (hiperglicemia) e taxas anormais de colesterol, todos fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes.

No caso das mulheres com síndrome metabólica, além da diminuição do perímetro do quadril e do aumento da relação cintura-quadril, foi verificada uma redução da pressão arterial sistólica, o que não se repetiu no grupo de mulheres sem a síndrome metabólica.

Lembrando que a pressão arterial é registrada através da medida de dois números. O número maior representa a pressão sistólica, que é a força através da qual o coração bombeia o sangue por todo o corpo. Então a medida 12×8 por exemplo, significa que a pressão sistólica é 120 mmHg.

Além disso, a diminuição nos níveis de glicose no sangue foi muito mais significativa nas mulheres com síndrome metabólica, do que no outro grupo. Esse resultado foi obtido por meio do consumo de 20 g de farinha de casca de banana verde diariamente.

Conclusão

Em resumo, pode-se dizer que as pessoas com maiores riscos para a diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, e outras condições de saúde, se beneficiam mais do uso da farinha da casca de banana verde para equilibrar o funcionamento do organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Já com relação à boa forma, o uso frequente dessa farinha traz todos os benefícios das fibras e do amido resistente, contribuindo com a saciedade, controle da glicemia, evitando assim os picos de insulina que causam o acúmulo de gorduras.

Cuidados

Se você sofre com síndrome metabólica, pressão alta e/ou tem problemas de saúde que exigem uma redução nos níveis de glicose no sangue, como a diabetes, não é recomendável substituir qualquer tipo de medicação pela farinha de banana verde.

Para quem tem o foco na perda de peso, antes de testar o alimento, o ideal também é buscar a orientação de um nutricionista e um preparador físico para utilizá-lo em conjunto com uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas.

Como fazer farinha de casca de banana

farinha de casca de banana

Ingredientes:

  • Bananas verdes de qualquer variedade na quantidade que desejar.

Modo de preparo:

  1. Descasque] as bananas e corte as cascas em tiras;
  2. Disponha as cascas em um tabuleiro ou assadeira, ajeitando-as lado a lado;
  3. Em seguida, levar ao forno (que não deve estar muito quente para que as cascas das bananas não queimem) e deixe torrar até que as tiras fiquem bem quebradiças e esfarinhando na mão;
  4. Depois, bata as tiras no liquidificador ou passe em uma máquina de moer;
  5. Finalmente, passe a farinha em uma peneira fina e utilize. O que não for utilizado, pode ser armazenado em um recipiente bem vedado.

A farinha de casca de banana pode ser colocada sobre alimentos prontos, misturada com sucos ou utilizada em receitas de bolos e biscoitos.

Você já conhecia a farinha de casca de banana e seus benefícios para a saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

6 comentários em “5 benefícios da farinha de casca de banana – Para que serve, como fazer e receitas”

  1. Se a farinha é feita da banana verde, o que eu posso fazer com a polpa da banana verde.
    A banana de vez ou madura , a casca não serve para fazer farinha?

    Responder
  2. Vou fazer uso sim, já uso a biomassa que eu mesma preparo, será que posso usar as cascas que descarto quando faço a biomassa. ou tenho que usar outra para fazer a farinha?

    Responder
  3. Sim, pretendo usar a farinha da casca de banana (verde ou não) pra ajudar a melhorar a qualidade do meu sono.

    Responder