Ovo de Codorna – Benefícios, como usar e receitas!

Especialista:
atualizado em 03/10/2020

Equilíbrio do colesterol, melhora do metabolismo e fortalecimento do sistema imunológico: conheça os benefícios do ovo de codorna e como usar!

Os ovos de codorna são, como o nome sugere, provenientes das codornas. Se tratam de ovos menores do que de outras aves e são muito consumidos no mundo todo e bastante populares na culinária brasileira.

Eles apresentam um valor nutricional de até três ou quatro vezes maior do que outros tipos de ovos, como os da galinha, por exemplo.

Os ovos de codorna são ótimos para a saúde porque apresentam propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias bem importantes para o organismo.

ovos de codorna
Ovos de codorna

Benefícios do Ovo de Codorna

Conheça a seguir os 8 benefícios principais associados ao consumo de ovo de codorna.

1. Contribui para a saúde dos ohos

O ovo de codorna é rico em vitamina A, que ajuda a proteger a visão devido às propriedades antioxidantes dessa vitamina, o que pode ajudar a reduzir problemas como a degeneração macular e a catarata.

2. Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol

Existem muitos ácidos graxos bons presentes no ovo de codorna, que ajudam na saúde do coração através do controle do colesterol. O colesterol do tipo HDL (colesterol bom), por exemplo, está presente em mais de 60% da gordura encontrada no ovo de codorna.

3. Pode estimular o crescimento

Da mesma forma que os ovos de galinha comuns, os ovos de codorna também fornecem altas quantidades de proteína à dieta, que é essencial em processos de desenvolvimento.

Principalmente nas crianças, a lisina presente no ovo desempenha um papel importante no desenvolvimento dos ossos. Dessa forma, a proteína presente nos ovos de codorna pode estimular um crescimento saudável e natural do corpo.

4. Pode ajudar a reduzir a pressão arterial

O ovo de codorna contém potássio e ácidos graxos, como por exemplo, o ácido docosahexaenóico, que ajudam a regular a pressão sanguínea e reduzem o risco de doenças cardíacas.

5. Ajuda a desintoxicar o organismo

Os aminoácidos do ovo de codorna são capazes de se ligar a toxinas e liberar essas substâncias do organismo. Além disso, há indícios também de que eles ajudam a diminuir o tamanho de pedras na bexiga e nos rins.

6. Tem ação antioxidante

As vitaminas C e A, presentes no ovo de codorna, atuam como antioxidantes, pois ajudam a neutralizar os radicais livres e proteger a saúde em geral.

Além disso também há estudos científicos que relatam que a presença do aminoácido leucina no ovo de codorna, pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e manter a insulina em níveis adequados, o que o torna um ótimo alimento consumo de diabéticos e pessoas com propensão à doença.

7. Pode ajudar nas alergias

Ovos de codorna são ricos em uma proteína chamada de ovomucóide que atua no organismo como um antialérgico natural.

8. Melhora a função cerebral

Os aminoácidos, a colina, a vitamina A e o alto nível protéico presentes no ovo de codorna ajudam a estimular a função cerebral e nutrir o sistema nervoso no cérebro para que ele mantenha seu bom funcionamento.

Outros benefícios do ovo de codorna

Além dos benefícios citados, também existem estudos que indicam que o ovo de codorna pode ser benéfico para:

  • Fortalecer o sistema imunológico: por conta de aminoácidos como a lisina e outros nutrientes;
  • Aumentar a energia e o metabolismo: o ovo de codorna é repleto de nutrientes, vitaminas e minerais;
  • Melhorar a saúde da pele e do cabelo: através da lisina que pode promover a produção de colágeno no corpo;
  • Ajudar no ganho de massa muscular magra: por conta do seu alto teor de proteínas.

Receitas com Ovo de Codorna

Confira a seguir, três receitas simples e rápidas para desfrutar dos benefícios do ovo de codorna na sua dieta.

salada com ovo de codorna
Salada com ovo de codorna

Salada com ovo de codorna

Modo de preparo

  1. Cozinhe os ovos como de costume e reserve-os.
  2. Enquanto esfriam, lave algumas folhas de salsinha e de outras hortaliças de sua preferência, e também reserve.
  3. Depois, descasque os ovos e corte-os na vertical.
  4. Em seguida, misture os ingredientes e tempere com azeite e sal a gosto.

Ovos de codorna empanados

Modo de preparo

  1. Cozinhe os ovos como de costume, retire as cascas e reserve-os.
  2. Prepare uma mistura de sua preferência para empanar os ovos. Sugestão: 1 gema batida com 1 colher de sopa de água e, em outro recipiente, farinha de rosca e uma pitada de sal.
  3. Passe cada um dos ovos nesse mistura. Primeiro na gema e depois na farinha de rosca.
  4. Em seguida, frite os ovinhos empanados no óleo quente.

Salada de vinagrete com ovo de codorna

Modo de preparo

  • Faça a vinagrete como de costume, tempere e reserve.
  • Adicione os ovos de codorna cozidos e cortados ao meio.
  • Em seguida, acerte a quantidade de sal e adicione salsinha a gosto.

Informação nutricional

Uma unidade de ovo de codorna (9 gramas) apresenta cerca de 14 kcal. A tabela nutricional abaixo mostra os valores nutricionais por 100 g de ovo de codorna cozido sem sal.

ComponentesQuantidade por 100 g
Energia156 kcal
Carboidrato1,16 g
Proteína13,1 g
Gorduras11,1 g
Fibra alimentar0 g
Gorduras saturadas7,78 g
Gorduras monoinsaturadas10,6 g
Gorduras poliinsaturadas2,36 g
Gordura trans0,1 g
Colesterol496 mg
Cálcio57,3 mg
Ferro3,35 mg
Sódio128 mg
Magnésio10,5 mg
Fósforo279 mg
Potássio78,7 mg
Zinco1,72 mg
Cobre0,04 mg
Selênio0,1 mcg
Vitamina A (RE)269 mcg
Vitamina A (RAE)268 mcg
Vitamina D1,4 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)1,08 mg
Tiamina0,09 mg
Riboflavina0,1 mg
Niacina0,77 mg
Vitamina B6tr mg
Vitamina B121,3 mcg
Equivalente de folato54,3 mcg
Fonte: Tabela brasileira de composição de alimentos (TBCA)
Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dos benefícios do ovo de codorna que listamos acima? Tem o costume de consumi-los de que forma? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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18 comentários em “Ovo de Codorna – Benefícios, como usar e receitas!”

  1. De agora em diante, irei, sempre q possível, consumir esse produto q é muitíssimo gostoso, por sinal…. Gostei da dica…

  2. As informações estão claras, gostei muito! obrigada
    E vou seguir a dieta com, no máximo 5 ovinhos por dia

  3. Parabéns por tantas informações de aproveito, sou ciclista e a 3 anos faço uma dieta de 5 duzias por semana de ovos de codorna, e até o momento só alcancei benefícios em todos os aspectos em se tratando de saúde e bem estar.

  4. Gostei muito das informações. Tenho que moderaro cconsumo. Sempre como mais de oito o vinhos por dia.

  5. Fico muito agradecido por essa informação sobre o ovo de godorna,pois além de eu poder prevenira minha alergia,informarei as pessoas que tem outros problemas de saúde.muito obrigado!!!!!