10 alimentos que envelhecem você mais rápido

Especialista da área:
atualizado em 18/06/2021

Existem vários fatores que exercem grande influência na sua aparência, entre eles a genética, o tabagismo, o estresse, etc. Porém, os dois principais culpados por acelerar o processo de envelhecimento nas pessoas são a exposição ao sol e a alimentação. Então descubra quais são os 10 alimentos que envelhecem você mais rápido e que podem estar fazendo com que você pareça ser mais velho do que gostaria.

  Continua Depois da Publicidade  

Aproveite para conhecer em detalhes as maiores causas do envelhecimento precoce e entenda também se dormir pouco envelhece mesmo.

1. Pão branco

Pão de forma

Este é um dos principais alimentos que envelhecem, pois é rico em carboidratos refinados, que são decompostos em açúcar no organismo e aumentam o seu índice glicêmico.

Esses mesmos carboidratos causam inflamação no corpo, o que está diretamente ligado ao processo de envelhecimento.

Uma boa alternativa ao pão branco tradicional são os pães integrais sem açúcar, que não contêm carboidratos refinados, além de conter antioxidantes que são benéficos para a pele.

2. Biscoitos de arroz

biscoito de arroz

Embora os biscoitos feitos dos grãos do arroz geralmente sejam considerados uma opção saudável de lanche, eles não são bons para a pele, pois possuem um alto índice glicêmico e podem causar picos nos níveis de açúcar no sangue.

Isso faz com que eles atuem como um “acelerador do envelhecimento”, podendo causar rugas.

3. Laticínios

laticínios são ricos em cálcio

Os laticínios são alimentos que causam uma certa confusão na ciência, pois em algumas pesquisas, quando as pessoas pararam de consumir esses alimentos, suas peles melhoraram, enquanto que em outras pessoas não houve nenhuma diferença significativa.

De acordo com Amy Shapiro, nutricionista e diretora da Real Nutrition, clínica particular sediada em Nova York, algumas pessoas podem envelhecer mais rapidamente quando consomem laticínios porque eles são um dos alimentos que mais comumente causam reações alérgicas nas pessoas adultas.

É por isso que em algumas pessoas eles podem causar reações cutâneas e manchas escamosas, vermelhas e inflamação na pele.

  Continua Depois da Publicidade  

Porém, isso irá variar de acordo com cada pessoa. Para algumas, os laticínios podem aumentar a inflamação no corpo levando ao estresse oxidativo, que é uma das principais causas do envelhecimento precoce.

Outro ponto importante é que dietas com baixo teor de laticínios podem proteger a pele exposta ao sol das temidas rugas.

Se você deseja obter cálcio de outras fontes que não sejam o leite e seus derivados, poderá optar por leguminosas, sementes, verduras, amêndoas e figos.

4. Margarina

manteiga fresca

Estudos mostraram que as pessoas que não consomem margarina ou manteiga têm menos danos e rugas na pele quando comparadas com aquelas que as consomem.

A margarina é pior do que quantidades moderadas de manteiga, e isso é devido ao alto teor de óleos parcialmente hidrogenados que ela contém. A margarina é um dos alimentos que envelhecem a pele porque esses ácidos graxos são responsáveis por torná-la mais vulnerável à radiação ultravioleta, que pode danificar o colágeno e a sua elasticidade.

Uma dica é trocar a manteiga pelo azeite de oliva ou por azeite de abacate, pois ambos são ricos em antioxidantes.

5. Bebidas alcoólicas

bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas podem causar uma série de problemas para a pele, como por exemplo, perda de colágeno, vermelhidão, rugas e inchaço. Isso porque o álcool presente nessas bebidas prejudica o metabolismo de nutrientes e vitaminas, em especial a vitamina A, além de comprometer a hidratação, o que tem um impacto direto nas rugas.

A vitamina A é especialmente importante em relação ao crescimento de novas células e a produção de colágeno, garantindo que a pele se mantenha elástica e sem rugas.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, para manter a firmeza e elasticidade da pele, ela precisa receber uma hidratação adequada, e é por isso que qualquer coisa que faça com que você se desidrate irá acelerar o processo de envelhecimento da pele.

Estudos também já comprovaram que a falta de sono e a desidratação podem afetar o aparecimento de linhas de expressão e rugas. As bebidas alcoólicas podem atuar tanto na desidratação do organismo, como impedir que você tenha uma boa qualidade de sono.

E como se tudo isso já não bastasse, o álcool também sobrecarrega o fígado, que é o órgão responsável pela desintoxicação do corpo. E a intoxicação reflete diretamente na sua aparência.

Beber com moderação é a chave. O ideal é uma dose por dia para mulheres e duas para os homens, porém não esqueça de se hidratar enquanto você estiver consumindo as bebidas alcoólicas.

6. Batatas fritas

batatas fritas

Os alimentos fritos em óleo a altas temperaturas liberam radicais livres que podem causar danos celulares à pele.

Isso acontece porque a exposição a esses radicais livres acelera o processo de envelhecimento, já que afeta as moléculas de DNA, e pode enfraquecer a elasticidade da pele.

Além disso, como as batatas fritas são salgadas e consumir muito sódio pode retirar água da pele e levar à desidratação, seu consumo a torna mais propensa a desenvolver rugas.

Uma opção é trocar as batatas fritas por batatas doces assadas, já que a batata doce é rica em cobre, um ótimo agente antienvelhecimento, que auxilia na produção de colágeno.

7. Carnes processadas

salsicha sendo fabricada

Salsichas, bacon, calabresa, presunto, são apenas alguns exemplos de carnes processadas que podem ser prejudiciais à sua pele, pois elas são ricas em gorduras saturadas, sódio e sulfito, que podem desidratar a pele e enfraquecer o colágeno, causando inflamação.

Além disso, muitos desses alimentos que envelhecem contêm conservantes que também podem desencadear inflamações na pele e acelerar o envelhecimento.

Opte por carnes mais magras como frango ou peru, que contêm proteínas e aminoácidos que são essenciais na formação do colágeno. Outras boas fontes de proteína são os ovos ou o feijão.

8. Açúcar branco

açúcar branco refinado

O açúcar é um dos maiores inimigos da pele. Ele contribui para a formação de AGEs (Advanced Glycosylation End Products ou Produtos de Glicação Avançada), que são prejudiciais ao colágeno e à acne. Os AGEs são formadas quando a proteína ou a gordura se combinam com o açúcar.

Quando os níveis de açúcar são elevados, esse processo chamado de AGE é estimulado e acelera ainda mais com a exposição à luz do sol. Por isso, a dica aqui é, em vez de tomar um sorvete na praia ou na piscina, por exemplo, opte por se refrescar com frutas congeladas ou com um picolé sem açúcar.

Além disso, muito açúcar também é ruim para o seu sorriso e sua saúde bucal, o que pode causar uma aparência ainda mais velha, já que o açúcar gruda nos dentes incentivando bactérias, cáries e descoloração.

Quando estiver com vontade de comer algo doce, opte por chocolate amargo ou frutas. E se você comer algo doce e não conseguir escovar os dentes em seguida, faça um bochecho com água para remover o acúmulo de açúcar.

9. Refrigerantes de cola e café

refrigerante de cola

O efeito principal tanto do refrigerante como do café à sua pele é indireto, e está mais ligado com a qualidade do seu sono, já que ambos têm um alto teor de cafeína.

Se você beber algum deles com grande frequência, tanto durante o dia como durante a noite, isso poderá afetar o seu sono, e o sono ruim tem sido associado a maiores riscos de desenvolver o envelhecimento na pele, causando mais olheiras e rugas.

A quantidade de açúcar presente nos refrigerantes, ou que você adiciona ao café, também pode ser outro grande vilão.

Além disso, a cafeína é um diurético, e isso faz com que você perca líquidos e desidrate seu corpo, e claro, a sua pele. Qualquer coisa que desidrate a sua pele a deixa mais opaca e com uma aparência mais envelhecida.

10. Evite cozinhar em fogo alto

usando azeite de oliva na frigideira para cozinhar

Alguns óleos poli-insaturados que são ricos em ácidos graxos ômega 6, como por exemplo, o óleo de girassol ou de milho, podem causar radicais livres nocivos e aumentar os níveis de inflamação, se expostos a temperaturas muito altas.

Se você estiver fritando ou cozinhando em fogo alto todos os dias, isso aumenta ainda mais esse risco.

Porém, isso não significa que todos os óleos são alimentos que envelhecem e não são saudáveis. A melhor maneira de se prevenir é optando por gorduras monoinsaturadas para ajudar a manter a pele hidratada.

Você pode trocar os óleos vegetais pelo azeite de oliva, por exemplo, pois ele é rico em vitamina E, antioxidantes e fitoesteróis que reduz a inflamação. Confira uma análise completa do melhor óleo para cozinhar.

O importante não é eliminar por completo todos esses alimentos que envelhecem da sua dieta, e sim manter um equilíbrio. Além disso, existem suplementos e injeções que aumentam a formação de colágeno, além de tratamentos tópicos que podem ajudar a prevenir e suavizar as rugas, bem como acupuntura ou exercícios faciais.

Se você quer cuidar da sua pele cuidando da sua alimentação, tente consumir de forma moderada esses alimentos que envelhecem mais rápido e mantenha uma dieta saudável e equilibrada.

Vídeo

Você já conhecia os 10 alimentos que fazem as pessoas envelhecerem mais rápido? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário