Benefícios do Pimentão, tipos e receitas

Especialista da área:
atualizado em 02/12/2020

O pimentão é um alimento versátil, com poucas calorias e que vai bem em vários tipos de receitas, além de rico em diversos nutrientes.

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Apesar de ser da mesma família das pimentas, o pimentão não tem a característica mais marcante delas: o ardor. Mas ainda assim ele pode ser um aliado interessante na sua cozinha, não só pelo sabor, mas também pelos seus benefícios à saúde.

A cor do pimentão faz diferença?

Existem algumas variedades de pimentão, e as mais comuns são verde, vermelha e amarela, todas ricas em vitaminas e antioxidantes.

Na verdade, a cor do pimentão muda de acordo com estágio de maturação que ele está: inicialmente possui coloração verde, seguindo para a coloração amarela, transformando-se em laranja, e por último, quando já está no estágio mais avançado de amadurecimento, tem a coloração vermelha

E assim como a cor, as quantidades de nutrientes mudam conforme o pimentão amadurece: por exemplo, quando está vermelho, tem mais betacaroteno, enquanto o pimentão amarelo tem a maior concentração de vitamina C, e o verde é o menos calórico.

Pimentão amarelo, vermelho e verde
Pimentão amarelo, vermelho e verde

Mas quais são os benefícios do pimentão?

Os benefícios são muitos, então vamos ver cada um separadamente, para não deixar nenhum deles de fora.

1. Ele é rico em antioxidantes

O pimentão é rico em antioxidantes, como vitaminas A e C, além de licopeno e betacaroteno. Desta forma, o seu consumo regular pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, como foi demonstrado em estudos realizados pelo Instituto Nacional do câncer (INCA).

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Esses mesmos nutrientes, presentes tanto as diferentes variedades do pimentão quanto em outros alimentos, ajudam também a manter o sistema imunológico fortalecido.

E para nos beneficiarmos ao máximo, o ideal é que nosso prato contenha alimentos coloridos e frescos. E para isso, nada melhor do que um vegetal tão variado e versátil como o pimentão.

2. Mantem pele, cabelo e unhas saudáveis

Como é rico em vitamina C, o consumo de pimentão ajuda a manter a pele mais saudável, bonita e com aparência mais jovem. Isso ocorre porque a vitamina C é um elemento essencial na formação do colágeno, garantindo assim firmeza e elasticidade não só para a pele, mas também para unhas, tendões, ligamentos e articulações.

3. Ajuda a controlar a ansiedade

Todas as variedades de pimentão são boas fontes de vitamina C, vitamina B6 e magnésio, que juntos, podem ajudar na redução de ansiedade e estresse.

Dessa forma, isso é benéfico tanto para a saúde mental quanto para a perda de peso, se levarmos em conta que a ansiedade é algo que pode levar a uma alimentação compulsiva e em excesso.

4. Ele é termogênico, e ajuda no emagrecimento

Quem não deseja emagrecer? Pois, o pimentão pode ser um ótimo aliado no controle de peso.

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Isso acontece porque o pimentão possui poucas calorias, ou seja, se você o adicionar à sua refeição, conseguirá uma sensação de saciedade por um período de tempo maior, e não adicionará muitas calorias extras ao seu planejamento diário.

Um outro ponto importante é que ele pode contribuir com efeito termogênico, acelerando o metabolismo e melhorando a queima calórica.

5. Ajuda a manter a saúde do coração

Outro benefício do pimentão é o auxílio no controle das taxas de colesterol e na saúde cardiovascular. Isso ocorre devido as concentrações de ácido fólico e antioxidantes.

Então, o consumo de pimentão, associado a algumas mudanças de estilo de vida, como exercícios e uma dieta saudável, pode reduzir a possibilidade de ocorrência de acidentes vasculares cerebrais e doenças cardíacas.

6. Contribui para uma visão saudável

As vitaminas A e C contidas no pimentão também podem ser importantes para a saúde dos olhos, ajudando a evitar problemas como cataratas e inflamações oculares.

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Além disso, o pimentão é rico em betacaroteno, principalmente o amarelo e o vermelho. Essa substância contribui para proteger os olhos e a pele, evitando problemas relacionados ao envelhecimento.

7. Ajuda o anabolismo muscular

Quando o objetivo é a hipertrofia, ou o crescimento muscular, normalmente só lembramos da importância das proteínas. Mas um nutriente de extrema importância nesse processo é o potássio. Ele está presente em diversos alimentos, incluindo no pimentão, e é essencial tanto na contração quanto na formação muscular.

8. Mantém ossos e articulações saudáveis

O pimentão é uma excelente fonte de cálcio, que é o principal contribuinte para a saúde dos ossos e dentes. Além disso ele é um importante aliado na manutenção e formação do colágeno de nossas articulações, pois é rico em vitamina C.

Como incluir o pimentão na dieta?

O jeito mais fácil de incluir o pimentão na dieta é preparando algumas receitas de salada com pimentão, mas dá para inovar e preparar um pimentão assado light ou um pimentão recheado light, por exemplo, que além de saudável, dá um toque sofisticado ao jantar.

Outra forma é preparar uma receita de pimentão refogado light, que pode ser um delicioso acompanhamento para proteínas grelhadas e assadas.

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Lembrando que quando consumidos crus, os pimentões possuem quantidades maiores de nutrientes, já que o aquecimento pode alterar suas propriedades. Mas isso não torna o cozimento proibido, já que para tornar a dieta algo prazeroso, precisamos aproveitar as várias formas e sabores de cada alimento.

Pizza com pimentão
Pizza com pimentão

Informações nutricionais do pimentão

Porção: 100g de pimentão cru

ComponenteValor por 100g
Energia24 kcal
Umidade92,9 g
Carboidrato total5,25 g
Carboidrato disponível3,57 g
Proteína1,1 g
Gorduras0,27 g
Gorduras saturadas0,05 g
Gorduras monoinsaturadas0,01 g
Gorduras poliinsaturadas0,08 g
Gorduras trans0 g
Fibra alimentar1,67 g
Cinzas0,46 g
Colesterol0 g
Cálcio7,99 mg
Ferro0,39 mg
Sódiotr
Magnésio10,5 mg
Fósforo19,6 mg
Potássio202 mg
Zinco0,17 mg
Cobre0,05 mg
Selênio0,2 mcg
Vitamina A (RE)39,8 mcg
Vitamina A (RAE)19,9 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)1,13 mg
Tiamina0,03 mg
Riboflavina0,03 mg
Niacinatr
Vitamina B60,03 mg
Vitamina C153 mg
Equivalente de folato26,5 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / tr= traços
Fontes e Referências Adicionais

Você já tinha noção de todos esses benefícios do pimentão para a sua saúde e boa forma? Tem o costume de incluí-lo em suas receitas regularmente? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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9 comentários em “Benefícios do Pimentão, tipos e receitas”

  1. Fiquei impressionada com a quantidade de benefícios
    do pimentão!
    Pesquisei para ver se.havia Tiamina em suas propriedades, porque me provoca enxaqueca todas as vezes que ingeri o verde!

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  2. Boa noite gente nao sabia de todos esses beneficios mais foi muito legal tudo isso agradeço a todos do sait obrigado .

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  3. boa noite eu nao sabia da importancia do pimentao nem essas diferença de cores eu achava que era de especie diferentes na verdade só pesquisei sobre pimentao porque uma senhora da minha igreja me disse que ela faz uso do pimentao para ajudar na digestao,entao fui conferir e realmente é rico em fibra.

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  4. sim como pimentão pra emagrecer e dois legume não vau citar por não saber se e aceito …

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