Iogurte Grego engorda? Calorias e análise completa

Especialista da área:
atualizado em 12/04/2021

Você certamente já deve ter passado por uma prateleira de supermercado e ter se deparado com o iogurte grego, mas você sabe o que é esse alimento?

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Diferente dos outros tipos de iogurte, o grego tem uma consistência mais cremosa, decorrente da retirada do soro leite e possui também menos açúcar, mais proteínas e menos carboidratos.

Nos últimos tempos, o produto vem sendo elogiado por nutricionistas e educadores físicos como uma ótima adição à dieta de quem está planejando perder peso, por conta da sua baixa quantidade de calorias e alto teor de proteínas.

iogurte grego com frutas

Por outro lado, há especialistas que discordam da inclusão do alimento na dieta diária pelo fato de ser um produto que, por mais que tenha menos açúcar que outros tipos de iogurte, ainda a possui.

Além disso, para nós consumidores brasileiros, o cuidado precisa ser redobrado na hora de escolher um iogurte grego.

É que enquanto em outros países ele passa por um processo de filtração para diminuir a quantidade de gordura e aumentar a de proteínas, por aqui o que os fabricantes desejam é melhorar a textura adicionando creme de leite, gelatina e leite integral na receita, o que deixa o alimento mais saboroso, mas também mais calórico.

Mas quem será que está certo então? Será que o iogurte grego engorda ou emagrece? É o que vamos conferir definitivamente abaixo.

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Divergência de opiniões: o lado bom

Quem defende a incorporação do iogurte grego no cardápio alega que um dos fatores que contribui para a perda de peso é o número de calorias presentes no produto: o valor pode variar entre 100 e 160, dependendo da marca e do sabor.

A ideia é que ao substituir um lanchinho mais pesado e calórico por ele, a pessoa irá diminuir a quantidade diária de calorias ingeridas, e com isso conseguir perder peso com mais facilidade.

Outro ponto favorável ao iogurte grego é que ele é rico em proteínas alimentares: em uma porção de 170 g existem aproximadamente 17 g dessa substância, enquanto no iogurte comum, com baixo teor de gordura, há 9 g na mesma proporção.

As proteínas alimentares são conhecidas por aumentar a sensação de saciedade e auxiliar na queima de calorias excedentes, conforme pesquisa publicada em uma edição do ano de 2009, do The Journal of Nutrition.

Outro ponto favorável é que de acordo com uma análise feita no International Journal of Obesity (Jornal Internacional da Obesidade, tradução livre), fazer uma alimentação rica em produtos lácteos, e com baixo valor energético, contribui com a redução do peso e gordura corporal, bem como com a diminuição da circunferência da cintura.

O lado ruim

Como nem tudo é unanimidade, existem alguns especialistas que discordam da inclusão diária do produto em uma dieta para emagrecer, entendendo inclusive que se consumido de maneira exagerada e equivocada, o iogurte grego engorda.

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O argumento começa pelo fato de que por ser um laticínio, o iogurte grego possui açúcar em sua composição. Mesmo que sua quantidade seja inferior a outros tipos de iogurte, a substância ainda é presente, e o seu consumo frequente pode extrapolar a quantidade máxima diária de ingestão de açúcar, que segundo a American Heart Association (AHA, Associação Americana do Coração, tradução livre), é de 37,5 g para os homens e de 25 g para as mulheres.

Outro ponto que merece destaque é que o teor de açúcar no produto pode variar bastante de acordo com o sabor e ingredientes utilizados em cada tipo. A recomendação é dar preferência aos desnatados e lights que venham com pedaços de frutas frescas ou mel, em vez dos que contêm sabor artificial, pois estes podem ter de 15 a 25 g de açúcar por porção.

O perigo para quem está querendo perder peso é considerar o iogurte grego um produto saudável, não se importar em verificar a quantidade de açúcar presente no alimento e ultrapassar o limite diário desse nutriente, sem ao menos perceber.

Esses especialistas também rebatem alguns dos motivos apresentados pelos defensores do consumo do iogurte para dietas de emagrecimento.

O primeiro ponto é que consumir o produto para obter proteínas pode não valer a pena justamente pelo risco de ingerir muito açúcar. Além disso, há ainda o fato de que elas podem também ser adquiridas através da ingestão de outros alimentos, como lentilha, quinoa e arroz integral.

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Já se o uso do iogurte está ligado aos probióticos, o argumento contrário é que eles podem ser obtidos através de suplementos alimentares, e que a eliminação de açúcares refinados e processados, e gordura saturada da alimentação, por si só já faz com que as bactérias intestinais sejam normalizadas, o que é justamente um dos benefícios dos probióticos.

Calorias e outros dados nutricionais

iogurte grego com blueberry

Dependendo da marca, os nutrientes e calorias presentes no alimento podem variar. Por isso, antes de sair comprando o produto, é importante dar uma verificada na composição de cada um deles para identificar se o tipo escolhido de iogurte grego engorda ou não.

Preparamos uma pequena comparação entre uma porção de 100 g de três marcas de iogurte grego comercializadas no Brasil para você verificar:

Iogurte grego Nestlé

  • Calorias: 113
  • Carboidratos: 15 g
  • Proteínas: 4,6 g
  • Gorduras Totais: 4 g
  • Gordura Saturada: 2,3 g
  • Gordura Trans: 0 g
  • Colesterol: 0 g
  • Fibras: 0 g
  • Sódio: 75 mg

Iogurte grego Vigor

  • Calorias: 151
  • Carboidratos: 16 g
  • Proteínas: 5,1 g
  • Gorduras Totais: 7,5 g
  • Gordura Saturada: 5,1 g
  • Gordura Trans: 0 g
  • Fibras: 0 g
  • Sódio: 42 mg

Iogurte grego Danone

  • Calorias: 124
  • Carboidratos: 17 g
  • Açúcar: 13 g
  • Proteínas: 4,8 g
  • Gorduras Totais: 4,1 g
  • Gordura Saturada: 2,7 g
  • Colesterol: 0 g
  • Fibras: 0 g
  • Sódio: 75 mg

Sobre a gordura saturada

Ao analisar os três produtos percebemos que, apesar de todos terem uma quantidade até baixa de calorias, são menos de 160 em cada porção, todas eles apresentam quantias significativas de gordura saturada.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), as gorduras saturadas devem representar menos de 10% da ingestão calórica total, para que a alimentação seja considerada saudável.

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O consumo exagerado desse tipo de gordura pode levar ao aumento do colesterol ruim (LDL), bem como a elevação do risco de doenças cardiovasculares.

Sobre o açúcar

Ao analisar as informações nutricionais, nota-se que o iogurte grego tem uma boa quantidade de açúcares, que muitas vezes se encontra apenas descrito como “carboidratos” no rótulo.

Segundo a OMS, a recomendação diária de consumo deste nutriente é que esteja limitado a menos de 10% da ingestão calórica total, sendo o ideal que fique inferior a 5%, para benefícios adicionais à saúde

Sobre o sódio

Como prometido por muitos fabricantes, os produtos realmente contêm proteínas na composição, mas também possuem o sódio, uma substância que em excesso pode contribuir para a alta da pressão arterial e ainda promove a retenção de líquidos, o que causa inchaço.

A recomendação diária para consumo de sódio segundo a OMS é de menos de 2 g, o que equivale a aproximadamente 5 g de sal.

Por isso, antes de resolver incluir o iogurte grego na sua alimentação, não deixe de observar as informações nutricionais no rótulo do produto, tomando cuidado para não ultrapassar o limite de açúcar, gordura e sódio recomendado por dia e não acabar prejudicando a sua dieta.

É interessante ainda conversar com um nutricionista para saber se essa ou aquela marca de iogurte grego engorda mais ou não, para que ele te ajude na sua escolha.

Vídeos do especialista

Por fim, aproveite para conferir esses vídeos da nossa nutricionista em que ela conta qual é o melhor iogurte para emagrecer e explica se o iogurte engorda.

Fontes e referências adicionais

Você acredita que o iogurte grego engorda e atrapalha a dieta, ou gosta do produto e costuma incluí-lo em seu dia a dia? Comente abaixo.

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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4 comentários em “Iogurte Grego engorda? Calorias e análise completa”

  1. Eu gostaria de saber eu não uso nenhum tipo de açúcar na minha dieta só açúcar das frutas mesmo tomo àquele cafezinho com canela em pó amo mas eu gostaria de saber eu geralmente a tardezinha tomo o iogurte com granola sem açúcar será que vou engordar se eu toma todos os dias do lanchinho da tarde

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    • Oi, Cris. A granola é um carboidrato bem fibroso, e o iogurte também possui carboidrato e açúcar, o que quer dizr que os dois juntos irão virar glicose no sangue, aumentando o ganho de peso. Sugiro que tente diminuir o consumo e trocar por uma maior ingestão de frutas com baixo índice glicêmico (possuem menos açúcar/frutose na sua composição, ajudando a manter o corpo em forma), como os morangos, amoras, mirtilos e cerejas, sem nenhum tipo de fibra junto, seja granola, aveia, etc. Espero ter ajudado.

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  2. Faço dieta e emagreci 8 kg minha alimentação mudou muito treino todos os dias e a noite estou viciada em Greco Light frutas vermelhas é tipo tortinha tem poucas calorias tomo tipo 3 quando chego a noite em cs e não tem alterado minha dieta..continuo perdendo peso normal. Acho até sem certezas que está me ajudando.

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