O tepache, assim como o kefir e o kombucha, é uma fonte de probióticos, que são microrganismos vivos que melhoram a saúde da nossa microbiota intestinal. O tepache não é tão popular no Brasil, porém é muito apreciado no México, seu país de origem.
Se você ama refrigerante e está procurando por uma alternativa saudável e saborosa, o tepache é uma excelente opção para acompanhar suas refeições.
Veja mais detalhes sobre o tepache, os benefícios que oferece à nossa saúde e como prepará-lo em sua casa.
O que é o tepache?
O tepache é uma bebida preparada a partir da fermentação do abacaxi com sua casca, utilizando o piloncillo, um melaço extraído da cana-de-açúcar parecido com a nossa rapadura, além de especiarias, como a canela, a pimenta e o cravo-da-índia.
Benefícios do tepache
O principal benefício do tepache é a oferta de probióticos que ajudam a restaurar ou manter o equilíbrio da microbiota intestinal.
A microbiota intestinal é o conjunto de microrganismos que vivem no trato gastrointestinal humano, composto por diversas espécies de bactérias, fungos, vírus e protozoários.
O equilíbrio entre as populações desses microrganismos é fundamental para a nossa saúde, pois dependemos da ação deles para vários processos importantes da nossa digestão, como:
- Metabolização (processamento, absorção) de nutrientes, como as vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, magnésio, selênio, cobre e zinco.
- Metabolização de fitoquímicos, como os polifenois presentes nas plantas, que desempenham importante função detox no organismo, combatendo os radicais livres.
- Controla o crescimento de bactérias patogênicas (ruins), capazes de causar doenças, auxiliando, assim, o sistema imunológico.
- Produção de serotonina, um neurotransmissor envolvido com a sensação de bem-estar e o bom humor.
Para a restauração da microbiota intestinal, é recomendado consumir o tepache em jejum ou meia hora antes das refeições. Veja o que mais pode ajudar a sua microbiota intestinal.
Além da função probiótica, o abacaxi é fonte de fibras, vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, magnésio, cobre, cálcio, manganês e ferro. Todos esses micronutrientes participam de uma vasta gama de funções no nosso corpo, sendo, portanto, essenciais para a nossa saúde.
O abacaxi possui, ainda, uma enzima chamada bromelina, que facilita o trânsito intestinal, por ser uma enzima digestiva. Neste sentido, o abacaxi também atua como um diurético natural, contribuindo para a eliminação do líquido retido no corpo e das toxinas.
Variações possíveis nas receitas do tepache
O tepache, originalmente, era produzido a partir do milho, não é à toa que tepache significa “bebida feita de milho”. Com o passar dos anos, o milho foi substituído por várias frutas, dentre elas o abacaxi.
Assim, ao longo dos anos, a receita passou por algumas mudanças e, hoje, você pode encontrar algumas variações.
No entanto, todos os ingredientes e maneiras de fazer respeitam o princípio básico da bebida, que é o de proporcionar a fermentação do abacaxi, para produzir uma bebida probiótica.
Para exemplificar, algumas receitas indicam adicionar cerveja à bebida, para aumentar a velocidade de fermentação. No entanto, o produto final dessas receitas conta com teores alcoólicos superiores ao da receita original, que não leva cerveja e fica abaixo de 1%.
O tempo de fermentação é uma variável que depende muito da temperatura externa. Por isso, é preciso conferir como está a fermentação ao longo dos dias, para que a bebida não passe do ponto, quando fica com sabor muito forte ou chega até mesmo a virar vinagre.
O açúcar utilizado para a fermentação é o piloncillo, parecido com uma rapadura. Mas também pode ser usado um açúcar marrom, como o demerara ou o mascavo.
As especiarias usadas na receita variam de acordo com o gosto da pessoa, sendo geralmente a canela, a pimenta e o cravo-da-índia.
Receita tradicional do tepache
Para fazer o tepache de abacaxi, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 abacaxi maduro.
- Especiarias: pau de canela, cravo-da-índia, grãos de pimenta-da-jamaica, dentre outras, à gosto.
- 500 gramas de rapadura ou de algum açúcar marrom, que pode ser o mascavo ou demerara.
- 200 mL de cerveja lager, pois é mais leve (opcional).
- 10 xícaras de água.
Modo de fazer:
- Retire a base e a coroa do abacaxi.
- Com uma escovinha e água corrente, lave bem a casca do abacaxi.
- Corte o abacaxi (com a casca) em cubos com cerca de 3 cm e coloque-os em um pote de vidro ou de cerâmica.
- Triture bem as especiarias e coloque-as junto com o abacaxi.
- Adicione 8 xícaras de água e misture.
- Cubra o recipiente com um plástico filme ou uma toalha de papel, prendendo-a com um elástico de borracha.
- Deixe o recipiente em um lugar que não seja frio, idealmente entre 23 ºC e 30ºC. O esperado é que você comece a observar a fermentação (formação de bolhas no topo) no terceiro dia do processo.
- Caso note a presença de mofo na superfície do líquido, basta retirá-lo com a ajuda de uma colher ou peneira.
- Leve as outras 2 xícaras de água ao fogo, em uma panela, e adicione o açúcar ou a rapadura e mexa até dissolver bem.
- Deixe essa mistura esfriar completamente.
- Despeje a água açucarada e a cerveja no pote com o abacaxi que está fermentando.
- Cubra o recipiente novamente e deixe fermentar por mais 2 dias.
- Coe e transfira o tepache para garrafas ou potes com tampa, para manter o gás, e coloque-o na geladeira.
- Sirva o tepache gelado.
Se você não adicionar cerveja ao preparo, sua bebida ficará mais leve (fraca). Da mesma forma, se você adicionar o açúcar já no início do processo e deixar a bebida fermentar por apenas 3 dias, terá uma bebida mais leve. Somente com a fermentação natural feita por bactérias e leveduras encontradas no ar e na casca da fruta, é possível preparar um tepache.
Fontes e referências adicionais
- The use of response surface methodology to evaluate the fermentation conditions in the production of tepache, Revista Mexicana de Ingeniería Química, 2013; 12(1): 19-28.
- Microbial community structure, physicochemical characteristics and predictive functionalities of the Mexican tepache fermented beverage, Microbiological Research, 2022; 260.
- Tepache: A Pre-Hispanic Fermented Beverage as a Potential Source of Probiotic Yeasts. In: Hispanic Foods: Chemistry of Fermented Foods, American Chemical Society, 2022: 135-147.
Fontes e referências adicionais
- The use of response surface methodology to evaluate the fermentation conditions in the production of tepache, Revista Mexicana de Ingeniería Química, 2013; 12(1): 19-28.
- Microbial community structure, physicochemical characteristics and predictive functionalities of the Mexican tepache fermented beverage, Microbiological Research, 2022; 260.
- Tepache: A Pre-Hispanic Fermented Beverage as a Potential Source of Probiotic Yeasts. In: Hispanic Foods: Chemistry of Fermented Foods, American Chemical Society, 2022: 135-147.