Vinagre de maçã limpa o fígado ou faz mal?

Especialista da área:
atualizado em 17/03/2022

O vinagre de maçã é um ingrediente bastante usado em uma série de receitas, mas você sabia que muitas pessoas afirmam que o uso do vinagre pode ajudar a limpar o fígado?

O alimento é conhecido ainda por sua ação antioxidante e antimicrobiana, além de colaborar com a diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Por isso seu uso vem sendo testado para tratar outras doenças.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, no decorrer do artigo vamos descobrir se o vinagre de maçã realmente limpa o fígado, além de conhecer os benefícios que os compostos presentes no vinagre podem trazer para a saúde e o bem estar.

Veja também: Vinagre de maçã no cabelo é bom mesmo?

A importância do fígado

Fígado
Há diversas funções importantíssimas que o fígado exerce em nosso organismo

O fígado é um órgão extremamente importante, e que atua em várias ações do corpo, como:

  • Regulação do metabolismo de vários nutrientes, como proteínas, carboidratos e lipídios
  • Síntese de proteínas e outras moléculas importantes
  • Degradação de hormônios e substâncias tóxicas
  • Armazenamento de substâncias como o glicogênio
  • Produção e secreção da bile
  • Eliminação de toxinas.

Por isso, doenças que atingem este órgão podem causar uma série de sintomas, que vão desde o cansaço e a retenção de líquidos até a icterícia (coloração amarelada da pele). 

O vinagre de maçã limpa o fígado? Ou ele prejudica o órgão?

O vinagre de maçã possui ácido acético, ácido málico, ácido lático e ácido cítrico em sua composição, substâncias possuem propriedade antioxidante, ajudando assim a prevenir o estresse oxidativo causado pelo excesso de radicais livres.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, essas substâncias atuam diretamente no fígado, colaborando para melhorar a sua atividade e reduzir o acúmulo de gordura no órgão.

Estudos feitos em animais e publicados no periódico Pharmaceutical Biology em 2016 confirmaram essa propriedade, demonstrando que o vinagre de maçã ajuda a regular o metabolismo de lipídios e diminuir os danos no fígado causados por uma dieta rica em consumo de gorduras.

Entretanto, seu uso em excesso pode prejudicar o fígado, portanto consuma com moderação. Além disso, mais estudos são necessários para confirmar esse efeito positivo na limpeza do fígado em seres humanos.

Riscos de receitas e dietas para limpar o fígado

Vários sites vem divulgando, nos últimos anos, formas naturais e caseiras de limpar o fígado. Eles alegam que tais tratamentos ajudam a tratar problemas como:

Entretanto, esses tratamentos caseiros podem contribuir para a piora desses problemas, principalmente quando são usados de forma exagerada.

Por isso, caso você tenha algum problema no fígado, procure um médico hepatologista e siga corretamente o tratamento por ele receitado.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, realizar um acompanhamento nutricional também ajuda no tratamento desses distúrbios, além de melhorar a saúde como um todo.

Benefícios do vinagre

Vinagre de maçã
De qualquer forma, vale a pena conhecer os benefícios do vinagre de maçã

O vinagre de maçã pode beneficiar a saúde de outras formas. Alguns desses benefícios são:

1. Efeito antimicrobiano

Esse é um dos benefícios mais conhecidos do vinagre, que pode ser usado na limpeza de superfícies e mesmo em gargarejos, para tratar infecções de garganta.

2. Efeito anti-inflamatório

Por ter propriedades antioxidantes, o vinagre ajuda a regular o funcionamento do sistema imune, contribuindo para o tratamento e a prevenção de inflamações.

3. Propriedades antidiabéticas

Alguns estudos com animais demonstraram que o vinagre de maçã pode contribuir para o tratamento da diabetes, através da melhora da sensibilidade à insulina e da redução da produção de glicose pelo fígado.

Mas esses efeitos ainda precisam ser melhor estudados, uma vez que as pesquisas atuais foram feitas apenas com animais de laboratório.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Protege contra doenças cardiovasculares

As propriedades antioxidante e anti-inflamatória do vinagre fazem com que ele tenha uma ação protetora para o coração e os vasos sanguíneos.

Assim, o consumo regular, mas em pequenas doses, do alimento pode contribuir para a prevenção de uma série de problemas cardiovasculares.

Cuidados com o vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um produto muito utilizado no Brasil, principalmente na culinária. Mas, como vimos, ele pode trazer alguns benefícios para a saúde, desde que usado da forma correta. 

Então, separamos algumas dicas para que você possa usar o produto sem causar problemas para a sua saúde:

  • Não use o vinagre puro, pois ele pode causar irritação na pele e nas mucosas. Por isso, o ideal é diluí-lo em água, numa proporção de uma ou duas colheres de sopa de vinagre de maçã para cada copo de água
  • Evite o contato do vinagre com os olhos e com a parte interna do nariz, pois pode causar irritação e dor
  • Não utilize grandes quantidades do vinagre em receitas, pois a ingestão exagerada pode causar problemas gástricos e mesmo danificar o fígado.

Dicas e cuidados

A melhor forma de manter a saúde do fígado é adotar hábitos de vida saudáveis, como:

  • Realizar atividades físicas regularmente
  • Manter uma boa hidratação, bebendo cerca de dois litros de água por dia
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
  • Evitar o uso de cigarro
  • Ter uma alimentação saudável e balanceada
  • Realizar check-up médico uma vez ao ano, para realizar exames de rotina e diagnosticar qualquer desequilíbrio no organismo ainda no início.
Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que o vinagre de maçã limpa o fígado? Tem curiosidade de experimentar o uso do vinagre para este fim? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (33 votos, média 4,12)
Loading...
Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco é Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral - CRM 597798 RJ/ CBCD. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na área de transplantes na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2010. Dr. Lucio Pacheco é um profundo estudioso na área de doença hepática e escreveu dezenas de livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico-cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D´Or e do Hospital Copa D´Or. Além disso é diretor médico do Instituto de Transplantes. Suas áreas de atuação principais são: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia, e transplante de fígado. Dr. Lucio é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos e diversos. Para mais informações, entre em contato com ele.

Deixe um comentário

22 comentários em “Vinagre de maçã limpa o fígado ou faz mal?”

  1. Boa noite… hoje fiz ultrassom e constatou que estou com gordura no fígado grau 2… gostaria de saber porque tenho dor do lado esquerdo e abdominal..esse grau é perigoso?
    O que devo comer e beber?
    Aguardo seu retorno

    Responder
    • Ola, Maria Halbercone. Como está? Sobre o figado, fui diagnosticado com Esteatose Hepatica nao alcóolica ha muitos anos. Grau I, depois II. Sempre senti mal estar na região abdominal do lado do figado. Ha 4 anos tive 2 abcessos hepaticos, muito sérios. Fiz uma dieta bem rígida, qt a gordura. Até o médico assustou, pq a gordura sumiu. Mas descuidei e ela voltou. Entao, vim te responder pelo seguinte: a boa noticia é que tem cura sim!!! Pega firme, leva a sério. evite gosrduras e tudo que produz gordura. Procure alimento mais sudavel, em menor quantidade, mais vezes ao dia. Eu abusei de cenorura, beterraba (que dizem nao ser boa, mas ajudou, Inhame chinez, Coentro (muito bom para o figado) e tudo que é verdura e legume. E se puder, faça caminhada! Hoje caminho 1h dia, de 4,5 a 5km/h. muito bom. Aprendi que tenho que estar alerta sempre. Cuidar com tudo que produz gordura. Ja perdi 25kg. em 4 anos. Vale a pena. Estou usando suco de cenoura, 1 colher de vinage e 1 limao branco, com um copo de ahua (copo americano). Cuide, que você tera resultados. Se preciso vá a um(a) nutricionista… Mas você precisa ter opinião e ser persistente. Esquece dieta. Mude hábitos. cultive habitos! Melhoras pra você.

      Responder
    • Oi, Maria. Todas as vezes que falei ao médico que sentia dores, ele me dizia (e diz) que figado não dói. E é fato. Ele é silencioso. Isso é ruim, num aspecto. Mas quando o figado está inchado, ele causa incomodo sim. Mas interessante é que a sua dor é no lado esquerdo. O Figado fica no lado direito. Só o medico, a partir de exames, pra dizer se tem relação com o figado. Claro, quando o figado esta limitado em seu funcionamento todo o corpo sofre.
      Já tive Grau II. Me dava incomodo. Mas é reversível, com mudança de hábitos. Se tiver excesso de peso, procure emagrecer. ajuda muito.

      Responder
  2. Maravilhoso o vinagre de maçã ,fiz limpeza epatica perdi 04 kilos meu colesterol normalizou recomendo

    Responder
  3. Meu fígado está com trombose será q posso fazer uso do vinagre água e mel. Será q não corro o risco de meu fígado falecer

    Responder
  4. Passei vinagre de maçã nas pernas, usei algodão embebecido no produto, passei sobre os vasinhos. A primeira vez achei que estava com Dengue tamanho o mal estar e minhas pernas empipocaram com pequenos manchinhas vermelhas como sarampo. Ontem à noite tornei passar pois vi num site que acabam com os vasinhos. Mas hoje amanheci com a barriga inchada, com dor no fígado e mal estar, falta de ar …só de sentir o cheiro. Devo dizer que o vinagre que é orgânico, parece de boa qualidade e 4,% de acidez. Quero uma resposta sobre isso. Sou alérgica a determinados produtos. Obrigada!!

    Responder
    • Se vc se sentiu mal seu fígado deve estar intoxicado, quando a gente passa mal com o uso do vinagre é sinal que o nosso corpo está entupido de toxínas …nesse caso eu recomendo você fazer a limpeza hepática que vai ser fundamental pra desintoxicação do seu fígado e vesícula.gazendo a Limpeza vc não passa o vinagre no corpo apenas ingere a pequena quantidade,acompanhado de um protocolo de uma semana apenas . menina você vai expelir tanta sujeira do seu organismo ,mas vai se sentir muito bem .

      Responder
  5. Reduzi meu colesterol de 214 para 184 com a receita do vinagre de maçã com água e mel. Receita do Palestrante Tiago Rocha nutrólogo

    Responder
  6. diluir 1/2 litro de vinagre de maçã com 1,5l de agua + 3 colheres de mel, está na geladeira “curtindo”, mas tenho Hepatite B, será que posso ter complicações?

    Responder
  7. Sou testemunha que o vinagre de maça faz bem ao fígado. Antes tomá-lo, eu almoçava e na parte da tarde minha cabeça e olhos doía, pouco mas doía, e isso todos os dias. Depois que começar a tomar um colher de sopa com 01 copo de água uns 15 minutos ou 30 minutos antes do almoço, minhas dores de cabeça sumiram. Eu recomendo…

    Responder
    • Tomo uma colher de sopa de vinagre e um pouco de mel diluídos em um copo com água pela manhã e a noite. Perdi 8kls em dois meses

      Responder
  8. Tomei vinagre diluido em agua. 1/2 litro em um litro de agua mais 4 colheres de mel. Colesterol ruim reduziu de 205 para 180

    Responder