Arroz tem carboidrato? Tipos, variações e dicas

Especialista da área:
atualizado em 09/03/2021

Os carboidratos são conhecidos como uma das principais fontes de energia para o organismo e estão presentes em grandes quantidades no arroz.

  Continua Depois da Publicidade  

E, justamente por ser uma fonte de energia tão importante, não é recomendável retirar totalmente este macronutriente da dieta sem a orientação de um profissional de saúde.

Entretanto, existem programas alimentares que se baseiam em refeições com restrição completa ou parcial da ingestão de carboidratos, seja por questões de saúde, ou com o objetivo de perder peso.

Por isso, vamos conhecer um pouco mais os carboidratos presentes no arroz, suas funções e tipos, além de descobrir quanto carboidrato tem em cada variedade de arroz.

O arroz

O arroz, ou Oryza sativa, é um dos grãos mais antigo do mundo, e é cultivado há cerca de 5 mil anos. Por isso, ele é cultivado e consumido em diversos países, principalmente na Ásia. Além disso, existem inúmeras variedades de arroz, com diferentes cores, texturas e sabores.

Mas, além de fazer parte da dieta de muitos de nós, o arroz também pode ser bastante nutritivo, dependendo o tipo e do preparo.

Os nutrientes encontrados nesse grão são muitos, e vão desde os micronutrientes, como vitaminas e minerais, até os macronutrientes, como os carboidratos, que são abundantes no alimento.

Eles são encontrados na composição do arroz majoritariamente na forma de amido, contabilizando até 90% do seu peso seco total e a 87% da quantidade total de calorias do alimento.

arroz integral e arroz polido
Arroz polido e arroz integral

Os carboidratos

Os carboidratos são a principal fonte de energia da nossa alimentação, e combustível para diversos processos que acontecem no organismo.

Mas o seu excesso pode causar o acúmulo de gorduras, que são produzidas pelo nosso corpo para fornecer a energia extra que consumimos durante o dia.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, o consumo de carboidratos, apesar de essencial, deve ser feito com cautela, para evitar excessos.

1. Carboidratos simples

Os carboidratos simples são aqueles que o organismo consegue digerir e absorver com mais facilidade, e por isso possuem um índice glicêmico maior.

As principais fontes de carboidratos simples são:

O arroz também possui esse tipo de carboidrato, principalmente os que não são integrais, como o arroz branco e o parboilizado.

2. Carboidratos complexos

Já os carboidratos complexos são digeridos com mais dificuldade pelo organismo, e por isso não causam muitas alterações na glicemia.

Algumas das fontes desse tipo de carboidrato são:

arroz selvagem
Arroz selvagem

Carboidratos em cada tipo de arroz

O arroz é rico em carboidratos, tanto do tipo simples quanto do complexo. As versões integrais tem mais proporção de carboidratos complexos, ao passo que quanto mais refinado ele é, maior a quantidade de carboidratos simples.

Então, vamos descobrir agora a quantidade desse nutriente em cada tipo de arroz e nas diferentes formas de preparar este alimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Tipo de arrozCarboidratos em 100 g
Biscoito de arroz81,5 g
Arroz parboilizado polido Tio João, cru80 g
Arroz parboilizado Camil, cru78 g
Arroz integral, cru76,4 g
Arroz parboilizado tipo 1 Urbano, cru72 g
Bolinho de arroz frito, s/ sal46,7
Arroz, polido, cozido, s/ sal e óleo30,0 g
Macarrão de arroz, cozido, s/ óleo, s/ sal23,9 g
Arroz, integral, cozido, s/ sal e óleo23,5 g
Arroz selvagem cozido, s/ óleo, s/ sal21,3 g
Arroz de forno, c/ arroz polido, s/ sal22,0 g
Arroz de forno, c/ arroz integral, s/ sal18,2 g
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Mas o carboidrato não é o único nutriente que deve ser levado em conta quando for escolher o tipo de arroz.

As fibras, por exemplo, influenciam bastante na velocidade de absorção dos carboidratos, e algumas variedades de arroz contém quantidades maiores de proteínas.

Dicas e cuidados

  • A quantidade de carboidratos pode variar bastante, a depender da forma de preparo e dos acompanhamentos usados nas receitas;
  • Sempre que possível, prefira as versões integrais do arroz, que contém mais fibras e carboidratos complexos;
  • Ao comprar o seu arroz, sempre cheque a tabela nutricional na embalagem para saber quantos gramas de carboidratos ele contém, uma vez que os valores podem variar de produto para produto.

Você já imaginava que o arroz tem carboidrato, certo? Que tipo de arroz consome com maior frequência? Pretende evitar ou excluir da dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Arroz tem carboidrato? Tipos, variações e dicas”