Publicidade

 

Alfarroba

Alfarroba – O Chocolate Que Não Engorda?

Por mais que todos amem chocolate, chega uma hora que ele tem que ser consumido com moderação. É delicioso, mas engorda, e muito. O pior é que tem gente que não vive sem chocolate! Para esses momentos, existe uma alimento paliativo. Seu nome? Alfarroba.

Publicidade

O Que É Alfarroba?

É uma vagem, nativa do Mediterrâneo, de onde se extrai a polpa, que será torrada e posteriormente moída. Esse pó é a matéria prima utilizada em substituição ao cacau.

Enquanto o chocolate de cacau tem 45% de açúcar, a alfarroba, entre glucose, frutose e sucrose, desbanca o chocolate com 38%, mesmo possuindo um paladar adocicado, o que isenta a necessidade da adição de açúcar durante seu processamento.

O chocolate de alfarroba não contém lactose, nem açúcar, nem cacau, glúten e também está livre de cafeína e teobromina. Em outras palavras: será o chocolate que não engorda? Vamos entender tudo isso um pouco melhor antes de tirarmos conclusões.

Cacau x Alfarroba

Embora a alfarroba apresente vantagens em relação ao chocolate convencional, seu valor calórico não empolga.

A substituição poderá ser feita, sem problemas, por pessoas que apresentem intolerância a lactose ou alergia a chocolate comum, no entanto, se a intenção for um alimento de menor valor calórico, a alfarroba não será a melhor saída.

Vamos traçar um padrão comparativo entre o valor calórico de ambos.

100 gramas de chocolate ao leite apresenta 525 calorias e 32,5 gramas de gordura, enquanto a mesma quantidade do chocolate de alfarroba tem 557 calorias e 35 gramas de gordura.

Publicidade

Características do Chocolate de Alfarroba

O processo de fabricação da alfarroba inicia-se a partir da farinha extraída de suas sementes.

Embora a farinha “in natura” apresente pouca gordura, acrescenta-se a ela óleo de palma, ou coco, ou algum tipo de óleo vegetal hidrogenado, sem os quais ficaria impossível chegar à textura de chocolate.

Talvez deva-se ressaltar a origem vegetal dessa gordura e a ausência de leite em sua receita, o que a torna mais saudável nesse aspecto, uma vez que está isenta de gordura de origem animal.

Portanto, o chocolate de alfarroba é tão rico em gordura quanto o chocolate comum. Por esse motivo, seu consumo deve ser restrito quando se pensar numa dieta hipocalórica.

Farinha de Alfarroba

A farinha de alfarroba é bastante saudável, mas deve ser consumida com moderação. Ela possui alto teor de tanino, o que pode dificultar a absorção de proteínas e minerais.

A farinha de alfarroba possui propriedades medicinais, indicada para problemas intestinais. Os derivados da alfarroba não fornecem as mesmas características nutricionais de sua farinha.

Ela poderá ser utilizada em receitas tradicionais de nosso dia a dia, como pães, tortas, bolos e outras receitas em substituição à farinha comum.

Benefícios da Alfarroba

  • Rica em antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento, combatendo os radicais livres.
  • É um alimento com baixo índice glicêmico. Isso quer dizer que é digerida bem lentamente, o que favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.
  • Suas fibras solúveis naturais facilitam o processo digestivo e o trato intestinal.
  • Apresenta baixos índices alergênicos, mais comuns no chocolate tradicional, devido à presença de teobromina e cafeína, presentes nos derivados do cacau.
  • Algumas pessoas, ao ingerirem o chocolate de cacau, costumam apresentar enxaquecas. Isso se deve à fenilatilamina. Se houver uma substituição pelo chocolate de alfarroba, provavelmente, o problema deixará de existir, uma vez que essa substância não estará presente.
  • A farinha de alfarroba pode ajudar na redução dos níveis de colesterol.

Valores Nutricionais Da Alfarroba

NUTRIENTEUNIDADE EM 100 GRAMASEM UMA COLHER DE SOPA
Principais Componentes
Águag2.900.35
Energiakcal37245
Proteínasg1.800.22
Gorduras totaisg0.200.02
Carboidratosg93.3011.20
Fibras totaisg81.0
Minerais
Cálciomg324
Ferromg4.600.55
Magnésiomg51
Fósforomg71
Potássiomg10412
Sódiomg10312
Zincomg0.080.01
Vitaminas
Tiaminamg0.0090.001
Riboflavinamg0.0010
Niacinamg0.7600.091
Vitamina B6mg0.1240.015
Lipídios
Ácidos graxos totaisg0.0300.004
Ácidos graxos monoinsaturadosg0.0600.007
Ácidos graxos poliinsaturadosg0.0680.008
Colesterolmg00

Quantidades Diárias Recomendadas

Tanto o chocolate tradicionalquanto o chocolate de alfarroba não devem exceder 30 gramas diárias.

Publicidade

Esse valor está indicado para pessoas em dieta de emagrecimento. Caso não haja restrições dietéticas, a porção diária está liberada.

Produtos com Alfarroba

Encontraremos à disposição um bom número de produtos com alfarroba. Além da farinha, temos alfarroba em pó, barrinhas, tabletes e bombons de chocolate, creme de alfarroba com avelã, entre outros.

Há também algumas docerias que vendem bolos, crepes e algumas sobremesas que utilizam a alfarroba em substituição ao chocolate comum em suas receitas, como uma opção a mais para sua clientela.

A título de curiosidade: uma barrinha de alfarroba com coco apresenta 95 calorias. Cuidado!

Onde Comprar?

Lojas especializadas em produtos dietéticos e/ou naturais. Algumas lojas de chocolate oferecem, além dos tradicionais, também os de alfarroba.

Na internet a oferta é bem mais diversificada. É possível encontrar uma linha completa de produtos, desde a farinha, a alfarroba em pó, até o creme de alfarroba, com a vantagem da entrega em domicílio.

Os preços são bastante elevados. As barrinhas de chocolate de alfarroba podem chegar a R$12,00. A farinha também tem preços exorbitantes. Nas pesquisas, há pacotes com 200 gramas por R$10,00. Vale a pena pesquisar!

Smoothie de Alfarroba

Para quem ainda tem alguma resistência às mudanças, tente provar a alfarroba em receitas, pois dessa forma, junto a outros ingredientes, o paladar começará a se acostumar a esse saudável ingrediente.

Prove esse delicioso smoothie no café da manhã.

Ingredientes:

  • Uma colher de sopa de alfarroba em pó;
  • 1 copo de leite de soja diet;
  • Uma pera;
  • Meia xícara de amoras;
  • Adoçante.

Leve todos os ingredientes à batedeira na velocidade baixa. Pode ser usado um mixer também. Os ingredientes devem ficar esmagados grosseiramente e incorporados uns aos outros.

Caso prefira, processe mais os alimentos até adquirirem a consistência desejada.

Os benefícios dessa receita são múltiplos:

  • A alfarroba fornece as fibras e traz energia;
  • A pera também contém fibras solúveis e insolúveis, além de ser diurética;
  • As amoras têm vitaminas e antioxidantes;
  • O leite de soja é rico em fitoesteróis, pobre em gorduras, e ainda contém cálcio.

Essa receita fornecerá uma porção de aproximadamente 198 calorias. As amoras poderão ser substituídas por framboesas ou morangos.

Dicas

As barrinhas recheadas são mais calóricas do que o tablete de alfarroba, pois as frutas desidratadas de seu recheio contêm bastante açúcar.

Para as pessoas intolerantes à lactose, é importante que se leia no rótulo do produto a sua composição. Nada impede os fabricantes de incluir leite nos preparos, portanto, atenção!

Considerações Finais

Não há milagres! Ainda não conseguiram inventar um chocolate que emagreça, ou sequer algum que não engorde. A alfarroba oferece uma substituição saudável, no entanto, não deixa de ser um alimento calórico.

Seu consumo também deve ser moderado. É uma boa alternativa às pessoas alérgicas ao chocolate comum, pois tem um paladar que se aproxima do original, dessa forma, pode-se obter uma sensação semelhante ao consumi-la.

Traz vantagens e deve ser incluída na alimentação por suas propriedades nutricionais, e não por ser um chocolate que não engorda.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você tem vontade de provar esse tal chocolate de alfarroba? Já o encontrou alguma vez em lojas especializadas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,80 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×