Publicidade

 

Pão de queijo

Pão de Queijo Tem Carboidrato? Tem Glúten?

Quem não gosta de comer um pão de queijo bem quentinho? Pode ser no café da manhã com a família ou em um lanche da tarde com os amigos, fato é que o quitute é popular entre os brasileiros.

Publicidade

Mas e quem tem restrições alimentares por seguir uma dieta específica com foco no emagrecimento ou devido a uma doença ou condição de saúde? Será que pode comer o pão de queijo tranquilamente ou precisa tomar cuidado e buscar versões alternativas da delícia?

Pão de queijo tem carboidrato? 

Existem alguns programas alimentares que determinam a restrição do consumo de carboidratos nas refeições do dia a dia como estratégia para promover a perda de peso. Entre eles, podemos citar a Atkins e a Dukan, por exemplo.

É por isso que para quem gosta do quitute e segue esse tipo de alimentação é importante saber se o pão de queijo tem carboidrato. E a resposta para esse questionamento é sim, o nutriente é encontrado no alimento.

Entretanto, a quantidade pode variar de acordo com o tipo de pão de queijo que estivermos falando. Por exemplo, uma unidade de pão de queijo tradicional industrializado pode apresentar 8 g de carboidratos.

Já a versão integral multigrãos do pão de queijo contém aproximadamente 7,5 g do nutriente por unidade. Enquanto isso, uma unidade do chamado pão de queijo gourmet contém 7 g de carboidratos e uma unidade do pão de queijo light apresenta 9 g do nutriente.

O pão de queijo caseiro 

Mas será que a versão caseira do pão de queijo tem carboidrato? Dando uma olhada em algumas receitas caseiras de pão de queijo tradicional (confira aqui receitas de pão de queijo saudável light), vemos que elas trazem alguns ingredientes como leite, ovos, polvilho doce, queijo parmesão ralado ou queijo minas, polvilho azedo e margarina.

Publicidade

E algo que quase todos esses componentes têm em comum é que eles são compostos por carboidratos, ainda que alguns apresentem quantidades pequenas e outras tenham teores maiores. A tabela a seguir mostra a quantidade de carboidratos que pode ser encontrada em diferentes porções desses ingredientes.

IngredientePorçãoQuantidade de carboidratos
Leite integral200 ml9,32 g
Ovo1 unidade grande0,38 g
Polvilho doce1 colher de sopa/20 g18 g
Queijo parmesão ralado100 g4,06 g
Queijo minas100 g6,9 g
Polvilho azedo20 g17 g
Margarina1 colher de sopa0 g

Ou seja, mesmo uma receita tradicional caseira de pão de queijo caseiro tem carboidrato.

Existe pão de queijo low carb?

Entretanto, existem também opções de receitas de pão de queijo que trazem uma quantidade mais baixa de carboidratos, algo resultante da substituição de ingredientes, fazendo com que as versões do salgado sejam próprias para as pessoas que optaram por seguir dietas com restrição do nutriente.

Uma versão da receita do pão de queijo low carb pode ser preparada com farinha de amêndoas, queijo prato ralado, queijo parmesão ralado, ovos e nata, como ensina o vídeo na sequência:

Pão de queijo tem glúten? 

O glúten pode ser retirado da alimentação como estratégia para auxiliar o emagrecimento, ainda que não existam evidências de que ele esteja associado a doenças como a obesidade, segundo o que a nutróloga e membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Tamara Mazaracki, relatou.

Publicidade

A especialista ainda completou dizendo que o que pode levar à perda de peso é o fato de que a proteína é encontrada em alimentos que servem como fonte de carboidratos, que também costumam ter uma quantidade alta de calorias.

Além disso, o glúten pode ser eliminado da dieta por questões de saúde, pois algumas pessoas sofrem com a intolerância ao glúten.

Para quem gosta do pão de queijo mas não deseja ou não pode consumir a proteína, é importante saber se o pão de queijo tem glúten ou não, não é mesmo? Para descobrir isso, precisamos retornar aos ingredientes utilizados na receita tradicional do lanchinho mineiro.

Começando pelo polvilho (doce e azedo), o ingrediente é livre de glúten. Os ovos também são outros que não são compostos por esta proteína, assim como o leite.

E segundo a Associação dos Celíacos do Brasil (ACELBRA), a margarina e os queijos frescos tipo minas e parmesão também são permitidos na dieta livre de glúten. Por outro lado, vale a pena saber que queijos fundidos ou preparados com cereais proibidos na dieta de quem tem intolerância ao glúten não estão liberados.

Essas informações não nos levam a crer que o pão de queijo contém glúten, até porque os pães de queijo apareceram listados pela ACELBRA como alimentos permitidos na alimentação de quem possui intolerância ao nutriente.

No entanto, por uma questão de cuidado, ao comprar pão de queijo industrializado, vale a pena checar a embalagem para se certificar de que não há glúten ou algum ingrediente que contenha a proteína na composição do produto.

O mesmo serve para os pães de queijo não preparados em casa, que podem ser encomendados ou consumidos em uma lanchonete, padaria ou restaurante. É aconselhável questionar ao vendedor e/ou cozinheiro a respeito dos ingredientes utilizados no preparo para ter certeza que nenhum item com glúten foi utilizado na receita.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já imaginava que o pão de queijo tem carboidrato? Tem costume de consumir esse lanchinho em seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum Voto Ainda)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×