Suco de Uva Integral Emagrece Mesmo? Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 19/12/2019

Preparado a partir da fruta ainda com casca, o suco de uva integral tem recebido muita atenção graças às suas propriedades antioxidantes e, mais recentemente, pelo seu potencial emagrecedor. Estudos parecem indicar que o consumo de suco de uva integral emagrece mesmo e ajuda a eliminar medidas.

Depois de uma reportagem no programa Globo Repórter, a bebida tornou-se alvo de certa controvérsia. Muitas pessoas estão se perguntando se realmente é verdade que o suco de uva emagrece e pode ajudar na difícil luta contra a balança.

Antes de sabermos se a informação procede, vamos conhecer um pouco mais sobre as propriedades e benefícios suco de uva integral para a saúde e boa forma.

Benefícios do Suco de Uva Integral

O suco da uva com casca melhora o funcionamento do intestino (graças à presença de fibras), alcaliniza o sangue (propriedade importante para quem come muita proteína de origem animal, que tende a acidificar o sangue) e fortalece o sistema imune.

A bebida também melhora a memória e diminui os riscos de doenças degenerativas.

Mas os benefícios do suco de uva integral não param por aí – confira os demais:

1. Auxilia na perda de peso

O suco de uva integral emagrece mesmo graças à sua atuação no combate às inflamações e no aumento da saciedade. Tomar suco de uva quando aparece aquela vontade de comer doces também ajuda a diminuir o consumo de calorias ao longo do dia e impede grandes variações nas taxas de glicose do sangue.

Estudos indicam que o suco de uva integral também contribui para uma redução da circunferência abdominal, diminuindo o índice de massa corporal (IMC). E como é mais nutritiva do que o suco de uva comum, a versão integral mantém a saciedade por mais tempo e ajuda a controlar o apetite.

2. Combate as inflamações

Os antioxidantes encontrados principalmente na casca da uva estimulam as funções hepáticas e colaboram para a eliminação das toxinas, diminuindo as inflamações que provocam não só o ganho de peso como uma série de doenças.

3. Diminui o colesterol e protege o coração

O consumo regular do suco de uva integral pode ajudar a prevenir a oxidação do LDL, também conhecido como colesterol ruim. Em excesso, esse tipo de lipoproteína se deposita na parede das artérias e pode causar sérias obstruções no fluxo sanguíneo.

Em um estudo desenvolvido pela University of Wisconsin Medical School nos Estados Unidos, 15 voluntários que já apresentavam sinais clínicos de doença cardiovascular passaram a tomar um copo de suco de uva diariamente. Após 14 dias, testes sanguíneos dos pacientes revelaram uma diminuição significativa na oxidação do LDL.

Um ultrassom também demonstrou que as paredes arteriais destes voluntários se apresentavam menos obstruídas, pois o sangue passou a circular de modo mais livre e natural.

Esses benefícios do suco de uva integral devem-se em grande parte à presença do resveratrol, um antioxidante encontrado na casca da fruta que previne a oxidação do LDL.

4. Retarda o envelhecimento

A uva contém mais de 20 antioxidantes – entre eles as catequinas, epicatequinas e o resveratrol – que atuam em conjunto para combater os efeitos nocivos dos radicais livres sobre as células e retardar o envelhecimento.

5. É um ótimo alimento para quem malha

O suco de uva uma contém arginina, aminoácido precursor do óxido nítrico, substância que dilata os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo.

Para quem treina com intensidade, isso significa mais oxigênio, aminoácidos e outros nutrientes chegando até as fibras musculares para auxiliar na contração e regeneração do tecido.

Um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro também revelou que o de suco de uva foi responsável por uma diminuição no nível de cansaço de atletas que consumiram a bebida durante 20 dias.

6. É melhor que o vinho

Apesar dos propagados benefícios do vinho para a saúde do coração, pesquisadores têm demonstrado que o suco de uva pode ser ainda mais eficiente que seu equivalente alcóolico. Estudos recentes sugerem que os antioxidantes do suco de uva permanecem no corpo por mais tempo do que os antioxidantes encontrados no vinho.

Em um deles, pesquisadores da Universidade da Califórnia removeram todo o álcool de um vinho Cabernet Sauvignon e pediram a nove voluntários que alternassem entre um copo deste vinho sem álcool em um dia e um copo de vinho tradicional (com álcool) no dia seguinte.

De acordo com os autores da pesquisa, um dos principais antioxidantes da uva, a catequina, permaneceu no sangue dos voluntários por mais de quatro horas após a ingestão do vinho sem álcool. Quando tomaram o vinho alcóolico, os voluntários apresentaram catequina no sangue por “somente” 3,2 horas.

Suco de Uva Integral Emagrece Mesmo?

– O que diz a Ciência

Um estudo com animais realizado no Rio Grande do Sul pelo Instituto Universitário Metodista revelou que o suco de uva integral ajuda a diminuir a barriga e diminuir os níveis de colesterol.

Os responsáveis pela pesquisa dividiram ratos em dois grupos: enquanto um deles recebeu uma dieta com alto teor de gordura e suco de uva à vontade, o outro grupo consumiu uma alimentação normal e pôde beber apenas.

Ao final do experimento, os animais que receberam o suco de uva não somente não haviam engordado como ficaram com um peso final menor do que os ratos que beberam apenas água.

Os animais do primeiro grupo também não apresentaram um acúmulo de gordura no abdômen. No total, os 40 animais desse grupo beberam aproximadamente 24 litros de suco de uva.

Outra pesquisa desenvolvida na mesma instituição demonstrou que o suco de uva pode ajudar a diminuir o peso, reduzir a circunferência abdominal, melhorar o IMC e também reduzir os níveis de colesterol ruim na circulação.

Esses efeitos do suco de uva integral podem ser explicados, em parte, pela atuação dos antioxidantes encontrados na casca das uvas tintas, que impedem a oxidação do colesterol e combatem as inflamações.

A bebida também traz saciedade, servindo de alternativa menos calórica aos doces e outros carboidratos refinados desejados pelo cérebro nos momentos de queda de glicose na circulação.

Hoje, no entanto, essas duas pesquisas desenvolvidas na mesma instituição são praticamente as únicas fontes de comprovação científica de que dispomos sobre a atuação do suco de uva integral no emagrecimento.

Até que mais estudos sejam divulgados, é importante, portanto, entender que a ciência ainda não comprovou amplamente que o suco de uva integral emagrece mesmo – embora existam inúmeras pesquisas relatando os demais benefícios da uva aqui citados.

– Na prática

Assim como ocorre com todas as outras bebidas e alimentos “do momento”, o suco de uva integral pode não ser tão milagroso quanto queremos acreditar que de fato o seja. Ao combater as inflamações e ajudar no controle da vontade de comer doces, o suco pode ser um aliado de um programa de emagrecimento, mas desde que este inclua uma modificação na dieta e a prática de exercícios.

Embora na reportagem apresentada no Globo Repórter algumas pessoas mencionem o fato de terem emagrecido sem fazer dieta e somente com o suco, esse resultado é bastante individual e deve ser observado com ressalvas.

Muito possivelmente a ingestão do suco trouxe mais saciedade, o que pode ter significado porções menores durante as refeições. E graças ao sabor adocicado, o suco também pode ter substituído doces mais calóricos.

Isso não significa, no entanto, que você pode continuar comendo da mesma maneira e esperar emagrecer acrescentando 200 calorias diárias à dieta (valor energético aproximado do suco de uva integral). Essa adição do suco de uva integral à sua dieta pode na verdade fazer você até engordar.

Enquanto a ciência não bate o martelo, ainda não é possível afirmar que o suco de uva integral emagrece mesmo com a pessoa tendo uma dieta hipercalórica rica em gorduras, açúcar e alimentos processados.

Portanto, após essa breve análise, podemos afirmar que o suco de uva pode ser uma das peças do quebra cabeça do emagrecimento, mas ele não é a única solução.

Utilize o suco de uva como um substituto de alimentos de maior valor energético – por exemplo, no lugar de um pedaço de chocolate – mas não espere que ele vá ser a poção mágica que estava faltando na sua dieta.

Até mesmo porque, você sabe, não existe caminho fácil e sem sacrifícios para a perda de peso. A melhor opção ainda é a reeducação alimentar combinada com uma rotina de exercícios físicos.

Como Fazer Suco de Uva Integral?

A receita do suco de uva integral é muito simples e econômica. Confira:

Ingredientes:

  • 1 kg de uva;
  • 1 litro de água.

Preparo:

  1. Retire os talos das uvas e lave bem as frutas;
  2. Coloque a água em uma panela e acrescente as uvas lavadas;
  3. Leve ao fogo e deixe por aproximadamente 30 minutos- ou até as uvas se partirem;
  4. Desligue o fogo e deixe esfriar;
  5. Passe toda a mistura da panela por uma peneira, amassando bem com uma colher; **
  6. Coloque o suco coado em garrafas com tampa;
  7. Armazene na geladeira.

*Embora em tese você possa utilizar qualquer tipo de uva para fazer o suco integral, as variedades mais escuras costumam produzir um suco menos adstringente e com maior teor de antioxidantes. Caso encontre à venda em sua região, a uva preta é uma boa opção para um suco saboroso e saudável.

**O suco é dito integral quando é processado com as sementes e cascas da uva. Embora este método diminua a vida útil do suco, manter toda a fruta irá tornar a bebida muito mais nutritiva e verdadeiramente integral, já que nenhum nutriente terá sido desperdiçado. 

Dicas

  • A melhor maneira de tomar suco de uva integral para emagrecer e cuidar da saúde é consumi-lo no intervalo das refeições (como lanche da manhã ou da tarde, por exemplo). Caso seja consumido com as refeições, o suco de uva integral pode causar distensão abdominal e gases, pois sua digestão é mais rápida que a das proteínas e gorduras;
  • Somente um copo de suco de uva integral ao dia já é suficiente para você obter todos os benefícios da uva sem prejudicar a dieta;
  • Para aproveitar todas as propriedades do suco de uva integral sem exagerar nas calorias, evite utilizar açúcar – mesmo o mascavo, pois este embora mais saudável também é altamente calórico;
  • Um copo de suco de uva integral 40-60 minutos antes do treino irá deixar você com mais energia e disposição para encarar suas séries, já que a uva é uma ótima fonte de carboidratos;
  • Experimente tomar um suco de uva integral quando bater aquela vontade incontrolável de comer algo doce ou então logo após o treino com um pouco de whey protein (os carboidratos de rápida digestão da uva facilitarão a absorção dos aminoácidos do whey);
  • O suco de uva integral pode ser batido com algumas folhas de couve e um pouco de limão espremido para desintoxicar o fígado e reduzir as inflamações;
  • Passe longe das marcas de suco integral adoçado e também não tente substituí-lo pelo vinho, que pode ser ainda mais calórico e contém álcool, que dificulta o ganho de massa muscular;
  • Embora o suco de uva integral seja mais calórico que o suco de uva light, ele é certamente mais saudável e nutritivo, pois é preparado com a fruta toda e não contém conservantes e outros aditivos químicos. O que pode aparentemente parecer uma vantagem (optar pelo suco light para economizar nas calorias) é na verdade uma grande fonte de inflamações que podem levar ao o acúmulo de gorduras localizadas;
  • Quanto mais próximo da data de fabricação, mais nutritivo será seu suco de uva integral feito em casa. Portanto dê preferência para utilizar o suco em até uma semana, lembrando-se sempre de mantê-lo na geladeira (afinal, o suco não contém conservantes);
  • Diabéticos e gestantes devem evitar o consumo excessivo de suco de uva integral;
  • Por último, lembre-se de que, para realmente fazer bem à saúde, o suco de uva deve ser integral e não coado (como muitas marcas encontradas à venda).

Matéria do Globo Repórter

E para quem ainda não teve a oportunidade de assistir, pode ver aqui a matéria do Globo Repórter falando sobre os benefícios do suco de uva integral.

Fontes e Referências Adicionais:

Você acredita que suco de uva integral emagrece mesmo dentro dos seus padrões de dieta e exercícios físicos? Já experimentou utilizá-lo como um lanche da manhã ou tarde? Comente abaixo.

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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