Publicidade

 

Qual é o Melhor Whey Protein Para Seu Objetivo?

O Whey protein é o suplemento mais consumido do mundo, e é fácil de saber por quê. Além de ser prático e oferecer proteína de alta qualidade, ainda possui uma digestão muito rápida, fornecendo em pouco tempo os nutrientes de que os músculos precisam para crescer ou se regenerar. Enquanto um bife demora mais de duas horas para ser digerido, o Whey protein está disponível para o organismo em menos de 50 minutos.

Publicidade

Mas não é só quem pratica musculação que pode se aproveitar dos benefícios do Whey protein. Ele pode ser também utilizado por quem tem dificuldade em obter proteínas suficientes na dieta, ou até mesmo por quem passou por uma cirurgia bariátrica.

O Whey pode ser ainda um auxiliar da perda de peso, pois ajuda a formar massa magra (que aumenta o metabolismo) e a aumentar a saciedade. E se você é muito magro e tem dificuldade para engordar, o Whey protein pode ser um grande aliado.

O Whey é a proteína do soro do leite, e pode ser encontrada no mercado sob diversas formas e marcas. Vamos então saber qual o melhor Whey protein para você atingir seus objetivos, sejam eles ganhar massa muscular, emagrecer ou somente suprir suas necessidades nutricionais.

De onde vem o Whey Protein

O leite integral é formado por 87% de água, e somente 13% de compostos sólidos. Se analisarmos a composição destes 13% de sólidos, teremos:

  • 27% de proteína;
  • 27% de lactose;
  • 30% de gordura.

E dentro desses 27% de proteínas, nós temos:

  • 20% de Whey;
  • 80% de caseína.

Em termos de peso, existe menos de 1 grama de Whey em 100 g de leite integral, motivo pelo qual o Whey não é um suplemento muito barato. Em geral, o Whey é obtido como um subproduto da fabricação de queijo.

Publicidade

Tipos de Whey

Atualmente existem no mercado três tipos principais de Whey protein:

1. Whey Protein Concentrado

Esta é a forma mais comum e barata de Whey encontrada à venda. A proteína do leite passa por várias filtragens, mas elas não eliminam totalmente a lactose e a gordura. A estrutura da proteína também é mantida, tornado a digestão mais lenta que nos outros tipos de Whey. O teor de proteína é bastante variável, indo de 29% a 89%.

Para quem está começando agora a tomar suplementos, o melhor Whey protein para você é o concentrado, pelo custo x benefício e pela maior facilidade de se adaptar ao sabor. Apesar disso, muitas pessoas podem ter dificuldade em digerir esse tipo de Whey, por conter a proteína inteira e mais lactose.

2. Whey Protein Isolado

Publicidade

A quantidade proteínas aqui é de no mínimo 90%, com quase nada de gordura e lactose. O preço também é maior, e o fato de conter pouca gordura e lactose torna o sabor do Whey protein isolado pouco atraente para a maioria das pessoas.

É um melhor Whey protein para pessoas com intolerância à lactose do que o concentrado, e praticamente não contém colesterol e carboidratos. Como a absorção é mais rápida que a do Whey concentrado, recomenda-se o consumo do Whey isolado imediatamente após o treino, para evitar o catabolismo e estimular a regeneração muscular.

3. Whey Protein Hidrolisado

Essa versão de Whey é a mais cara e a que possui sabor mais forte. Com aproximadamente 99% de proteínas, o Whey Hidrolisado passa por um processo para quebrar as proteínas semelhante ao que ocorre no nosso sistema digestivo. Esse processo é praticamente uma pré-digestão, que torna ainda mais rápida a digestão e absorção do Whey no nosso organismo.

Esse pode ser o melhor Whey protein para quem tem intolerância à lactose ou então alergia às proteínas do leite.

É claro que quanto mais proteína possui o Whey, melhor ele é, mas isso também significa um preço maior. Aqueles com menos proteína também apresentam um sabor melhor, enquanto os mais próximos de 100% possuem um gosto muito forte, dificultando às vezes o uso frequente.

Como escolher o melhor Whey Protein?

Com literalmente dezenas de marcas no mercado, fica difícil às vezes escolher qual é o melhor Whey protein para comprar para atingir seu objetivo. Veja o que você deve levar em consideração quando tiver que escolher um bom Whey para sua suplementação:

Fabricante

Escolher um Whey mais caro não é garantia de qualidade, assim como um Whey mais barato não significa necessariamente um produto pior. Além de obter indicação com seus amigos e profissionais da área, faça uma boa pesquisa. Procure por opinião dos usuários, reclamações, enfim, some todas as informações que obtiver e faça sua escolha individual. Lembrando que nem sempre o que é bom para um amigo é bom para você, principalmente se você tiver objetivos diferentes dos dele.

Preço

Não existe um Whey barato, portanto você deverá escolher o que vai trazer o melhor custo x benefício para suas necessidades. Por exemplo, se você não tem intolerância à lactose e já consome uma boa quantidade de proteínas de qualidade na sua alimentação, o Whey concentrado pode ser a melhor opção, pois é bem mais barato que os outros dois tipos.

Se por outro lado você tem problemas de digestão causados pela intolerância à lactose, ou se possui um catabolismo muito alto, o melhor Whey protein para você é o com o maior teor possível de proteína (isolado ou hidrolisado).

Rendimento

Se em uma porção de 100g de Whey protein somente 50g forem de proteína pura, você terá um rendimento de 50%. Um produto com esse rendimento não pode ser considerado um bom Whey. Você estará pagando por 50g de produto que não é proteína, e além de desperdiçar seu dinheiro, pode não alcançar os resultados desejados.

Procure por Whey proteins com rendimento acima de 70%, para fazer valer o seu dinheiro e conseguir atingir seus objetivos com o suplemento.

Publicidade

Perfil dos Aminoácidos

O Whey fornece proteínas, que são digeridas e quebradas em aminoácidos. Ao pesquisar pelo melhor Whey protein para comprar, você deve estar atento para duas classificações de aminoácidos: BCAAs e EAAs.

Os BCAAs são os aminoácidos de cadeia ramificada, que atuam no transporte de nitrogênio, auxiliando o músculo a produzir outros aminoácidos para entrar em estado anabólico (produção de novas fibras musculares). Os BCAAs também estimulam a produção do hormônio insulina, que é responsável por fazer a energia chegar até as células musculares.

Já os EAAs são aminoácidos essenciais, ou seja, não são fabricados pelo nosso organismo e devem ser obtidos através da alimentação ou de suplementos. Existem nove tipos de aminoácidos essenciais, que são responsáveis por diversas funções em nosso corpo, além de determinar a qualidade das proteínas. Uma proteína completa é aquela que possui uma proporção adequada desses nove aminoácidos.

Um Whey de qualidade deve conter a maior parte dos 20 aminoácidos (BCAAs + EAAs) em uma boa concentração e na proporção adequada. Essa concentração pode ser determinada a partir da fórmula:

BCAAs totais ÷ EAAs totais= x%

Um bom Whey protein terá um resultado entre 50-55%.

Sabor

Pode não parecer importante, mas você deve sim levar em consideração o sabor antes de se decidir pelo melhor Whey protein para você. Para quem vai tomar todo dia, o Whey com quase 100% de proteína pode ser um pouco enjoativo, então a dica é, se possível, experimentar de alguém que já toma uma determinada marca.

Quando tomar cada tipo de Whey 

Em tese, você pode tomar o Whey protein concentrado antes e após os treinos, mas para obter melhores resultados com sua suplementação o ideal é seguir a sugestão abaixo:

Publicidade
  • Whey Protein concentrado: Pré-treino;
  • Whey Protein Isolado: Pós-treino;
  • Whey Protein hidrolisado: imediatamente antes dos treinos (libera os aminoácidos rapidamente na corrente sanguínea e não causa desconfortos gástricos durante os exercícios).

A quantidade de Whey que você deve tomar varia de acordo com seu IMC e sua necessidade energética, ficando em geral em torno de 100 gramas diárias.

Para quem pratica atividades físicas aeróbicas (como a corrida), o ideal é tomar o Whey somente depois do exercício, para que não ocorra desconforto digestivo durante a atividade. Um shake de Whey logo após o treino de cardio é uma ótima opção de recuperação das fibras musculares, principalmente para atividades intensas.

Algumas fórmulas também contêm colágeno, que ajuda a aumentar a elasticidade e flexibilidade da pele, prevenindo rugas e o envelhecimento precoce.

Afinal, qual Whey escolher? 

Como já vimos antes, o melhor Whey protein para você é aquele que atende suas necessidades e se encaixa no seu bolso. Como seu consumo mensal será alto, vale a pena analisar bem qual tipo de whey comprar antes de tomar sua decisão final.

Melhores Wheys de acordo com seus objetivos

– Iniciantes

Se você está entrando agora no mundo da musculação, comece com o Whey concentrado, que é mais barato e oferece bons resultados.

– Definição

Para quem já malha há algum tempo e quer aumentar a definição muscular, o Whey Isolado é a melhor opção, pois possui mais proteína e menos gordura.

Publicidade

– Ganhar mais massa muscular

Se você quer resultados um tanto rápidos e está disposto a pagar mais, o Whey Hidrolisado pode ser a opção para você.

– Emagrecer

O melhor Whey protein para emagrecer é aquele com menor teor de carboidratos e gordura. O Whey Isolado e Hidrolisado se encaixam nessa categoria. Lembrando que as proteínas possuem digestão mais lenta que os carboidratos e atrasam o esvaziamento gástrico, o que aumenta a sensação de saciedade.

As proteínas também precisam de mais energias para sua digestão do que as gorduras e os carboidratos, portanto o Whey ajuda a emagrecer porque fornece matéria prima para formar massa magra e porque contém proteínas que atuam no controle do apetite.

– Intolerantes à lactose

Pessoas com intolerância a lactose devem ficar com as opções próximas de 100% de proteínas, que praticamente não contêm o açúcar do leite.

Marcas de Whey mais Famosas

São muitas as marcas de Whey Protein, tanto nacionais quanto importadas. Veja as mais famosas: 

– Whey Protein VP2 Isolate da AST 

download (2)

Talvez a marca mais recomendada pelos profissionais da área, o Whey Protein VP2 contém proteína do soro de leite 100% isolada e 100% hidrolisada. Isso torna a digestão bem mais rápida, o que disponibiliza em pouco tempo os aminoácidos de que o músculo necessita para regeneração e hipertrofia.

Cada 28 gramas de VP2 Isolate fornecem cerca de 24 gramas de proteína de alto valor biológico. 

– 100% Golden Standard

download (3)

Eleita por vários anos a melhor Whey protein do mundo, o 100% Golden da Optimum Nutrition é uma das marcas mais consumidas no Brasil atualmente. É composto de Whey protein Concentrado, Whey Protein Isolado e Whey Protein Hidrolisado. Além de 24 gramas de proteína por dose, o 100% Golden também fornece 5,5 gramas de BCAAs e baixo teor de calorias, gorduras e sódio.

– Ultra Whey Pro da Universal

download (4)

Também uma das favoritas dos brasileiros, o Ultra Whey tem 22 g de proteínas e 3,5 g de carboidratos por porção. Trata-se de um Whey concentrado, com menores quantidades de isolado e hidrolisado.

O valor médio do Whey Pro é de R$170,00 para um pote de 909g.

– 100% Pure Whey Protein Probiótica

download (5)

Essa marca nacional é composta 100% de Whey Concentrado, e oferece uma boa concentração de aminoácidos. Uma dose de 30 g de 100% Pure Whey sem sabor fornece aproximadamente 24 g de proteína, e outras 2,1 gramas de carboidratos.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

De acordo com os seus objetivos e a sua rotina de exercícios, qual é o melhor whey protein para você? Quantas marcas você já experimentou, quais são elas e qual gostou mais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (51 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

14 comentários

  1. Gostei quero receber mais publicações

  2. gostei muito deste site tem muitas dicas pra quem quer ter uma vida saudavel gosto muito de malhar mais ultimamente to desmotivado.

  3. HÉRCULES
    21 DE DEZEMBRO 2015 at 23:15

    Muito bom descobri informações sobre bariátrico que minha medica não informou, o Whey Protein Isolado: Pós-treino é o recomendado,muito obrigado

  4. Olá,
    Rapaz, tenho muita difículdade de ganhar peso,tenho 30anos, 1,78 de altura, e 60kg. Qual whey vc me recomenda?

  5. Ola ,estou em processo d emagrecimento ,só q queria tomar whey pra poder ajudar pois meu metabolismo né lento faço musculação e aerobico tdos os dias qual vc me indica e horario ja que malho as 11:00 hs e almoço na volta .

  6. Olá sou Paulo tenho 1,94 e peso 88kl e vou começar a treinar qual whey eu devo tomar pois quero aumentar massa pois não tenho quase nada no braço sou bem magro mas tenho um pouco de barriga acho que tenho facilidade para pegar barriga oq eu devo tomar

  7. Nossa, depois de dias e dias procurando boas informações pra comprar suplementos, pois sou iniciante que quer aumentar massa por um mês e depois definir, encontrei aqui o que procuro. Muito obrigada pelas ótimas e retalhadas explicações, vou até salvar a página em favoritos
    Gratidão!

  8. Eu comprei o whey da marca GLANBIA ( importado ) q chegou hj pelo mercado livre o concentrado, quero ganhar massa e vamos ver o q vai dar e além disso tenho um hipercalórico tbm pra facilitar q eu vou usar em pós treino pq pré eu tomarei o whey concentrado AVONLAC 282 da marca propriamente dito.

  9. Eu tenho Whey Concentrado, posso tomá-lo então 30 minutos antes dos treinos acompanhado de uma refeição sólida de carboidrato? Pois acho que ir treinar sem ingerir alimento sólido não parece ideal.
    Obs: eu treino as 6 da manhã.

  10. Só para complementar meu objetivo é hipertrofia (ganhar peso e massa muscular magra).

  11. E o de carne,estou tomando,é bom?quero emagrecer,secar e depois massa magra,tanks!

  12. Eae galera blz ? Estou treinando a uns 4 meses e estou gostando bastante, me sinto motivado mas percebi que estou me sentindo muito cansado ultimamente. Quero ganhar massa muscular, pois tenho 1,65 m e 60 kg. O Whey concentrado seria uma boa pra mim ? (Lembrando que grande parte da minha gordura que não é muito esta situada na barriga)

    Vlw!!!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×