Morango Prende ou Solta o Intestino?

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

O morango é a fruta preferida de muita gente, não é verdade? Saboroso, ele pode aparecer em receitas de tortas, bolos, trufas, mousses, bombons e até licores. Porém, mais do que isso, a fruta é benéfica para a saúde do nosso organismo.

Isso porque o alimento serve como fonte de diversos nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo como fibras, manganês, potássio, ferro cobre, fósforo, magnésio, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina E e vitamina K, além de também fornecer antioxidantes.

Além disso, o morango está associado a benefícios como o auxílio à proteção do coração, o aumento do colesterol bom (também conhecido como HDL), a diminuição da pressão arterial e a defesa contra o câncer.

No entanto, você já parou para pensar a respeito de como o consumo de morangos pode influenciar o funcionamento do nosso intestino?

Será que o morango prende ou solta o intestino? 

Para entendermos se o morango prende ou solta o intestino, um ponto importante é conhecer a quantidade de fibras alimentares que o alimento carrega. Por que isso?

As fibras alimentares estão presentes na composição dos morangos e constituem um nutriente que é fundamental para a saúde. Elas ajudam a normalizar as funções intestinais. Apenas tome cuidado para não ingerir um excesso de fibras. Quando é ingerido de maneira excessiva pode provocar fezes moles, movimentos intestinais frequentes e inclusive a diarreia.

Isso acontece por conta da necessidade que o corpo tem de puxar água para passar a fibra para fora do corpo, o que resulta na diarreia, que também pode vir acompanhada de uma desidratação.

A lista a seguir, feita com informações da Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos, replicadas pelo Instituto Linus Pauling da Universidade Estadual de Oregon, informa qual a quantidade diária de fibras que diferentes grupos e perfis de pessoas devem ingerir diariamente:

  • Crianças (meninas e meninos) de um a três anos de idade: 19 g por dia;
  • Crianças (meninas e meninos) de quatro a oito anos de idade: 25 g por dia;
  • Meninas de nove a 13 anos de idade: 26 g por dia;
  • Meninos de nove a 13 anos de idade: 31 g por dia;
  • Meninas de 14 a 18 anos de idade: 26 g por dia;
  • Meninos de 14 a 18 anos de idade: 38 g por dia;
  • Mulheres de 19 a 50 anos de idade: 25 g por dia;
  • Homens de 19 a 50 anos de idade: 38 g por dia;
  • Mulheres com mais de 51 anos de idade: 21 g por dia;
  • Homens com mais de 51 anos de idade: 30 g por dia;
  • Grávidas de todas as idades: 28 g por dia;
  • Mulheres que estejam amamentando de todas as idades: 29 g por dia.

Uma porção de uma xícara de morangos fatiados apresenta 3,3 g de fibras.

A importância de ingerir as fibras acompanhadas de água

É fundamental certificar-se de que consome uma boa quantidade de água ao longo do dia para acompanhar a ingestão de alimentos que servem como fonte de fibras.

A fibra necessita de água para passar pelo sistema digestivo e formar as fezes, e quando uma pessoa consome mais fibra, mas não ingere uma quantidade suficiente de água, pode ocorrer o agravamento de um quadro de intestino preso e ela ainda pode sofrer com dor abdominal.

Além disso, de acordo com a nutricionista Ana Cristina Wolf, a ingestão de fibras sem a presença da água pode resultar no ressecamento do intestino.

Durante o processo de transição para uma alimentação com mais fibras, o Dr. Axe recomenda também tomar em torno de 230 ml a 470 ml de água a cada duas horas e, então, certificar-se de que continua tomando água regularmente durante o dia. Até porque não é só pelas fibras que o nosso corpo necessita da água.

O intestino preso

Entretanto, quando falamos de um consumo adequado e controlado dos morangos, eles podem ser utilizados para ajudar a melhorar um quadro de intestino preso.

Isso porque de acordo com o que a PhD e pesquisadora do Departamento de Microbiologia e Imunologia da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Erica Sonnenburg, as fibras aumentam o volume das fezes para ajudá-las a se movimentarem suavemente no sistema digestivo e alimentam as bactérias benéficas do intestino,  que auxilia a digestão a ser ideal.

Os morangos não são as frutas mais ricas em fibras – eles são classificados como uma fonte moderada de fibras pelo Stanford Children’s Health, que é o hospital pediátrico da Universidade de Stanford -, porém, o seu consumo moderado pode contribuir para que seja atingida a ingestão diária recomendada do nutriente.

Reações alérgicas

Quando queremos saber se o morango prende ou solta o intestino, também vale a pena falarmos sobre a possibilidade de se ter uma alergia ao alimento.

Ainda que a alergia ao morango não seja considerada comum por algumas pessoas, ela é classificada como predominante, segundo relatou o Centro Médico da Universidade de Maryland.

A diarreia é um sintoma típico que aparece quando uma pessoa ingere um alimento ao qual ela é alérgica. Para quem desconfia que tem alergia aos morangos, recomenda-se buscar ajuda do médico para saber como tratar o problema.

Digestão da frutose

A frutose é o açúcar encontrado nas frutas, como é o caso do morango. As pessoas que sofrem com a síndrome do intestino irritável e outros distúrbios gastrointestinais podem desenvolver uma intolerância à frutose.

Para esses indivíduos, consumir alimentos ricos em frutose pode provocar problemas como diarreia, gases e cólica. Nesses casos, a pessoa não precisa cortar o morango, porém, necessita controlar a sua ingestão.

Assim, se você já foi diagnosticado com a síndrome do intestino irritável ou outros distúrbios gastrointestinais, converse com o seu médico a respeito de como deve ser a sua dieta daqui para a frente em relação à ingestão de alimentos com frutose, principalmente se você já tiver experimentado os sintomas citados acima ao consumir frutas.

Considerações

Caso você perceba que fica com o intestino preso ou solto quando consome o morango, mesmo que isso ocorra em quantidades moderadas, procure a ajuda do seu médico para saber do que se trata o problema e verificar se você não possui algum tipo de condição médica.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você já percebeu se para você o morango prende ou solta o intestino? Tem costume de consumir esta fruta com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 3,78 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Morango Prende ou Solta o Intestino?”

  1. tenho disbiose intestinal. Comecei a ingerir morango, um ou dois por dia; guardo preocupações a respeito. um abraço, e obrigado pelas explicações.