Calorias do Frango – Tipos, porções e dicas

Especialista da área:
atualizado em 09/03/2021

Embora todo mundo saiba que o tradicional filé grelhado seja uma das receitas mais leves à base de frango, a maioria das pessoas não sabe exatamente quantas calorias tem o frango.

  Continua Depois da Publicidade  

E esse é um cálculo difícil de fazer, já que a quantidade de calorias dependa da forma como o frango é preparado, já que os ingredientes e os acompanhamentos influenciam na contagem final.

Por isso, vamos agora descobrir quantas calorias tem as diferentes formas de preparo do frango, além de ver algumas dicas para incluí-lo na dieta.

Tipos de frango

partes do frango

Hoje em dia quase todo o frango consumido no Brasil vem das grandes granjas, localizadas principalmente na região sul do país, embora ainda seja possível encontrar pequenos produtores que criam galinhas caipiras.

Temos ainda os produtores de frango orgânico, que além de não usarem promotores de crescimento e antibióticos, somente alimentam os animais com milho e soja orgânicos.

Mas esse tipo de frango é caro e mais difícil de ser encontrado, e ele apresenta características nutricionais semelhantes às do frango de granja tradicional, embora possua a óbvia vantagem de ser um animal de produção um pouco mais controlada.

A influência do preparo

Quando pensamos em quantas calorias tem algum alimento, dificilmente levamos em conta a forma de preparo ou os acompanhamentos que usamos nas receitas.

Mas eles afetam bastante a quantidade de calorias, por exemplo, do frango.

Por isso, sempre que possível, deve-se evitar a fritura dos alimentos, além de optar por acompanhamentos saudáveis, como:

Propriedades nutricionais do frango

Considerada uma carne mais light que a carne vermelha, a carne de frango (principalmente o peito) está sempre presente nas dietas de emagrecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso ocorre porque ela é uma ótima fonte de proteína magra, além de conter uma quantidade relativamente pequena de gorduras.

Além disso, grande parte da gordura do frango está concentrada na pele da ave: são 41 gramas de gordura a cada 100 g de pele. Ou seja, para diminuir as calorias do frango, é preciso retirar a pele antes de consumi-lo.

Mas o modo de preparo também é outro fator que pode aumentar consideravelmente a quantidade de calorias do alimento. O frango frito, por exemplo, chega a ter 50% mais calorias do que o frango grelhado sem pele.

A seguir veremos quantas calorias cada parte do frango tem, além de saber a influência dos diferentes tipos de preparo.

Frango grelhado
Frango grelhado

1. Calorias do frango grelhado

O frango grelhado é o queridinho das dietas de emagrecimento, por ser pouco calórico, saboroso e rico em proteínas.

Um filé de frango de 120 g preparado somente com um pouco de água e sem óleo tem apenas 130 kcal. E, para aumentar o sabor sem exagerar nas calorias, você pode acrescentar ervas frescas a gosto, como alecrim, salsinha e manjericão.

2. Calorias do chester

A famosa ave natalina tem mais carne branca (peito) que o frango tradicional, e caso seu preparo seja feito sem óleo ou outros ingredientes calóricos, o Chester pode ser considerado uma carne magra.

São 110 kcal em 100 g de carne crua, ou 41 kcal em uma fatia fina de 20 g assada.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas como o preparo de receitas natalinas comumente leva ingredientes calóricos, é importante ter cuidado com a quantidade de chester consumida.

3. Calorias da carne moída de frango

Ainda pouco conhecida no Brasil, a carne moída de frango é uma opção menos calórica e com menos gordura que a carne moída convencional.

Com 131 kcal a cada 100 g de carne crua, a carne de frango tem menos da metade de calorias da carne moída bovina (composta de 80% carne magra), que contém 294 kcal a cada 100 g.

4. Calorias do nuggets de frango

Ainda que sejam em tese produzidos a partir de carne magra, pesquisas já demonstraram que quase metade do nuggets é formada for uma mistura de carne de frango escura, pele e nervos, e por isso eles são ricos em gordura e bastante calóricos.

Apenas 5 unidades (130 g) de nuggets fritos contêm 326 kcal e 26 g de gordura. Mas se você optar por assá-los sem gordura, as calorias diminuem para 270 kcal. Utilizar a air fryer pode ser uma boa alternativa.

nuggets de frango
Nuggets de frango

5. Calorias do hambúrguer de frango

Assim como ocorre com a versão bovina, somente metade do hambúrguer de frango é feito com carne, com o restante ficando por conta de ingredientes como proteína de soja, maltodextrina e gordura vegetal hidrogenada.

Ou seja, não é exatamente um produto light e saudável. São 116 kcal por unidade, ou 218 kcal a cada 100 g.

6. Calorias da linguiça de frango

Também produzida a partir de carne de frango, proteína de soja, maltodextrina, dextrina e conservantes, a linguiça de frango possui a vantagem de ser menos calórica que a linguiça de carne suína.

Enquanto a linguiça toscana Seara contém 146 kcal e 13 g de gordura por unidade de 50 g, a mesma porção de linguiça de frango fornece somente 117 kcal e 9,2 g de gordura.

Mas vale lembrar que esses valores se referem à linguiça crua. As calorias da linguiça de frango frita em uma porção de 50 g são de, em média, 177 kcal.

7. Calorias da salsicha de frango 

Uma unidade de salsicha de frango (50 g) contém 120 calorias. Já a salsicha de frango light são um pouco menos calóricas, com 91 kcal por unidade.

8. Calorias do steak de frango

O Steak de frango da Sadia pesa 120 g e contém espantosas 20 g de gordura (antes do preparo).

E, se você optar pelo preparo sem gordura, assado ou grelhado, as calorias do Steak se aproximam de 325 kcal por unidade. Já as calorias do Steak frito passam de 400 kcal por unidade.

Ou seja, é melhor comer a carne de frango natural, pois além de ser calórico, o Steak de frango é um alimento altamente processado.

9. Calorias do coração de frango assado

Considerado por muitos indispensável para um bom churrasco, o espetinho de coração de frango na brasa contém 160 kcal para cada 100 g.

coração de frango
Coração de frango

10. Calorias da canja de frango

A canja de galinha é um alimento bastante consumido no Brasil, e para muitos ela é quase um remédio, sendo bastante consumida por quem está, por exemplo, gripado ou resfriado.

E suas calorias, assim como o teor de nutrientes, vai variar de acordo com os ingredientes usados. Mas de forma geral, podemos considerar que cada 200 ml de canja contém 190 kcal.

Dicas e cuidados

  • Para obter o peito de frango mais úmido e saboroso, deixe a carne marinando em ervas, especiarias, limão ou vinagre, e evite o cozimento excessivo, que tende a ressecar ainda mais a carne;
  • Como você percebeu, as calorias do frango aumentam muito se você optar pelo consumo da carne com pele. Então, para diminuir as calorias do frango, tire a pele antes do cozimento;
  • Prepare sempre que possível o frango cozido ou grelhado, deixando a versão frita fora do cardápio diário;
  • Embora o peito de frango seja a parte mais magra da ave, ainda é preferível comer uma coxa de frango cozida no lugar de um filé frito (em termos calóricos);
  • Prefira sempre que possível o frango orgânico ou invista um pouco mais e escolha uma galinha caipira para fazer uma canja leve e saudável;
  • Nuggets, steak, linguiça, hambúrguer e salsicha de frango são todos alimentos que devem ser consumidos com cuidado e moderação, devido ao alto teor de gordura, sódio e aromatizantes que possuem. Outra dica é fazer sempre o preparo no forno ou na frigideira sem óleo, para evitar aumentar ainda mais as calorias desses alimentos altamente processados.

De que modo de preparo você costuma consumir o frango em sua dieta diária? Tem alguma receita light que inclua a carne de frango para compartilhar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 4,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

6 comentários em “Calorias do Frango – Tipos, porções e dicas”

  1. Strogonoff de frango feito com pouco oleo ou azeite, substituindo o creme de leite por creme de ricota light. Fica identico ao original

    Responder