Benefícios da fruta jambolão – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 27/05/2021

Você gosta de frutas exóticas? Então, você vai gostar de conhecer o jambolão, que também é conhecido como jamelão, jalão, azeitona-do-nordeste, cereja, ameixa-roxa, jambuí e guapê. Ele é originário da China, da Indonésia e das Antilhas.

  Continua Depois da Publicidade  

O jambolão é produzido por uma árvore que pode chegar a atingir os 10 metros. A fruta tem uma única semente que é grande, pelo menos em comparação ao seu tamanho, e vem envolvida pela polpa carnosa do alimento.

Ele pode ser consumido in natura, mas também pode aparecer em receitas como compotas, licores, vinhos, vinagre, geléias, geleias, tortas e doces.

Para que serve – 5 benefícios do jambolão

1. As propriedades nutricionais do jambolão

Fruta jambolão

Com 41 calorias em uma porção de 100 gramas, o jambolão apresenta doses de nutrientes como fibras, fósforo, vitamina B1 e vitamina C.

2. Fonte de vitamina C

A vitamina presente em maior abundância no jambolão é a vitamina C. O nutriente é necessário para o crescimento e a reparação de tecidos. Além disso, produz uma proteína empregada na formação dos tendões, ligamentos, pele e vasos sanguíneos.

Como se não bastasse, a vitamina C trabalha no processo de cura de feridas e formação de tecido de cicatrização, na absorção de ferro e na manutenção dos ossos, cartilagem e dentes.

A vitamina C também é classificada como um antioxidante, ou seja, uma substância que pode atrasar ou prevenir alguns tipos de danos celulares e que bloqueia parte dos danos provocados pelos radicais livres.

Os radicais livres são compostos que podem estar associados ao envelhecimento e contribuir com o desenvolvimento de problemas de saúde como doença no coração, câncer e artrite.

3. Fonte de fósforo

Já o fósforo é o principal mineral presente na composição do jambolão. É importante fornecer o nutriente ao organismo porque ele exerce um papel importante no uso de carboidratos e gorduras por parte do organismo.

Ao mesmo tempo, o fósforo é necessário para a produção de proteínas que atuam no crescimento, manutenção e reparação das células e tecidos do corpo humano.

  Continua Depois da Publicidade  

O mineral também contribui com a produção de ATP (adenosina trifosfato ou trifosfato de adenosina), molécula utilizada pelo organismo para armazenar energia.

Além disso, o nutriente ajuda com a função renal, as contrações musculares, a sinalização dos nervos e a normalidade dos batimentos cardíacos.

Entretanto, a principal atividade do fósforo envolve a formação de ossos e dentes, ainda que ele também trabalhe ao lado das vitaminas do complexo B.

4. Fonte de vitamina B1

Conforme o Regulamento Técnico Sobre a Ingestão Diária Recomendada (IDR) de Proteína, Vitaminas e Minerais de 2005 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um adulto deve consumir 1,2 mg diários de tiamina.

Este é outro nome pelo qual se chama a vitamina B1. Aliás, sabia que o jambolão pode ajudar o organismo a obter o nutriente? Isso porque uma porção de 100 gramas do alimento contém 0,17 mg de tiamina.

Essa vitamina do complexo B auxilia as células do organismo em sua tarefa de transformar os carboidratos em energia.

Isso é importante porque a principal função dos carboidratos é conceder energia para o corpo humano, principalmente para estruturas importantes como o cérebro e o sistema nervoso.

Como se não bastasse, a tiamina também atua na condução de sinais nervosos e nas contrações musculares. Ao mesmo tempo, ela é essencial para o metabolismo do piruvato.

  Continua Depois da Publicidade  

Conforme uma lição do PhD em físico-química Nicola McDougal, o piruvato é uma molécula importante para todas as células vivas. Ela faz parte de uma série de processos biológicos, é fundamental para a respiração celular, trabalha em seis vias metabólicas e está envolvida em vias de decomposição e síntese.

5. Fonte de fibras

Fibras do jambolão

Com seus 1,8 gramas de fibras em uma porção de 100 gramas, o jambolão pode não ser a fruta mais rica em fibras do Brasil. Mas, ele pode dar uma força em termos de fornecer o nutriente ao organismo.

Vale a pena lembrar ou ficar sabendo que as fibras auxiliam a digestão, contribuem com a prevenção da prisão de ventre e ajudam a promover sensação de saciedade, podendo assim ser úteis para o controle do peso corporal.

Vídeo

Falando nisso, que tal conhecer as frutas com mais fibras? Então, confira o vídeo da nossa nutricionista:

Fontes e referências adicionais

Você já experimentou o jambolão? Então, conte o que achou da fruta!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário