17 alimentos bons para o estômago

Especialista da área:
atualizado em 27/08/2021

Dor de estômago é algo bastante comum e é natural algumas pessoas sofrerem um desconforto ou acidez que pode realmente atrapalhar as atividades do dia a dia. Isso pode estar associado a um alimento que não fez bem, a um exagero em alguma refeição ou até mesmo ao fato da pessoa apresentar alguma restrição/alergia alimentar.

  Continua Depois da Publicidade  

É importante lembrarmos que a digestão começa pela boca, ao mastigarmos acionamos as enzimas encontradas na saliva, como a amilase salivar que degrada as moléculas grandes de amido em moléculas menores (maltose).

Da nossa boca o alimento segue pelo esôfago e chega até o estômago, onde ocorre produção de suco gástrico, a pepsina, outra enzima que “quebra” as proteínas. Na sequência o bolo alimentar vai para o intestino e sofre a ação de sucos digestivos produzidos ao longo do trato digestório.

No entanto, este processo pode sofrer desequilíbrios e causar problemas digestivos, como por exemplo, refluxo, inchaço, azia, gastrite, úlceras gástricas, entre outros.

Porém, alguns alimentos podem ajudar a aliviar dores, incômodos e até as doenças gastrointestinais devido às suas propriedades nutritivas. Vamos conhecer alguns alimentos que não agridem o sistema digestivo e ainda ajudam a controlar estas doenças.

1. Espinheira santa

chá com espinheira santa

A espinheira santa é uma planta usada há séculos na medicina tradicional, cujo principal benefício é relacionado ao combate a problemas gástricos, como má digestão, azia e acidez estomacal, refluxo, gastrites, úlceras gástricas e duodenais, enterites, flatulência e mau hálito causado por problemas estomacais.

Ela é usada de várias formas, sendo a mais comum o chá feito a partir de suas folhas.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Hortelã

Beber um chá de hortelã pode aliviar os gases e diminuir as cólicas estomacais. No entanto, a hortelã também relaxa a zona de alta pressão entre o esôfago e o estômago e pode causar azia em algumas pessoas. Por isso, em casos de azia, experimente o chá de camomila ou outro chá de erva calmante.

Os chás no geral são alimentos bons para o estômago e podem ser tomados como preventivos meia hora antes de cada refeição, assim já atuam como calmantes digestivos antes mesmo da digestão dos alimentos começar, evitando azias, gases e cólicas.

3. Iogurte natural

Alguns estudos demonstram que o iogurte natural pode ajudar a melhorar problemas estomacais e ele é um dos destaques entre os alimentos bons para o estômago. A gastrite costuma matar as bactérias boas do estômago, e sem a presença delas o tecido não se recupera. O iogurte possui lactobacilos, que são bactérias saudáveis ao intestino, que podem reduzir a dor e proporcionar uma sensação de bem estar.

Apesar do iogurte ser derivado do leite e uma espécie de laxante, a versão natural sem açúcar pode sim trazer efeitos satisfatórios para problemas no estômago, principalmente a gastrite, reduzindo a acidez. Existe a versão em pó de lactobacilos também em lojas especializadas, se for da sua preferência.

4. Vinagre de maçã

O suco fermentado feito de maçãs que, nada mais é do que o vinagre de maçã, já foi descoberto como um excelente aliado na perda de peso. Além disso, ele pode auxiliar nas dores no estômago quando o problema for a baixa presença de ácido neste órgão. Neste caso, pode-se tomar um pouco de vinagre de maçã diluído em água para equilibrar a acidez.

O vinagre de maçã também contém uma série de nutrientes, incluindo as vitaminas do complexo B e vitamina C. O vinagre em si pode ser forte para o paladar de muitas pessoas, por isso, misture uma colher de sopa ou duas em água quente, adicione um pouco de mel e beba em seguida. Conheça os benefícios da água com vinagre de maçã.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Arroz

arroz

O arroz é um alimento de fácil digestão que aumenta a absorção de fluidos, por isso comer um pouco de arroz branco pode fazer bem para o estômago. Além disso, o amido do arroz irá revestir as paredes deste órgão, proporcionando saciedade.

A água em que o arroz é cozido é rica em minerais e nutrientes e também é considerada muito boa para aliviar as dores no estômago, na redução dos gases e na pressão do abdômen. Conheça os benefícios da água de arroz para tratar a diarreia.

6. Gengibre

Para aliviar náuseas ou vômitos, recomenda-se o gengibre, que tem propriedades anti-inflamatórias e contra enjoos. Você pode derramar água fervente sobre fatias de gengibre e deixar em infusão por alguns minutos ou encontrar o chá de gengibre já pronto em supermercados.

Mas, se possível, compre a raiz em hortifrútis ou feiras e prepare você mesmo para que possa consumir um chá completo com propriedades poderosas. O sabor parece levemente apimentado, o que é normal devido às suas propriedades termogênicas.

7. Suco de Aloe

Extraído da planta aloe, que é geralmente usada para aliviar as queimaduras, o suco de aloe tem sido revelado como uma bebida capaz de revestir as paredes do estômago e aliviar a azia e dores neste órgão. O suco, que é vendido em lojas de alimentos saudáveis, também pode ajudar a eliminar toxinas presentes no organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas tenha em mente que ele também pode atuar como um laxante, assim cuidado com a quantidade que for consumir. O suco já é vendido pronto e 50 ml ingeridos em jejum ou antes de dormir diariamente são suficientes para resolver o desconforto.

8. Bolacha água e sal e torradas

O ideal é sempre evitar manter o estômago vazio, comendo pouco e em pequenos intervalos para evitar a formação de acidez nas suas paredes, que costuma gerar vários desconfortos. Além das frutas (exceto as ácidas), no intervalo entre uma refeição e outra você pode consumir torradinhas ou bolachas salgadas como a de água e sal, que são leves e podem ajudar a saciar seu apetite.

9. Banana verde

Banana verde pasta

A biomassa de banana verde pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. Trata-se de um amido resistente chamado de prebiótico que funciona como alimento dos lactobacilos, as bactérias saudáveis que ajudam a equilibrar e restaurar os tecidos do estômago, impedindo que a gastrite elimine as bactérias boas do organismo, agilizando a sua recuperação.

Para preparar a biomassa basta separar algumas bananas verdes, lavá-las e despejá-las com casca em uma panela de pressão com água por 20 minutos, sendo que 12 minutos serão na pressão e 8 minutos no fogo normal. Após isso, o que restou deve ser passado no processador ou liquidificador e pode ser consumido logo em seguida ou ser congelado.

10. Erva-doce

Rica em antioxidantes, a erva-doce é conhecida por ter propriedades que aliviam os gases naturalmente, além disso pode ajudar a eliminar as toxinas do sistema digestivo. Tente comer meia colher de chá de sementes de erva-doce ou cortar alguns pedaços do talo para mastigar.

  Continua Depois da Publicidade  

11. Mamão

Adicionar frutas tropicais à lista de alimentos bons para o estômago pode ser muito útil e o mamão é uma delas. Comer mamão ajuda na digestão e também ajuda com a constipação. O segredo está nas enzimas papaína e chymopapain que ajudam a quebrar as proteínas e acalmar o estômago.

12. Compota de maçãs

Assim como as bananas, as maçãs são uma boa fonte de pectina, que ajudam a reduzir os sintomas de diarreia. Se você está lidando com uma dor de estômago, prefira comer compotas de maçã ao invés da fruta sólida, uma vez que as maçãs cozidas são muito mais fáceis de serem digeridas.

13. Chá de ervas

chá de ervas

Além dos efeitos calmantes de uma xícara de chá quente, tanto a hortelã quanto a camomila tem propriedades que auxiliam a cura para desconfortos e doenças no estômago. Um estudo recente indica que a hortelã alivia sintomas estomacais e combate as náuseas. Outros estudos também têm demonstrado que a camomila pode aliviar a dor de estômago e a dor abdominal.

14. Peixe e frango com poucas gorduras

O ideal é evitar gorduras e frituras para que seu estômago não seja ainda mais agredido. Porém, proteínas leves como peixes e frango sem gordura, grelhados, refogados ou cozidos são alimentos bons para o estômago. Os peixes mais indicados são merluza e pescada. Se fizer questão de carne vermelha, algumas delas estão liberadas, como é o caso do patinho, coxão mole e lagarto. Conheça a lista de carnes magras boas para o consumo.

15. Suco verde

O suco de salsinha e couve é rico em clorofila, uma substância constantemente encontrada nas plantas e rica em antioxidantes, itens imprescindíveis para a recuperação do estômago. Além disso, esses sucos são ricos em vitamina C e magnésio, que têm poderes imunológicos, aumentando a defesa do organismo e também equilibram a acidez estomacal.

Você pode bater a salsinha e a couve junto com alguma fruta da sua preferência, água e linhaça e beber em seguida.

16. Legumes refogados

O consumo de legumes e verduras dificilmente irá agredir o estômago, pelo contrário, eles são alimentos bons para o estômago e devem ser consumidos, pois podem auxiliar o sistema digestivo a ficar mais forte e saudável.

O ideal é comer refogados ou cozidos, para que os talos mais duros não machuquem a parede do seu estômago. Apenas evite brócolis, couve flor, escarola, repolho, alface e agrião, que podem causar flatulências e outros desconfortos.

17. Caldo de feijão

sopa de feijão

O feijão em si é um grão que deve ser evitado, devido à fermentação que provoca no organismo. Entretanto, nada impede que você consuma o seu caldo, que é inclusive bastante nutritivo. Da mesma forma, sopas de legumes e caldos também podem ser consumidos com tranquilidade, já que são facilmente digeridos, além de serem extremamente nutritivos.

Você tem o hábito de consumir algum desses alimentos bons para o estômago? Quais você planeja incluir na sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (71 votos, média 3,80)
Loading...
Sobre Dra. Ana Detoie

Dra. Ana Detoie é nutricionista graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduada em Nutrição Funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional, pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional pela VP, Coaching de Mindfulness & Mindful Eating. Para mais informações, entre em contato com ela no seu Instagram.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

10 comentários em “17 alimentos bons para o estômago”

  1. Foram boas as dicas, porém fico em dúvida quanto ao limão porque vejo muitos médicos explicar que o limão se torna alcalino ao ser ingerido. ! E que é ótimo para o estômago. Também vejo alguns falando que a hortelã faz mal pra gastrite.

    Responder
  2. Comer caroço de jabuticaba é um milagre, vc fecha o intestino, fica sem cagar um bom tempo. Bom pra quem ta de diarreia. Chá de folha de goiaba também é muito bom.

    Responder
    • Boa tarde, meu nome é germano, faz 15 dias que estou com um mal está no estômago, mas só fico assim quando como muito

      Responder
    • Meu nome é Lavínia tenho problemas sérios de estômago desde criança ,os médicos sempre me passaram remédios da classe dos prazois ,eu sozinha fui estudando e tirei a lactose e o glúten melhorei muito ,no Natal voltei a comer e tive a pior crise de gastrite e refluxo ,não posso porque já tenho metaplasia intestinal ou estômago de Barret ,Hoje em dia uso todos alimentos que desinflamam o organismo ,chá de gengibre,manjericão ,tomilho fresco ou para temperar ,açafrão-da-terra só pode a raiz orgânica ,couve orgânica pode bater com maçã ótima fruta também ,salsão ,sálvia ,omega 3

      Responder