Benefícios da fruta jambolão – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 27/05/2021

Você gosta de frutas exóticas? Então, você vai gostar de conhecer o jambolão, que também é conhecido como jamelão, jalão, azeitona-do-nordeste, cereja, ameixa-roxa, jambuí e guapê. Ele é originário da China, da Indonésia e das Antilhas.

O jambolão é produzido por uma árvore que pode chegar a atingir os 10 metros. A fruta tem uma única semente que é grande, pelo menos em comparação ao seu tamanho, e vem envolvida pela polpa carnosa do alimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Ele pode ser consumido in natura, mas também pode aparecer em receitas como compotas, licores, vinhos, vinagre, geléias, geleias, tortas e doces.

Para que serve – 5 benefícios do jambolão

1. As propriedades nutricionais do jambolão

Fruta jambolão

Com 41 calorias em uma porção de 100 gramas, o jambolão apresenta doses de nutrientes como fibras, fósforo, vitamina B1 e vitamina C.

2. Fonte de vitamina C

A vitamina presente em maior abundância no jambolão é a vitamina C. O nutriente é necessário para o crescimento e a reparação de tecidos. Além disso, produz uma proteína empregada na formação dos tendões, ligamentos, pele e vasos sanguíneos.

Como se não bastasse, a vitamina C trabalha no processo de cura de feridas e formação de tecido de cicatrização, na absorção de ferro e na manutenção dos ossos, cartilagem e dentes.

A vitamina C também é classificada como um antioxidante, ou seja, uma substância que pode atrasar ou prevenir alguns tipos de danos celulares e que bloqueia parte dos danos provocados pelos radicais livres.

  Continua Depois da Publicidade  

Os radicais livres são compostos que podem estar associados ao envelhecimento e contribuir com o desenvolvimento de problemas de saúde como doença no coração, câncer e artrite.

3. Fonte de fósforo

Já o fósforo é o principal mineral presente na composição do jambolão. É importante fornecer o nutriente ao organismo porque ele exerce um papel importante no uso de carboidratos e gorduras por parte do organismo.

Ao mesmo tempo, o fósforo é necessário para a produção de proteínas que atuam no crescimento, manutenção e reparação das células e tecidos do corpo humano.

O mineral também contribui com a produção de ATP (adenosina trifosfato ou trifosfato de adenosina), molécula utilizada pelo organismo para armazenar energia.

Além disso, o nutriente ajuda com a função renal, as contrações musculares, a sinalização dos nervos e a normalidade dos batimentos cardíacos.

Entretanto, a principal atividade do fósforo envolve a formação de ossos e dentes, ainda que ele também trabalhe ao lado das vitaminas do complexo B.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Fonte de vitamina B1

Conforme o Regulamento Técnico Sobre a Ingestão Diária Recomendada (IDR) de Proteína, Vitaminas e Minerais de 2005 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um adulto deve consumir 1,2 mg diários de tiamina.

Este é outro nome pelo qual se chama a vitamina B1. Aliás, sabia que o jambolão pode ajudar o organismo a obter o nutriente? Isso porque uma porção de 100 gramas do alimento contém 0,17 mg de tiamina.

Essa vitamina do complexo B auxilia as células do organismo em sua tarefa de transformar os carboidratos em energia.

Isso é importante porque a principal função dos carboidratos é conceder energia para o corpo humano, principalmente para estruturas importantes como o cérebro e o sistema nervoso.

Como se não bastasse, a tiamina também atua na condução de sinais nervosos e nas contrações musculares. Ao mesmo tempo, ela é essencial para o metabolismo do piruvato.

Conforme uma lição do PhD em físico-química Nicola McDougal, o piruvato é uma molécula importante para todas as células vivas. Ela faz parte de uma série de processos biológicos, é fundamental para a respiração celular, trabalha em seis vias metabólicas e está envolvida em vias de decomposição e síntese.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Fonte de fibras

Fibras do jambolão

Com seus 1,8 gramas de fibras em uma porção de 100 gramas, o jambolão pode não ser a fruta mais rica em fibras do Brasil. Mas, ele pode dar uma força em termos de fornecer o nutriente ao organismo.

Vale a pena lembrar ou ficar sabendo que as fibras auxiliam a digestão, contribuem com a prevenção da prisão de ventre e ajudam a promover sensação de saciedade, podendo assim ser úteis para o controle do peso corporal.

Vídeo

Falando nisso, que tal conhecer as frutas com mais fibras? Então, confira o vídeo da nossa nutricionista:

Fontes e referências adicionais

Você já experimentou o jambolão? Então, conte o que achou da fruta!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário