5 alimentos que fazem mal para a pele

publicado em

Você sabia que existem alguns alimentos que fazem mal para a pele? A pele é um órgão e assim como ocorre com todo o organismo, precisa receber nutrientes por meio dos alimentos bons para a pele para que ela fique saudável.

Por outro lado, existem comidas compostas por substâncias que prejudicam a pele e de quem precisamos nos manter longe, caso o objetivo seja ter uma pele saudável e bonita e fugir do envelhecimento precoce.

Vamos conhecer cinco destes alimentos na lista a seguir:

1. Comida japonesa

Comida japonesa

O grande problema da comida japonesa que se consome no Brasil (que não é necessariamente igual à do Japão) é que ela pode conter muita fritura e gordura saturada.

Alimentos ricos em gorduras saturadas têm uma relação com uma alta concentração do fator de crescimento da insulina. Isso estimula a produção de hormônios sexuais que aumentam a produção da acne.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, muitos apreciadores da comida japonesa em nosso país abusam da quantidade de molho shoyu, um ingrediente que é rico em sal.

Esse sal faz com que a pele fique mais murcha e desidrate. Ao mesmo tempo, ele incha a pele ao redor dos olhos, o que gera uma aparência de cansaço e pode deixar as rugas mais evidentes.

2. Produtos laticínios

Eles exigem cautela principalmente das pessoas que já sofrem com acne, têm cravos e apresentam uma pele mais oleosa.

Isso porque podem estimular demais a produção de glândulas sebáceas e fazer com que a pele fique mais oleosa. A saber, a produção excessiva de óleo é um dos fatores principais do desenvolvimento da acne.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Carnes processadas

A lista inclui, por exemplo, salsicha, salame, mortadela, presuntos e outros tipos de carnes industrializadas com sal de cura e nitrato.

Elas são alimentos que fazem mal para a pele porque são ricas em sódio (sal), que conforme já vimos, prejudica a pele. Enquanto isso, os nitratos presentes nelas rompem proteínas boas para a sustentação da pele (colágeno e elastina).

Portanto, o ideal é não consumir essas carnes processadas e optar por fontes saudáveis de proteínas como os alimentos com proteínas de alto valor biológico.

Você é daqueles que ama essas carnes? Então, conheça as versões fake e saudáveis desses alimentos como a linguiça caseira de frango light e a mortadela saudável caseira.

4. Suco de fruta

Suco

Devemos incluir as frutas na nossa dieta diariamente. Entretanto, precisamos sempre dar preferência ao consumo de frutas na sua versão natural e inteira.

  Continua Depois da Publicidade  

Até mesmo os sucos naturais de frutas que fazemos em casa sem adicionar açúcar de mesa podem ser prejudiciais. Isso porque na forma de suco, o açúcar natural da fruta pode ficar muito concentrado.

Quando se prepara a bebida na centrífuga ou liquidificador, com uma porção bastante grande da fruta e coa, o resultado é um suco com muitos carboidratos de alto índice glicêmico e bem pouca fibra.

O açúcar consumido em excesso é pró-inflamatório e pode atrapalhar o equilíbrio das proteínas no organismo, o que inclui o colágeno responsável pela elasticidade e força da pele.

Como resultado, a pele não perde somente elasticidade mas também maciez, fica rígida e pode até ganhar rugas.

Além disso, estudos preliminares apontam que alimentos com alto índice glicêmico podem causar crises de acne porque ao ingeri-los, organismo produz níveis mais elevados de insulina. Esses picos de insulina podem detonar uma reação que tem ligação com o surgimento de espinhas.

  Continua Depois da Publicidade  

Sem contar que o que inevitavelmente segue um pico de insulina é uma queda nos níveis do hormônio, o que deixa a pele com uma aparência de esgotamento.

Portanto, o ideal é evitar os sucos de frutas. Para quem gosta muito de sucos, a recomendação é tomar sucos à base de legumes e verduras, com pouca fruta e não coar, como os sucos verdes.

5. Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas têm relação com o aumento da acne e provocam desidratação, o que piora o aspecto da pele e aumenta o aparecimento de rugas. O álcool também gera um efeito inflamatório, que aparece na pele na forma de vermelhidão e inchaço.

Além disso, as bebidas alcoólicas podem esvaziar os níveis de bactérias benéficas e importantes que habitam no intestino, formando o chamado microbioma intestinal.

O microbioma contribui com a regulação do sistema imunológico, que exerce um papel importante no controle de condições inflamatórias da pele como o eczema.

Ademais, alguns drinks, coqueteis e batidas alcoólicas podem ser cheios de açúcar. Conforme acabamos de aprender, a substância passa longe de ser a melhor amiga da pele!

No vídeo abaixo a nossa nutricionista também fala sobre os alimentos que fazer mal para a pele. Confira!
Fontes e Referências Adicionais

Você tinha o hábito de consumir algum desses alimentos que fazem mal para a pele? Então, conte para nós nos comentários!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário