Arroz Tem Carboidrato? Tipos, Variações e Dicas

Os carboidratos são conhecidos como uma das principais fontes de energia para o organismo e também são importantes para a função cerebral.

Entretanto, existem programas alimentares que se baseiam em refeições com restrição ou no controle da ingestão de carboidratos, seja por questões de saúde, seja com o objetivo de perder peso.

Para quem segue esses métodos – decisão que deve ser tomada depois de uma boa conversa com um nutricionista e até um médico –, é importante conhecer quais alimentos têm carboidratos e qual a quantidade do nutriente que eles apresentam.

Por exemplo, o arroz tem carboidrato?

Sim, o arroz tem carboidrato. Na realidade, o alimento é composto principalmente de carboidratos.

Eles são encontrados na composição do arroz majoritariamente na forma de amido, contabilizando até 90% do seu peso seco total e a 87% quantidade total de calorias do alimento.

O amido é a forma mais comum de carboidratos nos alimentos e é constituída de longas cadeias de glicose, conhecidas como amilose e amilopectina.

Agora que já sabemos que o arroz tem carboidratos, vamos conferir na lista a seguir as quantidades – em gramas – do nutriente que podem ser encontradas em diferentes tipos e porções de arroz. Dá só uma conferida:

1. Arroz branco cozido (grão curto)

Uma porção com 100 g de arroz branco de grão curto cozido apresenta 28,73 g de carboidratos, enquanto uma xícara do alimento é composta por 53,44 g de carboidratos.

Com base nesses valores, é possível calcular que uma porção com 30 g deste tipo de arroz contém aproximadamente 8,5 g de carboidratos.

2. Arroz branco cozido (grão médio)

Por sua vez, o arroz branco de grão médio cozido possui 28,59 g de carboidratos em uma porção de 100 g e 53,18 g do nutriente em uma porção correspondente a uma xícara.

A partir desses números, calculamos que uma porção de 30 g do alimento é composta por cerca de 8,5 g de carboidratos.

3. Arroz branco cozido (grão longo)

Ainda de acordo com o que encontramos, 100 g do arroz branco de grão longo cozido carregam 28,17 g de carboidratos. Ao mesmo tempo, uma xícara do alimento apresenta 44,51 g de carboidratos.

Baseando-se nesses valores, calcula-se que uma porção com 30 g deste tipo de arroz contém aproximadamente 8,5 g de carboidratos.

4. Arroz frito

O arroz frito carrega 21,06 g de carboidratos em uma porção de 100 g. Por sua vez, uma porção correspondente a uma xícara do alimento é composta por 41,7 g de carboidratos.

A partir desses valores, calculamos que uma porção com 30 g de arroz frito apresenta em torno de 6,3 g de carboidratos.

5. Arroz integral cozido (grão médio)

Uma porção de 100 g do arroz integral de grão médio cozido possui 23,51 g de carboidratos, ao mesmo tempo em que uma porção correspondente a uma xícara do alimento apresenta 45,84 g de carboidratos.

Baseando-se nessas quantidades, calcula-se que uma porção com 30 g deste arroz integral cozido é composta por aproximadamente 7 g de carboidratos.

6. Arroz integral cozido (grão longo)

Já 100 g do arroz integral de grão longo cozido contêm 22,96 g de carboidratos, enquanto uma porção equivalente a uma xícara do alimento apresenta 44,77 g de carboidratos.

Em cima desses valores, calcula-se que uma porção com 30 g deste arroz integral cozido carrega aproximadamente 7 g de carboidratos.

7. Arroz integral instantâneo

Cada porção de 100 g do arroz integral instantâneo fornece 22,78 g de carboidratos. Já uma porção correspondente a uma xícara do alimento cozido é composta por 48,29 g de carboidratos.

Com base nessas quantidades, calcula-se que uma porção com 30 g do arroz integral instantâneo carrega em torno de 6,8 g de carboidratos.

8. Arroz integral e selvagem

Uma porção com 100 g do arroz integral e selvagem apresenta 20,05 g de carboidratos. Uma porção equivalente a uma xícara do alimento cozido contém 30,08 g de carboidratos.

Esses valores nos permitem calcular que uma porção de 30 g do arroz integral e selvagem é composta por aproximadamente 6 g de carboidratos.

9. Arroz parboilizado Camil

O arroz parboilizado da marca Camil possui 78 g de carboidratos a cada porção de 100 g e 156 g de carboidratos em uma porção equivalente a uma xícara.

Com base nesses números, calcula-se que uma porção de 30 g do produto apresenta 23,4 g de carboidratos.

10. Arroz parboilizado polido Tio João

O arroz parboilizado polido da marca Tio João também é composto por 78 g de carboidratos a cada 100 g, 156 g de carboidratos a cada porção correspondente a uma xícara e 23,4 g de carboidratos em uma porção de 30 g.

11. Arroz parboilizado tipo 1 Urbano

Já o arroz parboilizado tipo 1 da marca Urbano contém 76 g de carboidratos em uma porção de 100 g e 152 g de carboidratos em uma porção equivalente a uma xícara.

Baseando-se nessas quantidades, calcula-se que uma porção com 30 g do produto apresenta 22,8 g de carboidratos.

12. Arroz branco parboilizado cozido

Uma xícara com 158 g do arroz branco parboilizado cozido apresenta 41,2 g de carboidratos.

Com isso, calculamos de 100 g do alimento tragam aproximadamente 26 g de carboidratos e que 30 g do arroz branco parboilizado cozido carregam em torno de 12,3 g de carboidratos.

13. Arroz selvagem cozido

100 g de arroz selvagem cozido carregam 21,34 g de carboidratos e que uma porção correspondente a uma xícara do alimento é composta por 35 g de carboidratos.

Com base nesses valores, a gente consegue calcular que uma porção de 30 g deste arroz selvagem cozido possui aproximadamente 6,5 g de carboidratos.

Atenção!

Não fizemos análises com os produtos acima para confirmar o seu teor de carboidratos, apenas replicamos os dados encontrados. Atente ainda para o fato de que em alguns produtos foram apresentados os valores referentes ao alimento cozido e em outros não houve essa especificação.

Ao comprar o seu arroz, sempre cheque a tabela nutricional na embalagem para saber quantos gramas de carboidratos ele contém, visto que todo tipo de arroz tem carboidrato, mas os valores podem variar de produto para produto.

Você já imaginava que o arroz tem carboidrato, certo? Que tipo de arroz consome com maior frequência? Pretende evitar ou excluir da dieta? Comente abaixo!

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