Calorias do Frango – Tipos, Porções e Dicas

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Embora todo mundo já saiba que o tradicional filé grelhado com salada seja uma das receitas mais leves à base de frango, é possível saborear a carne da ave de outras maneiras e sem sabotar a dieta. Grelhado, assado, empanado ou à passarinho: são tantos os modos de se preparar a carne de frango que às vezes até fica difícil saber o valor calórico de cada um deles.

Continue lendo para saber quais são as calorias do frango de acordo com diferentes tipos de preparo e porções, e também veja dicas para incluir o frango na sua dieta sem exagerar nas calorias.

Tipos de Frango

Hoje em dia quase todo o frango consumido no Brasil se origina nas grandes granjas avícolas, localizadas principalmente na região sul do país, embora ainda seja possível encontrar pequenos produtores que criam galinhas caipiras. Criadas sem o uso de algumas substâncias que aceleram o crescimento e muitas vezes com acesso à alimentação natural, esse tipo de ave é bastante procurado por possuir uma carne mais consistente, saborosa e em tese mais saudável.

Temos ainda os produtores de frango orgânico, que além de não usarem promotores de crescimento e antibióticos, somente alimentam os animais com milho e soja orgânicos. Cara e com baixa disponibilidade, a carne de frango orgânico apresenta características nutricionais semelhantes às do frango de granja tradicional, embora possua a óbvia vantagem de ser um animal de produção um pouco mais controlada.

Propriedades Nutricionais do Frango

frango

Considerada uma opção mais light à carne vermelha, a carne de frango (principalmente o peito) está sempre presente nas dietas de emagrecimento por se tratar de uma boa fonte de proteína magra e conter uma quantidade relativamente pequena de gorduras (quando a pele é removida).

Principais nutrientes do Frango (em uma porção de 100 g): 

  • Calorias: 219 kcal
  • Gorduras: 13 g
  • Colesterol: 78 mg
  • Proteínas: 25 g
  • Carboidratos: 0.0 g

A carne de frango também tem boas quantidades de vitamina A, ferro e Ácido Pantotênico (Vitamina B5).

Calorias do Frango

Grande parte da gordura do frango está concentrada na pele da ave: são 41 gramas de gordura a cada 100 g de pele. Ou seja, para diminuir as calorias do frango, retire a pele antes de consumi-lo.

O modo de preparo também é outro fator que pode aumentar consideravelmente a quantidade de calorias do frango. O frango frito, por exemplo, chega a ter 50% a mais de calorias que o frango grelhado sem pele.

Veja as calorias do frango cozido, assado e frito:

Corte Quantidade Cozida Assada Frita
Coxa 1 unidade 136 kcal (sem pele) 120 kcal (sem pele) 224 kcal (sem pele)
184 kcal (com pele) 172 kcal (com pele) 280 kcal (sem pele)
Sobrecoxa 1 unidade 170 kcal (sem pele) 150 kcal (sem pele) 280 kcal (sem pele)
230 kcal (com pele) 215 kcal (com pele) 350 kcal (sem pele)
Peito 1 filé 150 kcal 145 kcal 270 kcal
Asa 1 unidade 113 kcal 100 kcal 158 kcal
Coração 5 unidades 110 kcal 100 kcal 200 kcal
Miúdos ½ xícara 300 kcal 250 kcal 480 kcal

– Calorias do Frango Grelhado

Peito de Frango

Um filé de frango de 120g preparado somente com um pouco de água e sem óleo tem 128 calorias. Para aumentar o sabor sem exagerar nas calorias, acrescente ervas frescas a gosto, como alecrim, salsinha, manjericão, etc.

– Calorias do Chester

A famosa ave natalina tem mais carne branca (peito) que o frango tradicional, e caso seu preparo seja feito sem óleo ou outros ingredientes calóricos, o Chester pode ser considerado uma carne magra. São 110 calorias em 100g de carne crua – ou 41 kcal em uma fatia fina de 20 g assada.

100 gramas do Chester cru contêm ainda 5 g de gordura e 18 g de proteína. Já as calorias do hambúrguer de Chester se aproximam de 91 kcal por unidade.

– Calorias da Carne Moída de Frango

97819___carne_moida_de_frango_500g_1306431265024_m

Ainda pouco conhecida, a carne moída de frango é uma opção menos calórica e com menos gordura que a carne moída convencional. Com 131 kcal a cada 100g de carne crua, a carne de frango tem menos da metade de calorias da carne moída bovina (composta de 80% carne magra), que contém 294 kcal a cada 100g.

– Calorias do Nuggets de Frango

nuggets

Ainda que sejam em tese produzidos a partir de carne magra, pesquisas já demonstraram que quase 50% do Nuggets é formado for uma mistura de carne de frango escura, pele e nervos, e por isso os Nuggets de frango são ricos em gordura e bastante calóricos: 5 unidades (total de 130g) contêm 326 calorias e 26 gramas de gordura. Se você optar por assá-los sem gordura, as calorias diminuem para 270 kcal.

Uma porção de 4 Nuggets do Mc Donald’s (64g) contém 186 calorias e 12 g de gordura.

– Calorias do Hambúrguer de Frango

Assim como ocorre com a versão bovina, somente metade do hambúrguer de frango é feito com carne, com o restante ficando por conta de ingredientes como proteína de soja, maltodextrina e gordura vegetal hidrogenada. Ou seja, não é exatamente um produto light e saudável. São 116 calorias por unidade, ou 218 kcal a cada 100g.

– Calorias da Linguiça de Frango

Também produzida a partir de carne de frango, proteína de soja, maltodextrina, dextrina e conservantes, a linguiça de frango possui a vantagem de ser menos calórica que a linguiça de carne suína. Enquanto a linguiça toscana Seara contém 146 calorias e 13 gramas de gordura por unidade de 50 g, a mesma porção de linguiça de frango fornece somente 117 calorias e 9,2 gramas de gordura.

Vale lembrar que esses valores se referem à linguiça crua. As calorias da linguiça de frango frita em uma porção de 50 g (1 gomo) são de, em média, 177 kcal.

– Calorias da Salsicha de Frango 

condimentos_salsicha

Uma unidade de salsicha de frango (50g) fornece 120 calorias. Já as calorias da salsicha de frango light diminuem para 91 kcal por unidade.

– Calorias do Steak de Frango

O Steak de frango da Sadia pesa 120 g e contém espantosas 20 g de gordura (antes do preparo). Se você optar pelo preparo sem gordura (assado ou grelhado), as calorias do Steak se aproximam de 325 kcal por unidade. Já as calorias do Steak frito passam de 400 kcal por unidade. Ou seja, é melhor comer a carne de frango natural, pois além de ser calórico, o Steak de frango é um alimento altamente processado.

– Calorias do Coração de Frango Assado

Considerado por muitos indispensável para um bom churrasco, o espetinho de frango na brasa contém 80 kcal por unidade de 50g.

– Calorias da Canja de Frango

soup

As calorias da canja de galinha podem variar de 80 kcal a 220 kcal, dependendo da quantidade de caldo, arroz e legumes que você decida colocar na sopa. Em média, um prato com 200 ml de canja de galinha com bastante caldo e pouco arroz contém 190 kcal.

Tabela com calorias do frango

Veja as calorias do frango em alguns dos modos de preparo mais comuns:

  • Filé de frango à Parmegiana (porção de 275 g): 335 kcal;
  • Filé de frango à Milanesa (140g): 435 kcal;
  • Fígado de galinha cozido (1 colher de sopa): 35 kcal;
  • Espetinho de frango na brasa (unidade de 50g): 80 kcal;
  • Frango à Passarinho (100g): 258 kcal;
  • Torta de frango (1 fatia): 198 kcal;
  • Moela cozida (unidade): 27 kcal;
  • Pescoço de frango cozido (unidade): 18 kcal;
  • Pé de frango cozido (unidade): 22 kcal.

Dicas

  • Para deixar o peito de frango mais úmido e saboroso, deixe a carne marinando em ervas, especiarias, limão ou vinagre, e evite o cozimento excessivo, que tende a ressecar ainda mais a carne;
  • Como você percebeu, as calorias do frango aumentam muito se você optar pelo consumo da carne com pele. Portanto, para diminuir as calorias do frango, tire a pele antes do cozimento;
  • Prepare sempre que possível o frango cozido ou grelhado, deixando a versão frita fora do cardápio diário;
  • Embora o peito de frango seja a parte mais magra da ave, ainda é preferível comer uma coxa de frango cozida no lugar de um filé frito (em termos calóricos);
  • De nada adianta você escolher o peito de frango porque ele é menos calórico e depois prepará-lo com bacon ou à milanesa;
  • Prefira sempre que possível o frango orgânico ou invista um pouco mais e escolha uma galinha caipira para fazer uma canja leve e saudável;
  • Varie o frango grelhado com a carne de frango desfiada, que pode ser utilizada em saladas, wraps e panquecas light;
  • E por falar em canja, cuidado para não transformar a sopa em um Arroz com Frango: um peito de frango, legumes a gosto, 1 litro de água e 1/2 de xícara de arroz integral são mais do que suficientes para você fazer uma sopa leve e que não vai atrapalhar a dieta;
  • Nuggets, steak, linguiça, hambúrguer e salsicha de frango são todos alimentos que devem ser consumidos com cuidado e moderação devido ao alto teor de gordura, sódio e aromatizantes que possuem. Outra dica é fazer sempre o preparo no forno ou na frigideira sem óleo, para evitar aumentar ainda mais as calorias desses alimentos altamente processados;
  • Troque de vez em quando a carne vermelha do estrogonofe pela carne de frango. Aproveite também para usar creme de leite light e se quiser realmente diminuir as calorias do prato, sirva sem batata palha.

De que modo de preparo você costuma consumir o frango em sua dieta diária? Tem alguma receita light que inclua a carne de frango para compartilhar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “Calorias do Frango – Tipos, Porções e Dicas”

  1. Strogonoff de frango feito com pouco oleo ou azeite, substituindo o creme de leite por creme de ricota light. Fica identico ao original