Iogurte Tem Muita Proteína? E o Grego? Tipos e Dicas

Especialista:
atualizado em 26/12/2019

As proteínas são um nutriente fundamental para a saúde de qualquer pessoa. Essas moléculas grandes e complexas são formadas por centenas ou milhares de aminoácidos. Elas fazem a maior parte do trabalho nas células e são exigidas pelo organismo para a estrutura, a função e a regulação de tecidos e órgãos do corpo.

Por exemplo, para quem luta para cultivar músculos, vale a pena saber que eles são formados pelas proteínas.

Alguns exemplos de funções das proteínas incluem: atuar como anticorpos, trabalhar como enzimas (que realizam a maioria das reações químicas que ocorrem nas células e auxiliam a formação de novelas moléculas) e ser mensageiras (transmitindo sinais para coordenar processos biológicos entre diferentes células, tecidos e órgãos).

Além disso, existem proteínas que fornecem estrutura e suporte às células, permitindo que o corpo se mova, em uma larga escala, e aquelas que atuam no transporte e no armazenamento, carregando átomos e pequenas moléculas dentro das células e pelo corpo, por exemplo.

As informações são do Genetics Home Reference da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos e da nutricionista Laurie Beebe.

Ou seja, é essencial que a gente consuma toda uma variedade (não somente um ou outro) de alimentos que servem como fonte de proteínas em nossas refeições.

“As proteínas constituem os blocos de construção de órgãos, músculos, pele, hormônios e quase tudo o que importa no corpo. Por essa razão, você deve comer proteína de alta qualidade em todas as refeições”, resumiu o pesquisador da área de nutrição Kris Gunnars.

O iogurte tem muita proteína?

Quando pensamos em alimentos que fornecem proteínas ao nosso organismo, o iogurte é um que pode aparecer na lista. Mas será que o iogurte tem muita proteína?

Para a nutricionista e mestra em nutrição humana Alyssa Northrop, o iogurte é uma boa fonte de proteínas e de outros nutrientes como cálcio, potássio e vitaminas do complexo B.

“Se você procura por um lanche pobre em gorduras e rico em proteínas, você pode encontrar muitas opções deliciosas na seção de iogurtes no corredor de produtos laticínios”, afirmou a nutricionista.

De acordo com a nutricionista e doutora em nutrição clínica Jennifer Tomesko, o iogurte é classificado como uma proteína completa ou uma proteína de alta qualidade, graças ao fato de fornecer todos os aminoácidos essenciais que o organismo exige.

Tomesko afirmou que um potinho de 170 g de iogurte costuma apresentar 5 g de proteínas por porção. A nutricionista orientou a prestar atenção no tamanho do iogurte, já que quanto maior for o potinho, maior será a porção e mais proteína o produto terá.

“O teor de proteínas é o mesmo para as variedades (de iogurte) livres de açúcar ou light. Esses tipos de iogurte apenas têm uma quantidade reduzida de carboidratos, açúcar ou gorduras”, completou a doutora em nutrição clínica.

Em seu artigo, Alyssa alertou que as variedades de iogurte com baixo teor de gorduras ou zero gorduras costumam conter muito açúcar em sua composição, além de possuírem menos proteínas do que o iogurte grego.

E o grego? Esse tipo de iogurte tem muita proteína?

O iogurte grego foi apontado pelo pesquisador da área de nutrição Kris Gunnars como um alimento rico em proteínas. Segundo ele, 48% das calorias do iogurte grego sem gorduras correspondem a proteínas, sendo possível encontrar 17 g de proteínas em um potinho de 170 g.

“Apenas certifique-se de escolher um (iogurte grego sem gorduras) sem açúcar adicionado. O iogurte grego gordo (sem a remoção de gorduras) também é muito rico em proteínas, porém, contém mais calorias”.

Em seu artigo, a nutricionista e doutora em nutrição clínica Jennifer Tomesko explicou que durante o processamento do iogurte grego, é criado um iogurte mais espesso (grosso), com mais proteínas e menos açúcares.

Entretanto, a nutricionista e mestra em nutrição humana Alyssa Northrop alertou que é fundamental sempre checar a tabela nutricional do iogurte grego para confirmar que realmente se trata de um iogurte com mais proteínas.

Até porque, como você poderá observar na lista do final deste artigo, diversos iogurtes gregos encontrados no Brasil,apresentam um teor de proteínas mais baixo do que esse citado pelo pesquisador.

“Cuidado com alguns iogurtes no estilo grego que são engrossados com aditivos como pectina, amido de milho, gelatina, farinha de semente de alfarroba (não passando pelo processo adequado de produção do iogurte grego). Enquanto esses impostores têm a cremosidade do iogurte grego, eles não oferecem a mesma quantia de proteínas”, ressaltou.

Tomesko também explicou que o processo de produção do iogurte grego faz com que boa parte do cálcio seja removida, ainda que existam variedades do produto enriquecidas com o mineral.

A quantidade de proteínas encontrada em diferentes tipos de iogurte

Como diferentes marcas e tipos de iogurte podem trazer diferentes quantias de proteínas em sua composição, resolvemos trazer uma lista que apresenta o valor proteico de alguns modelos e marcas de iogurte.

Mas atenção: os produtos não foram submetidos a análises nutricionais, apenas reproduzimos as informações encontradas na internet.

Agora sim, confira a lista:

  • Iogurte de morango Batavo: 2,1 g de proteínas em 90 g;
  • Iogurte natural integral Nestlé: 6,8 g de proteínas em 170 g;
  • Iogurte desnatado Nestlé: 5,8 g de proteínas em 160 g;
  • Iogurte grego light Nestlé: 4,6 g de proteínas em 90 g;
  • Iogurte grego zero Vigor: 7,8 g de proteínas em 100 g;
  • Iogurte de morango zero Actvia: 5 g de proteínas em 100 g;
  • Iogurte light Canto de Minas: 5 g de proteínas em 200 g;
  • Iogurte Molico zero gorduras: 6 g de proteínas em 200 g;
  • Iogurte grego tradicional Vigor: 5,1 g de proteínas em 100 g.

Como não podemos registrar aqui todas as variedades, modelos e marcas existentes de iogurte em todo o planeta, sugerimos que você não se esqueça de checar a tabela nutricional de todo iogurte que consumir para saber esse tipo de iogurte tem muita proteína ou não, de acordo com a sua necessidade e procura.

Fontes e Referências Adicionais:         

Você já imaginava que o iogurte tem muita proteína, em especial o iogurte grego? Costuma consumir algum tipo de iogurte em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário