A Proteína do Ovo Para Massa Muscular e Emagrecimento

Especialista:
atualizado em 16/12/2019

Construir músculos e um corpo definido não exige apenas horas de dedicação em academias e treinos intensos, muito pelo contrário. Há diversas pessoas que não desvendam o porquê de não conseguirem esculpir seu corpo da forma esperada, mas o segredo muitas vezes está nas fontes de proteínas.

Esse nutriente é fundamental para a nutrição e construção de músculos, por isso, escolher os alimentos certos pode ser uma das chaves para você avançar um passo na corrida pelo ganho de massa muscular. Não é à toa que a fonte favorita para muitos que desejam emagrecer ou ganhar massa muscular é a proteína do ovo, pois há inúmeros prós que favorecem essa escolha, os quais poderemos conhecer a seguir.

O ovo 

Ele é um dos alimentos mais completos e versáteis que você pode imaginar. Ele pode assumir um papel super importante na suplementação de uma dieta saudável não só para os fisiculturistas, mas para todos nós. Ele pode contribuir significativamente para o fortalecimento muscular, principalmente por reconhecermos que sem proteínas é inviável o crescimento dos músculos. A dieta dos fisiculturistas e praticantes de musculação conta com porções superiores de proteínas, se comparada às dietas de sedentários.

Os ovos contam com cerca de 6 gramas de proteínas de alta qualidade, tão altas que podem ser utilizadas como referência para qualidade proteica dos demais alimentos. Eles ainda contribuem como fonte de vitaminas, como A, D, E e K, além de possuírem riboflavina, zeaxantin, carotenóides, luteína , ácido fólico e vitaminas de complexo B, como B12, que é importante para a produção energética. Os ovos contam com os oito aminoácidos essenciais para a recuperação eficiente de seus músculos.

As gorduras

Antes que você pense sobre o que acontece com as gorduras contidas nos ovos, é fundamental você entender a funcionalidade do alimento. A clara de ovo não contém gordura nenhuma. Por outro lado, a gema contém cerca de 5 gramas de gordura, mas essa é apenas uma pequena parte de gordura saturada. Dessa forma, você pode reconhecer tranquilamente as claras de ovos como uma fonte eficiente de proteínas.

Os atletas e fisiculturistas procuram consumir mais claras para aumentar a massa muscular. Os ovos possuem colesterol, mas geralmente, as porções de colesterol de uma dieta equilibrada não elevam o colesterol da corrente sanguínea. Os ovos são facilmente digeridos e absorvidos, sendo assim muito úteis para a maioria dos adeptos de dietas. É fundamental reconhecer as adaptações e melhores alternativas para manter seu corpo saudável, assim, você pode utilizar o ovo a seu favor e usufruir apenas de seus benefícios, combinando-o de forma saudável em sua refeição.

Suplementação 

O ovo é uma das fontes favoritas para construção de massa muscular dos esportistas. Sabendo que os praticantes de exercícios físicos adotam uma suplementação regular para garantirem um melhor desempenho e resultados, os fabricantes de suplementos identificaram o favoritismo do alimento e atualmente já oferecem um suplemento da proteína do ovo, o qual é conhecido como Albumina. Ele contém proteínas extraídas da clara do ovo, sendo essa mais uma forma para ajudar aqueles que usam a falta de tempo como desculpa para manter a nutrição regular do organismo.

Os benefícios da proteína do ovo em sua dieta 

A proteína do ovo para massa muscular e emagrecimento ainda pode favorecer a sua saúde de diferentes formas. Ela é barata e ainda contribuirá com a manutenção do peso saudável, fornecendo 12% das necessidades diárias de proteínas de uma pessoa. A gema do ovo pode ser uma boa fonte de colina e ainda contribui para o bom desenvolvimento do cérebro, além de auxiliar na prevenção de defeitos congênitos. Porém, seu consumo deve ser policiado, para que não prejudique o controle de colesterol.

A clara do ovo pode ser uma fonte completa de proteínas. Ao incluir o alimento ao seu plano alimentar, você poderá contar que seus músculos ficarão mais fortes e seus tecidos e sistema imunológico contarão com uma forcinha para a boa saúde. A proteína do ovo também permite que suas células auxiliem na produção de enzimas, sendo importantes para o metabolismo, já que favorece ao transporte de oxigênio para os tecidos.

Se você consumir 6 claras e 2 gemas no período da manhã, você estará fornecendo as seguintes porções ao seu corpo:

  • 26,5 gramas de proteína;
  • 0 de carboidratos;
  • 7,23 gramas de gordura, sendo que 5,1 gramas delas é gordura insaturada (gorduras boas);
  • 171 calorias.

As muitas maneiras de cozinhar os ovos

Errada está a pessoa que afirma que basear sua dieta principalemente em ovos pode ser desmotivador e pouco eficaz, pois ele não pode ser adicionado a muitas receitas e o plano alimentar pode se tornar monótono demais. Os ovos podem ser consumidos de inúmeras formas, basta você inovar, criar novas formas e combinações para então desfrutar de novos sabores oferecidos pelo alimento. Ele ainda pode contribuir como complemento para algumas refeições.

Veja algumas formas para consumo da proteína do ovo para massa muscular.

  • Mexidos;
  • Frito;
  • Cozido;
  • Omelete light.

O ovo também auxilia aquelas pessoas que não possuem tempo disponível para prepararem suas refeições saudáveis e compatíveis com uma dieta equilibrada, pois você também pode prepará-lo com o auxílio do micro-ondas. É fundamental que escolhamos a forma de preparo que melhor contribua para uma absorção dos nutrientes pelo nosso corpo.

Pessoas que não lidam bem com o sabor dos ovos podem utilizar diversos artifícios para tornar o gosto mais saboroso. Você pode adicionar ervas e especiarias naturais para enriquecer a refeição. Dentre os favoritos, podemos destacar iogurtes, leite desnatado, aveia, óleo de coco, linhaça, pasta de amendoim, suplementos proteicos e muito mais.

Você pode manter sempre os ovos em sua geladeira, pois a presença deles pode contribuir para que você resista às tentações, o que favorece a conquista dos resultados.

Comparação entre a clara e gema do ovo

A maior parte do valor nutricional é encontrada dentro da gema, porém esta também possui todo o colesterol do alimento. Pesquisadores analisam que o ovo se inclui nas fontes mais ricas de colesterol consumidas no mundo.

Há objeções a comer gemas combinadas com outros alimentos que também contribuem negativamente para o aumento das taxas de colesterol ruim. No entanto, pesquisas recentes não encontraram a associação do consumo de ovos e o aumentos do colesterol ruim nas pessoas.

Emagrecer comendo ovos 

A proteína do ovo fornece energia para seu corpo se manter pronto para as atividades diárias. O alimento não só contribui para a construção muscular, mas também para o emagrecimento, já que é pouco calórico. Uma dieta voltada para a perda de peso deve ser estruturada de acordo com o baixo consumo calórico, por isso, mesmo que os ovos sejam fontes de proteínas, o consumo não deve ser excessivo, o controle sempre é o ideal para a conquista da boa forma.

A proteína do ovo também é importante para o processo de emagrecimento, pois a construção de músculos otimiza o funcionamento metabólico. A clara de ovo contém riboflavina, que favorece o metabolismo saudável, pois esse nutriente pode ajudar a quebrar as moléculas do alimento, assim permitindo que as células produzam energia.

A Riboflavina ainda ativa as enzimas que nos protegem contra hidroperóxidos, que faz parte de uma classe de substâncias químicas que geram radicais livres tóxicos que podem danificar as células. Ao obter o suficiente de vitamina B2, as células do fígado podem favorecer ao processo de desintoxicação, o qual é muito desejado por pessoas em processo de emagrecimento.

Você também pode emagrecer comendo ovos, pois consumi-los no café da manhã pode reduzir sua fome, assim contribuindo para que você consuma menos calorias nas refeições seguintes, durante todo o dia. Um dos fatores que contribuem para os casos de obesidade são os níveis descontrolados de açúcar na corrente sanguínea, e o ovo não eleva os níveis de açúcar e insulina.

Não pense que os ovos são importantes para o emagrecimento apenas por serem pouco calóricos, pois, ao se aliarem à construção de músculos, também beneficiam a função metabólica. Testes feitos com adeptos de dietas comprovaram que os consumidores de ovos mantiveram saciados-se por um maior período de tempo, o que contribui para o consumo de menores porções calóricas.

A ingestão dietética da proteína do ovo influencia diretamente a massa muscular, força e função em pessoas de todas as idades. Os seis gramas de proteína de alta qualidade em ovos podem ajudar indivíduos ativos construir e preservar o músculo, e ajudar os adultos a prevenir a perda muscular. Consumir alimentos ricos em proteína como ovos após o exercício pode maximizar a reparação muscular.

Atenção

Não há contraindicações para o consumo de ovos, mas como há as afirmativas de que o alimento pode prejudicar o controle de colesterol, é necessário que pessoas sensíveis ao colesterol reduzam ou limitem o consumo.

Considerações e Riscos

Pessoas em uma rigorosa dieta de baixo colesterol devem limitar o uso de gemas de ovos. Limitar a gordura saturada é, para a maioria das pessoas, mais eficaz na redução do colesterol no sangue, por isso, ao adotar uma dieta, é indispensável uma avaliação médica, pois apenas o profissional poderá reconhecer as necessidades nutricionais de forma individualizada.

Para evitar as doenças transmitidas por alimentos, é fundamental que você use ovos limpos e com as cascas intactas.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem costume de consumir ovos com frequência em sua alimentação? Gosta da proteína do ovo também como suplemento, a chamada albumina? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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10 comentários em “A Proteína do Ovo Para Massa Muscular e Emagrecimento”

  1. Eu faço gemada gelada pela manhã e a noite, coloco 4 ovos, leite semi-desnatado e chocolatem em pó, pois não gosto do sabor do ovo. Estou me sentindo bem, mas preciso fazer exame de sangue por conta do colesterol.

  2. Você pode comer quantos ovos você consegue não faz mal o colesterol do ovo não faz mal para a saúde ele faz bem o que faz mal e olé com que você frita que faz mal tipo óleo de josa

  3. Galera, eu comecei a malhar e tô usando no pós treino (na recuperação celular), as proteínas de ovo e da textura de soja. E tô ganhando uma relativa massa muscular. Mas é fato: quando se usa só recursos naturais e não se apela pra drogas sintéticas, os ganhos são lentos, porém saudáveis.
    Parabéns ao criador da página, que explanou muito bem sobre o assunto. Continuem assim, vocês me deram dicas valiosas que eu não sabia, mas que a partir de hoje, vou usar na minha rotina. Um abraço aos demais leitores.
    Lutem, persistam, você só alcançará a sua meta se tiver um foco.

    • Dico BR, se ainda estiver usando, retire a SOJA de sua dieta. A soja só é boa para mulheres, para homens é uma inimiga, pois ela aumenta o estrogênio, o que por sua vez diminui sua TESTOSTERONA.

  4. Gente, parem com essa neura com as gemas dos ovos. Como os ovos INTEIROS. Não foi a toa que os ovos foram considerados o segundo alimento mais completo do planeta, perdendo apenas para o LEITE MATERNO. Ovos são vida, são saúde. Ahh, e são BARATOS! 🙂

  5. Como ovos todos os dias, e inteiros.
    Acredito que o ovo seja tão poderoso a ponto de me deixar fora de várias doenças ou efermidades, bem como a gripe ou febre… percebo que quando eu páro de me alimentar com ovos todos os dias, minha imunidade fica comprometida, e começa uma gripezinha.
    Meu organismo está acostumado aos ovos e faço uso deles todos os dias, sejam eles em forma de omelete, na vitaminha ou cozidos.