Biscoito de Polvilho Engorda?

Especialista da área:
atualizado em 09/12/2019

Você é do tipo que não dispensa um acompanhamento para o seu café da tarde ou simplesmente quer mandar embora a ansiedade? Quer fazer um lanche que não seja frutas que emagrecem? Será que o biscoito de polvilho engorda ou ele pode ser um aliado da boa forma. Vamos analisar…

  Continua Depois da Publicidade  

De que é feito o biscoito de polvilho?

Como o próprio nome já diz, ele é feito de polvilho que nada mais é que o amido da mandioca. Ele é semelhante ao amido de milho, mais conhecido por “Maizena”. O polvilho azedo, uma versão do polvilho original, é usado para fazer pão-de-queijo.

Os amidos (qualquer tipo) fazem parte do grupo dos carboidratos, sendo um carboidrato simples. Isto quer dizer que ele fornece energia de forma rápida para o organismo e não sacia a fome por muito tempo, já que a falta de fibras e proteínas facilitam sua digestão. Assim, ele é rapidamente digerido. Se não usarmos toda a energia que recebemos do biscoito de polvilho, ela se acumulará no nosso organismo como gordura.

Além de ser alto em carboidrato, o biscoito de polvilho ainda contém gordura (quantidade varia dependendo se é frito ou assado). A quantidade de proteína é insignificante. Pensando nisso, você deve achar que o biscoito de polvilho engorda.

Mas o pacote diz que uma porção tem 100 calorias!

E provavelmente o pacote não está mentido. O que faz do biscoito de polvilho ser tão popular entre pessoas que querem emagrecer é o fato de que mesmo sendo carboidrato, sua consistência não é maciça. Ele é um biscoito literalmente leve: ele não é completamente sólido, há muito ar dentro dele. Isso faz com que cada unidade tenha menos calorias do que um biscoito regular.

Como pode ser encontrado nas versões assados ou fritos, a quantidade de gordura neles pode ser menor caso você escolha os assados. E não é só isso: existem no mercado opções light, o que reduz ainda mais a quantidade de caloria. Há marcas que indicam no rótulo que uma porção (30 gramas) possui menos de 100 calorias.

Portanto, apesar de sua composição ser basicamente carboidrato e gordura, ele pode apresenta, de forma geral, um baixo teor calórico e este teor pode ser ainda menor dependendo da opção que você escolher.

O biscoito de polvilho emagrece?

Não é que o biscoito de polvilho tem um componente mágico que te faz emagrecer. Ele simplesmente não te faz engordar quando consumido moderadamente. Entretanto, não é só o baixo teor calórico que faz do biscoito de polvilho um aliado do emagrecimento.

Um dos maiores desafios para quem estar tentando perder peso é o fato da pessoa não poder comer mais as guloseimas que antes comia. Ela não passa fome, mas passa vontade, e é realmente difícil quebrar o hábito de comer bobagens entre as refeições principais. Com o biscoito de polvilho você pode saciar, ao menos em parte, essa fome psicológica. Você não está comendo só frutas “sem graça”, mas também não está comendo biscoito recheado.

Saciar a fome psicológica é especialmente importante para os beliscadores de plantão. Estas pessoas querem apenas mastigar algo sólido, mas não estão com fome real. Biscoito de polvilho neles!

  Continua Depois da Publicidade  

Por fim, esta questão de saciar a fome psicológica está estreitamente ligada à questão da variedade no cardápio. Na dieta, muitos alimentos são restringidos, isso quando não são cortados de vez. Quem está nessa sente que as únicas opções de lanches são frutas e iogurte. Pois bem, o biscoito de polvilho é mais uma opção gostosa para tirar a dieta do marasmo. No entanto, se você estiver mesmo buscando a perda de peso, talvez seja melhor procurar os substitutos de refeição.

O biscoito de polvilho engorda?

Embora ele tenha grandes vantagens, o biscoito de polvilho engorda se você não tomar alguns cuidados. O primeiro deles é usar a palavra de ouro em qualquer processo de emagrecimento e manutenção da forma: moderação. Não vale sentar para ver televisão e devorar um pacote inteiro de biscoito de polvilho.

Este é um erro que a maioria das pessoas faz ao incluir este alimento na rotina. Por ser um biscoito leve, as pessoas não sentem que estão comendo porque é difícil se sentir saciado com ele. Daí, quando menos se espera, você já passou da porção indicada: 30 gramas, por volta de 10 unidades, sendo um total de aproximadamente 120 calorias (12 por unidade).

Por não dar saciedade, o biscoito de polvilho pode não ser um lanche indicado para segurar sua fome por muito tempo. Dessa forma, mesmo que você coma apenas o indicado, pode acontecer de pouco tempo depois precisar comer novamente por estar com fome.

Outra desvantagem do biscoito polvilho é o fato de ele ser rico em sódio. Na dieta, o sódio pode causar retenção de líquidos, deixando seu corpo mais inchado. Além do mais, se você sofre de hipertensão, deve evitar alimentos ricos em sódio.

Por fim, é bom lembrar que o biscoito de polvilho tem calorias vazias, ou seja, não tem nenhum nutriente (vitaminas e sais minerais). Embora ele possa fazer parte do seu cardápio, ele não deve ser sua única opção de lanche, já que frutas, iogurtes, queijos e outras opções saudáveis têm os nutrientes que você precisa.

Como usar o biscoito de polvilho no emagrecimento?

Para incluir corretamente o biscoito de polvilho, siga as dicas:

  • Respeite o limite da porção estipulada;
  • Dê preferência às versões light e às versões assadas;
  • Para incluir algum valor nutricional, escolha as versões com fibra;
  • Para ter uma maior saciedade, diminua pela metade a porção de biscoito e inclua um iogurte light ou três fatias de presunto cozido. A proteína desses alimentos aumentará sua sensação de saciedade;
  • Respeite seu plano alimentar. Se você faz uma dieta de baixo sódio, não é uma boa incluir o biscoito de polvilho. Ele também não pode ser consumido se você faz alguma dieta de restrição de carboidrato. Se você faz alguma dieta baseada em pontos como a dieta dos pontos, dieta das notas, Vigilantes do Peso, é importante você saber quantos pontos/notas o polvilho tem nesse plano, pois o valor não será o mesmo das calorias;
  • Consulte um médico ou nutricionista caso você tenha alergias ou qualquer tipo de problema com algum ingrediente do biscoito.

Agora você pode incluir de forma segura o biscoito de polvilho sem engordar!

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já usou o biscoito de polvilho no seu emagrecimento? Ele ajudou ou atrapalhou você a emagrecer? Se nunca usou, acha que gostaria de tentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (85 votos, média 3,86)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

14 comentários em “Biscoito de Polvilho Engorda?”

  1. Conversa de gordinho é interessante, o nego come um “travesseiro” de biscoito de polvilho e depois pergunta , será que engorda ? (eu inclusive)

    Responder
  2. Boa noite! Estou fazendo low carb,como no maximo biscoitinhos desses por dia,na embalagem diz q 40 gramas tem 3,9 de carboidrato,devo confiar na embalagem? ou não?

    Responder
  3. Prefiro não comer o biscoito de polvilho apesar,que eu amo não posso exagerar então nem vou comer se não eu acabo com a minha dieta.

    Responder
  4. Gosto muito de biscoito de polvilho. Não como de forma moderada. Kkkkk… Sempre faço na minha casa e abuso dos biscoitos. Engordei três quilos com o poder desses biscoitos favoritos!

    Responder
  5. Adorei saber…chego em casa a tarde com uma vontade danada de tomar lanche e como uns tres biscoitos de polvilho e café que me deixam bem felizinha..rs…Acho que moderação é o segredo pra tudo na vida…

    Responder
  6. Eu como biscoito de polvilho por+ou_uns 6anos direto;todos os dias,como meio pacote pela manhã com café com leite e a noite antes de dormir ,não janto ; uso ele com substituto do pão ;dei uma emagrecida boa apesar de ser miúda e não ter tendencia para engordar muito, porém quando comia pão tinha uma barriguinha saliente ; depois do consumo do biscoito eu praticamente. perdi a barrriga; só tenho medo d’ele ao longo do tempo fazer mal ao meu organismo; pois minha mãe disse que ele vira uma goma e cola alguns orgãos , será? me responda por favor

    Responder
    • Não te preocupa, o biscoito de polvilho não gruda (kkkkk) . Pode continuar a comer. A tua mãe é adepta do senso comum ( falar sem base técnica) .

      Responder
      • Eu penso a mesma coisa da sua mãe. Penso que ele cola no organismo; pois ele é uma goma bem consistente, parece uma cola!

        Responder
  7. Amido é carboidrato complexo e não simples.
    😀
    Simples são os açúcares e açúcares são diferentes de ”amidos”. O amido é um polímero de vários açúcares (carbos simples), portanto, é um carboidrato complexo

    Responder