Maltitol faz mal? O que é e efeitos colaterais

Especialista da área:
atualizado em 14/07/2021

O uso de adoçantes naturais vem crescendo bastante nos últimos anos, como no caso do maltitol, mas é comum surgirem algumas dúvidas, como: ele faz mal? Funciona mesmo? 

  Continua Depois da Publicidade  

Essas dúvidas se devem principalmente ao fato de que por muitos anos existiu a crença de que todo e qualquer adoçante fazia mal à saúde. Mas essa crença vem sendo desmentida, pelo menos para alguns desses produtos.

Por isso, a seguir vamos entender o que é o maltitol, quais são suas características e descobrir se ele faz mal à saúde, além de conhecer os possíveis efeitos colaterais do seu uso prolongado.

O que é o maltitol?

maltitol

O maltitol é um adoçante da família dos polióis, muito utilizado na indústria alimentícia e como substituto do açúcar comum. Os polióis são considerados uma classe especial de carboidratos, e estão presentes em alguns vegetais, embora em pequenas quantidades. Alguns deles são:

Além disso, eles podem ser produzidos através de uma mistura de açúcares hidrogenados, incluindo o xarope de glicose hidrogenado, que é muito utilizado na indústria.

A principal aplicação dos polióis é em alimentos isentos de açúcares, como balas, gomas de mascar e chocolates, ajudando na melhoria do sabor e da textura destes produtos.

Para que serve?

O maltitol na forma cristalina a 98% de pureza, possui entre 80% e 90% da doçura da sacarose, o que o torna um ótimo substituto para o açúcar.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a viscosidade do xarope de maltitol, com concentrações de 50% a 55%, é superior à dos xaropes de sacarose, o que lhe dá a habilidade de “encorpar” o alimento. 

Desta forma, este aditivo é uma excelente opção para ser usado como substituto da sacarose em inúmeros produtos alimentícios, principalmente aqueles light e diet. 

Benefícios do maltitol

Agora vamos conhecer os principais benefícios que o uso do maltitol pode trazer para a saúde e para a boa forma:

1. Não provoca cáries

As cáries são problemas que atingem quase todas as pessoas em algum momento da vida, e são causadas por bactérias que se alimentam dos açúcares dos alimentos. Por isso, o maltitol é ótimo substituto para quem quer evitar o problema, já que ele é resistente ao metabolismo das bactérias causadoras das cáries.

Maltitol usado em doces e bala
Maltitol é usado em doces e balas e não provoca cáries

2. Possui uma quantidade baixa de calorias

A quantidade de calorias do maltitol é bem mais baixa do que a quantidade de calorias do açúcar:

  • Maltitol: 2,1 calorias por grama;
  • Açúcar: 4 calorias por grama.

Além disso, a sua absorção é feita de forma mais lenta, o que faz com que o maltitol seja bastante recomendado para quem precisa reduzir o peso ou a gordura corporal.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Pode ser utilizado por pessoas com diabetes

Em função da absorção mais lenta pelo organismo, o maltitol pode ser usado de forma segura por pessoas com diabetes, auxiliando no controle da glicemia e evitando picos de insulina.

Mas é importante lembrar que a substituição do açúcar só deve ser feita sob a orientação de um profissional de saúde, para garantir o melhor resultado possível.

4. É um produto versátil

O maltitol funciona muito bem com outros ingredientes, sendo bastante usado em conjunto com outros aditivos para aumentar a doçura e melhorar o sabor de inúmeros produtos. 

Além disso, este poliol é muito usado na preparação de alimentos diet e light, seja na indústria ou em receitas caseiras.

O maltitol faz mal à saúde?

Uma questão bastante levantada por inúmeros profissionais é a possibilidade do maltitol fazer mal, principalmente devido ao seu amplo uso na indústria. Mas a segurança do uso do maltitol como ingrediente alimentício já foi demonstrada em muitos estudos, e atualmente é aprovado para uso em vários países.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, é preciso ter atenção aos possíveis efeitos colaterais relacionados ao seu uso excessivo, como a diarreia. 

E, por fim, outro ponto a ser levado em conta é a diferença na tolerância ao maltitol, que é maior nas pessoas que já utilizam e consomem produtos contendo este poliol.

Dicas e cuidados

  • Apesar de ser um produto seguro, evite usar o maltitol em exagero, principalmente se você nunca utilizou este produto antes;
  • Sempre que possível, procure a orientação de um nutricionista, que irá avaliar as mudanças necessárias na sua alimentação, de forma a torná-la mais saudável e adequada para o seu caso;
  • Por fim, caso sinta algum desconforto com o consumo do maltitol, procure um profissional de saúde.
Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que o maltitol faz mal? Tem o costume de consumir alimentos que contenham essa substância? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (25 votos, média 3,76)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

3 comentários em “Maltitol faz mal? O que é e efeitos colaterais”

  1. Como um pote inteiro de pasta de avela c maltitol para ter diarréia… é muito bom p dar uma limpada geral… fica a dica

    Responder
  2. O Maltitol creio não fazer mal a diabeticos mas o xarope de maltitol, encontrado como poliol em algumas bolachas sim, faz subir o açucar no sangue.

    Responder