Pepino Emagrece Mesmo ou Engorda?

Especialista:
atualizado em 23/10/2019

Você pode não olhar para o pepino da mesma forma da próxima vez que o vir na sua salada. Há muitas razões pelas quais muita gente acredita que o pepino emagrece.

O pepino é ótimo para suas estratégias para melhorar o metabolismo. Ele é rico em água, então ajuda a hidratar seu corpo, além disso, ele é rico em vitaminas, nutrientes e fibras, todos com níveis calóricos bem baixos. Você pode tentar colocá-lo em mais do que apenas saladas. Fatias ou bastões de pepino podem ser um bom acompanhamento para sanduíches, e podem ser combinados com outros vegetais em uma mistura saudável.

Você também pode começar a tomar suco de pepino para emagrecer para ter resultados fantásticos na saúde e perda de peso.

Comer Pepino Engorda Quando em Excesso?

Por ser um alimento com muito poucas calorias, comer muitos pepinos – especialmente no lugar de alternativas mais calóricas – geralmente não causará ganho de peso. Entretanto, comer pepinos demais (ou tomar muito suco de pepino) significa que você não está ingerindo outros nutrientes essenciais que seu corpo precisa para funcionar adequadamente. Para ajudar a prevenir deficiências nutricionais e manter um peso saudável, saiba suas necessidades calóricas diárias e siga uma dieta saudável e balanceada.

Como o Pepino Emagrece?

1 xícara de pepino fatiado com a pele contém apenas 16 calorias. Entretanto, embora o pepino tenha tão poucas calorias, ele contém cerca de 1 grama de fibra por xícara e quantidades generosas de água, que ajudam a te deixar satisfeito. Uma xícara de suco de pepino para emagrecer geralmente tem de 35 a 40 calorias.

Propriedades de Limpeza

O pepino funciona como um diurético, o que não apenas te ajuda a perder células de gordura, mas peso de líquidos, também. Ele essencialmente ajuda a remover excesso de líquidos e células de gordura ao quebrar as células de gordura para que elas possam ser eliminadas do corpo.

O pepino contém silício e enxofre, o que ajuda a estimular os rins a eliminarem o acúmulo de ácido úrico, que frequentemente resulta de se estar acima do peso. Os rins também ajudam a quebrar células de gordura para que elas sejam removidas do corpo.

Além do efeito diurético, o pepino contém antioxidantes poderosos como vitaminas A, C e E, que ajudam a remover toxinas e células de gordura. Eles ajudam a limpar seus sistemas a um nível celular, para remover depósitos de gordura e toxinas que se acumularam no seu corpo e embaixo da pele. O pepino pode te ajudar a atingir suas metas de perda de peso gradualmente.

Níveis de Energia Aumentados

O pepino é rico em fibras, que são essenciais para a perda de peso, já que elas ajudam a manter seu intestino funcionando para que resíduos sejam eliminados. As fibras não apenas ajudam a limpar seu trato digestivo, mas também o resto do seu corpo. Isso ajuda a melhorar seu metabolismo, assim você tem mais energia para ajudar o corpo a queimar células de gordura ao se exercitar.

O ácido tartárico é outro componente do pepino que aumenta a energia e promove perda de peso. Ele basicamente ajuda o corpo a converter carboidratos em energia, assim eles não são armazenados como gordura.

Alcalinizante

O pepino tem um efeito alcalinizante no corpo para ajudar a restaurar os níveis de pH no seu sangue. Isso é crucial se você quer perder peso, já que um ambiente ácido no corpo pode dificultar a perda de peso. Isso se deve ao fato de que muitos ácidos no sangue ou corpo podem danificar seus órgãos e vasos sanguíneos. Para que seu corpo se proteja desses ácidos, ele os armazena em depósitos de gordura. Para perder peso, você precisa restaurar o equilíbrio do pH, assim esses depósitos de gordura podem ser eliminados do corpo.  

Suco de Pepino para emagrecer

O suco de pepino emagrece porque é um diurético natural, o que quer dizer que ele encoraja a remoção de fluídos do corpo. Um diurético elimina toxinas e resíduos, incluindo células de gordura. O suco de pepino quebra grandes depósitos de gordura em pedaços muito pequenos, que são eliminados na urina.

Concorda-se que um copo de suco fresco é rico em ingredientes saudáveis. Mas você não tem que evitar alimentos sólidos para perder peso. Beber suco de pepino emagrece diminuindo o apetite, melhorando sua digestão, acelerando seu metabolismo, e eliminando toxinas e água do seu corpo.

Resumo dos Benefícios do Pepino

Sendo um dos vegetais mais cultivados no mundo, o pepino se tornou um alimento básico na geladeira de muitas famílias. Ele pode ser incluído em quase toda salada e é refrescante em dias quentes. O pepino oferece uma variedade de nutrientes e beneficia nossa saúde de várias formas. Leia mais para descobrir como o pepino pode te guiar no caminho para saúde e bem estar.

1. Alívio de dor nas juntas (como artrite e gota)

O pepino é rico em sílica. A sílica tem um papel importante no crescimento de ossos e calcificação, e na formação de colágeno e tecidos conjuntivos. Essa é a maior razão pela qual ele ajuda indivíduos com artrite e gota (doenças que afetam a cartilagem em nossas juntas), porque a sílica promove a produção de colágeno. Também foi mostrado que extratos de pepino inibem a atividade de ciclo-oxigenase (COX-2 – uma enzima pró-inflamatória), e assim reduz inflamações no corpo.

2. Reduz o colesterol

O pepino contém esteróis que podem ajudar a reduzir níveis de colesterol LDL (conhecido como colesterol “ruim”). Fibras ajudam a reduzir o colesterol LDL também, e o pepino (desde que você coma com a casca) é uma ótima fonte de fibras (1,5 gr de fibras por pepino). No intestino, as fibras reduzem a absorção de colesterol alimentar. As fibras também se ligam à bile que é feita de colesterol, e assim ajuda o corpo a eliminar colesterol extra.

3. Ajuda na Perda de peso

O pepino emagrece porque contém poucas calorias e muita água. Ele também contém muitas fibras que nos ajudam a nos sentirmos satisfeitos por mais tempo, e ajuda a eliminar toxinas do trato digestivo que podem estar impedindo a perda de peso. Certifique-se de manter a casca do pepino, que é onde a maior quantidade das fibras está.

4. Promove digestão

De novo, sendo rico em fibras, o pepino é extremamente eficaz no trato digestivo e pode ser usado como um remédio para prisão de ventre crônica. Quanto mais fibras na sua dieta, menos probabilidade você tem de desenvolver doenças do trato intestinal como síndrome do intestino irritável e câncer de cólon.

5. Previne dores de cabeça

O pepino contém vitaminas do complexo B e eletrólitos (como potássio) que ajudam a nutrir os nervos no seu corpo, e diminuem as chances de desenvolver dores de cabeça.

6. Combate câncer

Cucurbitacinas no pepino estão sendo estudadas por companhias farmacêuticas na esperança de desenvolver medicamentos anticâncer. A sinalização de caminhos necessários para o desenvolvimento do câncer foi inibida pelas cucurbitacinas encontradas no pepino (4). O pepino também contém lignanas que estão ligadas a riscos reduzidos de câncer de ovários, de mama, de útero e de próstata (5, 6, 7).

Como as lignanas do pepino funcionam no corpo? Isso tem a ver principalmente com seu papel no trato digestivo e as bactérias que o revestem. As bactérias pegam as lignanas que consumimos (como as do pepino) e as convertem em enterolignanas. As enterolignanas podem ter efeitos pró e antiestrogênicos ao se ligar aos receptores de estrogênio. Cânceres relacionados ao estrogênio como os listados anteriormente são reduzidos quando consumimos alimentos ricos em lignanas.

7. Reidrata e Remineraliza o corpo

Todos sabemos que o pepino é incrivelmente rico em água (até 95%!) e que ele ajuda a refrescar e reidratar todas as células do corpo. O pepino também tem a maioria das vitaminas que precisamos – desde que você deixe a casca. Para uma bebida refrescante, tente adicionar pepino a um copo de água e coloque um pouco de suco de limão também! Deixe descansar por uma hora antes de beber.

8. Grande quantidade de sílica para um cabelo macio

O pepino é rico em um composto chamado sílica. Ela é um mineral que não é encontrado em muitos alimentos, mas está presente em grande quantidade na casca do pepino. A sílica, como explicado acima, ajuda a manter os tecidos conjuntivos do seu corpo como colágeno e elastina. A sílica também é ótima para a pele, ajudando a dar elasticidade e manter o cabelo brilhante e as unhas fortes. Alguns shampoos naturais usam sílica e deixam seu cabelo muito macio e brilhante.

9. Ajuda com o diabetes

O pepino contém um hormônio necessário para que as células do pâncreas (células beta) produzam insulina (as células beta do pâncreas produzem o hormônio insulina). Um estudo descobriu que ratos que tomavam um extrato aquoso de pepino tinham aumentos significantes de peso, glicogênio e níveis de insulina e diminuições nos níveis de glicose, hemoglobina glicosilada, colesterol total e triglicérides. Além disso, o extrato de pepino resultou em um aumento significante do colesterol HDL.

10. Controla a pressão arterial

O pepino, um diurético natural, ajuda a diminuir a pressão sanguínea nas suas artérias. Alimentos ricos em potássio, magnésio e fibras podem ajudar a reduzir a pressão arterial, e esses minerais podem ser encontrados no pepino. O pepino também contém vitaminas A e K, ácido caféico, ácido fólico, Vitamina C (um antioxidante poderoso que pode ajudar a baixar a pressão arterial), e sílica. Todos esses compostos reduzem significantemente e regulam a pressão arterial, e assim fazem do pepino um ótimo alimento para tratar hipertensão e hipotensão.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você já imaginava ser verdade que o pepino emagrece? Prefere comê-lo em saladas, ou em forma de suco, por exemplo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votos, média: 4,09 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

3 comentários em “Pepino Emagrece Mesmo ou Engorda?”

  1. Obrigada pelas dicas,

    Realmente os benefícios do pepino são imensos e eu só usava para cobrir os olhos para clarear as olheiras, mas depois que comecei a tomar. Minha pele ficou muito melhor.

    Resultados comprovados.

    Obrigada. Bjs.