Benefícios do Ovo de Codorna – Como Usar e Receitas Práticas!

Especialista:
atualizado em 07/07/2020

Equilíbrio do colesterol, melhoria do metabolismo e fortalecimento do sistema imunológico: conheça os benefícios do ovo de codorna e como usar!

O ovo de codorna apresenta um valor nutricional de até três ou quatro vezes maior do que outros tipos de ovos, como os da galinha, por exemplo. Uma unidade de ovo de codorna (9 gramas) apresenta cerca de 14 calorias. Desta forma, uma porção de 5 ovos de codorna tem cerca de 75 kcal, o que é muito pouco em uma dieta normal, 6 gramas de proteína e 5 gramas de gorduras, sendo a maioria de insaturadas.

Os ovos de codorna são ótimos para a saúde. Eles apresentam propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias interessantes que podem ajudar o organismo a se defender de problemas de saúde como infecções e doenças que afetam o sistema imunológico, trazendo benefícios que incluem melhorias na visão e no metabolismo e prevenção de algumas doenças crônicas.

Para que serve o ovo de codorna?

Pesquisas e estudos acerca da sua composição tem indicado os benefícios do ovo de codorna. Confira para que serve o alimento:

  • Saúde da visão;
  • Equilíbrio dos níveis de colesterol;
  • Estímulo ao crescimento saudável;
  • Saúde da pressão arterial;
  • Auxílio à desintoxicação;
  • Auxílio à prevenção de doenças crônicas;
  • Ação antialérgica;
  • Melhoria do metabolismo;
  • Fonte de energia;
  • Auxílio à função cerebral;
  • Auxílio à prevenção da anemia;
  • Reforço ao sistema imunológico;
  • Saúde da pele e dos cabelos;
  • Auxílio à construção muscular;
  • Auxílio ao emagrecimento – veja em detalhes.

Benefícios do ovo de codorna: saiba como usar e fazer receitas práticas!

O único cuidado a ser tomado está na quantidade de gorduras presente nos ovos de codorna. Portanto, consuma-o com moderação para não exceder os níveis de gordura em uma dieta saudável.

É importante limitar o consumo diário e ingerir o alimento com moderação para evitar exceder o limite diário de colesterol. Uma porção de cinco ovinhos por dia é suficiente para obter os benefícios do ovo de codorna sem exceder o limite saudável.

Vale a pena também aprender algumas receitas com ovo de codorna práticas para sua dieta.

1. Receita de salada com ovo de codorna

Uma salada com ovos de codorna é um ótima receita. Basta cozinhar os ovos como de costume e reservá-los. Enquanto esfriam, lave algumas folhas de salsinha e também reserve. Depois de descascar os ovos, retire as cascas e corte os ovos no meio na vertical. Misture os ingredientes e tempere com azeite e temperos de sua preferência. Também é possível preparar a receita com outras folhas além da salsinha.

2. Receita de ovos de codorna empanados

Basta preparar uma massa de sua preferência e empanar os ovos já cozidos. Uma ideia é preparar uma massa com carne moída, cobola, alho, óleo, sal e ovos inteiros com farinha de rosca. Depois de dar o ponto na massa, é só enrolar os ovos de codorna cozidos nela, passá-la na farinha de trigo, nos ovos batidos e na farinha de roscar e fritar os ovinhos no óleo quente.

3. Receita de vinagrete com ovo de codorna

Essa receita é muito simples e fica deliciosa. Basta fazer a vinagrete como de costume e adicionar os ovos de codorna cozidos e temperar tudo. Também é possível fazer essa variação em saladas de maionese.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dos benefícios do ovo de codorna que listamos acima? Tem o costume de consumi-los de que forma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (46 votos, média: 4,04 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

18 comentários em “Benefícios do Ovo de Codorna – Como Usar e Receitas Práticas!”

  1. De agora em diante, irei, sempre q possível, consumir esse produto q é muitíssimo gostoso, por sinal…. Gostei da dica…

  2. As informações estão claras, gostei muito! obrigada
    E vou seguir a dieta com, no máximo 5 ovinhos por dia

  3. Parabéns por tantas informações de aproveito, sou ciclista e a 3 anos faço uma dieta de 5 duzias por semana de ovos de codorna, e até o momento só alcancei benefícios em todos os aspectos em se tratando de saúde e bem estar.

  4. Gostei muito das informações. Tenho que moderaro cconsumo. Sempre como mais de oito o vinhos por dia.

  5. Fico muito agradecido por essa informação sobre o ovo de godorna,pois além de eu poder prevenira minha alergia,informarei as pessoas que tem outros problemas de saúde.muito obrigado!!!!!