Quem busca uma melhor qualidade de vida, além de praticar regularmente uma atividade física, precisa adotar bons hábitos alimentares. Criar novos cardápios para as refeições pode ser um desafio, pois além de definir quais alimentos poderão ser incluídos no programa alimentar, é preciso saber a quantidade exata que eles devem ser consumidos para evitar ganho de peso.
O mesmo raciocínio serve para as pessoas que sofrem com o problema contrário, ou seja, a falta de peso. Por mais que engordar pareça uma tarefa simples, afinal bastaria aumentar o consumo calórico, é importante mencionar que existem pessoas que sofrem com a falta de apetite e, em alguns casos, mesmo comendo não engordam com tanta facilidade.
Além disso, tanto a perda quanto o ganho de peso, precisam ser feitos de maneira saudável. É fundamental que a pessoa não simplesmente engorde, mas sim, o faça de maneira saudável, fornecendo ao organismo os nutrientes que ele necessita para o seu bom funcionamento.
É justamente por isso que vamos falar um pouco sobre um ingrediente presente na despensa da casa de muita gente, o mingau de maisena, e tentar descobrir se ele pode ou não atrapalhar a manutenção da boa forma e se ele também pode trazer benefícios para as pessoas que estão abaixo do peso e precisam engordar. Afinal, o mingau de maisena engorda? Vamos entender agora.
Mingau de maisena engorda?

A maisena (que na realidade é o nome de uma marca fabricante do produto) é uma farinha de amido de milho, geralmente consumida como mingau, acrescida de leite e açúcar e em alguns casos canela, para polvilhar.
Uma porção equivalente a uma xícara de mingau de maisena (240 ml) possui 255 calorias, além de aproximadamente 43,18 g de carboidratos, 5,4 g de proteínas e 6,15 g de gorduras.
Consumir esse tipo de mingau uma vez ou outra no lugar de uma refeição e em pequenas porções pode até não prejudicar tanto a dieta de quem precisa emagrecer, porém, é preciso ter muito cuidado ao incluir regularmente este prato em uma dieta, principalmente, se ele for acompanhado de outros alimentos, pois o teor calórico será consideravelmente alto.
No entanto, não é só com a quantidade de calorias que devemos nos preocupar, também é necessário prestar bastante atenção no alto teor de carboidratos que o alimento possui. Sabemos que os carboidratos são uma excelente fonte de energia para o corpo, contudo, o seu consumo em excesso acaba sendo armazenado como gordura e ocasionando ganho de peso.
Outro ponto importante que deve ser destacado em relação ao amido de milho é o seu alto índice glicêmico, que indica que a sua digestão é muito rápida, não garantindo saciedade por muito tempo.
E se eu quiser engordar?

No entanto, se a sua intenção é engordar, o mingau de maisena pode ser bastante útil para o seu plano de alimentação. Além de conter uma grande quantidade de carboidratos e possuir um alto valor calórico, no amido de milho é possível encontrar diversos nutrientes como proteínas, fibras, vitaminas A, E e do complexo B e minerais, como o potássio, cálcio, ferro e magnésio.
Caso você escolha adicionar o mingau de maisena a suas refeições com o objetivo de engordar, não se esqueça que é sempre importante conversar com um médico e/ou nutricionista para que a sua dieta seja o mais saudável possível.
Confira a seguir como preparar uma receita de mingau de maisena:
Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de leite integral ou desnatado;
- 4 colheres de sopa de maisena/amido de milho;
- 1 colher de sopa de açúcar;
- Canela para polvilhar.
Modo de preparo:
- Dissolva a maisena em uma xícara de leite;
- Coloque a outra xícara de leite e ⅔ da xícara de leite com maisena em uma panela em fogo brando. Mexa o tempo todo até atingir o ponto de fervura;
- Mexa mais um pouco para engrossar. Caso deseja que a consistência fique ainda mais grossa, adicione o ⅓ restante da mistura de leite e amido de milho;
- Misture até o mingau ficar homogêneo, retire do fogo, espere esfriar e sirva-se. Bom apetite!










