A Dieta da Banana Verde – Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 30/12/2019

Comer banana verde pode melhorar o funcionamento do intestino, combater diabetes, diminuir o colesterol, combater a depressão, prevenir doenças cardiovasculares e muito mais. Ela é tão incrível que a dieta da banana verde chega a prometer a eliminação de até oito quilos somente no primeiro mês de realização. A seguir, você aprenderá como ela funciona, seu cardápio ideal e até como fazer biomassa de banana verde.

Os benefícios da banana verde não se encerram nos citados acima. Como exemplo, podemos citar que 1 xícara de banana verde contém 3,6g de fibras. Ele ainda é uma ótima fonte de vitaminas e minerais como o potássio, cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B. Conheça 10 benefícios da banana verde, descubra para que ele serve e suas propriedades.

Para incluir todos os benefícios da banana verde na sua alimentação, é importante que você seja criativo. Principalmente para quem não cozinha apenas para si, agradar os paladares dos familiares pode ser um desafio. Para facilitar a sua vida, conheça 20 receitas com banana verde e surpreenda.

A banana verde é um produto de vida útil longa e que pode ser muito bem aproveitado. Ela é considerada um alimento funcional e prebiótico que pode ser utilizada no tratamento de algumas disfunções gastrointestinais, pode promover o controle da glicemia e muito mais. Conheça os 8 benefícios da biomassa de banana verde, aprenda como fazer e utilizá-la.

Existe um método de emagrecimento, supostamente criado no Japão, chamado dieta da banana matinal, que promete a eliminação de até 18 quilos. A dieta não é muito restritiva, determina que quatro bananas sejam ingeridas no café da manhã, acompanhadas de dois copos de água morna ou chá e veta o consumo de bebidas alcoólicas, doces muito calóricos e alimentos derivados do leite.

Pois bem, se os japoneses possuem a dieta da banana matinal, nós brasileiros temos a dieta da banana verde. Foi baseando-se neste regime japonês que pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) chegaram à conclusão, por meio de um estudo, que a banana verde pode contribuir com a eliminação de peso.

Durante a pesquisa, 65 mulheres com idade entre 50 e 65 anos que sofriam com problemas como inchaço, prisão de ventre e gases passaram a ingerir a inulina, uma substância encontrada na banana verde. Juntamente com hábitos alimentares saudáveis, ela se mostrou eficiente não somente para aliviar os sintomas, como também para a perda de peso e a redução de taxas de colesterol.

Como funciona 

A dieta da banana verde promete a eliminação de até oito quilos somente no primeiro mês de realização. Vale ressaltar que é uma promessa ousada.

Entretanto, não é a simples ingestão do alimento em sua forma natural que ajuda a emagrecer, mas sim o consumo de uma pasta que não é muito difícil de ser preparada, também chamada de biomassa de banana verde. Confira a receita a seguir:

Receita de biomassa de banana verde 

Ingredientes:

  • Três bananas verdes;
  • Água.

Modo de preparo:

Colocar um litro de água para ferver em uma panela e acrescentar três bananas verdes e deixar cozinhando durante 15 a 20 minutos. Retirar a casca e adicionar uma xícara e meia de água filtrada. Após basta bater no liquidificador que a pasta estará pronta.

A pasta deve ser incluída no cardápio de todos os dias. Uma sugestão é que sejam consumidas duas colheres enquanto a pessoa ainda estiver em jejum e mais duas outras colheres antes de dormir.

Também é possível misturar a biomassa com outras receitas. Mas atenção! Para que a dieta da banana verde seja eficiente é necessário manter uma alimentação saudável e acrescentar a pasta em comidas mais calóricas como tortas e bolos irá atrapalhar o processo de perda de peso. Cada 100 g de banana verde correspondem a 122 calorias. 

Cardápio da dieta de banana verde

Além de ingerir duas colheres da biomassa ao acordar e mais duas antes de dormir, quem estiver realizando a dieta da banana verde ainda pode seguir um cardápio com alimentação saudável para obter resultados melhores. Vamos mostrar um exemplo de cardápio para um dia.

– Café da manhã

Ingerir duas colheres de sopa da biomassa de banana verde, duas fatias de pão integral light, uma fatia fina de queijo minas light, 200 ml de copo de leite desnatado com uma colher de sopa de achocolatado light. No intervalo entre o café de manhã e o almoço, consumir uma porção de fruta.

– Almoço

Durante o almoço, a dica é preparar um prato de sobremesa com uma salada de folhas e legumes crus, quatro colheres de sopa de arroz branco, duas colheres de sopa de feijão preto cozido e um filé de frango grelhado.

– Lanche

Na hora do lanche se alimentar com uma barra de cereais light sem chocolate.

– Jantar

Consumir um prato de sobremesa com salada e legumes crus, duas colheres de sopa de arroz branco cozido e uma porção de quibe assado.

– Ceia

Antes de dormir, tomar uma xícara de 200 ml de chá de ervas. Não se esquecer de ingerir mais duas colheres da pasta de banana verde.

Além da biomassa de banana verde, outra receita feita a partir da fruta pode ser incluída na receita do suco nutritivo de banana verde. Confira:

Ingredientes:

  • 300 ml de água;
  • Duas colheres de sopa de biomassa de banana verde;
  • Uma maça em pedaços;
  • Uma folha de couve.

Modo de preparo: 

Escaldar a folha de couve. Depois que ela tiver esfriado, picar. Juntar com os outros ingredientes e bater até obter uma substância cremosa.

Outros benefícios da banana verde 

Além de ser ingrediente principal da pasta que contribui com o emagrecimento, a banana verde também oferece diversos outros benefícios à saúde.

Um desses benefícios é que ela possui menor teor de açúcar, se comparada com outros tipos de banana. Além disso, a presença do chamado amido resistente pode ajudar tanto na prevenção como na regulação do diabetes.

A banana verde ainda é uma das maiores fontes de vitamina B6, que é importante para reações químicas envolvendo carboidratos e para o metabolismo de proteínas. Essa vitamina ainda é benéfica para a manutenção do peso e auxilia a produção de hemoglobina, que é responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões, para as células, tecidos e outro órgãos do corpo.

A vitamina B6 também auxilia a controlar os níveis de açúcar no sangue. Uma porção de bananas verdes cozidas proporciona sozinha aproximadamente 40% da quantidade necessária de vitamina B6 por dia ao corpo humano.

A fruta também é rica em vitamina C, que é um poderoso antioxidante, reduz sintomas de gripes e resfriados, traz benefícios a pessoas com estresse, combate o envelhecimento da pele, aumenta a absorção de ferro, faz bem para os olhos e até reduz o risco de derrames.

Vale ressaltar que uma dieta pobre em vitamina C pode tornar o organismo mais vulnerável a diversos tipos de infecções e causar o escorbuto, problema que pode ocasionar anemia, dificuldade na cicatrização de feridas e doenças na gengiva.

O potássio é outra substância que faz parte da composição da dieta da banana verde. Este mineral desempenha papel importante em funções vitais, regula o teor de água nas células, além de ser fundamental para o movimento do miocárdio e ativar sistemas de enzimas.

Ela também é importante para a saúde dos ossos, para o funcionamento adequado do coração, dos músculos e do sistema nervoso. Uma medida das frutas cozidas, tem 531 mg de potássio.

Justamente por ser uma ótima fonte de fibras é que a fruta é importante para o emagrecimento. Isso porque as fibras além de reduzirem o risco de diabetes e problemas no coração, oferecem uma sensação de saciedade ao organismo humano.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar da dieta da banana verde? Acredita que ela pode realmente funcionar para você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votos, média: 4,23 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “A Dieta da Banana Verde – Como Funciona, Cardápio e Dicas”

  1. Conheci nessa semana… e estou comendo como antepasto… tempero com salsinha, azeite (bastante) e molho de pimenta… fica ótimo…

  2. Tenho feito a biomassa já há alguma tempo. Uso em varias preparações alimentares. Quanto a dieta sugerida acima, não acho que seja boa. Pouca salada e muito arroz com feijão.

  3. Além da biomassa de banana verde, outra receita feita a partir da fruta pode ser incluída na receita do suco nutritivo de banana verde. Confira:
    Ingredientes:
    300 ml de água;
    Duas colheres de sopa de biomassa de banana verde;
    Uma maça em pedaços;
    Uma folha de couve.
    Modo de preparo:
    Escaldar a folha de couve. Depois que ela tiver esfriado, picar. Juntar com os outros ingredientes e bater até obter uma substância cremosa.

    tá e depois que fica cremosa, o que fazemos com isso????
    bebemos? pensei que era suco,
    e outro tipo de pasta como opção?