12 melhores frutas para prisão de ventre

atualizado em

Veja quais são as melhores frutas para prisão de ventre, assim como outras dicas para fazer com que o seu intestino funcione corretamente.

Se você sofre com prisão de ventre, saiba que não está sozinho. No Brasil, entre 20 e 30% da população sofre com algum tipo de alteração no intestino que leva à constipação intestinal.

Essa condição, que é caracterizada pela dificuldade persistente para evacuar, possui uma série de razões que podem desencadeá-la, mas segundo especialistas, o estilo de vida e a dieta podem ser os principais culpados.

O consumo excessivo de junk food, o fumo, a ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos processados podem afetar diretamente o sistema digestivo.

Para tratar, existem vários tipos de remédios populares para prisão de ventre, além de chás que auxiliam a constipação, bem como alimentos ricos em fibras que, ao serem incluídos na dieta, podem ajudar a tratar a condição.

  Continua Depois da Publicidade  

Beber bastante água e consumir algumas ervas medicinais também pode ser útil. Mas e quanto às frutas para prisão de ventre? Quais serão as melhores?

O que é prisão de ventre

A prisão de ventre é a sensação de incapacidade de esvaziar seus intestinos completa ou regularmente e trata-se de um problema comum, que todo mundo experimenta ocasionalmente.

Geralmente, considera-se que uma pessoa sofre com esta condição quando seus movimentos intestinais acontecem menos de três vezes por semana.

Os sintomas da prisão de ventre incluem:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Perda de apetite
  • Fezes irregulares e/ou com aspecto seco/duras
  • Sentir-se incapaz de esvaziar completamente os intestinos
  • Cãibras
  • Dor de estômago
  • Inchaço.

Existem inúmeras causas para esta condição, que vão desde efeitos colaterais dos medicamentos até doenças do sistema digestivo, mas para a maioria das pessoas uma dieta pobre em fibras pode ser a causa.

Além das fibras, os antioxidantes também são ótimos para combater e prevenir essa condição de saúde.

Fibra e prisão de ventre

fibras para prisão de ventre
As fibras são essenciais para uma digestão saudável

Existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis, e ambos os tipos são essenciais para uma digestão saudável.

A fibra solúvel faz com as fezes retenham mais água, o que as tornam maiores e mais macias, permitindo que elas passem com facilidade pelo seu sistema intestinal.

Já a fibra insolúvel é responsável por acrescentar um pouco de “peso” extra às fezes, reduzindo o tempo de viagem através do intestino.

  Continua Depois da Publicidade  

Para entender melhor, saiba em detalhes todas as diferenças entre fibra solúvel e insolúvel.

Antioxidantes e prisão de ventre

Os antioxidantes são substâncias que têm a capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo.

Se suas células intestinais se tornarem pobres em antioxidantes, você pode ter vazamento intestinal, levando à inflamação deste órgão, o que geralmente resulta em constipação.

Obter antioxidantes suficientes através de sua dieta pode impedir que isso aconteça, e várias frutas são ricas neste composto, além de possuir alto teor de fibras, ambos essenciais para combater e prevenir a constipação.

Melhores frutas para prisão de ventre

Veja agora quais são as 12 melhores frutas para prisão de ventre.

  Continua Depois da Publicidade  

1. Abacate

Ao contrário da grande maioria das frutas, os abacates são ricos em gorduras saudáveis e pobres em carboidratos.

Isso faz com que esta fruta seja uma excelente escolha se você não é fã de alimentos muito doces ou está seguindo uma dieta rica em gorduras.

Cada 100 gramas de abacate fornece cerca de 6,7 gramas de fibra (27% do %VD – valor diário recomendado).

Esta fruta gordurosa também contém muitos antioxidantes, como luteína, vitamina E, licopeno e betacaroteno.

Além disso, também possui uma quantidade razoável de magnésio, 29 mg a cada 100 gramas (7% do %VD).

Isso é importante porque foi demonstrado cientificamente que este mineral promove movimentos intestinais saudáveis.

Abacate
O abacate possui um alto teor de fibras e contribui para o combate à prisão de ventre

2. Kiwi

O kiwi é uma fruta muito rica em vitamina C. Consumir apenas um kiwi por dia irá cobrir sua necessidade diária deste nutriente.

Além da alta quantidade de vitamina C, o kiwi também contém outros antioxidantes, como carotenoides, fenólicos e vitamina E, além de uma quantidade saudável de fibras.

Apenas um kiwi de tamanho médio (cerca de 75 g) fornecerá 2,4 gramas de fibras (10% do valor diário recomendado – %VD).

3. Amora

A amora é considerada uma das melhores frutas para prisão de ventre, além de ser extremamente saudável.

Seus níveis de antioxidantes estão entre os mais altos dentre todas as frutas e segundo pesquisas, ela é superada apenas pelos mirtilos.

Além disso, o seu conteúdo de fibra é ótimo, são 5,3 g para cada 100 g (21% do %VD).

4. Pera

Peras para prisão de ventre.
As peras são excelentes para ajudar no combate à constipação intestinal.

As peras são ótimas para tratar a constipação, já que é uma fruta de tamanho médio, com cerca de 180 gramas e fornece 5,5 gramas de fibra (22% do %VD ).

Os níveis de antioxidantes também são altos. Ela contém flavonoides, ácidos fenólicos e polifenóis, que atuam como os principais agentes de proteção.

5. Maçã

Comer uma maçã por dia pode trazer vários benefícios para a sua saúde, e um deles é uma evacuação melhor.

Uma única maçã de tamanho médio (180 gramas) fornece 4,4 g de fibra (17% do %VD).

As maçãs também são muito ricas em antioxidantes, como catequina, quercetina, ácido clorogênico e clorizina.

6. Ameixas secas

Quando se trata do alívio da constipação, as ameixas geralmente estão no topo da lista, não apenas entre frutas, mas entre todos os alimentos.

Isso porque as ameixas secas são extremamente ricas em fibras. Apenas uma única ameixa sem caroço fornece cerca de 0,7 gramas (3% de %VD).

Já um copo cheio dessas frutinhas irá fornecer 12,5 gramas de fibra, metade da ingestão diária recomendada.

Porém, o que as tornam umas das principais frutas para prisão de ventre não é apenas a quantidade de fibras, mas sim um açúcar presente nelas chamado sorbitol. Sabe-se que o sorbitol produz um forte efeito laxante.

Você já sentiu vontade de ir ao banheiro depois de mascar chiclete? Isso ocorre porque o sorbitol é muito utilizado como adoçante natural.

No entanto, é importante ressaltar que doses mais altas de sorbitol podem causar dor de estômago e diarreia, por isso, consuma esse açúcar com cuidado.

7. Laranja

As laranjas são frutas muito fáceis de se encontrar durante todo o ano e apresentam inúmeros benefícios para a saúde.

No entanto, lembre-se de que se você estiver lutando contra a constipação, fazer suco com frutas não é uma boa ideia, pois você precisa das fibras que irá obter ao comê-las.

Uma laranja grande (185 g) fornece 4,4 gramas (18% de %VD). Você também irá obter muita vitamina C, 97,9 mg, o que é mais do que valor diário recomendado.

Além disso, as laranjas contêm um flavonol chamado naringenina. Em um estudo recente, verificou-se que esta substância agiu como um laxante natural em camundongos.

8. Banana

bananas maduras
Bananas maduras são consideradas uma das melhores frutas para prisão de ventre

Uma banana grande com cerca de 140 g contém 3,5 gramas de fibra (14% de %VD).

Além disso, ela também é considerada uma das melhores frutas para prisão de ventre devido aos seus antioxidantes, que incluem luteína, betacaroteno, vitamina C e selênio.

Se suas bananas começarem a ficar manchadas ou marrons, não as jogue fora, já que quanto mais maduras elas são, mais atividade antioxidante elas têm.

9. Romã

A cor vermelha brilhante do interior da romã ocorre devidos sos seus antioxidantes extremamente potentes.

De fato, o suco de romã tem mais atividade antioxidante do que o chá verde e o vinho tinto.

Se você comer uma romã inteira também irá receber 4 gramas de fibra (16% do %VD a cada 100 gramas de fruta).

10. Goiaba

Quando se trata de combater a constipação, a goiaba pode ser a sua maior aliada.

Cada 100 gramas desta fruta fornece cerca de 5,4 g de fibra (22% de %VD), além de conter 228 mg de vitamina C. Isso representa mais que o triplo do valor diário recomendado!

E, como a vitamina C é um antioxidante vital, isso se traduz em um organismo mais saudável.

11. Framboesa

As framboesas têm poderosas propriedades anti-inflamatórias que podem proteger e curar seu intestino.

Isso se deve principalmente aos altos níveis de antocianinas, que são alguns dos melhores pigmentos vegetais que promovem a melhoria da saúde das pessoas.

Além disso, elas também são frutas muito ricas em fibras, um copo com cerca de 123 g fornece 8 gramas de fibra (32% do %VD). Isso é ⅓ da sua necessidade diária em apenas uma porção grande de framboesas.

12. Maracujá

Maracujá
O maracujá é uma excelente fonte de fibras

O maracujá é considerado uma das melhores frutas para prisão de ventre, já que ele apresenta uma das maiores quantidades de fibras.

Com apenas 100 gramas, você estará consumindo 10,4 gramas de fibra. Além disso, ele também contém antioxidante proveniente dos flavonoides, vitamina A e C.

Dicas

Além de adicionar essas frutas para prisão de ventre em sua dieta, fazer exercícios físicos regularmente, manter uma dieta saudável rica em fibras e beber muita água é a maneira ideal de acabar com este problema.

Caso você siga todas essas dicas e ainda não consiga ir ao banheiro, consulte o seu médico para que ele possa te examinar e fazer um diagnóstico da sua condição.

Vídeo: 10 melhores frutas para prisão de ventre

Não perca os vídeos que também apresentam as melhores frutas e alimentos para prisão de ventre:

Vídeo: 10 melhores alimentos para prisão de ventre

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia as melhores frutas para prisão de ventre? Pretende incluir algumas na dieta? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário