Benefícios do Pimentão – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 20/08/2020

Fortalecimento do sistema imunológico, aliado do emagrecimento e útil para a saúde dos ossos e dentes: conheça os benefícios do pimentão e como usar!

Pertencente ao gênero Capsicum, da família das Solanáceas, o pimentão adiciona um sabor especial a saladas e outros pratos, mas sua contribuição não se limita a isso. Podendo ser encontrado na versão verde, vermelha e amarela – veja as diferenças entre eles, o pimentão é rico em vitamina A e C, além de ser um excelente antioxidante, principalmente quando reage com colágeno.

Podemos destacar seus flavonoides, que podem otimizar a proteção do organismo, evitando consequências da ação de radicais livres, e as fibras, que são importantes para o bom funcionamento do intestino e eliminação de toxinas. O vegetal contém ainda os minerais ferro, fósforo, magnésio, potássio e manganês, além de servir como uma fonte de vitaminas do complexo B.

Para que serve o pimentão?

Os benefícios do pimentão têm sido apontados por meio de estudos e pesquisas. Confira para que serve o vegetal:

  • Efeito analgésico, por ser rico em capsaicina;
  • Reforço ao sistema imunológico;
  • Alívio do estresse ou ansiedade;
  • Auxílio à prevenção do câncer;
  • Auxílio ao emagrecimento;
  • Saúde da pele e dos cabelos;
  • Auxílio no controle do colesterol;
  • Saúde dos olhos;
  • Auxílio à função muscular;
  • Saúde dos ossos e dentes.

Informações nutricionais do pimentão vermelho

Porção: 1 pimentão médio

Energia31 calorias
Carboidratos7,2 g
Açúcar5 g
Proteínas1,2 g
Gorduras0,4 g
Fibras2,4 g

Benefícios do pimentão: saiba como usar!

O modo mais clássico de usar o alimento certamente é através das receitas de salada com pimentão, mas dá para variar e preparar um pimentão assado light ou um pimentão recheado light, por exemplo, que é diferente e sofisticado para um jantar.

Fazer uma receita de pimentão refogado light também pode ser um deliciosos acompanhamento para proteínas grelhadas e assadas.

Se consumidos crus, os pimentões podem contribuir de forma superior, já que suas propriedades são preservadas. O cozimento não é proibido, mas pode reduzir a contribuição nutricional esperada.

A cor do pimentão faz diferença?

A cor refere-se ao estágio de maturação do vegetal: inicialmente o pimentão possui coloração verde, seguindo para a coloração amarela, transformando-se em laranja, finalizando a fase de amadurecimento com a coloração vermelha, onde poderá oferecer mais que 10 vezes mais betacaroteno, que a versão verde.

Os pimentões verdes têm um sabor um pouco mais amargo, possuem menos vitamina A e apenas metade da porção de vitamina C que há no pimentão vermelho.

Fontes e Referências Adicionais:
  1. Chassy, Alexander W., et al. “Three-year comparison of the content of antioxidant microconstituents and several quality characteristics in organic and conventionally managed tomatoes and bell peppers.” Journal of agricultural and food chemistry 54.21 (2006): 8244-8252.
  2. Cooper, Arthur JL, et al. “Cysteine S-conjugate β-lyases: important roles in the metabolism of naturally occurring sulfur and selenium-containing compounds, xenobiotics and anticancer agents.” Amino Acids 41.1 (2011): 7-27.
  3. García-Closas, Reina, et al. “Dietary sources of vitamin C, vitamin E and specific carotenoids in Spain.” British Journal of Nutrition 91.06 (2004): 1005-1011.
  4. Kollmannsberger, Hubert, et al. “Volatile and capsaicinoid composition of ají (Capsicum baccatum) and rocoto (Capsicum pubescens), two Andean species of chile peppers.” Journal of the Science of Food and Agriculture 91.9 (2011): 1598-1611.
  5. Starkenmann, Christian, and Yvan Niclass. “New cysteine-S-conjugate precursors of volatile sulfur compounds in bell peppers (Capsicum annuum L. cultivar).” Journal of agricultural and food chemistry 59.7 (2011): 3358-3365.
  6. Ilić, Zoran, et al. “Total antioxidant activity (TAA) of bell pepper during prolonged storage on low temperature.” Journal of Agricultural Sciences, Belgrade 53.1 (2008): 3-12.
  7. The World’s Healthiest Foods.

Você já tinha noção de todos esses benefícios do pimentão para a sua saúde e boa forma? Tem o costume de incluí-lo em suas receitas regularmente? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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9 comentários em “Benefícios do Pimentão – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Eu amo pimentão mas não tinha conhecimento de suas propriedades amei saber. Vou comer mais ainda 💪💪

  2. Fiquei impressionada com a quantidade de benefícios
    do pimentão!
    Pesquisei para ver se.havia Tiamina em suas propriedades, porque me provoca enxaqueca todas as vezes que ingeri o verde!

  3. Boa noite gente nao sabia de todos esses beneficios mais foi muito legal tudo isso agradeço a todos do sait obrigado .

  4. boa noite eu nao sabia da importancia do pimentao nem essas diferença de cores eu achava que era de especie diferentes na verdade só pesquisei sobre pimentao porque uma senhora da minha igreja me disse que ela faz uso do pimentao para ajudar na digestao,entao fui conferir e realmente é rico em fibra.

  5. sim como pimentão pra emagrecer e dois legume não vau citar por não saber se e aceito …