8 Benefícios do Suco de Toranja – Como Fazer, Receitas e Dicas

A toranja é uma fruta alaranjada, bem parecida com a laranja e que é provavelmente originária da Jamaica. Ela pode ser utilizada em receitas de doces, bolos, flans, tortas, geleias e compotas, por exemplo.

Entretanto, vamos falar a respeito do suco de toranja, que é a bebida feita a partir da fruta, e vamos conhecer alguns benefícios associadas a ele, assim como aprender receitas da bebida.

8 benefícios do suco de toranja 

Vamos conhecer agora por que o suco de toranja pode ajudar sua saúde. Acompanhe a seguir os principais benefícios da bebida:

1. Fonte de nutrientes

A toranja é composta por uma série de nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do organismo humano como carboidratos, potássio, magnésio, zinco, cobre, ferro, vitamina A, vitamina B1, vitamina B9 e vitamina C.

2. Auxílio ao sistema imunológico

O suco de toranja pode contribuir com o sistema imunológico graças ao fato da fruta ser rica em vitamina C, um nutriente que possui propriedades antioxidantes que colaboram com a proteção das células contra a ação prejudicial de vírus e bactérias.

Além disso, a fruta também é composta pela vitamina A, que já mostrou-se útil para ajudar a proteger contra a inflamação. O alimento também possui nutrientes como vitaminas do complexo B, zinco, ferro e cobre, mesmo que em quantidades pequenas, que trabalham juntos no corpo humano em prol da promoção da funcionalidade do sistema imunológico.

3. Fornece vitamina C

Já que falamos na vitamina C, vale a pena destacar mais o nutriente na composição da toranja, visto que uma porção de 100 g da fruta possui mais de 30 mg da vitamina. Além do sistema imunológico, o composto ajuda em diversos outros aspectos do organismo.

Conforme o Centro Médico da Universidade de Maryland nos Estados Unidos, a vitamina também é importante para o crescimento e reparação de tecidos em todo o corpo e ajuda na produção do colágeno, uma proteína utilizada para formar a pele, a cartilagem, os tendões, os ligamentos e os vasos sanguíneos.

O nutriente também é necessário para o processo de cura de feridas e para a reparação e manutenção dos ossos e dentes. Isso sem contar que como um antioxidante, o nutriente combate a ação dos maléficos radicais livres, que contribuem com o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças como problemas no coração e artrite.

4. Saúde do coração 

O consumo do suco de toranja está associado ao auxílio da saúde do coração por conta da diminuição de fatores de risco para problemas no coração como pressão alta e colesterol.

Uma pesquisa feita por um cientista dos Estados Unidos ao lado de seus colegas e divulgada no ano de 2012 mostrou que pessoas que consumiram a toranja três vezes ao dia ao longo de seis semanas experimentaram uma redução na pressão arterial e melhorias nos seus níveis totais de colesterol e suas taxas do colesterol ruim, também conhecido como LDL.

Acredita-se que o efeito tenha sido observado por conta dos teores de potássio, cujo aporte adequado está associado à redução da pressão arterial, e de fibras, cujo consumo elevado é conhecido por diminuir a pressão e os níveis de colesterol.

No entanto, precisamos nos atentar para o fato de que a pesquisa foi feita com a fruta, e não com o suco de toranja. Quando uma fruta é processada ou o suco é coado, ocorre uma perda de fibras, o que ocasiona uma diminuição também nos benefícios associados a fruta utilizada no preparo da bebida.

5. Fonte de antioxidantes – Contra o envelhecimento precoce

Além da vitamina C, a toranja também fornece outros antioxidantes que combatem a ação dos chamados radicais livres, compostos prejudiciais ao corpo que estão associados ao desenvolvimento de doenças como câncer e ao envelhecimento precoce.

A fruta também oferece o betacaroteno, que é convertido em vitamina A no organismo e pode ajudar a diminuir as chances de surgimento de problemas crônicos como doença no coração e câncer e distúrbios dos olhos como a degeneração macular.

O alimento também traz o licopeno, que é conhecido por prevenir o desenvolvimento de algumas formas de câncer, em especial o de próstata, e as flavononas, dotadas de propriedades anti-inflamatórias e associadas a redução da pressão arterial e diminuição dos níveis de colesterol.

6. Hidratação

A toranja é rica em água – 88% de seu peso total corresponde ao líquido e existem praticamente 118 ml de água em uma unidade média da fruta. Isso é bastante útil manter a hidratação ao longo do dia, principalmente para as pessoas que não gostam tanto de tomar água durante o dia, porém, aceitam saborear bebidas como o suco de toranja.

7. Perda de peso

Tomar suco de toranja cerca de 20 minutos antes de uma refeição pode ser útil para quem deseja emagrecer, segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Vanderbilt, dos Estados Unidos.

Durante o experimento, 85 participantes seguiram uma dieta de baixo teor calórico durante duas semanas. Então, as mesmas pessoas continuaram com o programa alimentar, porém, passaram a consumir suco de toranja, água ou metade de uma toranja antes de suas refeições pelas próximas 12 semanas.

O resultado? Quando esse lanchinho antes das refeições foi incluso na dieta, eles consumiram naturalmente de 20 a 29% menos calorias, ao mesmo tempo em que relataram não terem sentido uma fome maior.

O suco, a água e a fruta diminuíram o apetite dos participantes, logo, eles comeram menos, o que é útil para quem deseja emagrecer, não é mesmo? Entretanto, vale ressaltar que não foram exibidas propriedades referentes à queima de gordura no suco de toranja. Logo, sua contribuição não é maior do que qualquer outro lanche líquido ou de baixa caloria que venha a ser feito antes de uma refeição.

8. Controle dos níveis de insulina

Em um outro estudo, publicado no ano de 2006 no Journal Of Medicinal Food (Jornal de Comida Medicinal, tradução livre), os participantes que tomaram em torno de 230 ml de suco de toranja por dia antes de uma refeição, três vezes ao dia, perderam aproximadamente 1,5 kg ao longo de 12 semanas, mesmo que não tenham recebido a prescrição de seguir uma dieta de baixo teor calórico.

As pessoas que consumiram metade de uma toranja tiveram uma perda de peso similar à desses participantes. Os pesquisadores não têm certeza a respeito do motivo do ocorrido, mas acredita-se que isso possa ter a ver com os efeitos da fruta em relação à insulina.

Isso porque os participantes com síndrome metabólica que consumiram a toranja ou o suco de toranja antes das refeições também registraram uma redução nos seus níveis de insulina, além da melhoria da resistência ao hormônio, algo que pode estar associado à diabetes.

Quando uma pessoa tem resistência à insulina, ela pode sentir-se cansada, inchada e ter desejos por açúcar e carboidratos refinados.

O pâncreas é quem produz naturalmente a insulina. No entanto, quando uma pessoa consome carboidratos em excesso, justamente os cheios de açúcar e refinados, a produção do hormônio é maior do que o que o corpo consegue suportar.

O excesso de insulina no organismo faz com que o corpo armazene gorduras e quanto mais do hormônio circula pelo corpo, mais difícil é perder peso. 

Como fazer – Receitas de suco de toranja

1. Suco de toranja com cenoura e gengibre

Ingredientes: 

  • 2 toranjas picadinhas, sem a casca e a medula;
  • 5 cenouras descascadas e fatiadas;
  • 2,5 cm de gengibre fresco, descascado e picadinho.

Modo de preparo:

Passar as toranjas, as cenouras e o gengibre na máquina de sumos ou extrator de suco; Em seguida, mexer bem e servir-se imediatamente.

2. Suco de toranja com maçã e cenoura

Ingredientes: 

  • ½ toranja;
  • 1 maçã;
  • 3 cenouras médias descascadas.

Modo de preparo:

Descascar a toranja e cortar a maçã em quatro pedaços; Passar a toranja, a maçã e as cenouras no espremedor (juicer), de modo que o conteúdo caia diretamente em um copo ou jarra; Mexer bem o suco e servir-se imediatamente. 

Atenção: é importante tomar o suco de toranja natural imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência. Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Cuidados com a toranja 

Caso você esteja fazendo uso de qualquer tipo de medicamento, é fundamental conversar antes com o médico para verificar se o remédio em questão não pode interagir com a toranja. Existem cerca 85 medicamentos que podem interagir com o suco da fruta.

Entre eles: remédios para tratar o colesterol alto, agentes anticancerígenos, medicamentos psiquiátricos, imunossupressores (usados por quem fez transplante de órgão), remédios para Aids, pílulas anticoncepcionais e tratamentos com estrogênio.

Segundo o The New York Times, o que o suco de toranja provoca é o aumento da potência de um remédio, fazendo que uma quantidade maior da substância entre na corrente sanguínea, causando assim uma dosagem excessiva.

Como não existem informações suficientes acerca do uso da toranja por parte de mulheres grávidas ou que estejam amamentando, recomenda-se que, por segurança, elas evitem a fruta.

Também é preciso evitar o consumo excessivo de suco de toranja porque pesquisas já indicaram que mulheres que tomam cerca de 950 ml ou mais da bebida por dia têm um aumento de 25% a 30% nas chances de desenvolverem câncer de mama. São necessários mais estudos para confirmar essa conclusão, mas não custa nada moderar na ingestão do suco e precaver-se, não é mesmo?

Mulheres com doenças hormônio-sensíveis também devem evitar a toranja, já que o consumo elevado da fruta pode aumentar os níveis dos hormônios e elevar o risco de desenvolvimento dessas condições.

Você já experimentou o suco de toranja alguma vez? O que achou dos benefícios da bebida que separamos acima? Pretende aprender como fazer para aproveitar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário