Mandioca dá gases?

Especialista da área:
atualizado em 03/03/2021

Quem gosta do alimento, mas já se sentiu meio flatulento após consumi-lo pode desconfiar que o aipim, macaxeira ou simplesmente mandioca dá gases. Mas será que isso realmente pode acontecer?

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O tubérculo pode sim provocar a flatulência. Isso porque os carboidratos se sobressaem quando o assunto é a formação de gases, como no caso das batatas, das verduras de folhas largas (repolho e couve) e da mandioca.

Aliás, a mandioca é uma rica fonte de carboidratos. A saber, uma porção de 100 gramas de mandioca cozida sem adicionar gordura pode apresentar aproximadamente 38,3 gramas de carboidratos. Saiba mais sobre os carboidratos da mandioca.

Cada caso pode ser único

Mandioca dá gases

Entretanto, antes de batermos o martelo e declararmos que a mandioca dá gases para todo mundo, devemos ponderar e lembrar que os alimentos que causam a flatulência em uma pessoa podem não provocar o mesmo efeito em outra.

Ou seja, uma pessoa pode experimentar mais gases intestinais ao consumir a mandioca, enquanto a outra pode não sofrer com a mesma reação.

A questão dos FODMAPs

A mandioca é um alimento pobre nos oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis, também conhecidos pela sigla inglesa FODMAPs.

No entanto, o que os tais dos FODMAPs tem a ver com a questão se a mandioca dá gases ou não?

De acordo com o pesquisador da área de nutrição Kris Gunnars, para algumas pessoas essas substâncias podem causar gases e outros problemas como inchaço, cólicas estomacais, dor e prisão de ventre.

“Muitos desses sintomas são causados pela distensão do intestino, que também pode fazer com que a sua barriga aparente ser maior”, acrescentou o pesquisador.

Além disso, ele destacou que os FODMAPs são capazes de extrair água no intestino e contribuir com a diarreia. Conforme Gunnars, alguns exemplos de alimentos ricos em FODMAPs incluem:

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  • Maçã;
  • Pera;
  • Pêssego;
  • Leite de vaca;
  • Sorvete;
  • A maioria dos iogurtes;
  • Brócolis;
  • Couve-flor;
  • Repolho;
  • Alho;
  • Cebola;
  • Lentilha;
  • Grão-de-bico;
  • Pão;
  • Macarrão;
  • Cerveja;
  • Sucos de fruta.

Antes de excluir o alimento das refeições por achar que a mandioca dá gases

Vale a pena consultar o médico para aprender como identificar se é realmente o tubérculo que pode estar por trás do aumento da sua flatulência. Especialmente se esse aumento nos gases for expressivo.

Além disso, questione se há a necessidade de excluir o alimento da dieta, caso se confirme que a mandioca dá gases para você. Se o profissional aconselhar ou autorizar retirar o alimento, pergunte a ele ou a um nutricionista qual alimento pode ser usado em seu lugar.

Tudo para que você não deixe de fornecer ao seu organismo os nutrientes e a energia presentes no tubérculo.

Tenha em mente que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as recomendações profissionais e qualificadas de um médico, nutricionista ou de qualquer outro profissional da área da saúde.

A culpa não é só da alimentação

Flatulência - Mandioca dá gases

Além de saber se a mandioca dá gases, é importante conhecer quais outros fatores – não apenas aquilo que comemos e bebemos durante as nossas refeições – podem interferir na produção de gases.

O PhD e professor clínico associado de nutrição da Universidade de Nova Iorque Charles Mueller afirmou que os gases que soltamos também surgem devido ao ar que engolimos, que acaba passando pelo trato gastrointestinal.

Do mesmo modo, o PhD e gastroenterologista David Poppers esclareceu que os gases são uma combinação entre dois fatores: o ar que engolimos ao comermos muito rapidamente e o alimento que consumimos. Ou seja, não dá para dizer que só a mandioca dá gases.

A nutricionista Abby Langer explicou que doenças gastrointestinais sérias também podem ser a principal causa dos gases. Ademais, os gases podem ter relação com o uso de alguns medicamentos e problemas na flora intestinal, completou.

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“Para aqueles que não têm um problema de fundo (como as doenças gastrointestinais), a quantidade de gases que temos está diretamente relacionada com a quantia de alimento e/ou ar não digerido no cólon. Se estamos comendo coisas que o nosso corpo não está decompondo, vamos ter gases”.

Embora seja constrangedora, a flatulência é uma função normal do corpo, completou o PhD Charles Mueller. Ele alertou ainda que devemos nos preocupar mais quando não estivermos soltando gases do que quando a flatulência aparecer.

Mueller orientou também a procurar o auxílio médico quando ocorrerem mudanças nos hábitos intestinais que não se resolvem sozinhas como cólicas, inchaço, prisão de ventre, diarreia, não ter flatulência alguma ou o excesso de gases.

Não vá embora sem conferir o vídeo a seguir! Isso porque nossa nutricionista dá dicas naturais e caseiras contra os gases:

Você acha que a mandioca dá gases para você? Então, comente abaixo!

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Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Atualmente, é pós-graduando de Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema de Juiz de Fora-MG. No momento, atua em vários municípios do estado do Rio de Janeiro como na capital, Niterói, Magé e Araruama. Dr. Marcos Marinho tem experiência em setores variados de sua especialização e continua em constante aprendizado e evolução para ser uma referência da área. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

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