Suco de Uva Integral emagrece mesmo? Benefícios e dicas

Especialista da área:
atualizado em 16/03/2021

O suco de uva integral é uma bebida que muitos acham que engorda, embora as pesquisas atuais venham mostrando que ele na verdade emagrece.

  Continua Depois da Publicidade  

Ele é preparado a partir da fruta ainda com casca, e tem recebido muita atenção graças às suas propriedades antioxidantes e, mais recentemente, pelo seu potencial emagrecedor.

Mas, antes de incluir o suco de uva integral na dieta, é importante conhecer um pouco mais sobre as propriedades e benefícios da bebida para a saúde e boa forma, como faremos agora.

suco de uva

Suco de uva integral emagrece?

Apesar de ser um alimento com uma boa quantidade de calorias, o suco de uva integral pode ajudar no processo de emagrecimento, principalmente quando associado à uma rotina de exercícios físicos e à uma dieta balanceada.

A seguir veremos quais as propriedades nutricionais do suco de uva integral que contribuem para a perda de peso.

1. É rico em fibras

O suco de uva integral, quando consumido sem coar, contém uma boa quantidade de fibras alimentares, que ajudam a manter o funcionamento do intestino.

Outro efeito das fibras é a redução da absorção das gorduras e dos carboidratos, o que ajuda a controlar melhor os níveis sanguíneos de glicemia, triglicérides e colesterol.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, as fibras ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo, reduzindo assim a ingestão calórica.

2. Lanche saudável

O suco de uva integral é uma ótima opção de lanche para o intervalo das refeições principais. Assim, ele ajuda a evitar o consumo de alimentos mais calóricos e menos saudáveis, como doces e biscoitos.

3. Melhora as sensibilidade à insulina

As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da uva contribuem para a melhora da sensibilidade à insulina, e assim evitam os picos de liberação do hormônio.

Dessa forma o consumo do suco pode diminuir a vontade de comer alimentos doces e o acúmulo de gordura, ambos causados pelos picos de insulina.

Outros benefícios do suco de uva integral

uva roxa

Além de ajudar a emagrecer, o suco de uva integral ainda traz diversos benefícios para a saúde, como veremos mais adiante:

1. Combate as inflamações

Os antioxidantes encontrados principalmente na casca da uva ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres, que danificam as células e o DNA.

  Continua Depois da Publicidade  

Sessa forma, o suco de uva integral contribui para a prevenção de problemas como:

  • Câncer, uma vez que as mutações do DNA são responsáveis pelo desenvolvimento da doença
  • Envelhecimento precoce da pele, que é causado pelo estresse oxidativo e pela radiação solar;
  • Inflamações, pela participação dos antioxidantes na regulação do sistema imunológico, ajudando assim a evitar reações exageradas.

2. Diminui o colesterol e protege o coração

O consumo regular do suco de uva integral pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim, além de prevenir a formação de placas gordurosas nas paredes das artérias.

Assim, o suco de uva, em especial um antioxidante chamado resveratrol, ajuda a diminuir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

3. É um ótimo alimento para quem malha

O suco de uva uma contém arginina, aminoácido precursor do óxido nítrico, que é uma substância que dilata os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo de sangue.

Para quem treina com intensidade, isso significa mais oxigênio e nutrientes chegando até as fibras musculares, para auxiliar na contração e regeneração do tecido.

  Continua Depois da Publicidade  

4. É melhor que o vinho

Apesar de muitos falarem dos benefícios do vinho tinto para a saúde do coração, pesquisadores têm demonstrado que o suco de uva pode ser ainda mais eficiente que seu equivalente alcóolico.

E isso adquire ainda mais importância quando lembramos que o álcool é contraindicado para várias pessoas, como crianças, gestantes, pessoas que usam certos medicamentos ou que tenham doenças hepáticas, entre outros.

Receita de suco de uva integral

suco de uva integral

A receita do suco de uva integral é muito simples e econômica. Confira:

Ingredientes:

  • 1 kg de uva;
  • 1 litro de água.

Preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

  1. Retire os talos das uvas e lave bem as frutas;
  2. Depois, coloque a água em uma panela e acrescente as uvas lavadas;
  3. Então, leve ao fogo e deixe por aproximadamente 30 minutos, ou até as uvas se partirem, e desligue o fogo;
  4. Depois que a mistura esfriar, passe toda a mistura da panela por uma peneira, amassando bem com uma colher;
  5. Por fim, coloque o suco coado em garrafas com tampa e guarde na geladeira;

Observações:

Embora em tese você possa utilizar qualquer tipo de uva para fazer o suco integral, as variedades mais escuras costumam produzir um suco menos adstringente e com maior teor de antioxidantes. Caso encontre à venda em sua região, a uva preta é uma boa opção para um suco saboroso e saudável.

O suco é dito integral quando é processado com as sementes e cascas da uva. Além disso, manter toda a fruta irá tornar a bebida muito mais nutritiva, já que nenhum nutriente terá sido desperdiçado.

Dicas e cuidados

  • Um copo de suco de uva integral 40-60 minutos antes do treino irá deixar você com mais energia e disposição para encarar suas séries, já que a uva é uma ótima fonte de carboidratos;
  • O suco de uva integral pode ser batido com algumas folhas de couve e um pouco de limão espremido, para aumentar o seu poder antioxidante;
  • Passe longe das marcas de suco integral adoçado e também não tente substituí-lo pelo vinho, que pode ser ainda mais calórico e contém álcool, que dificulta o ganho de massa muscular e a perda de peso;
  • Embora o suco de uva integral possa ser mais calórico que o suco de uva light, ele é mais saudável e nutritivo, pois é preparado com a fruta toda e não contém conservantes e outros aditivos químicos;
  • Por fim, sempre prefira o suco não coado, pois ele preserva as fibras alimentares, que são importantes para a saúde intestinal.

Matéria do Globo Repórter

E para quem ainda não teve a oportunidade de assistir, pode ver aqui a matéria do Globo Repórter falando sobre os benefícios do suco de uva integral.

Fontes e referências adicionais

Você acredita que suco de uva integral emagrece mesmo dentro dos seus padrões de dieta e exercícios físicos? Já experimentou utilizá-lo como um lanche da manhã ou tarde? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média 3,85)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Suco de Uva Integral emagrece mesmo? Benefícios e dicas”