Leite dourado

Leite Dourado Emagrece? Benefícios, Receita e Dicas

O leite dourado é uma bebida que traz vários benefícios para a saúde. Repleto de nutrientes e propriedades anti-inflamatórias que ajudam a tratar problemas de saúde como condições gastrointestinais, o leite dourado pode ser exatamente o que você precisa para fortalecer o sistema imunológico.

A cúrcuma, principal ingrediente do leite dourado, tem sido usada na medicina tradicional chinesa e indiana para tratar diversas condições de saúde e promover benefícios como a perda de peso, a prevenção e o tratamento de doenças crônicas como o câncer e a cicatrização mais eficaz de feridas.

Vamos mostrar quais são os benefícios de incluir a bebida em sua dieta e entender se o leite dourado emagrece, além de ensinar como preparar e dar dicas de consumo.

Leite dourado – O que é?

O leite dourado, também chamado de leite de cúrcuma, é uma bebida preparada com leite e com uma porção de raiz de cúrcuma seca ou açafrão-da-terra em pó. Ao misturar esses ingredientes, é obtida uma bebida com tom dourado, o que explica o nome popular leite dourado.

Seu sabor é um pouco amargo devido à presença da cúrcuma, mas o leite tende a amenizar o gosto que pode ser ruim para algumas pessoas e tornar a bebida mais saborosa. O leite dourado também pode ser conhecido como Haldi Ka Doodh, uma bebida tipicamente indiana que pode incluir outras especiarias como o gengibre, algumas espécies de pimenta, cardamomo em pó ou cravo, que enriquecem o teor nutricional do leite dourado.

Benefícios do leite dourado

A presença de compostos antioxidantes e diversos minerais tornam o leite dourado uma das melhores bebidas para a saúde em geral. A seguir, destacamos os principais benefícios de consumir leite dourado regularmente.

1. Sistema imunológico 

O leite de cúrcuma é muito bom para fortalecer o sistema imune e proteger o corpo de doenças. Por apresentar propriedades antivirais, bactericidas e anti-inflamatórias, ele atua também na proteção e tratamento de gripes e resfriados, além de promover alívio para tosses.

Além disso, a bebida pode ajudar no alívio dos sintomas e no tratamento de doenças autoimunes como lúpus, psoríase e artrite reumatoide, por exemplo.

2. Cuidados com a pele

Devido ao alto teor de antioxidantes, o leite de cúrcuma é ótimo para preservar a saúde da pele. Isso porque os antioxidantes previnem danos causados por radicais livres que podem resultar no envelhecimento precoce e surgimento de manchas e sinais relacionados ao processo de envelhecimento na pele.

O leite dourado pode ser inclusive aplicado diretamente na pele. Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, a bebida pode ajudar no tratamento de processos inflamatórios ou irritações na pele causados por acne, psoríase, eczema ou rosácea, por exemplo.

3. Bom para dormir

Tomar leite morno antes de deitar é uma receita bem antiga e conhecida para dormir mais facilmente. Isso se deve à presença do aminoácido triptofano, que é capaz de aumentar os níveis de serotonina no cérebro. A serotonina é um neurotransmissor relacionado com o humor, o relaxamento e a sonolência.

Porém, o triptofano não tem uma alta biodisponibilidade quando ingerido através do leite comum devido à presença de outros aminoácidos no leite. No caso do leite dourado, a biodisponibilidade desse aminoácido pode ser aumentada. Isso porque a cúrcuma pode elevar os níveis de insulina no sangue, o que também aumenta a ingestão de aminoácidos e melhora a absorção de triptofano, que pode ser usado no cérebro para produzir mais serotonina.

Desta forma, o leite dourado pode ser mais eficaz para auxiliar no tratamento de insônia e de outros distúrbios do sono do que o leite comum.

 4. Melhor digestão

A curcumina, o ingrediente ativo da cúrcuma, é uma substância com atividade antibiótica e propriedades antissépticas que ajudam no alívio de problemas como inflamações no intestino. Isso ajuda a promover uma digestão adequada, além de aliviar desconfortos gastrointestinais como a indigestão, as cólicas e o inchaço.

Por atuar também como um antibiótico natural, o leite dourado mantém um bom equilíbrio da microflora intestinal e pode ajudar no tratamento de infecções gastrointestinais e remoção de vermes em crianças, por exemplo.

5. Perda de peso

A cúrcuma é conhecida por seus efeitos que aceleram o metabolismo. Isso ajuda o corpo a trabalhar de forma mais efetiva gastando mais energia. Assim, a ingestão de leite dourado emagrece por auxiliar o organismo a queimar mais calorias, mesmo em períodos de descanso.

6. Tratamento de problemas respiratórios

As propriedades antibacterianas e antivirais do leite dourado ajudam a eliminar possíveis patógenos ou agentes infecciosos que podem estar presentes no organismo e afetar o sistema respiratório.

Dessa forma, o consumo de leite dourado pode aliviar dores de garganta, congestão nasal e a expelir excesso de muco e catarro presentes no sistema respiratório devido a uma inflamação ou infecção no local.

7. Redução de processos inflamatórios

Além dos problemas inflamatórios na pele, o leite dourado também pode auxiliar no tratamento de inflamações no resto do corpo. A curcumina presente na bebida pode diminuir o estresse oxidativo no organismo e desativar respostas inadequadas do sistema imunológico, reduzindo inflamações em regiões como o estômago, articulações e músculos.

8. Tratamento de câncer

Alguns estudos indicam uma relação direta entre a curcumina e a redução do câncer devido ao seu alto poder antioxidante. Esse efeito antioxidante do leite dourado permite que ocorra a neutralização ou eliminação do estresse oxidativo causado por radicais livres que pode causar danos celulares, incluindo mutações genéticas que resultam em câncer.

Assim, pesquisadores acreditam que o consumo desse leite pode reduzir as chances de uma pessoa desenvolver a doença, bem como ajudar no tratamento da condição.

Além disso, pesquisas realizadas em laboratórios indicam que a curcumina presente no leite dourado pode matar células cancerígenas através da indução à apoptose (morte celular causada pela própria célula) e impedir a propagação das células doentes para outros locais do corpo (processo que se chama metástase).

Dessa forma, além de poder ser eficaz no tratamento de alguns tipos de câncer como o de mama, o de próstata, o de pele, o de cólon e o de pulmão, o leite dourado também pode ajudar na prevenção de tumores malignos ao interromper o progresso da doença no estágio inicial.

9. Desintoxicação do organismo

O leite dourado é usado há muito tempo como um agente desintoxicante do corpo, principalmente do fígado.

A ingestão da bebida ajuda a melhorar o metabolismo geral do corpo, interferindo na capacidade de eliminação de resíduos. Esse benefício é ainda mais importante para pessoas que têm danos no fígado, que podem ter sua capacidade de remoção de toxinas e substâncias desnecessárias para o organismo reduzidas.

Estudos clínicos também indicam que a curcumina é capaz de prevenir e reverter casos de cirrose hepática e de acúmulo de gordura no fígado.

10. Saúde reprodutiva da mulher

A cúrcuma pode melhorar a saúde reprodutiva das mulheres através da atuação da substância como um fitoestrógeno. Isso ajuda a regular os hormônios e melhorar a fertilidade em mulheres, além de aliviar desconfortos durante a menstruação e sintomas da menopausa e pós-menopausa.

Porém, a cúrcuma também é um estimulante uterino que pode aumentar o fluxo menstrual e prejudicar a gravidez devido ao risco de causar sangramentos e abortos espontâneos.

Leite dourado emagrece?

Assim como nenhum alimento ou bebida sozinho é capaz de promover a perda de peso, o leite dourado por si só também não fará milagres. Porém, em conjunto com uma dieta adequada e um plano de exercícios físicos, a bebida pode ajudar no processo de emagrecimento.

O leite dourado emagrece porque é uma ótima fonte de fibras que ajuda a melhorar a digestão e facilitar a perda de peso. Além disso, ele apresenta propriedades termogênicas devido à presença da cúrcuma, que aumentam a queima calórica e atuam impedindo o acúmulo de gordura no tecido adiposo.

Outro fator interessante para a perda de peso é que o leite é uma ótima fonte de proteína, que ajuda na sensação de saciedade e na manutenção da massa magra, o que é bom para qualquer pessoa que está emagrecendo.

Como preparar o leite dourado em casa?

Leite dourado não é algo que se acha facilmente em qualquer mercearia ou supermercado. Assim, vamos ensinar como preparar essa bebida em casa de um jeito muito simples.

Receita

Para preparar o leite dourado, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 colher de chá cúrcuma seca ou em pó;
  • 1 xícara de leite (250 mL);
  • Meia colher de chá de cardamomo em pó (opcional);
  • Um quarto de colher de chá de gengibre em pó (opcional).

Modo de preparo:

O primeiro passo consiste em aquecer o leite em uma panela por cerca de 3 a 4 minutos em fogo baixo, sem deixar ferver. Em seguida, acrescente a cúrcuma, o cardamomo e o gengibre. Deixe ferver em fogo médio por não mais que 10 minutos. Por fim, coe a mistura e a bebida está pronta. Se achar necessário, adicione mel, açúcar ou adoçante para adoçar a bebida.

Cuidados e Dicas

Especialistas indicam tomar o leite dourado 2 a 3 vezes ao dia sem usar mais que 28 gramas de cúrcuma por dia.

Também é possível adicionar outros ingredientes saudáveis e criar sua própria receita. Sugestões incluem usar leite de amêndoas ou leite de coco no lugar do leite comum.

Se você for alérgico à cúrcuma ou ao açafrão, não tome o leite dourado, pois isso pode resultar em erupções cutâneas na região da face e do pescoço.

Não exagere no consumo. A ingestão exagerada de leite dourado pode resultar em efeitos adversos como azia, diarreia, náusea, indigestão, problemas no fígado, redução da pressão arterial, alopecia e distúrbios no ciclo menstrual.

Mulheres grávidas também devem evitar o consumo de leite dourado, já que o excesso de cúrcuma pode causar contrações na parede uterina e causar um parto prematuro, por exemplo.

Se estiver tomando algum medicamento como anti-inflamatórios ou anticoagulantes, não beba leite dourado pois podem ocorrer interações medicamentosas.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar que o leite dourado emagrece? Já experimentou essa bebida? O que achou de seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*