6 Benefícios do Suco de Batata Doce – Como Fazer e Dicas

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

Estamos acostumados a consumir a batata doce cozida, frita, assada ou em receitas de purê, escondidinho e bolinhos salgados, por exemplo. Mas você já pensou em utilizar o alimento no preparo de um suco?

Será que o suco de batata doce faz bem para a gente, traz benefícios importantes para o organismo? Vamos analisar e conferir também como fazer.

6 benefícios do suco de batata doce 

1. Ação anti-inflamatória 

Graças ao fato de apresentar efeito anti-inflamatório, o suco de batata doce pode ser utilizado por pessoas que possuem quadros de reumatismo.

2. Para emagrecer

A batata doce é útil para quem deseja e/ou precisa perder peso por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico. Isso significa que ela é um alimento que libera a energia de maneira lenta no corpo. O vegetal ainda aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa demore mais para sentir fome.

A batata doce também tem menores chances de se transformar em gordura dentro do corpo.

Assim, podemos entender que o suco de batata doce pode ser uma boa alternativa para dietas com foco na perda de peso, especialmente se aparecer no lugar de refrigerantes e sucos artificiais, bebidas conhecidas por serem cheias de açúcar, cujo consumo em excesso já foi associado ao aumento de peso.

Além disso, como você verá no tópico seguinte, a batata doce é conhecida por colaborar com os programas focados na construção de massa muscular,  e pesquisas já indicaram que o aumento de músculos resulta na elevação da queima de calorias do corpo.

Entretanto, não se esqueça de que nenhuma bebida é capaz de promover o emagrecimento sozinha. Para perder peso é necessário que toda a dieta seja equilibrada, controlada, nutritiva e saudável. Praticar exercícios físicos com regularidade também auxilia porque eles ajudam a queimar mais calorias.

Porém, é importante contar com o auxílio de nutricionista e educador físico durante todo esse processo para garantir que ele seja eficiente e seguro.

Lembre-se também de que um suco de batata doce muito concentrado pode ser bem calórico e isso não irá ajudar o emagrecimento.

3. Ganho de massa muscular

A batata doce é figurinha carimbada na dieta de quem deseja ganhar massa muscular. O consumo de alimentos com baixo índice glicêmico, como é o caso da batata doce, tende a sustentar os níveis de energia do corpo.

Para ganhar massa muscular é preciso praticar exercícios, certo? E para praticar exercícios, precisamos de energia. Portanto, a batata doce é uma escolha adequada para antes do treinamento porque ela ajuda a ter aquele reforço necessário para aguentar uma sessão pesada de treinos.

A batata doce ainda fornece o potássio, um mineral importante para a construção de massa muscular que exerce um grande papel no controle muscular e na função nervosa.

Além disso, o serviço de extensão da Universidade do Estado do Colorado, nos Estados Unidos, explicou que atletas e pessoas envolvidas em treinamentos intensos necessitam de mais potássio do que uma pessoa sedentária precisa.

4. O suco de batata doce para gastrite

A batata doce ajuda a proteger os sintomas da gastrite graças ao fato de ser composta por fibras, que auxiliam na digestão. Para manter as fibras do alimento ou, pelo menos, não perder boa parte delas, aconselhamos que você não coe o seu suco de batata doce.

A vitamina C encontrada no vegetal também contribui com a digestão dos alimentos e com a cicatrização da parede estomacal.

Vale lembrar que a gastrite é descrita como uma erosão, infecção ou inflamação que atinge justamente o revestimento (parede) do estômago.

Porém, alertamos que não estamos dizendo aqui que o suco de batata doce cura a gastrite, somente que há informações que indicam que o alimento pode ser utilizado na dieta para gastrite.

Se você foi diagnosticado com a condição, cheque com o seu médico a respeito do consumo de batata doce e siga todas as orientações passadas por ele em relação ao tratamento da gastrite, incluindo a alimentação e os remédios a serem utilizados.

5. Fonte de betacaroteno

Conforme informações do Healthy Eating SFGate, o suco de batata doce fornece ao organismo o betacaroteno, uma substância que é decomposta na forma de duas moléculas de vitamina A no corpo.

A vitamina A é utilizada pelo organismo para manter o sistema imunológico, a saúde dos rins e os tecidos que ficam dentro dos olhos.

Para deixar o seu suco de batata doce ainda mais rico em betacaroteno, adicione algumas rodelas de cenoura à sua receita. 

6. Fonte de vitamina E

O suco de batata doce também é considerado uma boa fonte de vitamina E. Um estudo publicado no ano de 2011 na revista acadêmica Current Pharmaceutical Design (Concepção Farmacêutica Atual, tradução livre) concluiu que a ingestão de vitamina E pode estar associada a uma menor incidência de complicações cardiovasculares em pacientes diabéticos.

Uma pesquisa apresentada também em 2011 no Journal of Nutritional Biochemistry (Jornal de Bioquímica Nutricional, tradução livre) indicou que a vitamina E pode prevenir ataques de asma.

De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, a vitamina E também é classificada como um antioxidante, ou seja, uma substância que pode contribuir com a prevenção contra danos causados às células do corpo.

Segundo a organização, o nutriente também é importante para auxiliar o corpo a produzir glóbulos vermelhos e ajudar o corpo a utilizar a vitamina K.

Como fazer – Receita de suco de batata doce 

Ingredientes:

  • 100 g de batata doce, que pode estar descascada ou não;
  • 1 ½ copos ou 300 ml de água gelada;
  • 1 colher de chá de mel (opcional).

Modo de preparo:

  1. Higienizar a batata, colocar dentro de uma panela com água e levar para cozinhar;
  2. Esperar esfriar, passar a batata para o liquidificador junto com a água e bater. Se achar que o suco ficou muito grosso, adicionar mais um pouco de água e bater novamente;
  3. Caso achar necessário, adoçar com a colher de chá de mel. Servir-se imediatamente. 

Cuidados com o suco de batata doce – Será que a bebida faz mal?  

Vale alertar que o suco não deve ser preparado com a batata doce crua. O vegetal (cru) possui substâncias tóxicas para o organismo humano, especialmente as chamadas solanina e chaconina.

Quando esses compostos são consumidos em quantidades muito elevadas, podem provocar alterações gastrointestinais, especialmente a diarreia.

Depois de cozinhar a batata doce, o ideal é aguardar que o vegetal esfrie antes de levá-lo para bater com outros ingredientes.

Atenção  

É importante tomar o suco de batata doce imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência. 

Por isso, quando não for possível tomar o suco de batate doce na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Para aproveitar o máximo do valor nutricional, o melhor é preparar o suco com alimentos frescos.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já experimentou o suco de batata doce e já conhecia os benefícios associados à bebida? Se não, tem curiosidade de experimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

24 comentários em “6 Benefícios do Suco de Batata Doce – Como Fazer e Dicas”

  1. Olá bom dia ao fazer o suco de batata doce posso tomar em que horário melhor prá se tomar o suco de batata doce pela manhã em jejum ou a noite me dê uma orientação por favor já não aguento mais esse refluxo no estômago não consigo dormir a noite por causa disso

  2. Estava com refluxo e o ácido do estômago me fez tossi muito e tomei 28 dias omeprazol não adiantou fiz o suco de batata doce crua que maravilha de suco o meu estômago e barriga estava enorme agora estou tomando todos os dias

  3. Eu deixei de tomar o omeprazol a 2 meses, só com a farinha da batata doce.Descasca a batata, bate no liquificador com 300 ml de água filtrada.Coe num guardanapo e deixa o liquido descansar por 1 hora.Depois jogue a água q fica por cima da farinha.Deixe secar bem.Depois raspe bem a farinha e coloque num vidro bem fechado e vai tomando uma colher de chá ,com meio copo de água ,3 vezes ao dia.Tomo em jejum, antes do almoço e jantar.Tem videos no yootube .

  4. Comecei hoje a tomar o suco de batata doce crua, tenho gastrite é também gostaria de ganhar maça, costumo também comer ela cozida com leite

  5. Para quem for tomar o suco cru, pode acrescentar um pequeno pedaço de gengibre para bater junto coma babata…(leiam sobre as propriedades do genbibre).

      • Posso fazer o suco de batata doce com água e depois de quantas horas tomar o suco é necessário que cozinhe a batata doce primeiro antes de fazer

  6. Gostaria de saber se é melhor o suco de batata doce crua ou cozida para o estômago , quero parar de tomar o omeprazol

    • Bom dia eu tb so tomo em jejum e bato a batata doce crua com couve crua tb pq falaram que ela cozida tira a vitamina pois agora tb estou em duvida como fazer esse suco ?

  7. Boa noite,
    Pelo que eu percebi,da para consumir a batata sólida mesmo,porque para transformar em suco não faz muita diferença….

    • Boa tarde,
      Preciso que esse suco funcione como o omeprazol. Uns diz que o melhor é fazer com batata crua, outros com cozida. Estou com essa dúvida e gostaria que me esclarecesse. Posso acrescentar gengibre, laranja e outras frutas no suco? Só funciona como proteção do estômago toma-lo em jejum?

    • Minha mãe toma 10 comprimidos por dias :Centralina. elíquis dia e noite -.pluran.dia-sivastatina tarde .-atenol. Dia e noite-besilato de alodipino dia e noite.-aradois dia e noite
      Tomava também Omeprazol dia. Tirei o Omeprazol e todos os dias toma em jejum o suco da batata doce sendo o corte de dois dedos em rodela batata média descascada batida no liquidificador com 200ml de água. Gostaria saber se é mais saudável que o Omeprazol e se não faz mal. Já faz 3 meses que ela faz o uso diário.