Benefícios da Couve – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 21/08/2020

Rica em vitamina K, ajuda no combate ao colesterol e é aliada do sono e bom humor: conheça os benefícios da couve e como usar!

A couve possui fitonutrientes carotenoides como a luteína e ácido alfa lipóico. A luteína é um protetor de visão que ajuda a prevenir a degeneração das células da visão e a catarata macular relacionada à idade. O ácido alfa lipóico é também um antioxidante e ajuda a regenerar as vitaminas C e E no corpo.

Uma xícara de couve cozida ainda fornece doses de fibras, cálcio, ferro, magnésio, vitamina A, vitamina B6 e vitamina C, ao mesmo tempo em que apresenta somente 63 calorias. No combate à gordura, a couve oferece sabor, poucas calorias, saciedade ao estômago e nutrientes em abundância.

Para que serve a couve?

Estudos e análises têm indicado quais são os benefícios da couve. Conheça para que serve o vegetal:

  • Aliada no combate ao colesterol;
  • Rica em vitamina K, é benéfica para os ossos, o sistema nervoso e a coagulação do sangue;
  • Auxílio à prevenção do câncer;
  • Opção para a dieta do diabético, ajuda no combate à doença;
  • Auxílio à digestão por ser rica em fibras;
  • Ajuda na saúde da pele e dos cabelos;
  • Aliada do sono e do bom humor;
  • Auxílio à formação do feto por conta do ácido fólico.

Benefícios da couve: saiba como usar!

A couve pode ser um acompanhamento versátil e saboroso, tradicionalmente servida tanto crua como refogada para acompanhar os mais diferentes pratos.

No verão, corte a couve bem fininha, tempere com limão e azeite de oliva e sirva refogada com cebola e alho em uma salada refrescante. Adicione tomates ou laranja cortada para dar ainda mais sabor e confira outras receitas de salada de couve.

Adicione couve picada nas sopas para dar mais sabor. Acrescente também a couve ao molho de tomate para dar a ele nutrientes essenciais. Veja algumas receitas de couve refogada light para acompanhar seus pratos principais. Combine a couve cozida com tomates frescos e pimenta e use a mistura como um molho nutritivo para acompanhar carne de porco ou frango grelhado.

Aprenda ainda a fazer suco detox com couve para o seu dia a dia e outras receitas de chips de couve light para dar uma variada na sua dieta.

Dicas de compra, armazenamento e preparação

Para obter os benefícios da couve, é bom saber aproveitá-la da melhor forma. Ao comprar couve, escolha as folhas bem verdes, firmes e lisas. As folhas pequenas e mais jovens tendem a ter sabor mais suave e menos amargo. As folhas murchas também tendem a ser mais amargas.

  • Na hora de comprar: Escolha as folhas bem verdes, firmes e lisas. As folhas pequenas e mais jovens tendem a ter sabor mais suave e menos amargo. As folhas murchas também tendem a ser mais amargas;
  • Armazenamento: As folhas podem ser armazenadas de três a cinco dias e preservam melhor as suas propriedades quando envolvidas em uma toalha de papel úmida e colocadas em um saco de plástico hermeticamente fechado. Certifique-se de lavar bem as folhas para retirar resquícios de terra e eventuais fungos;
  • Preparação: Cozinhe a couve em uma pequena quantidade de água por pouco tempo para preservar o seu teor de vitamina C. Para evitar que o vegetal amarele, mantenha a panela fechada enquanto cozinha. Aproveite o líquido nutritivo do cozimento para fazer ensopados ou adicione ao cozimento do arroz. Para preservar os nutrientes da couve, não a cozinhe demais para que não fique mole e sem brilho. Quando corretamente preparada, a couve pode ser muito saborosa.

Quer saber mais sobre os benefícios da couve? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a verdura pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios da couve? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-la mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (152 votos, média: 4,22 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

47 comentários em “Benefícios da Couve – Para Que Serve e Como Usar!”

    • Antonio adoro couves sempre comi couve desde criança hoje com sessenta anos de idade gostei muito de saber suas utilidades

  1. Estava com problemas de gastrite. Comecei a comer, todos os dias, 1 folha de Couve crua, durante 30 dias. CUROU A GASTRITE. Excelente vegetal…

  2. Sofro de prisão de ventre e ando sempre com a barriga inchada, já fiz uma colonoscopia e está tudo bem, será que eu posso fazer um suco de couve com hortelã e quantas vezes eu posso beber, para que os meus intestinos funcionem regularmente. Obrigada pela atenção que me possam dispensar

      • Bom dia tomo remédio pra pressão alta,e pra anciedade , e depressão.
        Mas não quero ficar dependente. Tomando o suco da couve , e comendo a couve Folha cruas ou no vapor.
        Eu posso e tirando os medicamentos ao pouco. Quando estiver me sentindo melhor. E meus exames estiver normal. Obrigada pela matéria.

        • Você pode estar tendo também algum tipo de intolerância a alguns alimentos. Procure aumentar a quantidade de vegetais na sua dieta e reduzir alimentos de origem animal (especialmente carne vermelha e leite).

  3. Eu sofria com gastrite crônica e refluxo, depois que passei a tomar o suco da couve em jejum, para minha surpresa e alegria, meu último exame de endoscopia teve um resultado normal. Estou muito bem, graças a Deus. Mas, vou aumentar a ingestão dessa folha maravilhosa. Obrigada pela matéria, enriquecedora e muito informática.

  4. Estou tomando em jejum, a couve batida no liquidificador com água, sinto dores no estômago e me aconselharam que é muito bom.gostaria de saber se é saudável tomar somente desta maneira.

  5. Há um mês tô tomando em jejum o suco de couve com limão ,eu pesava 106 kilos, estou com 90 kilos, muito satisfeito

  6. Estas informações , beneficiam, a todos os que buscam encontrar fontes de nutrientes, para turbinar a nossa saude
    Hoje bombardeada, por alimentos processados lotados de químicas conservadoras e outros bichos …
    E aprovados devido a correria , do cotidiano.
    Com esta edição ,confirmamos o que invaginamos sobre esta benção da Mãe natureza, Que Permite de uma Maneira simples apoiar e complementar nossa Dieta .
    Parabens a Pagina e seus editores .
    Mestry Badahra
    mestrybadahra@gmail.com

  7. Já estamos tomando a 2 semana suco de couve para fortalecimento do organismo contra febre amarela
    Minha esposa tem imunológico muito baixo por isso não pode tomar este vírus da febre amarela graças a Deus ! agora oresultsdados estão sendo os melhores da trabalho no preparo diário mais esta valendo a pena ela não esta ficando facilmente resfriada parabéns pela matéria.
    receita:
    2 folhas de couve bem lavadas, 2 limão descascados,gengibre a gosto e mel um copo de água bater tudo líquidificador coe e tome um copo por dia hum? saboroso saudável como folha da árvore da vida kkk tome com fé seja feliz!

  8. Graças a Deus,resolvido meu problema! Não brigarei mais com meu filho porque ele ira comer couve todos os dias, já que não come nenhum tipo de carne e não gosta de feijão.
    Deixaremos de brigar na hora das refeições

  9. Eu já adoro a couve e agora sabendo de todos esses benefícios dela incluirei muito mais esse vegetal na minha alimentação. É muito gostosa de todas as formas.

  10. Muitos benefícios…comerei mais couve e feliz de saber que estarei fazendo tão bem ao meu organismo…amo alinentar- me corretamente, pois creio ser o alimento o melhor remédio