Acelga

11 Benefícios da Acelga – Para Que Serve e Propriedades

A acelga pode até não ser o alimento que a maioria das pessoas pensa em comer quando a fome aperta. Porém, não dá para negar os diversos benefícios da acelga e os valores nutritivos que ela pode nos proporcionar.

A hortaliça possui propriedades como carboidratos, proteínas, fibras, cálcio, fósforo, manganês, magnésio, ferro, potássio, cobre, zinco, vitamina A, vitamina B6, vitamina B7, vitamina C e vitamina K, além de antioxidantes como carotenoides e flavonoides.

Tudo isso com apenas cerca de 20 calorias em cada porção de 100 g, conforme informações da Tabela Brasileiro de Composição de Alimentos (TACO). Vamos conhecer o vegetal um pouco melhor e conferir alguns dos benefícios da acelga para a saúde e boa forma.

11 benefícios da acelga: Para que serve?

Veja a seguir como as propriedades da acelga proporcionam benefícios para saúde e boa forma. Então, para que serve a acelga afinal? 

1. Abundantes em antioxidantes

O fato da hortaliça ser rica em antioxidantes é importante para o corpo porque eles ajudam a combater os radicais livres presentes no organismo humano. Essas substâncias prejudiciais não apenas estão associadas ao envelhecimento precoce como também causam doenças.

Já foram identificadas 13 diferentes tipos de antioxidantes polifenóis e 9 de antioxidantes betaxantinas na acelga. O vegetal também contém antioxidantes flavonoides, entre eles o chamado ácido siríngico (syringic acid), que é conhecido por controlar os níveis de açúcar no sangue.

Como se não bastasse, os antioxidantes da verdura também são associados ao auxílio à prevenção do câncer, doenças no coração, distúrbios nos olhos e na pele e problemas neurodegenerativos.

2. Saúde do coração

Também são conhecidos benefícios da acelga para ajudar a desativar reações pró-inflamatórias no organismo, que podem piorar o quadro de colesterol alto e aumentar o risco de ocorrer um ataque no coração, acidente vascular cerebral (AVC) ou outra forma de doença cardiovascular.

O vegetal ainda é classificado como um alimento anti-hipertensivo por conter em sua composição minerais fundamentais para a boa circulação, a saúde dos vasos sanguíneos e o controle dos batimentos do coração.

3. Saúde dos ossos

Outro dos benefícios da acelga é que ela contribui com a saúde dos ossos no corpo humano. Isso porque ela é fonte de cálcio e vitamina K, dois nutrientes importantes para o fortalecimento da estrutura do esqueleto.

O cálcio é armazenado no interior dos ossos e é utilizado para manter a força destes, a densidade mineral e prevenir o enfraquecimento ósseo, que pode resultar em fraturas. Por sua vez, a vitamina K diminui os índices de fratura porque ativa uma proteína chamada osteocalcina, que contribui com a formação dos ossos.

4. Saúde digestiva

A hortaliça também é conhecida por ajudar a diminuir a inflamação no trato digestivo e regular os movimentos intestinais, que extraem as toxinas do organismo. Além disso, o vegetal possui as chamadas betalaínas  que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios no intestino.

Isso porque ainda não falamos que a acelga é fonte de fibras, nutriente que ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, melhor a saúde digestiva e do cólon, previne a prisão de ventre e a diarreia e promove a sensação de saciedade.

5. Saúde da função cerebral 

Pesquisas já mostraram que o hábito de comer a hortaliça com frequência fornece proteção contra doenças neurodegenerativas. Acredita-se que antioxidantes encontrados no vegetal defendem as células cerebrais da mutação e protegem contra o dano ao DNA.

6. Saúde dos olhos

A acelga também é composta por carotenoides como a luteína e a zeaxantina, que chamaram a atenção por protegerem a retina e a córnea e defenderem os olhos contra doenças relacionadas ao envelhecimento como catarata, degeneração macular, glaucoma e cegueira noturna.

Isso acontece porque esses carotenoides absorvem a luz azul, que pode causar danos, antes que ela atinja os olhos e perturbe a retina. Além disso, as betalaínas presentes na hortaliça protegem o sistema nervoso, o que inclui o nervo crucial para a comunicação entre os olhos e o cérebro.

7. Fonte de magnésio

Uma porção de uma xícara de acelga cozida contém 38% da necessidade diária de magnésio. O mineral melhora a circulação, diminui cãibras musculares e dores que podem surgir justamente em decorrência da deficiência de magnésio e previne sintomas atribuídos ao estresse como insônia, alterações de humor, dores de cabeça e pressão alta.

8. Circulação sanguínea 

Outro fator que aponta para os benefícios da acelga em relação à circulação é a presença dos nutrientes ferro e cobre em sua composição. Os dois minerais são componentes fundamentais dos glóbulos vermelhos do sangue, que quando estão em quantidade apropriada no organismo, melhoram a circulação e a oxigenação de órgãos essenciais dentro do corpo humano.

Além disso, sem o ferro e o cobre, a anemia pode ser desenvolvida, uma condição que traz consigo problemas como falta de concentração, fraqueza, fadiga e distúrbios estomacais.

9. Saúde dos cabelos

A biotina, também conhecida pelos nomes de vitamina B7 e vitamina H, é uma substância encontrada na acelga, e é classificada como um composto benéfico para a saúde dos cabelos. O nutriente estimula os folículos e melhora o brilho e a textura dos fios.

10. Auxílio ao controle da diabetes 

A hortaliça é dotada de um antioxidante chamado de ácido alfalipóico, que ajudou a diminuir os níveis de glicose, aumentar a sensibilidade à insulina (a resistência ao hormônio é uma característica da diabetes) e prevenir as mudanças causadas pelo estresse oxidativo em pacientes com diabetes.

Entretanto, antes de se animar, é importante saber que o ácido alfalipóico foi estudado na administração intravenosa, ou seja, aplicado no interior das veias, e não via oral por meio de alimentos como a acelga.

Além disso, todo alimento a ser incluído na dieta do diabético, deve estar dentro de um cardápio voltado para o controle das taxas de açúcar no sangue, elaborado com auxílio do médico e nutricionista conforme as necessidades do paciente.

11. Ajudar a melhorar a performance atlética

A acelga também contém os chamados nitratos, compostos responsáveis por benefícios da acelga na oxigenação dos músculos durante a prática de exercícios.

Acredita-se que um aumento na ingestão de nitrato por meio da alimentação tem chances de melhorar a tolerância para exercícios em treinos de resistência a longo prazo, além de poder melhorar a qualidade de vida de quem sofre com problemas cardiovasculares, respiratórios ou condições metabólicas que encontram dificuldades para executar as tarefas do dia a dia por conta da falta de oxigenação.

Referências adicionais:

Você já imaginava tantos benefícios da acelga para a saúde e boa forma? Tem o costume de consumir esta hortaliça com frequência? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


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8 comentários

  1. Obrigado pelas informações. Nem sabia que existia essa hortaliça.

  2. Miriam Lucia Barbosa estevao

    Muito bacana as informações pois eu e meu marido ele que tem diabetes estamos comendo bastante essa hortaliça e estamos impressionados com tantos benefícios obrigado

  3. Obrigada pelas informações prestadas muita boas

  4. Não sabia desta planta, agora vou comer sempre como salada.

    • Mari a das graças Pessoa dos Santos

      Sou diabética e como essa hortaliça todo dia como salada e misturo com rabanete ,tomate , cebola e azeite oliva e vinagre de maçã fica delícia

  5. Adorei! Meu pai sempre falava que ACELGA é a campeã de todas as hortaliças…. ele sempre acerta…..
    Tomo todos os dias em jejum suco de acelga com limão para manter a forma.

  6. Obrigada , sempre comia sabendo q era super nutritivo ,mais não sabia os quais, fiquei MUITO feliz e entusiasmada em saber ! Bju

  7. Maria Cleudes Sales Santos Souza

    Consumo todos os dias por 02 semanas , na 3° semana consumo outras hortaliças.

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