Suco de Laranja Faz Mal?

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

O suco de laranja faz mal? Ou ele continua sendo uma opção saudável para nossa alimentação? Vamos entender o que especialistas e pesquisadores afirmam.

Ao longo das últimas décadas, verificou-se um enorme crescimento da tecnologia em diversos setores da economia, e juntamente com este crescimento houve um aumento do consumo de produtos para melhorar e trazer praticidade para a vida das pessoas.

Porém, juntamente com a vida facilitada pela tecnologia, houve também um aumento do estilo de vida sedentário e maior ingestão diária de calorias, causando o crescimento dos índices de obesidade e de maior incidência de doenças relacionadas ao aumento do peso.

Dentre os muitos produtos desenvolvidos pela indústria alimentícia que impactam este problema estão aqueles considerados de consumo rápido, como é o caso dos refrigerantes, e agora, dos sucos de frutas. Estes, por sua vez, vieram com a ideia de facilitar o consumo de frutas e de melhorar a ingestão de nutrientes, promovendo a visão de que os sucos de frutas são saudáveis e de que podem ajudar na conquista por uma alimentação completa em nutrientes, mas de forma prática.

Veja abaixo os motivos pelos quais o suco de laranja faz mal, quando isso acontece e como você pode evitar os problemas causados por este produto.

O mercado do suco de laranja

Entre os sucos de frutas mais consumidos ao redor do mundo, o suco de laranja é o campeão de todos. O Brasil, por exemplo, está entre os maiores produtores de suco de laranja do mundo, participando com 60% da produção mundial, de acordo com o Ministério da Agricultura, sendo que 80% da produção de laranja é destinada para a produção de sucos pela indústria que são, em sua grande maioria, exportados em forma de suco concentrado e congelado.

Com o aumento do consumo de suco de laranja houve também um aumento dos questionamentos em relação às consequências que os produtos industrializados estão causando na sociedade. Será que o suco de laranja faz mal mesmo? Por que os produtos industrializados se tornaram a causa de grande parte dos problemas de saúde encontrados atualmente na sociedade?

Um dos grandes motivos para que o suco de laranja tenha se tornado tão popular é sua alta quantidade de vitamina C, que traz diversos benefícios para a saúde e, de fato, esta vitamina é fundamental para muitos processos do metabolismo, sendo de grande importância para a manutenção de um organismo saudável.

Entre os muitos benefícios da vitamina C estão o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados e outras doenças, seu grande poder antioxidante, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce, combate os efeitos do estresse, participa da formação dos glóbulos vermelhos, ajuda a manter a saúde dos olhos e da pele, fortalece os vasos sanguíneos, auxilia na regulação do metabolismo e também estimula a queima de gordura, além de muitos outros benefícios.

O suco de laranja faz mal realmente?

De acordo com o USDA (U.S. Department of Agriculture), cada porção de 250 mL de suco de laranja industrializado contém, aproximadamente 142 Kcal, 35 g de carboidratos, 0,5 g de fibras, 0,53 g de proteínas, além de conter 39 mg de vitamina C, contendo também vitaminas do complexo B, vitamina A, E, K, e minerais como o cálcio, o ferro, potássio, magnésio, sódio e zinco.

Apesar de o suco de laranja parecer saudável, atualmente os açúcares adicionados nos alimentos industrializados, entre eles a frutose presente na formulação dos sucos de frutas, viraram alvos de estudos em função do aumento expressivo da obesidade e dos problemas relacionados em decorrência do aumento de peso, assim como do aumento dos índices de outras doenças que, até então, pareciam não estar relacionadas ao mesmo fato. O suco de laranja industrializado está na lista dos alimentos com maior teor de açúcar juntamente com outras bebidas como os refrigerantes e pode ser um dos fatores para o aumento destes problemas de saúde.

A primeira questão levantada por muitos pesquisadores é que os sucos concentrados e industrializados de laranja vendidos atualmente no mercado contêm altas doses de açúcar, adicionados em forma de xarope de milho, além de muitos corantes e conservantes, trazendo um enorme questionamento sobre a real qualidade destes produtos e levantando a dúvida sobre se de fato o suco de laranja faz mal.

O suco de laranja faz mal para diabéticos?

Estudos publicados pela British Medical Journal declararam que os sucos de frutas, principalmente o suco de laranja, que é o mais consumido do mercado, estão associados ao aumento dos riscos de diversas doenças, entre elas a diabetes tipo 2, já que o açúcar contido no suco promove maior liberação e produção do hormônio insulina.

O suco de laranja faz mal para diabéticos porque contém altas doses de açúcar e a sua versão industrializada não deve ser consumida de jeito nenhum, podendo causar o aumento expressivo das taxas de glicemia na corrente sanguínea. O suco de laranja natural e sem a adição de açúcares pode ser consumido com cautela por essas pessoas, sendo, portanto, de melhor qualidade.

Vale sempre lembrar que pacientes com diabetes precisam de orientação profissional antes de realizar qualquer mudança na alimentação.

Por fim, existem muitos estudos clínicos que demonstram os riscos associados à enorme ingestão de açúcar devido ao consumo de produtos ricos em frutose, aumentando-se os casos relacionados ao ganho de peso e, como consequência, à obesidade, aos problemas dentários como as cáries, além de muitas outras doenças relacionadas ao fígado e aos rins.

O suco de laranja faz mal ao fígado? 

A frutose é um açúcar do grupo dos monossacarídeos, presente em diversos alimentos, entre eles as frutas, o mel, estando presente também nas leguminosas como o feijão, a ervilha, a lentilha, a soja, entre muitos outros. Esse açúcar está amplamente inserido em diversos produtos industrializados em forma de xarope de milho, incluindo os sucos de frutas, entre eles o suco de laranja.

Nas últimas décadas, o consumo de produtos ricos em frutose, como é o caso do suco de laranja, aumentou de forma drástica, promovendo também um crescimento da incidência de alguns problemas de saúde. Diversos estudos relacionados à frutose demonstraram que o excesso desse açúcar presente nos sucos de frutas pode prejudicar de forma considerável o organismo e que o suco de laranja faz mal ao fígado.

Quando consumimos uma fruta, estamos ingerindo não só a frutose presente na mesma como também iremos consumir uma quantidade considerável de fibras, entre elas as fibras solúveis e as insolúveis. Estas, por sua vez, ajudam a retardar a absorção dos açúcares, como a frutose, na corrente sanguínea, promovendo o controle dos níveis de glicemia no sangue e também auxiliando no controle da liberação do hormônio insulina.

Quando, porém, se faz o consumo de um suco de laranja, por exemplo, devido ao processamento realizado pela indústria, boa parte destas fibras é retirada e o produto final passa a ter uma alta dose de frutose e uma baixa quantidade de fibras. O que acontece, portanto, quando se consome um suco de laranja é que a frutose presente no produto irá entrar de maneira rápida na corrente sanguínea e também entrará em grande quantidade no fígado para ser metabolizada.

O fígado recebe esta alta quantidade de frutose que foi rapidamente absorvida pelo intestino devido à ausência ou baixa quantidade das fibras durante o processo de digestão, sendo, então, liberada no sangue e enviada para ser metabolizada no fígado. Para tanto, o fígado transforma a frutose em piruvato, que é transferido para a célula e onde este é transformado em ácidos graxos (gorduras) pela mitocôndria.

Estes ácidos graxos passam a ser armazenados pelo fígado para gerar energia e quando esta gordura não é utilizada, ela passa a se acumular e isto causa uma doença chamada de esteatose hepática, também conhecida como fígado gorduroso ou doença hepática gordurosa. Este quadro de acúmulo de gordura no fígado pode se agravar com o tempo, chegando a apresentar casos graves de fibrose, cirrose e até insuficiência hepática.

O suco de laranja faz mal para os rins? 

Os rins são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, pois estes são responsáveis pela purificação do sangue e pela retirada de impurezas do mesmo, eliminando os resíduos, posteriormente, através da urina. Este órgão garante o adequado funcionamento do corpo todo e qualquer problema nos rins pode afetar muitos outros órgãos causando problemas generalizados e que podem levar o indivíduo até mesmo a óbito.

Um dos problemas mais comuns encontrado nos rins são os chamados cálculos renais ou pedras nos rins. Uma das causas deste problema está relacionada à baixa ingestão de líquidos e, principalmente, de água. As dores provenientes deste tipo de problema são muito intensas, já que as pedras podem vir a obstruir a passagem da urina, e com pequenos hábitos saudáveis é possível evitar esta situação.

Apesar de existirem estudos mostrando que o suco de laranja faz mal para os rins e que isto pode levar a problemas de obesidade, diabetes e até mesmo a problemas hepáticos, em função do excesso de frutose, o suco de laranja também pode trazer benefícios tanto devido à presença da vitamina C, assim como pela presença de outras substâncias.

O cálculo renal ocorre pela formação de precipitados de cristais que se solidificam dentro dos rins formando as pedras e uma das causas desta formação é a baixa quantidade de citrato urinário. Alguns estudos demonstraram que o suco de laranja pode, inclusive, auxiliar na prevenção e até mesmo na eliminação das pedras nos rins, pois este suco é rico em citratos que combatem as pedras feitas de oxalato de cálcio.

Então o suco de laranja faz mal mesmo? 

Foi possível se verificar que os sucos de frutas industrializados contêm quantidades expressivas de carboidratos, entre eles a frutose, e que esta pode trazer prejuízos à saúde de crianças e adultos. Porém, também é possível verificar que os produtos à base de frutas, como os sucos, contêm nutrientes capazes de prevenir doenças e melhorar a saúde.

A melhor sugestão, portanto, é sempre optar pelos consumo de sucos feitos de forma natural, que ajudam a manter os componentes nutricionais das frutas, principalmente de fibras, recomendando-se evitar os sucos industrializados, que são ricos em frutose, além de conterem muitos aditivos em sua formulação.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido que o suco de laranja faz mal em algumas situações como as citadas acima? Costuma tomá-lo industrializado ou natural? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 3,75 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

8 comentários em “Suco de Laranja Faz Mal?”

  1. Queria saber se toma suco natural de laranja em grande quantidade todos os dias faz mau ?