A proteína do ovo para massa muscular e emagrecimento

Especialista da área:
atualizado em 19/04/2021

Na busca por um corpo definido, se alimentar bem é tão importante quanto treinar. Logo, a proteína do ovo é essencial na rotina dos atletas.

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Muitas pessoas que se dedicam horas em academias não entendem o motivo de demorar tanto para construir músculos. Entretanto, o problema muitas vezes pode estar na alimentação.

Desse modo, incluir na sua rotina uma dieta com boas fontes de proteínas, e que esteja de acordo com os seus objetivos é fundamental para alcançar os resultados desejados.

É por isso que nesse artigo vamos apresentar vários pontos positivos sobre a proteína do ovo durante esse processo de construção de massa muscular ou perda de peso, os quais você pode conferir a seguir.

Composição do ovo 

Ovos em uma cesta

O ovo é rico em proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, sendo considerado, portanto, um alimento de alto valor biológico. Assim sendo, este alimento pode exercer papel fundamental na composição de uma dieta saudável.

Por ser um alimento com alto teor de proteínas, o ovo é um dos principais responsáveis por ajudar no desenvolvimento muscular. Desse modo, na dieta de muitos fisiculturistas e praticantes de musculação o ovo é um alimento essencial.

Só para você ter uma idéia da complexidade desse alimento, um ovo médio cozido contém aproximadamente:

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  • 6 gramas de proteínas;
  • 5 gramas de gorduras;
  • 180 miligramas de colesterol;
  • Minerais (ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco);
  • Vitaminas (vitamina C, vitamina A, vitamina D, vitamina K, vitaminas do complexo B);

Ademais, o ovo contém cerca de dez aminoácidos essenciais que auxiliam no funcionamento do organismo, além de ajudar na recuperação dos músculos após a prática de atividades físicas.

A gordura do ovo faz mal?

Algumas pessoas ainda têm receio em relação às gorduras presentes no ovo, no entanto, antes de se preocupar com essa questão é essencial entender a funcionalidade desse alimento e saber que a clara do ovo não contém gordura alguma.

Logo, a gordura presente no ovo está totalmente concentrada na gema, mas isso não quer dizer que consumi-la faz mal.

Entretanto, é importante saber que existem gorduras boas (insaturadas) e gorduras ruins (saturadas), sendo que a gema do ovo contém cerca de 33% de gordura saturada.

Sabendo disso, é claro que consumir a gema do ovo em grande quantidade pode acabar sendo prejudicial para a sua saúde. Por outro lado, consumir de forma adequada pode trazer benefícios devido a presença de outros compostos, como por exemplo os carotenoides e a colina.

Não só isso, mas também o consumo de ovos contribui para o bom desenvolvimento do cérebro, além de auxiliar na prevenção de defeitos congênitos, por conta da presença de ácido fólico. Porém, seu consumo deve ser feito com moderação, para que não prejudique o controle de colesterol.

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Proteína do ovo

Você já deve ter ouvido falar que muitos praticantes de atividade física consomem vários ovos por dia, mais precisamente a clara do ovo, enquanto que a gema muitas vezes acaba sendo descartada.

Isso ocorre porque a clara do ovo é uma fonte alimentar rica em proteínas, portanto, muitos atletas e fisiculturistas procuram consumir mais as claras do que as gemas do ovo, a fim de favorecer a recuperação e crescimento muscular.

Além disso, os ovos são facilmente digeridos e absorvidos pelo organismo, o que é fundamental para que o organismo de fato sinta seus benefícios. Portanto, sabendo essas informações é possível utilizar os ovos de forma saudável em suas refeições e usufruir de seus benefícios.

Formas de incluir a proteína do ovo em sua dieta

Ovos mexidos

1. Nas refeições

Além de todos os benefícios que o ovo proporciona à saúde, outro ponto positivo é a variedade de receitas a base de ovo que você pode adicionar no seu plano alimentar.

Dessa forma, além de usufruir dos seus benefícios através de pratos deliciosos, ele ainda pode ser usado como complemento em algumas refeições. Veja algumas das formas mais simples de consumir a proteína do ovo:

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  • Ovos mexidos;
  • Ovo frito;
  • Ovo cozido;
  • Omelete.

Incluir os ovos na rotina alimentar também auxilia aquelas pessoas que não têm tempo disponível para preparar refeições saudáveis e compatíveis com uma dieta equilibrada, uma vez que é até possível prepara-los no micro-ondas.

Além disso, pessoas que não lidam bem com o sabor dos ovos podem utilizar diversos artifícios para tornar o gosto mais saboroso, como por exemplo, adicionar ervas e especiarias naturais, que também ajudam a enriquecer a refeição.

2. Suplementação proteica

albumina em pó

Uma vez que o ovo é uma das fontes de proteínas favoritas daqueles que estão em processo de construção muscular, é possível encontrar no mercado um suplemento comumente utilizado pelos praticantes de musculação, conhecido como albumina.

Diante dos benefícios que a proteína do ovo proporciona aos esportistas, a ingestão de albumina, que nada mais é do que um suplemento proveniente de proteínas extraídas da clara do ovo, é uma ótima opção para adicionar à sua rotina de treinos.

Aliás a ingestão de suplementos alimentares é muito comum na vida dos atletas, e também pode ser uma boa opção para aqueles que não dispõe de tempo para cuidar da alimentação de forma adequada.

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Benefícios da proteína do ovo para a saúde  

Além da proteína do ovo auxiliar na construção de massa muscular e no emagrecimento, ela ainda pode favorecer a sua saúde de outras formas. O consumo do ovo contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

A proteína do ovo também contribui para a produção de enzimas, que são fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo, já que favorecem o transporte de oxigênio para os tecidos.

Além de tudo isso, o ovo é uma fonte proteica barata, portanto, além de fazer bem para a sua saúde também faz bem para o seu bolso.

É possível emagrecer comendo ovos?

Ovos com fita métrica

Por contribuir para a construção de músculos, a ingestão de ovos também pode ser uma ótima opção para aqueles que estão em processo de emagrecimento, já que a construção de músculos otimiza o funcionamento metabólico.

Além disso o ovo possui naturalmente poucas calorias e uma dieta voltada para a perda de peso deve ser estruturada no baixo consumo calórico.

Mas, conforme mencionado antes, o seu consumo não deve ser excessivo, sendo fundamental contar com o auxilio de um nutricionista para elaborar uma dieta adequada para você.

Além disso, consumir ovos no café da manhã pode reduzir a fome contribuindo para que você consuma menos calorias nas refeições seguintes, o que consequentemente auxilia no processo de emagrecimento.

Outra curiosidade, é que um dos fatores que contribuem para os casos de obesidade são os níveis descontrolados de açúcar na corrente sanguínea, e o ovo é um dos alimentos que não eleva os níveis de açúcar e insulina.

Mas atenção, pois apesar de não haver contraindicações para o consumo de ovos, há controvérsias no fato de que o alimento pode aumentar o colesterol. Então é essencial receber orientações de um nutricionista para elaboração de um plano alimentar específico para você.

Vídeo do especialista

Veja abaixo o vídeo da nutricionista explicando sobre o consumo do ovo depois do treino.

Fontes e referências adicionais

Você tem costume de consumir ovos com frequência em sua alimentação? Gosta da proteína do ovo também como suplemento, a chamada albumina? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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10 comentários em “A proteína do ovo para massa muscular e emagrecimento”

  1. Eu faço gemada gelada pela manhã e a noite, coloco 4 ovos, leite semi-desnatado e chocolatem em pó, pois não gosto do sabor do ovo. Estou me sentindo bem, mas preciso fazer exame de sangue por conta do colesterol.

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  2. Você pode comer quantos ovos você consegue não faz mal o colesterol do ovo não faz mal para a saúde ele faz bem o que faz mal e olé com que você frita que faz mal tipo óleo de josa

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  3. Galera, eu comecei a malhar e tô usando no pós treino (na recuperação celular), as proteínas de ovo e da textura de soja. E tô ganhando uma relativa massa muscular. Mas é fato: quando se usa só recursos naturais e não se apela pra drogas sintéticas, os ganhos são lentos, porém saudáveis.
    Parabéns ao criador da página, que explanou muito bem sobre o assunto. Continuem assim, vocês me deram dicas valiosas que eu não sabia, mas que a partir de hoje, vou usar na minha rotina. Um abraço aos demais leitores.
    Lutem, persistam, você só alcançará a sua meta se tiver um foco.

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    • Dico BR, se ainda estiver usando, retire a SOJA de sua dieta. A soja só é boa para mulheres, para homens é uma inimiga, pois ela aumenta o estrogênio, o que por sua vez diminui sua TESTOSTERONA.

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  4. Gente, parem com essa neura com as gemas dos ovos. Como os ovos INTEIROS. Não foi a toa que os ovos foram considerados o segundo alimento mais completo do planeta, perdendo apenas para o LEITE MATERNO. Ovos são vida, são saúde. Ahh, e são BARATOS! 🙂

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  5. Como ovos todos os dias, e inteiros.
    Acredito que o ovo seja tão poderoso a ponto de me deixar fora de várias doenças ou efermidades, bem como a gripe ou febre… percebo que quando eu páro de me alimentar com ovos todos os dias, minha imunidade fica comprometida, e começa uma gripezinha.
    Meu organismo está acostumado aos ovos e faço uso deles todos os dias, sejam eles em forma de omelete, na vitaminha ou cozidos.

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