Biscoito de Polvilho Engorda? Calorias e Análise Completa

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Eles são populares e caracterizam as tradicionais idas à praia. O biscoito de polvilho é popular não só pelo seu sabor e leveza, mas também pela baixa quantidade calórica, mas será mesmo que sua composição não é uma ameaça àqueles que desejam manter a boa forma? Podemos contar com diversas informações, mas é necessária uma análise completa sobre as calorias e ingredientes utilizados para sua fabricação para sabermos se o biscoito de polvilho engorda ou emagrece.

O que é o polvilho?

Pois é, muitas pessoas se deliciam com o biscoito de polvilho, mas sequer refletem sobre o que realmente é responsável pelo apetitoso sabor. Ele é fécula, ou amido da mandioca. Por ser um alimento constituído por fontes de carboidrato, esse amido se torna uma das principais fontes de energia. É importante refletir sobre a forma de preparo, pois se frito, o biscoito de polvilho engorda mais que as versão assada, pois contém maior quantidade de gorduras. As proteínas e demais nutrientes estão presentes em porções inferiores, pouco significativas.

O biscoito de polvilho pode ser encontrado na versão salgada e doce, mas não há diferenças significativas nos valores calóricos entre essas opções.

Ganho de peso: Biscoito de polvilho engorda?

Dizer que o biscoito de polvilho engorda seria radical demais, pois uma alimentação não pode ser limitada apenas ao consumo desse alimento. Os adeptos de dietas ficam sempre de olho nas quantidades de carboidratos e proteínas ingeridos diariamente, e é exatamente essa perspectiva que deve ser mantida para evitar o ganho de peso.

Se consumido em pequenas porções, e em horários apropriados, o biscoito de polvilho não comprometerá a sua perda de peso, mas é fundamental que você administre a quantidade de carboidratos a serem consumidas por dia, e priorize as fontes mais saudáveis.

Muitas pessoas comem biscoito de polvilho nas refeições intermediárias, já que este não conta com alta quantidade calórica, e é muito saboreado de forma moderada para reduzir a compulsão alimentar por aqueles que lidam com ansiedade e vontade de mastigar em horas inapropriadas. Há quem diga, inclusive, que o biscoito de polvilho oferece sensação de saciedade.

Caso você queira ganhar peso, a recomendação é que o biscoito de polvilho seja consumido de forma moderada nas refeições intermediárias, pois o consumindo de forma irregular e excessiva, reduzirá seu apetite nas refeições principais, as quais deveram ser constituídas por maiores porções.

É possível emagrecer comendo biscoito de polvilho?

Analisando a composição, não podemos afirmar que biscoito de polvilho engorda, mas dizer que ele emagrece é criar uma cadeia de contradições. Ele pode sim ser pouco calórico, mas não possui funcionalidade emagrecedora, já que seus ingredientes são simples e não contribuem significativamente para uma melhor desenvoltura metabólica.

O tradicional biscoito de polvilho não oferece valor nutricional algum, por isso, é importante que você busque por alternativas mais saudáveis, já que atualmente as prateleiras contam com versões fit de alimentos, sendo mais ricas em fibras e proteínas. Se você ainda assim deseja mantê-lo em seu plano alimentar, a porção limite recomendada para não comprometer a perda de peso é 50 gramas por dia. Caso consuma porções superiores, você encontrará razões para provar que o biscoito de polvilho engorda.

A receita do biscoito de polvilho

Vamos conhecer um pouco sobre a receita que faz tanto sucesso, seja pelo sabor ou pela baixa caloria. Essa abaixo é uma versão mais slim, então as porções de ingredientes são reduzidas, e há substituição por um óleo mais saudável.

Ingredientes:

  • 2 xícaras (de chá) de polvilho;
  • 1 colher (de sopa) de óleo de coco;
  • 200 ml de água quente;
  • 1 ovo inteiro;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo:

  • Em um refratário, adicione o ovo, o óleo de coco e o polvilho, mexa sem parar;
  • Adicione a água quente, amasse a mistura até obter consistência mais firme;
  • Pode ser necessário adicionar um pouco mais de água, atente para que a massa fique lisa;
  • Divirta-se, faça pequenas roscas, palitinhos, ou até desenhos para divertir as crianças;
  • Pré-aqueça o forno a 180 graus e deixe assar por em média 15 minutos;
  • Quanto mais tempo você deixar assar, mais sequinho o biscoito ficará;
  • Essa massa pode render até 10 rosquinhas de biscoito de polvilho, cada uma delas contendo 60 calorias.

Tabela nutricional

Abaixo você poderá analisar os valores nutricionais de uma das marcas mais populares de biscoito de polvilho. Analise as calorias, carboidratos, proteínas e demais valores para uma porção de 30 gramas de biscoito de polvilho.

capture2

Retenção de líquidos

O favoritismo é divido à baixa quantidade calórica, mas é fundamental que você mantenha um equilíbrio nas porções consumidas, pois caso contrário, o biscoito de polvilho engorda, assim como qualquer porção em excesso.

Pesquisas realizadas em 2012, pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), demonstraram que o biscoito de polvilho pode não ser tão benéfico assim, pois ingerindo 100 gramas, você estará consumindo 1092 mg de Sódio, o equivalente a mais da metade da porção diária recomendada, que é 2000 mg, o que pode se tornar uma influência negativa para aquelas pessoas que lidam com retenção de líquidos e problemas com pressão alta.

O alto consumo de Sódio ainda pode contribuir para a ocorrência de algumas doenças crônicas, tendo como mais comuns, a diabetes, obesidade, cardiopatias, problemas renais, hipertensão, e muitas outras, por isso, o ideal é que o consumo seja moderado e eventualmente, assim você garantirá seu bem estar.

Dieta do biscoito de polvilho

A ingestão desse biscoito é tão comum para driblar a ansiedade, que há pessoas que adotaram uma dieta que permite seu consumo regular, porém, sempre priorizando o consumo moderado.

A ideia central da dieta do biscoito de polvilho é priorizar o consumo de saladas e proteínas, e limitar o consumo de carboidratos, assim permitindo o consumo de uma pequena porção do biscoito em uma refeição intermediária do dia.

Essa dieta não é muito indicada, pois pode contribuir para a perda de peso, mas os efeitos não são possíveis a longo prazo, já que ninguém se manteria saudável apenas com esse cardápio fixo. Não devemos acreditar que biscoito de polvilho engorda, o que realmente contribui para o ganho de peso é o seu consumo em excesso e uma alimentação pouco saudável.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem o costume de consumir bastante biscoito de polvilho em sua dieta, ou ele é apenas um supérfluo ocasional? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (43 votos, média: 4,07 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Biscoito de Polvilho Engorda? Calorias e Análise Completa”

  1. Tenho temporada que fico viciada no biscoito de polvilho,como 100grs a noite durante semanas,engorda será?